BH Sierra Nevada - O quadro fica, mas a evolução nunca pára...

guitu

New Member
Olá pessoal do pedal

Depois de tantos km´s e mudanças já era altura de fazer uma análise á minha BH Sierra nevada de 2005.

Para começar, comprei esta bike devido a ter sofrido um acidente com um automóvel num cruzamente com sinais luminosos. Eu tinha o verde, mas alguém que vinha em sentido contrário e queria fazer viragem á esquerda achava que eu tinha de parar... foi tudo tão rápido que nem tempo tive de meter a mão ao travão... 2 pontos no joelho, mas dois no artelho e umas queimaduras de alcatão =/
Enfim..., doeu no corpo mas depois como n fui culpado a seguradora pagou-me os estragos a lá vinha uma bike nova.

Na altura percebia pouco ou nada de BTT, foi através de um tio que comecei a andar pelos montes e não tive muito critério na escolha da bike apenas gostei e consoante o valor que tinha comprei na loja de uma amigo.

Quando a comprei

121zs.jpg


Não era uma máquina mas era bem melhor que a que tinha

Vinha equipada com Deore e intox... a suspesão não fazia grnade diferença e os braços tinham de aguentar. As mudanças até funcionavam bem enquanto não apanhavam água e os travões não se podia pedir muito de uns v-brake. O quadro até era confortável e estéticamento bonito.

Durante algum tempo fui fazendo algumas mudanças com a intenção de mudar tudo para LX e mais tarde mudar de v-brake para discos.

Em 2007

img005sy.jpg


Em 2009

p1011849.jpg



Mas as mais importante mudanças foram feitas recentemente...

A suspensão: Tinha uma marzochi bomber de 2001, era uma suspensão bastante resistente, mas só fazia uma boa leitura do terreno quando eram pancadas bem fortes, os resto sofriam as mãos, para além de pesar as suas 1970 gr. Então troquei por uma Rock Shox SID Race de 2010... ui... que grande diferença..., tem uma sensibilidade ao terreno incrivel, faz uma leitura perfeita do terreno e é muito suave, para além de ter retirado mais de 500gr da bike... conclusão do melhor!!! :)

As rodas: Tinhas umas Mach 1 MX disc com discos certerlock, eram uma rodas resistentes, poucos ou nenhuns empenos, mas akilo pesava para caraças e o cubo de trás nem sempre rolava muito bem. Acabei por mandar vir umas RCZ que pesavam 1583 gr o par se não estou em erro. Depois converti as rodas a tubless com pneu conventual Kenda Small Black Eight 1.95 e coloquei discos ashima de 160mm... conclusão retirei mais 700gr... Mas o mais importante é o rolar das próprias rodas e até ver têm sido bastante resistentes. A meu ver apenas um contra... o cubo de trás tem um cantar muito ruidoso, há quem goste, mas eu nem por isso.

Foram as mudanças mais importantes, tanto a nivel de funcionamento, como de peso como até para um melhor conforto da minha parte!


Neste momento está com o seguinte material:

Suspensão: Rock Shox SID Race de 2010
Rodas: RCZ
Pneus: Kenda Small Black Eight 1.95
Discos: Ashima de 160mm
Kit de conversão tubless: FRM
Desviador traseiro: Shimano XT
Desviador dianteiro: Shimano LX
Cassete: XT 11-32
Espigão de selim: Ritchey pro carbono
Selim: velo
Pedaleira: Deore LX com parafusos KCNC
Aperto de rodas: KCNC
Pedais: Crank brothrs sl
Avanço e guiador: ABR revestidos a cabono
Travões: SLX 2009 com pastilhas ashima de 3 semi-metálicas
Manipulos de mudanças: Deore LX
Suporte de bidon: Dois merida de aluminio
Punhos: Ritchey WCS
Corrente: Shimando XT

A ultima vez que foi pesada ainda tinha os travões LX e um suporte de bidon da specialized e pesava 10750 com o conta km

Aqui ficam algumas fotos

cimg0209c.jpg



cimg0198q.jpg


cimg0213s.jpg



Nas rodas e na suspensão já falei.

Quadro: è um quadro estéticamente bonito e com cores vivas. Até é um quadro bastante ágil, embora um pouco "rijo", o defeito maior é a pintura... quando salta uma pedra fica logo com menos uma escama... =/

Pneus: Rolam muito bem e têm bastante tracção. Apenas quando chovo muito podem não agarrar tão bem, mas é devido ao piton mais curto. Mas para o tempo quente são muito bons.

Travões: Mudei os meus LX para uns SLX, oinda só tenho 53 km com eles, mas a grande diferença á no poder de travagem e na firmeza da travem que falta aos LX. As pastilhas também ajudam, uso uma ashima semi-metálicas que at
e ver são muito boas. Em relação a peso são muito semelhantes.

Pedais: Crank Brothers sl, apesar se já terem poucos milhares de km a única fadiga que apresentam é mesmo a mola que já tem alguma folga, mas com lama encaixam muito bem, desencaixam com facilidade, são muito simples e funcionais. Sõ não são tão resistentes quanto outros de outras marcas, mas não se pode ter tudo.

Transmissão: XT atrás, LX á frente, funcionam até muito bem. o XT trasei tem uma boa precisão embora também dependa dos manipulos. Esses sim deixam algo a desejar, é isso que vou trocar recentemente, para uns sram attack. espero adaptar-me que que melhor a precisão de colocar mudanças.

Todo o conjunto de material tem sido fiável e sem grande problemas.

Aqui fica a minha análise básica da minha bike.

Façam as vossas sujestões, criticas elugios... aceito tudo ;)

Abraço a todos
 

Chaves13

New Member
Impressionante guito :)
Mesmo muito fixe a máquinna. Até o quadro parece novo nessa ultima foto.

Daqui a uns tempos compra um novo e melhor, quem sabe ate em carbono, porque esse material ja é bem bom. Acho que com outro quadro ja fazes uma rigida com menos de 10kg

Cumps
 

guitu

New Member
Boas chaves..

Obrigado. lol O quadro está meio brilhante porque nesse dia tinha sido polido com polis :p São aqueles mimos...

Em relação ao quadro, penso muita vezz em trocar, mas para além de gostar deste,de alguma exclusividade, axo k nunca me vou desfazer dele... e também não tenho interesse em gastar mais € agora na bike. Agora tem é de levar umas malhas nos montes...

Mas um dia não digo que não troque por um quadro de carbono para reduzir peso, melhorar o conforto e a performence.

Abraço
 
Last edited:

golias

Member
...

com o novo quadro BH ultimate...
isso é que era uma máquina!
é dos quadros mais bonitos que tenho visto!!

...
 

snowbike

New Member
Fizeste uma boa evolução e está uma boa bicicleta ;)
Esse peso é muito bom, visto que o quadro é pesado. Tenho um semelhante (BH Expert Team Disc RS de 2003) em que se não estou em erro pesa cerca de 1900/2000 grs.

Em relação às mudanças que fizeste, acredito que a SID seja muito mais eficaz, mas a Marz vermelha ficava a matar nesse quadro ;)
 

guitu

New Member
Golias.. é verdade que o ultimate ficava aqui bem e até tenho curiosidade de ver o quadro. Mas a BH parece que se ausentou do mercado... O objectivo agora é aproveitar todo o material.

snowbike.. Pela informação que tenho este quadro deve rodar oas 1700gr, se assim for mesmo nem é assim tão pesado!
 

snowbike

New Member
...

snowbike.. Pela informação que tenho este quadro deve rodar oas 1700gr, se assim for mesmo nem é assim tão pesado!

O meu foi pesado por mim e marcou o valor que te disse ;) talvez por ser de um ano diferente sejam iguais só no "aspecto" :confused:
 

Marco Nunes

Active Member
Realmente tens uma bike muito porreira e com um upgrade muito bem feito. Tenho a certeza que gozas bastante esta bike sem quaisquer problemas. Bom investimento, Bom trabalho e Boas Pedaladas

Fica bem
 

Marco Nunes

Active Member
[Realmente tens uma bike muito porreira e com um upgrade muito bem feito. Tenho a certeza que gozas bastante esta bike sem quaisquer problemas. Bom investimento, Bom trabalho e Boas Pedaladas

Fica bem QUOTE=guitu;471809]Olá pessoal do pedal

Depois de tantos km´s e mudanças já era altura de fazer uma análise á minha BH Sierra nevada de 2005.

Para começar, comprei esta bike devido a ter sofrido um acidente com um automóvel num cruzamente com sinais luminosos. Eu tinha o verde, mas alguém que vinha em sentido contrário e queria fazer viragem á esquerda achava que eu tinha de parar... foi tudo tão rápido que nem tempo tive de meter a mão ao travão... 2 pontos no joelho, mas dois no artelho e umas queimaduras de alcatão =/
Enfim..., doeu no corpo mas depois como n fui culpado a seguradora pagou-me os estragos a lá vinha uma bike nova.

Na altura percebia pouco ou nada de BTT, foi através de um tio que comecei a andar pelos montes e não tive muito critério na escolha da bike apenas gostei e consoante o valor que tinha comprei na loja de uma amigo.

Quando a comprei

121zs.jpg


Não era uma máquina mas era bem melhor que a que tinha

Vinha equipada com Deore e intox... a suspesão não fazia grnade diferença e os braços tinham de aguentar. As mudanças até funcionavam bem enquanto não apanhavam água e os travões não se podia pedir muito de uns v-brake. O quadro até era confortável e estéticamento bonito.

Durante algum tempo fui fazendo algumas mudanças com a intenção de mudar tudo para LX e mais tarde mudar de v-brake para discos.

Em 2007

img005sy.jpg


Em 2009

p1011849.jpg



Mas as mais importante mudanças foram feitas recentemente...

A suspensão: Tinha uma marzochi bomber de 2001, era uma suspensão bastante resistente, mas só fazia uma boa leitura do terreno quando eram pancadas bem fortes, os resto sofriam as mãos, para além de pesar as suas 1970 gr. Então troquei por uma Rock Shox SID Race de 2010... ui... que grande diferença..., tem uma sensibilidade ao terreno incrivel, faz uma leitura perfeita do terreno e é muito suave, para além de ter retirado mais de 500gr da bike... conclusão do melhor!!! :)

As rodas: Tinhas umas Mach 1 MX disc com discos certerlock, eram uma rodas resistentes, poucos ou nenhuns empenos, mas akilo pesava para caraças e o cubo de trás nem sempre rolava muito bem. Acabei por mandar vir umas RCZ que pesavam 1583 gr o par se não estou em erro. Depois converti as rodas a tubless com pneu conventual Kenda Small Black Eight 1.95 e coloquei discos ashima de 160mm... conclusão retirei mais 700gr... Mas o mais importante é o rolar das próprias rodas e até ver têm sido bastante resistentes. A meu ver apenas um contra... o cubo de trás tem um cantar muito ruidoso, há quem goste, mas eu nem por isso.

Foram as mudanças mais importantes, tanto a nivel de funcionamento, como de peso como até para um melhor conforto da minha parte!


Neste momento está com o seguinte material:

Suspensão: Rock Shox SID Race de 2010
Rodas: RCZ
Pneus: Kenda Small Black Eight 1.95
Discos: Ashima de 160mm
Kit de conversão tubless: FRM
Desviador traseiro: Shimano XT
Desviador dianteiro: Shimano LX
Cassete: XT 11-32
Espigão de selim: Ritchey pro carbono
Selim: velo
Pedaleira: Deore LX com parafusos KCNC
Aperto de rodas: KCNC
Pedais: Crank brothrs sl
Avanço e guiador: ABR revestidos a cabono
Travões: SLX 2009 com pastilhas ashima de 3 semi-metálicas
Manipulos de mudanças: Deore LX
Suporte de bidon: Dois merida de aluminio
Punhos: Ritchey WCS
Corrente: Shimando XT

A ultima vez que foi pesada ainda tinha os travões LX e um suporte de bidon da specialized e pesava 10750 com o conta km

Aqui ficam algumas fotos

cimg0209c.jpg



cimg0198q.jpg


cimg0213s.jpg



Nas rodas e na suspensão já falei.

Quadro: è um quadro estéticamente bonito e com cores vivas. Até é um quadro bastante ágil, embora um pouco "rijo", o defeito maior é a pintura... quando salta uma pedra fica logo com menos uma escama... =/

Pneus: Rolam muito bem e têm bastante tracção. Apenas quando chovo muito podem não agarrar tão bem, mas é devido ao piton mais curto. Mas para o tempo quente são muito bons.

Travões: Mudei os meus LX para uns SLX, oinda só tenho 53 km com eles, mas a grande diferença á no poder de travagem e na firmeza da travem que falta aos LX. As pastilhas também ajudam, uso uma ashima semi-metálicas que at
e ver são muito boas. Em relação a peso são muito semelhantes.

Pedais: Crank Brothers sl, apesar se já terem poucos milhares de km a única fadiga que apresentam é mesmo a mola que já tem alguma folga, mas com lama encaixam muito bem, desencaixam com facilidade, são muito simples e funcionais. Sõ não são tão resistentes quanto outros de outras marcas, mas não se pode ter tudo.

Transmissão: XT atrás, LX á frente, funcionam até muito bem. o XT trasei tem uma boa precisão embora também dependa dos manipulos. Esses sim deixam algo a desejar, é isso que vou trocar recentemente, para uns sram attack. espero adaptar-me que que melhor a precisão de colocar mudanças.

Todo o conjunto de material tem sido fiável e sem grande problemas.

Aqui fica a minha análise básica da minha bike.

Façam as vossas sujestões, criticas elugios... aceito tudo ;)

Abraço a todos[/QUOTE]
 

Marco Nunes

Active Member
Realmente com esta BH Sierra Nevada tens uma bike muito porreira e com um upgrade muito bem feito. Tenho a certeza que gozas bastante esta bike sem quaisquer problemas. Bom investimento, Bom trabalho e Boas Pedaladas

Fica bem
 

Masil_93

New Member
Realmente, está muito linda e o quadro está impecável. Na minha também costumo tratar da pintura com uma cera pa automovel e fica um brinquinho com a pintura muito suave e protegida. É só mimos xD

Abraços e boas pedaladas
 

alexb

Member
Bela bicicleta com upgrades muito bem pensados. Os meus parabéns por uma bela bike que ainda por cima não segue com as tendencias.
 

guitu

New Member
Boas pessoal

Obrigado pelos elogios... As tendências deste projecto são o meu gosto e não o que está em moda! ;)
 

guitu

New Member
Aqui fica uma foto do novo upgrade, troquei os manípulos shimano LX por uns SRAM attack... hoje fiz o primeiro teste em alcatrão, mas já deu para ter noção da facilidade e da precisão de colocar mudanças. è um sistema bastante intuitivo. A meu ver só perdem num ponto... não são tão confortáveis como um punho completo, mas não se pode ter tudo ;p Venho o teste no mato..

Ah, fica também a foto da mudança de travões que ainda não tinha colocado.

cimg0362x.jpg


cimg0366kl.jpg
 

Tiago6

New Member
Juntamente com a do Ricardo Oliveira(orbea), foram as bicicletas que melhor foram aproveitadas....Nem aquelas do cantinho do peso ....Gostei muito dos vossos upgrades
Os meus parabéns e espero que a minha cannondale entre na lista...:D
 

guitu

New Member
Obrigado tiago6 ;) e já estõa previstas mais umas mudanças...

Ontem con jeitinho consegui colocar o blokeio de guiador da suspensão. Devido a ter colocado os rotativos sram attack fikei quase sem espaço para o blokeio e tive de o retirar, mas ontem lá o consegui colocar. Ao milimetro consegui.

Com a mundança de manipulos retirei 80gr. Agora to á espera que venha um aperto de espigão da mortop que pesa 9g e retiro mais 13 gr. Ando a ver é um selim... o meu é pesadote 271gr... alguma sugestão??
 

Turbolento

New Member
Parece que conheço esta bike de qualquer lado. ehehe


Obrigado tiago6 ;) e já estõa previstas mais umas mudanças...

Ontem con jeitinho consegui colocar o blokeio de guiador da suspensão. Devido a ter colocado os rotativos sram attack fikei quase sem espaço para o blokeio e tive de o retirar, mas ontem lá o consegui colocar. Ao milimetro consegui.

Com a mundança de manipulos retirei 80gr. Agora to á espera que venha um aperto de espigão da mortop que pesa 9g e retiro mais 13 gr. Ando a ver é um selim... o meu é pesadote 271gr... alguma sugestão??

Quanto ao selim e para ser um investimento final, metes um SLR KIT CARBON GEL FLOW ou então colocas um ASPIDE Carbon FX Arrowhead.
Embora o peso anunciado do ASPIDE seja inferior ao SLR, na pratica ambos pesam cerca de +-135gr.
Qualquer um deles é confortável, sendo o Aspide talvez um pouco mais que o SLR.
Esteticamente prefiro o SLR embora tenha neste momento um ASPIDE.


Força nesses pedais amigo.
Abraço
 

guitu

New Member
Boas turbolento

Bem eu estava a pensar mesmo nesse Aspide ;) parece-me bonito aerodinamico, e dizem que é bastante confortável... mas isto será uma mudança para daqui a uns tempitos... há que arranjar o carcalhol.

Obrigado pela sujestão ;)
 
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