Olá pessoal do pedal
Depois de tantos km´s e mudanças já era altura de fazer uma análise á minha BH Sierra nevada de 2005.
Para começar, comprei esta bike devido a ter sofrido um acidente com um automóvel num cruzamente com sinais luminosos. Eu tinha o verde, mas alguém que vinha em sentido contrário e queria fazer viragem á esquerda achava que eu tinha de parar... foi tudo tão rápido que nem tempo tive de meter a mão ao travão... 2 pontos no joelho, mas dois no artelho e umas queimaduras de alcatão =/
Enfim..., doeu no corpo mas depois como n fui culpado a seguradora pagou-me os estragos a lá vinha uma bike nova.
Na altura percebia pouco ou nada de BTT, foi através de um tio que comecei a andar pelos montes e não tive muito critério na escolha da bike apenas gostei e consoante o valor que tinha comprei na loja de uma amigo.
Quando a comprei
Não era uma máquina mas era bem melhor que a que tinha
Vinha equipada com Deore e intox... a suspesão não fazia grnade diferença e os braços tinham de aguentar. As mudanças até funcionavam bem enquanto não apanhavam água e os travões não se podia pedir muito de uns v-brake. O quadro até era confortável e estéticamento bonito.
Durante algum tempo fui fazendo algumas mudanças com a intenção de mudar tudo para LX e mais tarde mudar de v-brake para discos.
Em 2007
Em 2009
Mas as mais importante mudanças foram feitas recentemente...
A suspensão: Tinha uma marzochi bomber de 2001, era uma suspensão bastante resistente, mas só fazia uma boa leitura do terreno quando eram pancadas bem fortes, os resto sofriam as mãos, para além de pesar as suas 1970 gr. Então troquei por uma Rock Shox SID Race de 2010... ui... que grande diferença..., tem uma sensibilidade ao terreno incrivel, faz uma leitura perfeita do terreno e é muito suave, para além de ter retirado mais de 500gr da bike... conclusão do melhor!!!
As rodas: Tinhas umas Mach 1 MX disc com discos certerlock, eram uma rodas resistentes, poucos ou nenhuns empenos, mas akilo pesava para caraças e o cubo de trás nem sempre rolava muito bem. Acabei por mandar vir umas RCZ que pesavam 1583 gr o par se não estou em erro. Depois converti as rodas a tubless com pneu conventual Kenda Small Black Eight 1.95 e coloquei discos ashima de 160mm... conclusão retirei mais 700gr... Mas o mais importante é o rolar das próprias rodas e até ver têm sido bastante resistentes. A meu ver apenas um contra... o cubo de trás tem um cantar muito ruidoso, há quem goste, mas eu nem por isso.
Foram as mudanças mais importantes, tanto a nivel de funcionamento, como de peso como até para um melhor conforto da minha parte!
Neste momento está com o seguinte material:
Suspensão: Rock Shox SID Race de 2010
Rodas: RCZ
Pneus: Kenda Small Black Eight 1.95
Discos: Ashima de 160mm
Kit de conversão tubless: FRM
Desviador traseiro: Shimano XT
Desviador dianteiro: Shimano LX
Cassete: XT 11-32
Espigão de selim: Ritchey pro carbono
Selim: velo
Pedaleira: Deore LX com parafusos KCNC
Aperto de rodas: KCNC
Pedais: Crank brothrs sl
Avanço e guiador: ABR revestidos a cabono
Travões: SLX 2009 com pastilhas ashima de 3 semi-metálicas
Manipulos de mudanças: Deore LX
Suporte de bidon: Dois merida de aluminio
Punhos: Ritchey WCS
Corrente: Shimando XT
A ultima vez que foi pesada ainda tinha os travões LX e um suporte de bidon da specialized e pesava 10750 com o conta km
Aqui ficam algumas fotos
Nas rodas e na suspensão já falei.
Quadro: è um quadro estéticamente bonito e com cores vivas. Até é um quadro bastante ágil, embora um pouco "rijo", o defeito maior é a pintura... quando salta uma pedra fica logo com menos uma escama... =/
Pneus: Rolam muito bem e têm bastante tracção. Apenas quando chovo muito podem não agarrar tão bem, mas é devido ao piton mais curto. Mas para o tempo quente são muito bons.
Travões: Mudei os meus LX para uns SLX, oinda só tenho 53 km com eles, mas a grande diferença á no poder de travagem e na firmeza da travem que falta aos LX. As pastilhas também ajudam, uso uma ashima semi-metálicas que at
e ver são muito boas. Em relação a peso são muito semelhantes.
Pedais: Crank Brothers sl, apesar se já terem poucos milhares de km a única fadiga que apresentam é mesmo a mola que já tem alguma folga, mas com lama encaixam muito bem, desencaixam com facilidade, são muito simples e funcionais. Sõ não são tão resistentes quanto outros de outras marcas, mas não se pode ter tudo.
Transmissão: XT atrás, LX á frente, funcionam até muito bem. o XT trasei tem uma boa precisão embora também dependa dos manipulos. Esses sim deixam algo a desejar, é isso que vou trocar recentemente, para uns sram attack. espero adaptar-me que que melhor a precisão de colocar mudanças.
Todo o conjunto de material tem sido fiável e sem grande problemas.
Aqui fica a minha análise básica da minha bike.
Façam as vossas sujestões, criticas elugios... aceito tudo
Abraço a todos
Depois de tantos km´s e mudanças já era altura de fazer uma análise á minha BH Sierra nevada de 2005.
Para começar, comprei esta bike devido a ter sofrido um acidente com um automóvel num cruzamente com sinais luminosos. Eu tinha o verde, mas alguém que vinha em sentido contrário e queria fazer viragem á esquerda achava que eu tinha de parar... foi tudo tão rápido que nem tempo tive de meter a mão ao travão... 2 pontos no joelho, mas dois no artelho e umas queimaduras de alcatão =/
Enfim..., doeu no corpo mas depois como n fui culpado a seguradora pagou-me os estragos a lá vinha uma bike nova.
Na altura percebia pouco ou nada de BTT, foi através de um tio que comecei a andar pelos montes e não tive muito critério na escolha da bike apenas gostei e consoante o valor que tinha comprei na loja de uma amigo.
Quando a comprei
Não era uma máquina mas era bem melhor que a que tinha
Vinha equipada com Deore e intox... a suspesão não fazia grnade diferença e os braços tinham de aguentar. As mudanças até funcionavam bem enquanto não apanhavam água e os travões não se podia pedir muito de uns v-brake. O quadro até era confortável e estéticamento bonito.
Durante algum tempo fui fazendo algumas mudanças com a intenção de mudar tudo para LX e mais tarde mudar de v-brake para discos.
Em 2007
Em 2009
Mas as mais importante mudanças foram feitas recentemente...
A suspensão: Tinha uma marzochi bomber de 2001, era uma suspensão bastante resistente, mas só fazia uma boa leitura do terreno quando eram pancadas bem fortes, os resto sofriam as mãos, para além de pesar as suas 1970 gr. Então troquei por uma Rock Shox SID Race de 2010... ui... que grande diferença..., tem uma sensibilidade ao terreno incrivel, faz uma leitura perfeita do terreno e é muito suave, para além de ter retirado mais de 500gr da bike... conclusão do melhor!!!
As rodas: Tinhas umas Mach 1 MX disc com discos certerlock, eram uma rodas resistentes, poucos ou nenhuns empenos, mas akilo pesava para caraças e o cubo de trás nem sempre rolava muito bem. Acabei por mandar vir umas RCZ que pesavam 1583 gr o par se não estou em erro. Depois converti as rodas a tubless com pneu conventual Kenda Small Black Eight 1.95 e coloquei discos ashima de 160mm... conclusão retirei mais 700gr... Mas o mais importante é o rolar das próprias rodas e até ver têm sido bastante resistentes. A meu ver apenas um contra... o cubo de trás tem um cantar muito ruidoso, há quem goste, mas eu nem por isso.
Foram as mudanças mais importantes, tanto a nivel de funcionamento, como de peso como até para um melhor conforto da minha parte!
Neste momento está com o seguinte material:
Suspensão: Rock Shox SID Race de 2010
Rodas: RCZ
Pneus: Kenda Small Black Eight 1.95
Discos: Ashima de 160mm
Kit de conversão tubless: FRM
Desviador traseiro: Shimano XT
Desviador dianteiro: Shimano LX
Cassete: XT 11-32
Espigão de selim: Ritchey pro carbono
Selim: velo
Pedaleira: Deore LX com parafusos KCNC
Aperto de rodas: KCNC
Pedais: Crank brothrs sl
Avanço e guiador: ABR revestidos a cabono
Travões: SLX 2009 com pastilhas ashima de 3 semi-metálicas
Manipulos de mudanças: Deore LX
Suporte de bidon: Dois merida de aluminio
Punhos: Ritchey WCS
Corrente: Shimando XT
A ultima vez que foi pesada ainda tinha os travões LX e um suporte de bidon da specialized e pesava 10750 com o conta km
Aqui ficam algumas fotos
Nas rodas e na suspensão já falei.
Quadro: è um quadro estéticamente bonito e com cores vivas. Até é um quadro bastante ágil, embora um pouco "rijo", o defeito maior é a pintura... quando salta uma pedra fica logo com menos uma escama... =/
Pneus: Rolam muito bem e têm bastante tracção. Apenas quando chovo muito podem não agarrar tão bem, mas é devido ao piton mais curto. Mas para o tempo quente são muito bons.
Travões: Mudei os meus LX para uns SLX, oinda só tenho 53 km com eles, mas a grande diferença á no poder de travagem e na firmeza da travem que falta aos LX. As pastilhas também ajudam, uso uma ashima semi-metálicas que at
e ver são muito boas. Em relação a peso são muito semelhantes.
Pedais: Crank Brothers sl, apesar se já terem poucos milhares de km a única fadiga que apresentam é mesmo a mola que já tem alguma folga, mas com lama encaixam muito bem, desencaixam com facilidade, são muito simples e funcionais. Sõ não são tão resistentes quanto outros de outras marcas, mas não se pode ter tudo.
Transmissão: XT atrás, LX á frente, funcionam até muito bem. o XT trasei tem uma boa precisão embora também dependa dos manipulos. Esses sim deixam algo a desejar, é isso que vou trocar recentemente, para uns sram attack. espero adaptar-me que que melhor a precisão de colocar mudanças.
Todo o conjunto de material tem sido fiável e sem grande problemas.
Aqui fica a minha análise básica da minha bike.
Façam as vossas sujestões, criticas elugios... aceito tudo
Abraço a todos