commendatore
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Boas caros companheiros do pedal.
Como já tinha dito antes, o meu percurso no BTT foi interrompido durante quase 10 anos.
Antes desta bicicleta tive várias e a melhor que tive foi uma Kona Sex one à uns anos valentes. Tive também uma Cinder Cone.
Depois o bichinho voltou e decidi que iria comprar uma bicicleta.
O meu trabalho e a vida não me permitem ter muito tempo e então optei por algo que não fosse muito caro, porque sabia que seria dinheiro para estar completamente parado.
Comprei esta Berg TR9.0 em 2011 em promoção e paguei por ela 399euros.
Vem na minha opinião bem equipada face ao preço e à concorrência.
De modificações apenas troquei os punhos, os pneus por uns Rapid Rob e uns Nobby Nic da Schwalbe, e o upgrade principal foi a troca da Suspensão que passou de uma SR SUNTOUR XCM V3 HLO de 2,75kg para uma SR SUNTOUR AXON RLD de 2011, com 1570gr já com remote e tubo cortado.
Como foi comprada à pouco tempo, só ontem a pude montar e o test drive que lhe fiz foram 2 kms da oficina até casa... mas já deu para ver que é como passar de um twingo para um Porsche.
Sei que há melhores, mais leves, mais sensíveis ao terreno, mas esta montagem pretende para já ser lowcost ou pelo menos, apenas trocarei componentes de desgaste assim que eles tiverem dado as últimas.
Toda a transmissão é DEORE 9v, com respectivos manípulos, travões hidráulicos, discos, e têm cumprido bem os seus 1500kms.
Talvez seja por muitos deles terem sido feitos em misto de asfalto e terra batida e só os últimos terem sido mais em mato e lama, mas estou surpreso pela longevidade do material já que desgaste é praticamente nulo.
Sou cuidadoso e gosto de ser eu o mecânico, e talvez por zelar por ela, o material tenha durado.
Como devem saber estas bicicletas não são propriamentes leves, e a Berg anunciava um peso de 14kg...
A troca dos pneus era obrigatória.
Assim á coisa de um mês, os velhos Rubena Neptuno (980gr cada!!!!, de bom piso, resistentes a tudo, boa tracção, péssimo rolamento, deram lugar aos que mencionei acima, reduzindo o peso em cerca de 800gr.
Com a troca da Suspensão reduzi cerca de 1100gr.
Neste momento e fiando-me na balança dos chineses está com 13,4kg, sendo este um quadro 19''.
Para breve irei trocar o avanço PROMAX original (100mm e 270g) por um EDGE de 80mm com cerca de 140gr.
Ela como podem ver, parece um bidé, branquinho.
Gostaria das vossas opiniões acerca do aspecto da mesma, já que estou a considerar trocar também o espigão de selim.
Pensei em algo branco, mas receio que seja branco a mais.
Quanto ao guiador, é o original e pesa 360gr. É lowrise e confesso que gosto deste tipo de guiador,em prol dos rectos.
Abraço a todos
Aqui ficam 2 fotos dela:
O antes:
E o actual
Como já tinha dito antes, o meu percurso no BTT foi interrompido durante quase 10 anos.
Antes desta bicicleta tive várias e a melhor que tive foi uma Kona Sex one à uns anos valentes. Tive também uma Cinder Cone.
Depois o bichinho voltou e decidi que iria comprar uma bicicleta.
O meu trabalho e a vida não me permitem ter muito tempo e então optei por algo que não fosse muito caro, porque sabia que seria dinheiro para estar completamente parado.
Comprei esta Berg TR9.0 em 2011 em promoção e paguei por ela 399euros.
Vem na minha opinião bem equipada face ao preço e à concorrência.
De modificações apenas troquei os punhos, os pneus por uns Rapid Rob e uns Nobby Nic da Schwalbe, e o upgrade principal foi a troca da Suspensão que passou de uma SR SUNTOUR XCM V3 HLO de 2,75kg para uma SR SUNTOUR AXON RLD de 2011, com 1570gr já com remote e tubo cortado.
Como foi comprada à pouco tempo, só ontem a pude montar e o test drive que lhe fiz foram 2 kms da oficina até casa... mas já deu para ver que é como passar de um twingo para um Porsche.
Sei que há melhores, mais leves, mais sensíveis ao terreno, mas esta montagem pretende para já ser lowcost ou pelo menos, apenas trocarei componentes de desgaste assim que eles tiverem dado as últimas.
Toda a transmissão é DEORE 9v, com respectivos manípulos, travões hidráulicos, discos, e têm cumprido bem os seus 1500kms.
Talvez seja por muitos deles terem sido feitos em misto de asfalto e terra batida e só os últimos terem sido mais em mato e lama, mas estou surpreso pela longevidade do material já que desgaste é praticamente nulo.
Sou cuidadoso e gosto de ser eu o mecânico, e talvez por zelar por ela, o material tenha durado.
Como devem saber estas bicicletas não são propriamentes leves, e a Berg anunciava um peso de 14kg...
A troca dos pneus era obrigatória.
Assim á coisa de um mês, os velhos Rubena Neptuno (980gr cada!!!!, de bom piso, resistentes a tudo, boa tracção, péssimo rolamento, deram lugar aos que mencionei acima, reduzindo o peso em cerca de 800gr.
Com a troca da Suspensão reduzi cerca de 1100gr.
Neste momento e fiando-me na balança dos chineses está com 13,4kg, sendo este um quadro 19''.
Para breve irei trocar o avanço PROMAX original (100mm e 270g) por um EDGE de 80mm com cerca de 140gr.
Ela como podem ver, parece um bidé, branquinho.
Gostaria das vossas opiniões acerca do aspecto da mesma, já que estou a considerar trocar também o espigão de selim.
Pensei em algo branco, mas receio que seja branco a mais.
Quanto ao guiador, é o original e pesa 360gr. É lowrise e confesso que gosto deste tipo de guiador,em prol dos rectos.
Abraço a todos
Aqui ficam 2 fotos dela:
O antes:
E o actual