BERG Trailrock 9.0 >> Merida FLX 800 Carbon

brunomeco

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Viva, finalmente estreio-me por estes tópicos! :)

Comecei no BTT muito por culpa do "Camiño de Santiago" que fiz em Novembro de 2012.
Comprei uma Berg Trailrock 9.0 para o efeito e serviu muito bem para as minhas necessidades até então. Estava bem equipada para o preço que paguei por ela (era praticamente tudo deore) e aguentou-se bem até ao final, mesmo depois da valente queda no asfalto a 50km do destino (onde empenei selim, disco da frente, etc etc).

Era uma máquina de guerra e chegava-me bem.
Fiz algumas travessias no Parque Nacional da Peneda Gerês (algumas vezes com neve! :D) e a rota das amendoeiras em flor já este ano... vai deixar saudades por ser tão bem comportada. :)

Antes do caminho de Santiago:



Foto da praxe:




Algures no caminho de Santiago



Trilhos na Neve



Será sempre a "primeira" e "bate forte cá dentro" quando lembro algumas aventuras com ela... No entanto, o quadro era um M e queria experimentar algo maior...

Comecei a ver quadros ou bikes usadas e encontrei uma Merida FLX 800 carbono com alguns componentes interessantes.
É uma 26' adaptada a 27.5.


Espero puder partilhar mais fotos nos próximos tempos com mais e melhores upgrades, mas para já vai derreter muito kilómetro nesta configuração. :)
 
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emsfc

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Parabéns! Excelente máquina! Só os travões é que destoam no conjunto de resto está excelente!
Boas pedaladas.
 

Insignia

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Trocava essa SID por uma Fox, a fox é mais apropriada para conversões a 27,5, e tem uma estética muito boa, ficava bem nessa bike!
 

brunomeco

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Obrigado pela força e pelas dicas! :)
Pah, realmente os travões será o próximo upgrade... os que tenho agora é mais na base do 'abrandanço' do que do travar. lol

Quanto à suspensão também é um dos investimentos a fazer, mas mais a longo prazo penso. Para já seria algo bem mais dispendioso para os meus orçamentos infelizmente.
Esta pra já é das mais leves ainda e está boa pra levar porrada por mais uns quantos quilómetros. Mas esteticamente claro que também seria outra coisa uma fox nesta bicha... hehe
 

Jorge Gomes

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Assim a olho, parece-me que se a suspensão comprimir totalmente o pneu vai bater na coroa.
O que pode dar origem a umas quedas bem "engraçadas"...
 

brunomeco

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Pois, foi precisamente isso que me disseram.
O que aconselham neste caso? Troca de rodas? Por acaso gosto muito das que estão.... além do peso (que nunca vi igual numas rodas), dá logo outro ar e condução à bike...

Então ao que parece, nunca poderei ter 27.5 nisto nem que altere suspensão.
A verdade é que ainda só tentei fazer um trilho mais ou menos mediado e não senti problemas, mas fica sempre aquele risco associado....

Qual seria para vocês a melhor opção?
Tenho visto no RCZ algumas Reba a 200€, se conseguir um par de rodas 26' porreiras por outros 200€ será que me consigo livrar destas ZTR Crest por 400€?

Obrigado desde já por todas as dicas. ainda sou verdinho nisto. :)
 

brunomeco

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Não ando muito a par de preços mas vou pedir 400€ pelo conjunto rodas + pneus. Achas descabido? :)
Assim sempre compro depois algo 26' por 250€ e fico com o dinheiro para travões. hehe
 

guerras

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Boas! Nao cometas o erro de vender essas rodas para por 26, eu tenho uma Merida Flx 800 também convertida a 27,5 e o seu comportamento e de longe melhor, mesmo em competição. Vende antes a suspensão e investe numa fox, dt swiss ou mesmo numa rock shoc 27,5. Outra coisa, esses pneus tem muito balão, se quiseres ganhar espaço sem grandes investimentos mete uns rubens 2.0
cumprimentos
 

Tiagobart

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Se fosse eu mudava a suspensão, pois tens umas rodas excelentes e recentes e a suspensão já tem uns anos. Existem muitas suspensões mesmo de 26 que dão a vontade para 27,5, as Fox as dt swiss. Acho que é preferivel um investimento que um downgrade como seria a troca das rodas. Com uns pneus rubena mesmo com essa suspa acho que já diminuias o problema do espaço.
 

brunomeco

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Exacto o mal é mesmo esse... ou seja, metendo pneus mais rasos vou anular o ganho que tenho com roda 27.5.

Tenho a seguinte proposta de troca.
O interessado da-me as dele iguais a estas:


mais 200€... as dele vem com esses pneus (pneu boontrager a traz e rubena na frente), cubos, discos (menos apertos) e sao centerlock.
As minhas iriam com cubos, apertos, discos e pneus.

É sempre um downgrade... mas tamos a falar que me vai dar +200€...

Outra cena que vou ver se consigo testar amanhã é tirar o ar todo à suspensão e ver se bate!
Na loja disseram-me que sim, mas quero ver com os próprios olhos... eheh

Obrigado pelas dicas. Estão-se a revelar bastante úteis nesta fase de mudança de componentes à bike! Quando a bicha tiver pronta com os novos componentes que levar eu partilho fotos! :D
 

joao.f

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boas
a minha opinião seria montar ai uma fox e manter essas rodas até porque certos quadros tal como a fox deixam passar pneus mais altos que os rubena, ou seja, não perdendo tanto a tal essência da 27,5.
abraço e boas pedaladas
 

brunomeco

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Inda vou ver o que se pode arranjar. :)
Na volta vou fazer um downgrade brutal e pra já vai rolar com uma 26' qualquer e sempre meto uns trocos ao bolso. Quando tiver novidades aviso. hehe
 

brunomeco

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Adoro estas ZTR Crest mas de facto tou a mudar toda uma geometria do quadro e a arriscar um bocado... mais cedo ou mais tarde alguma coisa irá ceder... nao foi concebida pra 27.5 por mais suspensões que meta praqui... e tambem gosto desta....
 
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