Berg Trailrock 5.1 - Sugestões de upgrades?

pdcouto

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Ora bem, comprei uma Trailrock 5.1. pouco usada, o dono tinha colocado um jogo Tioga Factory DH 2.1 (que pneus largos!) e mesmo assim pouco andou, tinha os de origem para lá encostados como novos.

De modo que lubrifiquei tudo, afinei, meti um velocímetro e uns punhos novos e fui andar uns 15 kms leves em estrada e terra. As pastilhas dos travões estavam vidradas, tive que ar lixar, ainda troquei pastilhas de trás (Oz, 8€).

Conclusão inicial: Os pneus são demasiados largos, são bons, mas o de trás estava a roçar na escora devido a um ligeiro empeno da roda e ao eixo descentrado. As mudanças em esforço (subidas) não estavam a funcionar direito, estalavam. Os travões afinei mas não travavam em condições. Mau, querem ver que enfiei um barrete.

Meti na oficina da Decatlhon a desempenar rodas e a fazer reapertos de todos os casquilhos do quadro e dos eixos. O mecânico fez-me notar que a corrente estava toda torta e punha o desviador traseiro quase a roçar nos raios pelo que teve também que levar uma corrente (levou uma btwin de 9v que é feita por uma marca qualquer com 3 letras...)

Ficou mais razoável. Mas com aquele pneu atrás, qualquer empeno na roda de trás no meio do monte e fico com a roda encravada na escora! Vai ter que ser trocado. A Tioga faz pneus muito largos, nem parecem 2.1, mas estes agarram muito mesmo! Como estão praticamente novos não deve ser difícil trocar com alguém por uns mais estreitos.

Portanto, depois de 10kms em Valongo e 10kms noutro percurso misto:

- O amortecedor de trás é muito fraco. Bate facilmente. Mais vale andar com ele sempre preso. Se saltar com ela a descer parece que a bicicleta se desmancha toda. Não dá confiança.
- Os travões estão melhores mas são muito fracos. A minha antiga Scott com V-Brakes de há 8 anos atrás travava melhor.
- Os pneus são muito bons, mas são "demasiado" pneu para a bicicleta (o mecânico da Decatlhon mal olhou para ela "ui isto não são pneus para aqui, a bicicleta não aguenta isto").

Portanto... é um bicicleta de de 400 ou 500€ que me custou 200€... já com 36€ de despesa em cima... já esperava algumas coisas assim, mas já dá para andar ao fim de semana, sem abusar claro... quando puder mudo de amortecedor e travões e enquanto os pneus estão novos vou ver se troco com alguém.

Peço ainda que respondam a duas questões:

Alguma sugestão de amortecedores traseiros para esta bicicleta? Há alguma medida ou tramanho que tenha que verificar?

Conjuntos de travões e manetes hidraúlicos, começam em quanto? Os tamanhos são todos iguais?


 

DriveMe

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Boas.

Quanto a travões, encontras os SHIMANO M445 por pouco mais de 30e, cada, sem rotores.
Apesar de serem de gama média, tem um desempenho bastante bom. Os equivalentes da Avid também costumam cumprir.

Para o amortecedor, precisas de sabe a distância entre olhais e o stroke.
De qualquer maneira, um bom amortecedor pode ficar mais caro do que o que já investiste. O ideal seria encontrares alguma promoção ou comprar um usado.

Os Tioga sempre foram "tratores". Provavelmente consegues um conjunto com a aderência que precisas, mas mais rolantes.
Dá uma olhadela nas últimas páginas do tópico dos pneus. Ficas com uma ideia do que a malta está a usar.
 

pdcouto

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Obrigado pela resposta DriveMe. :yeah:

Vou medir então o comprimento do amortecedor. Como não preciso de ter o último grito deste ano ou do ano passado realmente a minha ideia era gastar no máximo uns 50€ num amortecedor usado. Sei bem que um amortecedor decente novo passa sempre dos 150 / 200€...

Quanto ao conjunto de travões que referes, é o conjunto completo que 30€ podem comprar? Travões + manetes + tubos? Algo como isto suponho.

Quanto aos pneus, para já deixa andar. Uns que tive na minha Scott eram os Maxxis Larsen atrás e outro Maxxis à frente que nem me lembro, eram fabulosos.

EDIT: amortecedor de parafuso a parafuso mede 165mm.
 
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DriveMe

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Boas.

Quanto aos travões, referia-me a cada um.
Os que indicas tem um preço bastante bom, apesar de não serem recentes. Tem em conta que podes levar com taxas alfandegárias, uma vez que vem de Hong Kong.

A distância entre olhais não é suficiente. Tens de ter em conta o Stroke.
Em caso de dúvida tenta informar-te na marca.
Fazia o mesmo. Tentava arranjar um usado a ar, em boas condições, por esses valores. Tem em conta que, se precisar de uma revisão, o valor aumenta.
 

pdcouto

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Obrigado. Quando alterar alguma coisa actualizo isto.

Por curiosidade, o fórum parece-me um pouco "morto" ou é impressão minha?
 

Hardskin

Well-Known Member
É impressão tua... Está apenas moribundo.:cadeirada:
Em parte, devido a se ter deixado de andar para aqui a discutir o sexo dos anjos... :zezus:
Quando vierem as chuvas isto arrebita outra vez! ...ou não! :cool:
 

SeteGu

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Já agora... qual é a utilização que a bicicleta irá ter?

É que se for para saltos, etc... não me parece ser a bicicleta indicada... e esse investimento não trará grande retorno a nível de uma futura venda.

PS: A corrente não será KMC?
 

pdcouto

New Member
É uma questão importante SeteGu. A ideia é um bocado de all mountain, ou algo entre isso e o XC (como aqui nestes dois passeios). Portanto: frequência quinzenal, sem fim competitivo, passeios curtos até 20kms, será a utilização que vou dar.

A ideia é usar a Berg como uma base para evoluir um bocado. Já sei que entre pessoal que se interessa mais pelo BTT a Berg não é muito conceituada, nem sequer fica ao nivel das Btwin (isto comparando com marcas de grande superfícies), e já nem falo em marcas "de jeito". Mas lá está, os componentes que eu trocar posso ir usufruindo deles e se quiser daqui a 3 ou 4 anos passa-los para outra bicicleta, reponho o material de origem na Berg e vendo-a, ficando com o material de upgrade para aplicar num quadro ou numa bicicleta.

Por exemplo, eu nunca conseguiria comprar uma suspensão completa decente de com o valor que esta me custou, mas comprando um amortecedor a ar decente já dá para ter uma bicicleta completamente diferente de origem. Que gaste 100€ em travões hidraulicos, 100€ num amortecedor a ar como este Manitou por exemplo... e nem que gaste mais 100€ num espigão, avanço e guiador melhores, fico com pouco valor investido, e uma bike bem melhor do que qualquer Berg / Btwin nova.
 

DriveMe

Active Member
Mantinha o investimento ao mínimo.
Falas em 300 euros mas acho que consegues por menos..

Procura um amortecedor em 2ª mão abaixo de 100e. Novo, consegues um pouco acima do valor.
Os travões, se aproveitares os teus rotores, consegues perto dos 60e (probikshop).
Espigão, avanço e guiador acho que consegues também nos 60e (probikshop).

Tens algumas ideias aqui e aqui.
 

tiago_49

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vou te dar aqui a minha experiência pessoal eu não tinha/queria gastar muito dinheiro numa bike quando me falavam em algo a volta de 700/800€ por uma bike achava muito e comprei uma berg trailrock 2.2ds 350€ ja ha pai em 2007 muito fraquinha mudanças de 8v suspensão suntor xtc v2 amortecedor de mola peso algo a volta de 16/17kg
ate que depois de algumas saídas vi que o amortecedor tava sempre a bater e por isso comprei um amortecedor epicon 165mm a ar (parecia uma bicicleta nova) depois de começar a comprar material melhor e apanhar o gosto bom depois passei aos travões uns slx como mudei os travões também tive de mudar manípulos ja que ia mudar os manípulos punha tudo a 9v então comprei manípulos desviador e cassete passado uns tempos e muitos km depois a pedaleira ja tava a dar as ultimas troquei os rolamentos mas aquilo nunca ficou grande coisa comprei uma pedaleira nova....

conclusão gastei em extras algo a volta de 500/600€ mais o valor inicial da bicicleta.. claro que fui sempre utilizando a bicicleta e evoluindo mas ... se fosse hoje secalhar tinha comprado logo algo mais ao menos.. e digo te ja que hoje em dia com a febre do pessoal a passar para as 29 com 700/800€ ja arranjas semi-rigidas em carbono com suspensão fox e assim
 
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