Berg >> QÜER >> Mérida Big.Nine Carbon 900

luis.andrade

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Sim, parecem-me muito confortáveis. Levaram hoje e ontem com quase 100Km e nada de mal a dizer. Gostei bastante.
O tempo dirá se mantenho a opinião.
 

luis.andrade

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Hoje vou colocar um avanço diferente (em quase tudo) do que tinha.
Aumentei de 90mm para 110mm de comprimento. Alterei de branco para preto. Mantive os -6º de inclinação.

Dantes tinha um Force-X 90mm com 204gr.
Agora vou colocar um avanço KCNC com 103gr.

Redução de peso para metade. Mais logo depois de tudo montado deixo fotografias primeiras impressões.
(estou curioso quanto ao aspecto...)
 

rodinhas chamine

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Boas
Sera que me sabes dizer quanto pesa o teu quadro?
Se possivel faz me uma descriçao do comportamento do quadro, se é muito rijo, se tem tendencia a saltitar muito na traseira, se sentes o quadro vergar nas escorras.
Como classificas o conforto? Qualidade de construçao?
 

luis.andrade

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Bem, como primeira impressão, este avanço (usado) pareceu-me melhor em tudo... Ou em quase tudo. Não gostei do aspecto. Na estética fica a perder muito em relação ao Force-X.

Mas como em cima do avanço vai levar o suporte e o Edge 500, depressa vou deixar de pensar no avanço. Ou se continuar a pensar, vou forçar-me a lembrar da redução de 101gr num único componente.

Aqui ficam as fotografias do antes e do depois:

ANTES:



DEPOIS:



Estéticamente, baahhhhhhhhhh...
 

luis.andrade

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Olá rodinhas chamine,

Quando resolvi comprar esta bike, escolhi-a pela estética, porque dentro das bikes em carbono era a que esteticamente mais gostava. Hoje posso dizer-te que teria outros factores em consideração se fosse comprar outra. Mas não vou! E principalmente porque estou super satisfeito com esta!
Faltam-lhe obviamente alguns (muitos) upgrades nos componentes (com o tempo e à medida que vou juntando alguns €€€), mas quanto à base só posso dizer maravilhas!

Respondendo então às tuas questões:

Peso do Quadro com movimento pedaleiro incluído: 1.388 gr

Rigidez do quadro: QB (para mim, está no ponto! Super confortável ao ponto de absorver muitas vibrações e impactos, mas sem sentir as escoras a vergar. Tenho feito tudo e mais alguma coisa e o comportamento é soberbo).

Comportamento geral: É um quadro que proporciona um comportamento bastante agressivo, ideal para XCO. Soberbo a subir! Haja pernas frescas e parece que voa serra a cima. A descer é um bocadinho nervosa e saltita um pouco, mas nada de extraordinário e que com alguma prática não se corrija.

Qualidade de construção: Apesar de ser uma marca não muito conhecida, só posso dizer bem! Nenhuma queixa até ao momento! Acho que é o melhor elogio que posso fazer.

Espero ter respondido às tuas questões. Qualquer dúvida, não hesites.

Abraço.
 

luis.andrade

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Pois bem, como estive muito tempo sem actualizar este tópico (até ontem), a fotografia que coloquei do avanço só apanhava "aquela" parte da bike de propósito para não mostrar outras alterações.

Durante este tempo, fiz-lhe outras alterações.

Primeira: Troquei o porta-bidon "feínho" da Zéfal por um em carbono da Exustar (emagreci-a 16gr).

Segunda e Terceira: Pneu de trás. Ui, que dor de cabeça! Devo ser o gajo mais esquisito que existe quanto à escolha do pneu de trás... Se no da frente não tenho dúvidas em eleger o Nobby Nic 2.10 Performance (520gr), a trás a escolha fica mais difícil.
Ora, a última análise que fiz aqui a um pneu traseiro foi ao Schwalbe Racing Ralph 2.10 Performance (510gr). Mantenho quase tudo o que disse quanto a este pneu, excelente em quase tudo... Em quase tudo.
Mas pronto, entretanto já mudei para um Hutchison Cobra 2.10 Tubeless Ready (580gr) com as laterais vermelhas... Não era mau mas...
Depois mudei para um Geax Saguaro 2.10 TNT (670gr) que é o que uso agora. Dos 3 talvez o mais equilibrado, mas o peso, uiiiiiiiii...

Bem, não me vou alongar mais agora. Logo à noite faço uma análise detalhada com prós e contras de cada um destes pneus.
Com tanta esquisitice na escolha do pneu traseiro, acho que quase consigo escrever um manual sobre esta escolha.
E como é óbvio, não me vou ficar por aqui. O próximo será um Rubena Charbydis 2.00 Tubeless Supra... Mas só quando o Saguaro der o berro...

Para já, com tantas alterações, ficou assim o peso da "Aviona":

Peso anterior: 10.575 gr
Suporte Zéfal: -38 gr
Suporte Exustar: +22 gr
Avanço Force-X: -204 gr
Avanço KCNC Team Issue: +103 gr
Pneu RR 2.10 Performance: -510 gr
Pneu Hutchison Cobra 2.10 Tubeless Ready: +580 gr
Pneu Hutchison Cobra 2.10 Tubeless Ready: -580 gr
Pneu Geax Saguaro 2.00 TNT: +670 gr

Peso Total: 10.618 gr
 
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luis.andrade

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Bem, conforme prometido, aqui fica a minha análise em relação aos pneus que experimentei para trás.
No post anterior esqueci-me de referir que antes do Racing Ralph tive um Maxxis High Roller, pelo que nesta análise opinarei também sobre esse pneu.
(Os pesos referidos na seguinte análise foram verificados por mim antes da montagem dos pneus).

MAXXIS HIGH ROLLER 1.90 UST (655 gr)
PRÓS:
- Excelente a rolar (como o nome indica);
- Excelente comportamento na lama. Os tacos muito afastados e inclinados evitam que agarre lama, sendo a sua evacuação quase imediata;
- Borracha bastante resistente, que proporcionou uma duração média alta do pneu;
CONTRAS:
- Os mesmos tacos muito afastados e inclinados fazem com que nas pedras molhadas o pneu escorregue muito;
- Peso elevado;

SCHWALBE RACING RALPH 2.10 PERFORMANCE (510 gr)
PRÓS:
- Excelente comportamento quer a rolar, quer em aderência em todos os tipos de terreno. Se tivesse apenas estes factores em conta, seria o pneu quase ideal;
- Não agarra muita lama;
- Bom peso;
CONTRAS:
- Desgaste muito rápido;
- Borracha algo fraca provoca que o pneu fique muito sujeito a cortes;

HUTCHINSON COBRA 2.10 TUBELESS READY (580 gr)
PRÓS:
- Muito resistente a cortes e a desgaste. Parece que dura uma vida;
- Óptimo a rolar em terra seca;
- Não agarra muito a lama;
CONTRAS:
- Peso começa a roçar o alto;
- Fraco desempenho em pedras molhadas;
- Tendência para escorregar em curvas rápidas em terrenos ligeiramente moles;
- Fraco desempenho em alcatrão. Parece uma ventosa;

GEAX SAGUARO 2.10 TNT (670 gr)
PRÓS:
- Muito resistente a cortes e ao desgaste. Anda, e anda, e anda e parece quase novo;
- Bastante aderente em todos os tipos de terreno;
- Rola bastante bem;
CONTRAS:
- Peso demasiado elevado


E pronto, foi a minha análise aos últimos 4 pneus que experimentei para trás nesta bicicleta.
Como é óbvio, esta análise reflecte somente a minha opinião e por isso é perfeitamente normal que discordem da mesma. Aliás, estou mesmo convencido que o principal factor que influencia a escolha de pneus é o modo de condução de cada um, e como todos conduzimos de maneira diferente, todos teremos opiniões mais ou menos diferentes em relação a cada tipo de pneu.

Dos 4 pneus acima referidos, o que gostei mais a nível de comportamento foi o Racing Ralph, mas andava sempre a furar e a trincar o pneu. Muito fraquinho nesse aspecto.
O mais equilibrado a nível de comportamento e resistência será o que tenho agora, o Geax Saguaro. Mas o peso, ui, que exagero...

Como ainda nenhum me encheu as medidas, quando precisar mudar de pneu, hei-de experimentar outro diferente. Pode ser que encontre um ponto de equilíbrio entre todos estes aspectos.
Para já estou inclinado a experimentar o Rubena Charbydis 2.00 Tubeless Supra (495 gr - peso anunciado). Mas só quando der cabo do Saguaro...
 

Andre Andrade

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Esta marca, a Quer e tuga... e muito sinceramente e uma marca bastante boa... so que pronto.... nao e uma marca conceituada... e o povo desdenha... eu sinceramente acho que a Quer tem bikes a preços alucinantes e configuracoes bastantes jeitosas.... Ja agora os meus parabens pela MACHINE.... esta uma bomba.... Proxima alteraçao : Incluir motor eletrico na roda traseira :))))


Boas pedaladas ;)
 

luis.andrade

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Bom dia André,

Obrigado! :D
E sim tens razão, não é uma marca conceituada. Mas eu estou muito satisfeito e isso é que importa.

Quanto ao motor, já tem! Fraquinhas estas pernas é verdade, mas já tem. Ehehehheh
 

Alberto Castro

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Viva. Só uma informação essa rubena charybdis tubless supra 2.0 que estas a pensar comprar pesa entre 540g e 560g, foi quanto pesaram os meus. Eu vinha de 2 scwalbe ralf e até agora não estou arrependido. Os rubena ficam por metade do preço e têm muita qualidade.
 

luis.andrade

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Obrigado Alberto.

O peso que referi antes é o indicado na loja online, mas também achei estranho um pneu tubeless supra (TNT) ter um peso tão baixo. Mas obrigado pela informação!
Já agora, e uma vez que estás a utilizar esses pneus, qual é a comparação que fazes a nível de aderência e desgaste/resistência entre esses Rubena e os Racing Ralph?
 

Alberto Castro

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Eu já gastei um par de racing ralf, um de rock ron e agora ando com os rubena. Os racing ralf são do melhor principalmente atrás, nas minhas mãos duram 6 meses (2400km), os ron são do melhor à frente (3500km ou +) com muita segurança, atrás vai-se embora num piscar de olhos. Tanto os ralf como os ron, têm 2 desvantagens: preço €€€ e rasgam muito nas laterais (os TL ready). Agora ando com os rubena a frente e atrás e estão muito satisfeito. Estão numas rodas tubless sem fitas a até agora 0 problemas. A aderência não fica nada atrás dos schwalbe e posso-te garantir que nas minhas mão vão durar mais tempo. têm +- 500 km e estão praticamente novos.
 

tinric

Super Moderador
O meu primeiro ralph (versão antiga) que é agora o rapid rob... durou 3mil km... (pouco)

o novo acho que já vai com perto disso e ainda nem a meio ou 1/3 gastou..

e pitonzinho a mais faz muito efeito...


de qualquer modo agora vem um NIC... à "Home" para meter atrás e trepar as pedras e montes todos... e agarrar como deve ser a descer e curvar em situações mais "extremas" :)

Venha de lá a chuva...
 

luis.andrade

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Pois é amigo tinric,

Aquele Ralph que comprei na última semana de Junho durou 2 meses! A nível de desgaste ia a meio e aguentava mais 2 meses nas minhas mãos, mas a nível de cortes/furos, para esta zona da Serra (com tanta pedra aguçada) e nas minhas mãos, aquilo durou muito pouco. E no dia 18 de Agosto, após o 5º furo/corte/trincadela, fartei-me e mudei para um TNT.

A nível de rendimento (aderência Vs. capacidade de rolar) não tenho dúvida que é o melhor pneu 'traseiro' que experimentei, mas a nível de resistência não é para mim. Dou cabo daquilo num instante. Eheheh
 

pfafe

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boas Luís... eu tbm tenho uma cxr Carbon deste ano i tou no processo d retirar peso na bike ( podes passar lá para veres os componentes k meti) mas em relação aos pneus prefiro andar com uns mais pesados 50/100 gramas mas saber k vou a todo lado i n tenho problemas...
 

luis.andrade

New Member
prefiro andar com uns mais pesados 50/100 gramas mas saber k vou a todo lado i n tenho problemas...

Sim, concordo se forem só 50gr ou 100gr a mais. E é por isso que atrás ando com um GEAX SAGUARO 2.0 TNT que pesa cerca de 670gr.

Mas quero acreditar que ainda há aí algures um pneu que me satisfaça mais em todos os aspectos (aderência, resistência ao desgaste e a cortes) e que simultâneamente seja ligeiramente mais leve, ou seja abaixo das 550gr.
Por isso, e pelos feed-back que me têm chegado estou inclinado a experimentar os RUBENA CHARBYDIS 2.0 TUBELESS SUPRA. Mas só quando gastar o Saguaro pois a troika não deixa antes. E como a borracha do Saguaro parece nunca desgastar, se não tiver nenhum corte, só daqui a 10 anos experimentarei outro pneu... Ehehehe
 

Override

Member
Eu tenho o Larsen TT a tras e o Ignitor a frente e o larsen é de arame, esta sem camara e com gel e não tenho problemas. Segundo o site da marca pesa 475g o que para ser de arame e com 1,90 acho que é bastante leve. Ate agora apenas tive um corte no pneu em que um vidro levantou um taco e o gel nao conseguiu tapar o buraco mas isso acontecia a qq um.
 
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