Bem, conforme prometido, aqui fica a minha análise em relação aos pneus que experimentei para trás.
No post anterior esqueci-me de referir que antes do Racing Ralph tive um Maxxis High Roller, pelo que nesta análise opinarei também sobre esse pneu.
(Os pesos referidos na seguinte análise foram verificados por mim antes da montagem dos pneus).
MAXXIS HIGH ROLLER 1.90 UST (655 gr)
PRÓS:
- Excelente a rolar (como o nome indica);
- Excelente comportamento na lama. Os tacos muito afastados e inclinados evitam que agarre lama, sendo a sua evacuação quase imediata;
- Borracha bastante resistente, que proporcionou uma duração média alta do pneu;
CONTRAS:
- Os mesmos tacos muito afastados e inclinados fazem com que nas pedras molhadas o pneu escorregue muito;
- Peso elevado;
SCHWALBE RACING RALPH 2.10 PERFORMANCE (510 gr)
PRÓS:
- Excelente comportamento quer a rolar, quer em aderência em todos os tipos de terreno. Se tivesse apenas estes factores em conta, seria o pneu quase ideal;
- Não agarra muita lama;
- Bom peso;
CONTRAS:
- Desgaste muito rápido;
- Borracha algo fraca provoca que o pneu fique muito sujeito a cortes;
HUTCHINSON COBRA 2.10 TUBELESS READY (580 gr)
PRÓS:
- Muito resistente a cortes e a desgaste. Parece que dura uma vida;
- Óptimo a rolar em terra seca;
- Não agarra muito a lama;
CONTRAS:
- Peso começa a roçar o alto;
- Fraco desempenho em pedras molhadas;
- Tendência para escorregar em curvas rápidas em terrenos ligeiramente moles;
- Fraco desempenho em alcatrão. Parece uma ventosa;
GEAX SAGUARO 2.10 TNT (670 gr)
PRÓS:
- Muito resistente a cortes e ao desgaste. Anda, e anda, e anda e parece quase novo;
- Bastante aderente em todos os tipos de terreno;
- Rola bastante bem;
CONTRAS:
- Peso demasiado elevado
E pronto, foi a minha análise aos últimos 4 pneus que experimentei para trás nesta bicicleta.
Como é óbvio, esta análise reflecte somente a minha opinião e por isso é perfeitamente normal que discordem da mesma. Aliás, estou mesmo convencido que o principal factor que influencia a escolha de pneus é o modo de condução de cada um, e como todos conduzimos de maneira diferente, todos teremos opiniões mais ou menos diferentes em relação a cada tipo de pneu.
Dos 4 pneus acima referidos, o que gostei mais a nível de comportamento foi o Racing Ralph, mas andava sempre a furar e a trincar o pneu. Muito fraquinho nesse aspecto.
O mais equilibrado a nível de comportamento e resistência será o que tenho agora, o Geax Saguaro. Mas o peso, ui, que exagero...
Como ainda nenhum me encheu as medidas, quando precisar mudar de pneu, hei-de experimentar outro diferente. Pode ser que encontre um ponto de equilíbrio entre todos estes aspectos.
Para já estou inclinado a experimentar o Rubena Charbydis 2.00 Tubeless Supra (495 gr - peso anunciado). Mas só quando der cabo do Saguaro...