Bebidas energéticas e isotónicas consumidas diariamente destroem dentes

afpereira

New Member
[h=2]O consumo regular de bebidas energéticas ou isotónicas destrói o esmalte dos dentes, o que os pode escurecer de forma irreversível, conclui um estudo científico realizado nos Estados Unidos.[/h]




A acidez desse tipo de bebidas, cada vez mais consumidas por jovens e praticantes de desporto, ataca o esmalte dos dentes, bastando, nalguns casos, o consumo cinco dias consecutivos para que a dentição comece a deteriorar-se, indica a investigação realizada na Universidade de Southern Illinois.
Os autores do estudo analisaram 13 bebidas isotónicas e nove bebidas energéticas, concluindo que os níveis de acidez variam até na mesma marca, em função dos diferentes sabores.
Embora a acidez exista em muitos alimentos e noutras bebidas que ingerimos, esse tipo de bebidas, tal como sucede com as açucaradas, como os refrigerantes, destroem o equilíbrio que é mantido pela saliva.
"Se o equilíbrio se mantiver, não teremos grandes problemas ao longo dos anos. O problema é quando a tendência é maior para o lado da desmineralização" e a saliva não consegue compensar o efeito da acidez sobre o esmalte, explicou à agência Lusa o professor da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto Mário Jorge Silva.
Além de escurecer os dentes de forma irreversível, pela perda de esmalte que não pode ser reposto, o excesso de acidez aumenta a sensibilidade dentária.
O estudo conclui que embora os dois tipos de bebidas tenham elevados graus de acidez, as energéticas são ainda mais nefastas por terem o dobro dos ácidos das isotónicas.
Um gesto que agrava mais o efeito da acidez é escovar os dentes para "limpar" os dentes desse efeito.
Como o esmalte está afetado, a passagem da escova vai removê-lo de forma irremediável, pelo que o dentista Mário Jorge Silva recomenda que depois de ingerir alimentos ou bebidas ácidas deve-se aguardar umas horas para possibilitar o efeito regenerador da saliva, antes de usar a escova.
Desconhece-se a existência de estudos atuais sobre o consumo deste tipo de bebidas em Portugal, mas nos Estados Unidos, entre 30 a 50 por dos adolescentes consomem regularmente bebidas energéticas e isotónicas e destes 62% admitem beber pelo menos uma dose por dia.
O docente de medicina dentária afirma, com base na observação dos pacientes que passam pela sua cadeira, que tem aumentado significativamente o número de pessoas com menos de 30 anos e com a dentição sem esmalte, realidade que atribui ao consumo de bebidas ácidas em grandes quantidades ao longo de todo o dia, incluindo aqui também os refrigerantes.



 

Medroso#78

Active Member
Boas caros camaradas do pedal :)

Antes de mais muito obrigado pela partilha..

....É lógico que o que não é natural prejudica. De certeza que não fáz mal apenas aos dentes. Mas sim também aos nossos orgãos internos. Tais como figado, rins etc.. !!!!! :s
 
Também li o mesmo artigo afpereira mas ainda bem que te lembraste de partilhar com o resto do pessoal.. porque eu confesso que não me lembrei de o fazer..hehe
Talvez porque nunca tive hábito de usar esse tipo de bebidas e ainda bem... :D
 
D

danielkezia

Guest
Amigos ainda no outro dia li que sexo oral pode trazer cancro....Bebidas energéticas agora também não fazem muito bem aos dentes.... Pah e vamos andar a fazer o que neste mundo?!

Acho que se deve fazer tudo com conta peso e medida afim de termos uma boa vida. Mas não vamos deixar de consumir este tipo de bebidas por causa disso, vamos é ter cuidado com os dentes tal como temos com outro tipo de comidas.

Quanto a bebidas energéticas posso dizer e afirmar que quando as tomo durante e depois do esforço fisico(falo de gold nutricion que eu consumo), eu sinto-me muito bem com elas e noto uma coisa que deve ser boa. Sem bebidas a urina é particularmente amarelada e com as bebidas são branca como cristal, supostamente é bom isto.

Consumam quando devem e tenham cuidados quando é para os ter.
 

afpereira

New Member
Essa do sexo oral.... bom nem vou comentar, agora é óbvio e o texto é explicito que essas bebidas fazem mal aos dentes, se bebidas em excesso, por isso concordo plenamente contigo Daniel, Consumam quando devem e tenham cuidados quando é para os ter
 

Simões ctb

New Member
Como nós sabemos tudo o que seja em excesso, acaba por fazer mal, por isso a alimentação deve de forma moderada, mesmo que exista um excesso isolado, não fará mal. Mas sim a má alimantação de forma continuada é faz mal. Concordo na perfeição com o afpereira, consumam quando devem e tenham cuidado quando é para os ter. Se fosse tão real assim, os ciclistas do Tour já não tinham esmalte nos dentes, eh eh.
Penso eu que a noticia esteja mais relacionada para as bebidas tipo: red bull e essas desse tipo.
Cumps
 

NY_EMT90

New Member
Essa do sexo oral nao comentas porque?

O penis e a vagina (principalmente o penis), sao orgaos alojadores de um virus que se chama HPV. Este virus e' o principal responsavel pelo cancro do colo do utero e no anus. Dai a que foi feita a vacina contra o HPV, e se recomenda as jovens adolescentes a serem vacinadas!

Um estudo mais recente realizado aqui nos USA, mostrou que o sexo oral pode fazer com que o virus "contamine", por assim dizer, a garganta, podendo provocar cancro neste orgao.
 

hesitate

Member
Como todo na vida que não é doseado as bebidas isotónicas fazem mal, assim como o desporto em excesso acaba também por ser prejudicial. Mas por outro lado, e a menos que se esteja aqui a falar em atletas da linha da frente, ninguém necessita de tomar essas bebidas diariamente, a menos que se tenha como objectivo urinar caro.
 
Last edited:

Carlos Bravo

New Member
A minha bebida para treinos de pouca duração é água, mas quando vou a passeios mais puxados onde sei que vou ter um desgaste fora do normal, levo sempre uma garrafa de Powerade. Uma bebida que nunca uso é os Red buls e bebidas deste género, dão sensações de excitação, acelerando o ritmo cardíaco de forma prejudicial, segundo o que já li.
 

mago

New Member
Sim, acredito que o consumo de bebidas isotónicas em excesso, sobretudo quando o esforço físico não será suficiente para o justificar, pode não ser das coisas mais saudáveis. Mas daí a serem noticia por estragarem o esmalte dos dentes...bem, é mesmo quem não tem mais nada que dizer, ou atacar! (refiro-me aos estudos).
Já foi publicado algum estudo semelhante, acerca dos efeitos nefastos da Coca-cola?! Não tenho visto ultimamente. Mas se calhar é pelo poder (leia-se quantidade de dinheiro) que esta industria tem ;)
Consumo bebidas isotónicas com MUITA regularidade há quase 30 anos, se assim fosse, neste momento já devia de usar placa, lol (ah, mas raramente bebo "colas", se calhar é por isso;) )
 
Top