Avid Juicy 5: Problema - deixam de travar depois de aquecer

vitormines

New Member
Olá pessoal!!!

Adquiri há um tempo atrás um travão de disco avid juicy 5 e ja fiz com ele + ou - 100Km. O outro dia numa volta com o pessoal fiquei sem travão numa descida bastante longa e bastante inclinada. Como eu so uso o travão de trás aquilo aqueceu bastante e perdeu pressão no oleo ao ponto de deixar mm de trava. Não sei o k se passa mas isto não é nada normal, ou se calhar até é porque aqueceram mm muito, ao ponto de o disco largar fumo. Será k tenho ar misturado no oleo ou é um comportamento normal quando o travão aquece muito?

cumps
Vitor
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

aqueceu bastante e perdeu pressão no oleo ao ponto de deixar mm de trava

costuma ser ao contrário, o aumento de temperatura gera expansão do óleo(aumento de pressão). Contudo as pastilhas quentes é que podem deixar de travar, pelo menos era o que me acontecia nos v-brakes. Se ainda és novo nos discos, um conselho: modera o uso dos travões, porque se vieres o caminho todo a travar eles aquecem e ficas facilmente nessa situação. Eu acho que isso foi só sobre-aquecimento devido a um uso muito intensivo.

Jepas
 

Bravellir

New Member
isso.. em vez de vires o tempo todo a travar como se faz com os vbrakes, o truque é travar apenas nos pontos mais críticos e com mais violência. Ou então ir travando em pequenos "toques" para dar tempo entre eles a que arrefeçam qualquer coisita. Trava também com o da frente. Especialmente onde for mais seguro trava com o da frente e deixa o de trás arrefecer qualquer coisa.
 

vitormines

New Member
Obrigado pessoal pelas vossas respostas!!!

Entretanto falei com o Paulo da BikeZone Aveiro e ele vai-me sangrar o travão. Não sei se será disso mas é bem possivel que tenha ar no oleo, uma vez que não o sangrei quando comprei. Espero k seja mm isso até pq por problemas fisicos não posso usar o travão da frente, o k nem sempre é uma desvantagem pq assim sem travão à frente a bike fica mais leve... hehehe Nunca tive problemas em travar só com o t. de trás, consigo acompanhar o pessoal, mm nas descidas mais complicadas. Mas com o travão assim neste estado já é mais complicado. Ando a estudar um sistema pra poder incluir as duas manetes do lado direito mas ainda n consegui pensar em nada de jeito. Aceitam-se sujestões.... :mrgreen:


cumps
vitor
 

zykon

Super Moderador
Não me parece que arranjes uma solução viável :roll:

A não ser que existam botões hidráulicos, assim arranjavas um desses botões para accionar com o polegar :mrgreen: doh
 

Jepas

Super Moderador
Ora...

eu tenho uma boa sugestão:

fazes um "T" e assim usas só uma manete que comanda os 2 travões. O curso será concerteza diferente porque será usado o curso de mais êmbolos (o dobro de um travão só). Assim é possível comandar as 2 pinças com 1 manete.

Jepas
 

Bravellir

New Member
Estava a pensar exactamente nisso. Fica-se com o mesmo controlo sobre os dois travões em simultáneo, mas será melhor que ter só o de trás. Ainda por cima será uma operação relativamente fácil de fazer (mesmo que não fique bonita).

Tenho é dúvidas de qual vai ser o comportamento. A intuição diz-me que a pressão na camera da manete vai ser sempre igual à pressão nos êmbolos. Para alem de ter de sair o dobro do óleo da maneta para movimentar o mesmo curso nos êmbolos como diz o Jepas, ainda tenho a impressão que vai ser preciso mais força na manete ( mais pressão ) para conseguir a mesma pressão sobre os rotores ( não nos êmbolos, nos rotores ).

Talvez alguém com conhecimentos de hidráulica possa ajudar mais um bocado.
 

Xure

New Member
Boas!

Não será perigoso ter o mesmo poder de travagem para os dois travões numa só mão? Não tens mesmo possibilidade de usar a mão esquerda para travar?
O que é que o Paulo da Bikezone te diz sobre isso?

Abraço
 

vitormines

New Member
Viva!!!

Xure, n posso mm usar a mão esquerda :s. Entretanto ja falei com o Paulo k me disse k se calhar era melhor eu trocar o meu disco de 160 por um de 180. Assim trava melhor e aquece menos, se calhar vai ser isso k eu vou fazer. Usar um T e travar com a mm força a frente e atras parece ser um pouco perigoso pq se eu precisasse de travar de repente estava sujeito a fazer um mortal pra frente. lol Ah, é verdade, ele tambem me disse pra trocar as pastilhas por umas k aguentem melhor as altas temperaturas... Quando ele viu o estado do disco antigo até se passou lol, disse k eu levava aquilo ao limite... o disco ja tinha varias cores desde o preto ao acastanhado, n há disco k aguente :mrgreen:

Obrigado pessoal pelas vossas respostas

Abraço
 

A-tR-oF-iA-dO

New Member
Eu tenho esses travões e nunca tive esse problema, mas a diferença maior é que eu tenho 203mm nas duas rodas e uso muito mais o travão da frente do que o de trás.

Já vendi aqui na loja varios j5 mas nenhum com disco 160, talvez seja mesmo esse o problema, o tamanho do disco.

Já pensaste colocar as duas manetes do mesmo lado sendo que uma teria de ser mais pequena do que a outra... O michael dohan por exemplo tinha instalado na sua mota um sistema semelhante, em que tinha vários comandos no mesmo lado, agora nao te sei precisar quais eram mas facilmente encontrarás informações sobre isso aqui na net.

Abraço e boas pedaladas.

www.motocar-online.com
 

vitormines

New Member
Boas!!!

Depois de uma pesquisa k andei a fazer na net descobri isto:

image016yn1.jpg

Duas manetes para uma mao só

charlesimg0742aj9.jpg

Um T para travões hidraulicos

Afinal aplicar um T funciona, mas n sei se assim se consegue tirar todo o partido da bike. Acho mais atraente a ideia de usar as duas manetes do mm lado.

Encontrei esta informação na net neste site:
http://www.mtb-amputee.com/ArmAmputees.htm#Above left elbow.

Parece k n sou o unico amputado rebelde a praticar o BTT. :mrgreen:

Vejam o site, é bastante interessante e mostra bem a capacidade k o ser humano tem em se adaptar... :wink:

Abraços
 

vitormines

New Member
Já pensaste colocar as duas manetes do mesmo lado sendo que uma teria de ser mais pequena do que a outra... O michael dohan por exemplo tinha instalado na sua mota um sistema semelhante, em que tinha vários comandos no mesmo lado, agora nao te sei precisar quais eram mas facilmente encontrarás informações sobre isso aqui na net.

A-tR-oF-iA-dO, andei a pesquisar na net sobre esse piloto, o sistema k ele tinha era tão bom k muitos pilotos usaram esse sistema pq assim conseguiam melhor performence. :mrgreen:

Um dia destes quando tiver tempo e (euros) compro o travão da frente e faço uma aplicaçao das duas manetes do mm lado. Depois coloco aqui fotos, nunca se sabe se alguem poderá vir a precisar desta informação. :wink:

Ah, n tenho travão da frente pois comprei apenas este. A minha bike é uma scale 70 k nem sequer vem com travões de disco de origem.

Abraços
 

Xure

New Member
Vitor.

Se já tens solução avança. :wink:
O que importa é que pratiques este desporto fabuloso que tanto gostamos.
Tem é cuidado e não comprometas a tua segurança. :yeah:

Abraço
 
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