Arranque no xco!

Boas,

Desde de o ano passado que faço algumas provas de xco, já ganhei muita experiencia, mas uma coisa que me continua a faltar é ARRANQUE, mas não estou a falar que me sinto em baixo nos primeiros 2 ou 3 kms, não é mesmo arranque do 0-100m, o chamado partir na frente.
Então vinha aqui pedir ao pessoal que arranca que nem foguetes a "patinar" :twisted:, lol, que dê algumas dicas!

cumps
 

PeraSeka

New Member
Treino específico, relação de mudanças apropriada (costumo arrancar em 3/5) para o tipo de partida e muita confiança, pois no meio de muita gente e de muita confussão é bem precisa.

Como exemplo de treino específico, arranjas uma recta com pelo menos 100m, partes parado, arrancas a fundo e fazes um sprint os 100m, a dares tudo o que possas, depois fazes uma recuperação de 5min a 60/65% da tua FCM, encaras este esquema como uma série.
Fazes entre 3 a 5 séries num determinado dia da semana, é muito importante a progressividade, ou seja como diz o Sr. Paulo Marinheiro "um pouco mais que ontem, e um pouco menos que amanhã", na 1ª semana fazes três série, na 2.ª fazes quatro e assim por diante...

É muito importante um bom aquecimento de pelo menos 30 minutos, antes do inico das séries.

Isto em mim deu resultado, este esquema foi uma adaptação de uma dica do pai do "nosso" Campeão Ricardo Marinheiro.
 

A.M.F

New Member
Aí está o meu problema,para mim precisava de manter um ritmo alto nos primeiros 2 km para definir posições,porque se ficarmos pelo meio vamos encontrar pessoal mais lento,vamos a perder tempo e a desgastar.
Vim do atletismo em que os primeiros 3 km fazíamos a 2min e 45 ao km,ficávamos mais ao menos bem posicionados e depois metíamos o nosso ritmo.Para isso fazíamos séries de 200mts,400mts,1000mts,1500mts e 3000 mts.No btt sou laico,no atletismo tinha treinador,se não tivesse há revistas que dizem quanto se deve fazer ao km para uma determinada marca.
Nas revistas de btt,existe alguns treinos para fazer em x de tempo,mas não dá os ritmos ao km.Por isso peço ajuda se não a tiver tenho que adaptar treinos de atletismo ao btt.
 

tiago m

New Member
Os arranques tambem eram o meu grande problema, mas com o treino começei a melhorar e hoje ja arranquo mais ao menos. Penso que ao treinar os arranques pudemos evoluir muito
 
Top