Arranhão em bicicleta - devo fazer algum tratamento?

Mr.Biker

New Member
Boas! Recentemente fiz um arranhão no quadro da bicicleta, que infelizmente foi até ao alumínio. Devo fazer algum tratamento ou deixo estar? Será que pode ganhar ferrugem?
Obrigado :)

Cumpts
 

edununo

Well-Known Member
O melhor tratamento é fazer outro e esqueces-te do 1º.
Uma bike de BTT sem marcas não é natural.
 

Mr.Biker

New Member
Sim, mas não pode ganhar ferrugem nem nada?

Aquilo foi mesmo estúpido... Fui às bombas de gasolina encher os pneus, encostei a bicicleta, mas ao meter a mangueira/tubo/whatever na válvula, tive que fazer alguma força e a bicicleta caiu. Fiquei logo com uma cabeça....
fez um grande arranhão na parte de cima do quadro, e alguns pequenos perto da pedaleira. Esmurrei também o aperto rápido da frente.

Não tinha ideia que não ganhava ferrugem, sendo assim, está o "problema" resolvido :)
 
Se preferires e para não ficares com as "cicatrizes" à vista, passa com marcadores à prova de água por cima dos arranhões e nunca mais te lembras !
 

Jepas

Super Moderador
Só o ferro (e o aço) enferrujam.

A ferrugem é o resultado da oxidação do ferro. Este metal em contato com o oxigênio presente na água e no ar se oxida e desta reação surge a ferrugem que deteriora pouco a pouco o material original.

Os restantes metais oxidam.

O óxido de alumínio é responsável pela resistência às interpéries do alumínio metálico. O metal alumínio é muito suscetível ao oxigênio atmosférico e uma camada fina de óxido de alumínio forma-se rapidamente na superfície exposta de metal. Essa camada protege-o de oxidação mais profunda. A espessura e as propriedades da camada de óxido podem ser melhoradas por meio de um processo chamado de anodização.
 
Um camarada há uns tempos, resolveu uma cena parecida como a tua com um "HIGHPER-B" permanent marker / permanent ink marks on anything dries instantly, waterproof : made in thailand, comprado no continente/modelo !

Pelos vistos deixou de estar disponível !
 

juikiuj

New Member
O aluminio também oxida e tal como o cobre cria ao oxidar uma pelicula protectora que impede a "ferrugem" de ir mais fundo. Mas uma coisa é aluminio, outra são as inúmeras ligas ditas de aluminio. Bicicleta sem riscos? A principio dói é verdqde.
 

jm.cruz

Member
Amigo,

Só tens 1, vais ter que a guardar em casa bem guardada para não ter mais, brincadeira hehehee. Para começar o aluminio não enferruja, apenas nas zonas perto do mar é que o aluminio se começa a deteorar e se te incomoda tanto o risco usa o marcador e ficas pronto para o proximo risco.


Um abraço
 
Usa um verniz (mais ou menos do tom da cor da bicicleta) de unhas que as Srªas usam e passa uma camada pelo risco. No fim de seco podes dar mais uma pincelada.

Disfarça o risco e ao mesmo tempo o alúmínio fica um pouco mais protegido.

Boas pedaladas
 

pedro2cv

New Member
Nem de propósito, dei ontem o meu primeiro (e único em tantos anos!!) trambolhão, ao subir um passeio (a azelhice e preguiça misturaram-se...), em que a roda da frente escorregou, e lá fomos...

Também arranhou a suspensão da frente, os apertos, a lanterna e pior que tudo, os meus "bar-ends" a estrear da Ritchey, que achei tão caros :D

Resolvi as mazelas todas (ficou a notar-se na mesma, mas muito menos!!!) com umas tintas de retoque para automóveis (em lojas próprias, há marcadores e pincéis para as principais cores; se não houver disto disponível, apontar um spray para um pincel, e usar a tinta do spray para retocar o arranhão... se nada disto resultar ou estiver disponível, segue-se a dica dos vernizes de unhas ;) )

Uma BTT é como um jipe a sério; se não tiver uns arranhões, é porque não está a ser bem usado...


8)
 
Last edited:
Top