Essa zona é mesmo privada. Não há grande coisa a fazer a não ser falar com o proprietário e pedir autorização para se passar e até interceder a favor do pessoal do pedal.
Como já aí disseram, mais de metade da Arrábida é privada. Se muitos trilhos continuam transitáveis, é muito por complacência dos proprietários. Não se agarrem aos "caminhos antigos" porque isso significa zero caso nas escrituras se refira que o caminho X serve a propriedade Y. Recentemente, numa propriedade próxima dessa zona, retirou-se um caminho que existia há mais de 100 anos. O caso esteve em tribunal, como tal, garanto-vos que nisto dos caminhos não há "antiguidade".
Mas também é verdade que muitos desses proprietários têm razões bastante viáveis para vedar os caminhos: despejo de lixos, actividades ilegais durante a noite, enfim...
Apesar de ser de Palmela, hoje em dia vivo no concelho de Sintra. O meu "quintal" é a zona da Carregueira. Aqui há muitos caminhos vedados, uns pelo Belas Club de Campo, outros pelo território dos GOE e outros pelo território dos Comandos da Carregueira (apesar de nestes últimos não se importarem que por lá andemos).
Mas o que é impressionante é a quantidade de MERD* que diariamente, pela calada da noite, é largada nas zonas acessíveis a carros e carrinhas! Todos os dias encontro uma montanha de lixo "novo"! Recentemente o meu cunhado enfiou-se com uma corrente que colocaram a vedar um acesso à zona da Qta. do Bom Jardim, a alta velocidade e só por sorte não se esfrangalhou todo. Claro que inicialmente ficámos revoltados, mas, algumas semanas depois e já a corrente partida, compreendemos a razão da sua existência - é um dos tais locais onde o lixo cresce diariamente.
Por isso, não se julgue antes de saber quais os motivos; aposto que a grande maioria dos proprietários, quando confrontados com o pedido do pessoal das bicicletas, vai dizer que sim, que autoriza.