Ardor nas coxas e dores

xtrex

New Member
Boa noite,

Eu sou novo na pratica de btt (2meses+-), e o que me tem acontecido é que apesar de estar habituado a esforços fisicos do futbol e ginasio quando ando de bicicleta ao fim de 30/40km começa-me a arder e doer as coxas ao ponto de ter que parar.

Alguem com alguma dica?
 

TAD

New Member
Hidrata-te com uma bebida que reforce de imediato o musculo (tipo Gold Drink Premium) e no final do treino se for superior a duas horas toma fast recovery - esse sim sinto resultados efectivos na recuperação.
 

ernez

Active Member
Pode ser derivado a montes de coisas, a mais comum será a falta de cadencia, outra, poderá ser os níveis de acido láctico, mas em relação a este ultimo sou um pouco séptico em quanto a isso de ácidos, treinos a mais.
 
Last edited:

Joseelias

Well-Known Member
O tamanho da tua bicicleta está adequada para a tua altura, e tens o selim à altura correcta? A boa afinação dos componentes é muito importante para o conforto e desempenho do ciclista.

E como o ernez disse pode ser falta de cadência. Mesmo que pratiques vários desportos cada um deles trabalha músculos que outros não trabalham, e os mesmo músculos são trabalhados de forma diferente, por isso quando estás na bicicleta a efectuar um esforço continuo (ao contrário do futebol que é de arranques) esses músculos podem ressentir-se.

Tem atenção à tua cadência de pedalada também. Podes estar a pedalar demasiado rápido ou lento. Um ponto de partida é fazer 80 rotações por minuto e depois adaptas um pouco à tua preferência a partir dai.
 

xtrex

New Member
Boa Tarde,

agradeço a vossa ajuda, pois conforme disse comecei a pouco tempo a praticar btt e toda a ajuda é bem vinda ;).
 
Muito sinceramente aquilo que me parece que descreves é o que acontece a muita gente incluindo eu, quando pedala-se mais em força e num ritmo moderado/elevado para a condição fisica em que se está. Resumindo parece-me normal.
 

Jocas22

Active Member
tambem me parece, aliás o facto de fazeres outro tipo de desportos/exercicio não é garantia que eles não acontecam em cima da bike. Na bike não tenho esses problemas mesmo em raides mais longos, mas se for correr é garantido porque raramente o faço. Sem ser um perito depreendo que se usam os musculos de forma diferente e com intensidades diferentes
 

jopedru

New Member
Pelo que descreves, chama-se a isso acumulação de ácido lático meu amigo e é a reação mais comum corpo ao exercicio de indurance.

Com a continuidade dos treinos acabarás por produzir menos a baixas intensidades e aguenta-lo também melhor.

O ácido lático é produzido constantemente pelo corpo, no entanto entra em desiquilibrio (acumulação) quando o oxigénio deixa de ser suficiente para abastecer os musculos,a acumulação é a responsável por esse "arder" que mencionas. É para controlar de certa forma isso, que nos testes de esforço se determina o limiar aerobio e limiar anaerobio.
 
Top