Ando a partir correntes com grande frequência

gmarques

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Há coisa de 2 semanas atrás comecei a notar que nas subidas a corrente saltava mudanças na cassete. As mudanças entravam bem mas quando começava a subir era estalos e passagem de mudanças de tal maneira que me obrigavam a parar. Foi então que a corrente abriu e nessa altura fiquei agarrado pois ainda não tinha lido o artigo de como mudar uma corrente que está no forum e lá fiz eu a tal asneira de retirar o pino todo para fora.

Corrente nova pois aquela já era bem velhinha e nos ultimos tempos comecei a ouvir uma chiadeira, só que não sei bem o que será pois apenas a oiço quando estou sentado nela. Já virei a bike de patas pró ar e pus-me a dar ao pedal e nao consigo detectar nada pois ela permanece silenciosa sem qualquer roçanso.
Mas quando vou andar é uma chiadeira que parece que tenho ali uma caixa com ratos.
Ontem parti novamente a corrente, os sintomas foram os mesmos da outra corrente. Quando chegava às subidas a corrente passava duns carretos prós outros, até que numa subida mais inclinada acabou por abrir.
Nesta altura eu já tinha lido o artigo sobre como mudar a corrente e quase me safei, não fosse ter destruido o descravador (a pega que roda passou-se).

Alguém me sabe dizer porque é que esta corrente durou tão pouco (é que nem andei muito nestas 2 semanas, fiz talvez uns 120 km) ?
O que faz a corrente "viajar" pela cassete ? poderá ser um desviador traseiro torto por causa de alguma queda ?
Porque chia a minha bike ? Será um eixo torto ?
Poderá isto estar tudo relacionado ?
 

MarcoB

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Bem em primeiro lugar axo que deves é andar com "power" a mais :lol: :lol: .

Agora um pouco mais a sério, penso que o teu problema não estará apenas na corrente, pois trocaste a corrente e o resto?

O problema que referiste em relação a quando sobes (esforço na corrente/cassete/pedaleiras) superior as mudanças a saltar, penso que estará relacionado com a cassete já bastante desgastada ou algum dos pratos da pedaleira.
 

gmarques

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Olá MarcoB,

A única coisa que troquei foi mesmo a corrente.

Outra coisa é que aquilo apenas acontece com as mudanças mais leves.
Também não sou muito de torcer correntes.
O que me leva a pensar que poderás ter razão quanto à cassete/prato também estar a contribuir para o problema.

Não percebo muito de mecânica, vamos lá a ver se com estes problemas passo a perceber alguma coisa :D
 

air

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O problema deve ser mesmo a cassete gasta. Quanto ao mudar tudo não concordo. Prefiro mudar a corrente de vez em quando do que mudar tudo. Se deixar a corrente andar muito tempo o desgasta na cassete é muito maior e pode partir a meio de uma volta. Se a fores trocando com alguma frequência (por exemplo de 1000 em 1000 km) a cassete dura muito mais..
 

gmarques

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Pois air realmente tens razão. Devia ter mudado a corrente há mais tempo, mas como nunca tinha passado por este problema, não pensei em tudo o que poderia ser afectado por uma corrente já com muito uso.

Com os nossos erros e os conselhos dos outros é que vamos aprendendo.
 

gmarques

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Mais uma questão...
Sendo que esta corrente tem pouco mais de 100km e mesmo tendo aberto, será que a posso continuar a usar e comprava apenas a cassete ?
É que eu olho para os pratos e nao me parece que o desgaste justifique a mudança.
 

MarcoB

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Se a corrente é assim tão nova então eu penso que não devem existir problemas. A minha tb partiu com pouco mais de 200km e ainda lá anda já com mais uns 600km :)

A minha partiu por desleixo mesmo, estava tão suja tão suja que não se reconheciam as letras que lá estavam e estava completamente preta. A partir daí parece uma joia anda sempre a brihar :wink:
 

De4L3r

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eu ja parti varias vezes a minha corrente (a de origem). ja perdi elos e tudo :twisted: mas nunca deixei de usa-la: partia-se, perdia elos ate chegar a casa, agarrava numa corrente velha e substituia os elos muito gastos, ou os q faltavam.

quando se partia e consequentemente malhava :oops: chegava a casa, tirava a corrente e martelava nas juntas que tivessem mais separadas... REMEDIO SANTO!!!!

apartir dai ainda nao parti mais

(n pensem q eu odeio a minha biciclete, apenas nao gosto de gastar dinheiro desecessario em coisas q eu proprio consigo arranjar :wink: )
 

BExpert

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gmarques tu referiste k partes a corrente a subir, té é "normal" pelo esforço k ela faz.
Agora vejem vocês bem k eu no outro dia parti uma a descer!!! :shock:
Ker dzer ñ foi bem partir foi elo de engato rapido k abriu (um sram) tlvz por a corrente se encontrar limpinha tlvz se ela estivesse mais suja o elo não abria LOLOL. Mas a infeliz já ia com boa kilometragem por isso nem me danou mto! :twisted:

Boas Pedaladas
 

ruca_zuca

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eu tenho uma

para verificar se uma cassete está gasta ou não, não é coisa q se faça de ´olhómetro´, claro q se tiver prá aí 5000Km está gasta de certeza...

a Rohloff tem uma ferramenta (HG-Check) q permite saber objectivamente se a cassete está gasta, é uma haste com uns 15 cm de corrente q se coloca na cassete, faz-se força com a haste e se o ultimo elo não engatar, então está gasta - simples

agora só tens q encontrar uma loja q tenha essa ferramenta...
 

CarlosRibeiro

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O problema deve ser mesmo a cassete gasta. Quanto ao mudar tudo não concordo. Prefiro mudar a corrente de vez em quando do que mudar tudo. Se deixar a corrente andar muito tempo o desgasta na cassete é muito maior e pode partir a meio de uma volta. Se a fores trocando com alguma frequência (por exemplo de 1000 em 1000 km) a cassete dura muito mais.. »» Cito o air.


É mesmo uma regra para cumprir a letra ou depende da limpeza da corrente e manutenção .
A minha é de origem e já cá anda a 980 Km , nunca quebrou nem desafinou . Não durará mais tempo ?
 

air

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Eu meti uma XT aos 700km porque o mecânico disse que era melhor, mas ele diz k esta dura 1000km.. Vou deixar andar um pouco mais, já que também faço alguns kilometros na estrada e por vezes devagar..

Também acho muito importante ter atenção em não cruzar a corrente.. Ou seja, quando usar o carreto pequeno à frente, na cassete não passar do 4º/5.. e quando se usar o carreto maior na cassete usar a partir do 5º por exemplo..
 

Giantfreerider

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Boas tardes,
Antes demais...procurei, e para não estar a abrir outro tópico, decidi postar neste, dado que o meu problema é semelhante.
À uns tempos atrás comprei uma corrente XT, e passado poucos kms esta partiu-se. Chateado, pois estava a meio de uma maratona, lá tirei o elo partido e liguei o resto da corrente.
Passado uma semana, volto a ter o mesmo problema, e volto a fazer a mesma coisa...até que aconteceu uma 3ª vez e lá tive que mandar a corrente fora.
Pensando que poderia ser da cassete....lá troquei a cassete deore e pus uma XT com corrente nova XT também (quis dar o beneficio da duvida).
O que acontece, é que esta corrente nova partiu-se hoje...e lá remediei a corrente para poder chegar a casa.

Agora a minha questão é a seguinte:
Será que são as correntes XT que são más? (o senhor da loja aconselhou-me sram...pois diz que são "mais fortes")
Tenho um amigo meu que diz maravilhas da dura-ace, mas sendo shimano, já estou de pé atrás...
Qual é que é a corrente que me aconselham até 35euros?
Queria uma que dura-se mais tempo...é que nunca tive razão de queixa da shimano, excepto nas correntes...
Agradeço a ajuda pessoal! ;)

P.S. Notem que tenho a preocupação de limpar sempre a transmissão após cada volta, tento não cruzar a corrente....enfim estimo bem o meu material, e gosto da shimano, tanto que o resto do equipamento é XT! ;)
 
Last edited:

Fevereiro

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Eu uso cassete xt e corrente e ja vão bem rodadas e nunca partiu. Antes usei as duas deore e nunca partiu. Não serão também causa des tas correntes partidas aquelas reduções à Luis XV????
Os cuidados que tenho é limpeza e lubrificação regular, desviadores sempre afinadinhos, e meter mudanças sem grandes esforços.
 

Giantfreerider

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Caro Fevereiro,

Agradeço a resposta.
Como disse, tenho cuidado com as reduções, evito cruzar a corrente e tenho os desviadores muito bem afinados (é por isso que adoro o grupo shimano XT completo ;))
Mas de facto a corrente é o elo mais fraco do grupo...ou então sou eu que tou a fazer alguma coisa mal....
Já tive a ler, e dizem que nas correntes shimano deve-se utilizar um elo especial...é um elo grande que se põe e depois parte-se metade...
Eu nunca usei esse elo (nem nunca veio nenhum igual com a corrente).
Simplesmente utilizo o que vem já ligado à corrente, e que defacto tem a cabeça lisa, em comparação com os outros elos.
Será que estou a fazer mesmo alguma coisa mal?

Cumps
 
curioso este tópico... normalmente quando se muda de corrente é aconselhável mudar a cassete, embora se tivermos sorte possa não ser preciso. Comigo à bem pouco tempo troquei de corrente e qual não é o meu espanto que a minha cassete xt já tinha ido!!!!! E porquê??? porque quando anteriormente montei a cassete deixei ficar a corrente velha pois não saltava em esforço e lá fez uns kms, a verdade é que me lixou 50euros....enfim fica aqui mais uma situação.
Cumps
 

KLUCA

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companheiros do pidal,

quando se mete uma corrente nova em cima de cassete usada é muito normal passar principalmente em esforço. Boa parte das vezes é uma questão de a coisa "acamar", sendo que para isso é necessário andar umas quantas vezes sem utilizar mudanças em peso. Mais rotação.

em boa parte das vezes basta ter calminha nas primeiras pedaladas.

é claro que isto não é eterno e vai haver uma vez em que se muda a corrente e tem mesmo de se mudar a cassete.

falando da XT, já ouvi relatos de problemas com essas correntes e até por uma vez desenrasquei um colega de Loulé que estava pasmo por a corrente ser nova e ter aberto.

Note-se que digo "aberto" e não partida, pois tb não sei que pino puseram e como o puseram.

Para fechar uma shimano sem elo rápido só mesmo com o pino adequado, caso contrario vai abrir....
 

Giantfreerider

New Member
Pois, então deve ser isso KLUCA.
Pois acho que se usarmos os pinos normais que têm a cabeça achatada, e não o pino especial de cabeça lisa, estamos a estragar o elo normal, elo esse que deixa de cumprir a sua função e irá partir ou abrir mais tarde.
Às tantas é mesmo esse o erro que tenho feito....e não deve ser defeito da corrente.
Vou deixar andar, e assim que abir novamente ponho o elo especial....se depois disso voltar a abrir, ai lá terei que procurar outra corrente...
Cumps
 

KLUCA

New Member
nops....

se voltar a abrir mete um elo rápido e deixa o resto dos éros dentro da carteira por mais um tempo :)
 
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