Andar na roda...

vanike

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Boas pessoal já algum tempo que penso nisto: no Btt também é possível "andar na roda" ou "colar-se à roda"; ou seja, será que como no ciclismo de estrada o atrito também diminui ou será apenas efeito psicológico?
Eu muitas vezes colo-me a algum colega e realmente parece que me canso menos...
Alguem me consegue esclarecer?
 

BExpert

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Boas!

Relativamente a andar na roda de um companheiro ou de um adeversário traz beneficios, em estrada se for na dora de alguem, faço 15 a 20bpm a menos do que se for na frente, alem deste efeito temos também o efeito psicologico. No BTT acontece o mesmo que na estrada, no entanto nao acontece com tanta frequencia porque para se formar o tal cone de ar que nos "suga" é preciso ir a rolar rápido e no BTT são poucos os pedíodos em que vamos a rolar ao ponto de se formar o cone de ar. No entanto há sempre a tal força psicológica que dá ir na roda de alguém :wink:
 

jonypaul

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Em BTT é capaz de não ser muito aconselhável, o gajo da frente trava ou passa num buraco e lá se dá o choque em cadeia :mrgreen:
 

msantos1708

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Julgo que é mais o efeito psicológico.
É quase impossivel, em mato, atingir velocidades que permitam ao colega que nos segue tirar algum proveito.
Quando vamos na roda de alguém (em BTT), normalmente excedemos a nossa resistência, as nossas próprias metas e até ultrapassamos alguns receios que, sózinhos, não corremos o risco.
Estas sim, considero as maiores vantagens de ir na roda de alguém.

Cumps
Msantos
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

para além do efeito psicológico, também ajuda a ultrapassar obstáculos por "imitação". Claro que há que dar espaço, para ver o caminho. Outra vantagem é no caso de haver vento de frente, aí o primeiro está a "abrir caminho" para o segundo. Se o vento for lateral convem ir lado a lado, alguém há de levar com o vento pelas rodas dentro e acreditem que se cansa mais.

Jepas
 

MrOverclock

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Quando vou na cidade faço isso com os carros e com os autocarros, é bastante facil ir em plano atraz de um autocarro a 50km/h com uma bike de BTT (XC).

Quando vou na ciclovia se estiver vento aproveito para me colar a alguém que não ande muito lento, nota-se bem a diferença. Eu estou sempre a fazer isso.
 

Fábio1000

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Opinião de noob :shock:, eu faço estrada e btt e onde se tira um proveito a 100% do chamado "abrigo" é em estrada, nota-se claramente as diferenças em por-se na roda de outro. Equanto no btt é preciso ter mais cuidado para não haver umas travagens mais bruscas e uns choques em cadeia. :p
 

JPontes

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O efeito do cone de ar só faz efeito a partir dos 25km/h, se forem num estradão com uma velocidade superior a 25km/h dá resultado.
 

qmark

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Não sei se há uma distância certa mas tens de ir certamente em segurança. Quem vai à frente também pode ou deve avisar um ou outro obstáculo inesperado como um buraco ou uma pedra.
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
MrOverclock said:
Quando vou na cidade faço isso com os carros e com os autocarros, é bastante facil ir em plano atraz de um autocarro a 50km/h com uma bike de BTT (XC).

Quando vou na ciclovia se estiver vento aproveito para me colar a alguém que não ande muito lento, nota-se bem a diferença. Eu estou sempre a fazer isso.

50km/h em plano, gostava de ver.. só se tiveres uma corda a ser puxado pelo BUS
 

HL||ARQ

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Atrás de um BUS já é um túnel de ar, ou vácuo...

"Andar na roda" em monte, com as constantes mudanças de posição e velocidade, e com a visão muito próxima da nossa bicicleta devido às irregularidades do percurso (mesmo em estradão), penso que ao estar a fazer mais travagens bruscas e respectivas pedaladas mais rápidas para voltar ao ritmo do "roda" não trás vantagens.

Ou só para quem levar protecção total ou vontade de cair.
 

alexey78

Member
Como o Ludos referiu, no BTT pode ser mais importante para ultrapassar obstáculos, escolher a trajectória, etc, do que propriamente para criar o efeito suficente para aproveitarmos e a pedalar contra o vento, logicamente, quem vai à frente "abre caminho" e aí sente-se e muito o efeito para quem vai na roda.
 

pre_historico

New Member
Hugo_BTTejo said:
MrOverclock said:
Quando vou na cidade faço isso com os carros e com os autocarros, é bastante facil ir em plano atraz de um autocarro a 50km/h com uma bike de BTT (XC).

Quando vou na ciclovia se estiver vento aproveito para me colar a alguém que não ande muito lento, nota-se bem a diferença. Eu estou sempre a fazer isso.

50km/h em plano, gostava de ver.. só se tiveres uma corda a ser puxado pelo BUS

curioso...eu que não estou em forma e tenho 10kg a mais consigo rolar a 35km/h durante meia hora. um gajo em forma não consegue fazer uns minutos a 50?

desculpem o off topic
 

vitor nherf

New Member
Hugo_BTTejo said:
MrOverclock said:
Quando vou na cidade faço isso com os carros e com os autocarros, é bastante facil ir em plano atraz de um autocarro a 50km/h com uma bike de BTT (XC).

Quando vou na ciclovia se estiver vento aproveito para me colar a alguém que não ande muito lento, nota-se bem a diferença. Eu estou sempre a fazer isso.

50km/h em plano, gostava de ver.. só se tiveres uma corda a ser puxado pelo BUS

Ola amigo Hugo épa esta afirmação tua é bom bocado duvidosa,quem é que não dá 50km o BUS ou o ciclista,por acaso o nosso amigo Torpedro já deu perto de 70km hora atraz de um camião ali perto de sta apolonia e eu fique para traz aos 55km,por isso amigo Hugo já estou como o sabio Xiclista diz ""Quem quer dar opiniões no mundo das bicicletas primeiro monta-se no selim e depois fala"".
um abraço e temos de dar umas voltas aparece lá no pingo doce um dia destes.
 

Plan

New Member
Andar na Roda no BTT só mesmo em zonas de alcatrão, mas como isso é muito raro acontecer o meu conselho é o seguinte. Andar na roda a descer, convém ser com alguma distância, como eu lhe chamo "margem de segurança", por um lado consegues delinear o trajecto com mais facilidade e em caso de obstáculo ou queda sempre consegues ter tempo de reacção para evitares o obstáculo ou a queda, quanto maior for a velocidade maior a distancia, neste caso o andar na roda não cria efeito nenhum. A subir: andar na roda para mim tem unicamente efeito psicológico, visto as velocidades serem estrondosamente baixíssimas. Em zonas planas sempre se consegue andar na roda, mas de verão apanhas com o pó e pedras que vão saltando do betetista da frente, de inverno é com a lama. Resumindo andar na roda em BTT não tem qualquer ou quase nenhum efeito.
Conclusão: Claro que o efeito andar na roda é real e esta mais que provado que quando nos colamos na roda de trás de outro betetista se consegue reduzir o esforço que fazemos, mas é muito perigoso, eu não aconselho…
 

vitor nherf

New Member
pre_historico said:
Hugo_BTTejo said:
MrOverclock said:
Quando vou na cidade faço isso com os carros e com os autocarros, é bastante facil ir em plano atraz de um autocarro a 50km/h com uma bike de BTT (XC).

Quando vou na ciclovia se estiver vento aproveito para me colar a alguém que não ande muito lento, nota-se bem a diferença. Eu estou sempre a fazer isso.

50km/h em plano, gostava de ver.. só se tiveres uma corda a ser puxado pelo BUS


curioso...eu que não estou em forma e tenho 10kg a mais consigo rolar a 35km/h durante meia hora. um gajo em forma não consegue fazer uns minutos a 50?

desculpem o off topic

Ainda bem que este amigo não esta em forma se em cima de uma bike de btt consegue fazer uma media de 35,então a malta profissional de estrada que se cuide pois a media na volta a Portugal foi de "apenas"39h/42h.
é continuar o bom trabalho.
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
Boas
Se houve mal entendido peço desculpa ao pessoal, devo me ter interpretado mal...

Eu referia me a andar a 50m/h se fosse durante algum tempo, não acreditava, não disse que era impossivel..

Para eu andar na roda de alguem, terei de ter na minha frente, um elemento da minha estatura e fisico, se não posso voar... :mrgreen: :mrgreen:
 

brunodfpinto

New Member
Ainda bem que este amigo não esta em forma se em cima de uma bike de btt consegue fazer uma media de 35,então a malta profissional de estrada que se cuide pois a media na volta a Portugal foi de "apenas"39h/42h.
é continuar o bom trabalho.

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Este comentário é que foi totalmente sem nexo! Os ciclistas na Volta a Portugal fazem essa média, mas como deves saber (pelos vistos não), as etapas da volta não duram meia hora!
Os ciclistas da volta conseguem manter velocidade muito altas durante longos períodos de tempo, e é por isso que são profissionais.

Abraço e boas pedaladas ;)
 
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