Andar com os Pézinhos presos.

ny12xx

Super Moderador
... ninguém faz downhill ou anda aos saltos com pedais de encaixe...

Companheiro Jocas22

Não poderias estar mais enganado:

encb.jpg


Esta é a bike do Steave Peat, e se fores ver as bikes dos outros todos, provavelmente, 75% (ou mais) usam pedais de encaixe.

EDIT: Parece-me que são uns CB Mallet:

cbmallet.jpg


Um abraço

ny12xx
 
Last edited:

Jocas22

Active Member
nunca me faltou humildade pra reconhecer quando me engano. Obrigado companheiro por repores a verdade. :)

edit: realmente não ha nada como um ignorante convencido de que sabe o que está a dizer LOL a convicção com que o escrevi... :fpalm:
 
Last edited:

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Há uns anos eu também pensava como tu, mas certo dia, numa descida, esfolei uma canela com uns pedais (o pé saltou do pedal e a canela transformou-se num hamburger).

A meu ver, os pedais de encaixe são daquelas coisas que só trazem vantagens.

Temos de ter em atenção o período de habituação (mais rápido para uns que para outros).

Habitualmente, quem os usa nunca mais volta aos pedais de plataforma.

Existem pedais de encaixe mais ou menos minimalistas.

Minimalistas.
eggn.jpg


Médios.
candy1f.jpg


Plataforma completa + encaixe.
mallet.jpg


Um abraço

ny12xx
 
Pois é. Eu sou daqueles que andou com pedais de encaixe e... não dá... Não consigo encontrar a posição correcta para o meu pé. Já usei os cleats em várias posições e nada. Já fiz mais de 16.000 kms na minha Trek e mais uns 9.000 na bicicleta anterior, tudo sem pedais de encaixe. Já fui a algumas maratonas e até já cheguei em primeiro numa e tudo isto sem pedais de encaixe. Como achava que deveria mudar, mudei, resultado, voltar aos de plataforma. Definitivamente não é para mim...

Cumps
 

Jocas22

Active Member
o massacre das canelas, nem me lembrava dessa.

@ny12xx eu uso pedais de encaixe e nao volto a plataformas, não sei se percebeste o contrário.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Tinha ficado com a ideia que eras contra.

Acho que existe uma grande relutância em utilizar pedais de encaixe pela primeira vez (pelo menos a mim aconteceu-me), pelo medo de "ficar com os pés presos".

Na minha primeira volta com estes pedais, fui sempre com o coração nas mãos, mas depois habituamo-nos.

As primeiras quedas para o lado são fatídicas e impossíveis de evitar.

A meu ver, a maior vantagem que os pedais apresentam, é a segurança de que os pés não vão saltar numa descida mais hardcore. Para a grande maioria, a maior vantagem será o facto de se poder exercer força nos pedais tanto no sentido descendente como ascendente.

Um abraço

ny12xx
 

gteles

Member
Pedais de encaixe sim, alias, acho quase obrigatório...
Ao contrario do que podem pensar ja dei 2 valentes malhos por causa dos pedais, um deles foi numa prova de btt e ainda faltavam 15km para acabar a prova (foi muito complicado peladar com a canela e a anca inchada).
 

calypso_m2

New Member
Boas companheiros eu acabei de comprar uns pedais de encaixe ontem e umas sapatilhas scott e espero nao me vir a arrepender lol...
Tenho medo dos primeiros tombos...
 

kuto

Member
(...)
Habitualmente, quem os usa nunca mais volta aos pedais de plataforma.
(...)

Um abraço

ny12xx

Conheço um caso que mudou, por insistência de um membro do nosso grupo, que é a sua maneira de ver é: "caí uma vez com pedais de encaixe, por isso não prestam" e não adianta convencer do contrário.
Quando comecei a ir com eles, era dos únicos que ia com pedais de encaixe. Fazia o mesmo que ele e nas subidas ou trilhos técnicos, dava-lhes avanço de metros... Às vezes km :p
Então agora voltou aos pedais de encaixe e já somos os 2 a dar metros de avanço ao outro, que fica na sua e diz: "Quê? Mata-me a subir? Eu chego lá, demore o tempo que demorar", só para não dar o braço a torcer que os pedais de encaixe funcionam...
Mas eu, como bom ciclista que sou, comprei pedais de plataforma para experimentar e posso-vos dizer que prefiro os de encaixe :cool:
 

kuto

Member
Boas companheiros eu acabei de comprar uns pedais de encaixe ontem e umas sapatilhas scott e espero nao me vir a arrepender lol...
Tenho medo dos primeiros tombos...

Caí algumas vezes antes de me habituar. Mas depois torna-se instintivo, é que nem pensas e tiras o pé à vontade.
Tens carta de condução? Ao principio não tinhas de pensar antes de meter as mudanças? Agora metes sem pensar, certo? É a mesma coisa ;)
 

Medroso#78

Active Member
......Pedais de encaixe "4 ever". E melhor em TODOS os apectos (subir, descer, rolar....). Houve uma fase em que usei os de dupla função, só por ser obrigado. Usei 5 anos (e penso continuar a usar na bike 26) o sistema SPD da shimano (nunca caí por ter os pés presos). Vamos lá ver agora na 29er, como me entenderei com os "crank brothers". Já me disseram que não saem com a mesma facílidade mas..... foi a minha opção (por serem bem mais leves). Vamos ver! :s
 
Last edited:

emsfc

New Member
Comprei hoje o meu kit para começar a andar com os pés presos.

Pedais Shimano PD-M540

Sapatos Specialized Sport Mtb (modelo antigo... e mais bonito que o novo :))







Como é normal, também deve trazer o kit de quedas incluído...

Cumprimentos,

Hoje finalmente foi dia de me estrear com o kit pézinhos presos. Saldo final de uma volta de pouco mais de 18 Km's: 02 quedas :D
Foram as duas quase no mesmo sítio, e pelas mesmas razões. Subida bastante inclinada em paralelo húmido com folhas, a roda de trás perdeu tracção e CABUM!!
Felizmente foram duas quedas para o lado, sem qualquer dano para o condutor e para a máquina...
A principal diferença que notei foi o aumento da segurança a descer, principalmente em trilhos muito acidentados com a traseira sempre aos saltos (problema das hardtail).
A subir ainda não notei grandes diferenças, talvez por ainda ter a pedalada formatada para os pés soltos.
Agora é fazer quilómetros para me habituar melhor!

Abraço,
 

RitxPT

New Member
Esta semana tambem comecei a andar com os pes presos, com uns pedais iguais aos da foto mas os tenis uso uns Berg.

Como ja ia preparada para cair devido a falta de experiencia, mal cheguei a lama, um colega pediu-me para parar para o ajudar a arrumar as coisas dele melhor, eu realmente parei, mas so depois me lembrei deste pequeno promenor, pés presos. Queda certa sem me aleijar ;) 20m mais a frente, sinto a bicicleta a cair, tiro o pe direito, a bicicleta vai pa esquerda fui beijar as ervas outras vez. Foram quedas devagar e sem me aleijar nem a bicicleta, mas deu para divertir os meus colegas;)

Isto apenas fez a prever situações, assim quando sei que vou ter quye tirar os pes tiro com bastante distancia de segurança ;)
 

kuhn

New Member
Não se esqueçam de aliviar o aperto do pedal para o sapatinho sair á vontade, a maioria das pessoas que usam pedais de encaixe pela 1ª vez desconhece este facto depois queixam-se do tralho que deram porque o pezinho não saiu.

Nunca se esqueçam que pedalar com o pezinho preso faz bem e dá saude
 

big_max

New Member
Para iniciar deve-se andar com eles no mínimo! depois de se sentirem a vontade convém tb apertar mais pois quanto mais se habituarem mais força para cima vão fazer o que pode tb resultar em que se soltem sem querer...
 

jamb

New Member
Eu então tive que voltar aos pedais de plantaforma pelo menos nos proximos tempos.
Devido a uma cirurgia que fiz no tendão de Aquiles, sinto um pouco de medo ainda de levar os pés presos, daí ter que voltar aos ditos pedais normais...
Vamos ver por quanto tempo...
 

big_max

New Member
e no que é que o encaixe te pode prejudicar que a plataforma não? Eu tenho mais medo de andar sem encaixe do que com ele... sem encaixe é muito fácil o pé sair do pedal e raspares a canela toda nele!
 

commendatore

New Member
Acho que no caso de recuperação do tendão de aquiles, quanto mais móvel e "escorregadio" estiver o pé melhor...por isso fazes bem em estar nos plataforma para já. Tudo o que for força a mais para rodar o pé dá asneira.
Eu no teu caso (já tive um problema no meu tendão de aquiles em miudo) levaria ao máximo a palavra "descanso". Se isso não curar correctamente pode afectar-te para sempre. CUidado. Isso não é um ossinho partido ou um ombro deslocado. É o que suporta o teu corpo.
 
Top