Analise Rock Shox Lyric

jmrgb

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Nota previa

Antes de comecar a minha analise quero fazer a seguinte advertencia. Quem possui Lyrics a funcionar sem problemas e melhor nao lerem o que vem a seguir. Escusam de ficar com pesadelos. Vao antes acender uma velinha ao santo padroeiro das suspensoes, porque ele tem sido generoso convosco.

Outra coisa, que espero que nao vos incomode muito, e que eu nao sei o nome em portugues de muitos componentes da bicicleta, pelo que vou ter que usar os termos em ingles que conheco. Desculpem.

O que descrevo a seguir passou-se exclusivamente nos EUA.


Analise a fiabilidade

Comecemos entao a analise. Eu comprei em principio de Julho uma Trek Remedy 8 que veio com uma Rock Shox Lyric 2-Step. Ja tinha lido acerca de muitos problemas acerca desta suspensao no mtbr, mas por vezes e dificil destrincar problemas isolados em que meia duzia de pessoas tem problemas e fazem muito barulho, de outros em que os problemas sao mesmo recorrentes. Entao ja ia preparado para o pior, mas a fazer figas para que tudo corresse pelo melhor.

Ora no primeiro dia levanto a bicicleta da loja e vou directo para um dos parques aqui da cidade onde costumo andar. Naturalmente, a primeira volta foi de habituacao a maquina e afinacao das suspensoes. Andei a brincar com o 2-Step a alterar o curso entre os 160mm e os 115mm (para quem nao sabe, sao esses os unicas duas posicoes). De uma das vezes que me desmonto da bicicleta para afinar o rebound, reparo que a linha dos 160mm nao aparecia. As coisas ja tinham comecao a correr mal. Um dos problemas habituais do sistema 2-Step e perder curso. No meu caso perdi 20mm de curso nos primeiros quilometros da primeira volta (se pusesse nos 160mm so tinha 140, se pusesse nos 115 so tinha 95). Nao desanimei, continuei a afinar a suspensao e estava a gostar. Passei pela loja e ficou combinado de falar com a SRAM (casa mae da Rock Shox) para eles mandarem outro mecanismo 2-Step para eles instalarem. Entretanto continuaria a andar com ela como estava.

Passa uma semana para a frente, quando passou o factor espanto da novidade, comecei a olhar com mais atencao a bicicleta. Uma das coisas que noto e que o headset parece ter folga. Vai-se a ver, o que tinha folga era a suspensao. Os bushings estavam ja lixados. La vou eu a loja outra vez. Adicionaram novos lowers a lista das pecas a pedir a SRAM (nao tinham tido tempo para entrar em contacto com eles porque andavam super ocupados este verao). A partir desse dia comeco a achar que os problemas relatados na mtbr nao eram apenas o defeito ocasional a que nenhuma marca consegue escapar. Mas continuei a andar nela.

Passa outra semana, paro no fim de uma subida diabolica para descansar e comer uma barrita quando olho para a bicicleta e... o oleo do damper (amortecedor?) ia a escorrer dos botoes da compressao (topo da perna direita) ate ao fundo da perna e ate pingava para o chao. Saiu tanto oleo que fiquei sem damper. Ai ja nao dava para continuar a andar com ela. Deixei a bicicleta na loja, e face a quantidade de problemas, eles mandaram-na para a SRAM para serem eles a repara-la.

Passam-se 2 semanas a andar na minha fiel montada (um Trek 8000 de 2007), quando chega a suspensao arranjada. Tinha levado lowers novos (para resolver o problema da folga nos bushings), um damper novo, e tinham reparado o 2-Step. Pego na bicicleta e vou para casa. Chego a casa, lembrei-me que nao tinha verificado se a suspensao tinha folga... Entao e nao e que tinha? Volto para a loja, eles confirmam que tem folga excessiva e ela la fica outra vez para ir para a SRAM. Desta vez a SRAM envia-me uma Lyric Solo Air de emprestimo para eu nao ficar parado. A minha suspensao, dizem eles, vai para o laboratorio deles para ver o que se passa.

Como andava com a Solo Air, que por sinal ate gostava mais dela (mas quanto a performance ja la vamos), nem dei pelo tempo passar. 1 mes depois la volta a minha 2-Step... com lowers cinzentos (eram pretos originalmente), logo eu que detesto cinzento. Ai passei-me. Recusei-me a ficar com os lowers cinzentos, e a loja la telefona para a SRAM. A SRAM ficou entao de enviar uns lowers pretos para a loja instalar. Entretano, tira a 2-Step da bicicleta e poe a Solo Air de volta, e eu continuo a andar.

Passa 1 semana e pouco, chegam os lowers pretos... sem os grafismos. Bem, podia ser pior, logo se pede os autocolantes, mas que falta de atencao ao pormenor para com um cliente que ja passou por isto tudo. Enfim. Por acaso nesse dia estava na loja, quando o mecanico comeca a instalar os lowers. Aproveitei para ficar la para levar a bicicleta para casa e ver a suspensao por dentro. Tava tudo a correr na boa ate ao ponto em que ele vai apertar o parafudo do lado esquerdo, que rosca na valvula e... aquilo parte-se. Por acaso eu estava a ver e, nao me pareceu nada que ele tivesse apertado muito, porque ainda so lhe tinha dado 1 volta se tanto. Para alem disso no mtbr ja tinha lido que aquilo era super fragil. E tendo em conta a quantidade de vezes que a suspensao ja tinha sido desmontada, nao admira que se tenha partido. Como tinha a Solo Air, mandei um uff de alivio por se ter partido na mao dele e nao meses depois nas minhas maos, e la o confortei pelo desaire. Toca a ligar para a SRAM, mandem la o 2-Step spring (tinha que ser tudo, ouch). Toca a meter a Solo Air na bicicleta.

Passam 2 semanas e nao ha meio de vir a peca. Ate que depois de varios telefonemas, com a SRAM sempre a dizer que ia mandar, la dao um tracking number. Parecia que vinha a caminho. Vinha o tanas. Passados 2 dias ligam para a loja, a dizer que a suspensao tinha mesmo que ir para eles, para serem eles a fazer o servico. Pelos vistos perderam a confianca no mecanico da loja. Nao sei foi porque levaram tanto tempo com o vai e nao vai.

Passa mais 1 semana e tal, volta a suspensao da SRAM. 2-Step novo, os ditos lowers pretos novos (ainda sem os grafismos), e o damper novo, que tinha sido instalado havia 2 meses e ainda nao tinha sido rodado nos trilhos. De origem, so sobrava os uppers, e o eixo. Levando a bicicleta ha 1 da tarde da loja, vou para casa para fazer as minhas afinacoes e esperar que fizesse a digestao. Pelo caminho brinco com o 2-Step alterando o curso. Quando chego a casa e me desmonto da bicicleta... 15mm de curso ja tinham ido a vida. Boa.

Passadas umas horas vou para o parque, fazer um trilho rapido que conheco bem para afinar a suspensao. Na primeira passagem a suspensao parece-me meio esquisita, mas tambem nao tava afinada. Volto ao topo, vou baixar a pressao. Tiro a bomba e jorra-me oleo como se tivesse descoberto um poco de petroleo. Estou habituado a suspensoes a ar, e a sair um pouquito de oleo. Desta vez fez poca no chao, encheu a mangueira toda da bomba, e o spray ainda me contaminou o disco da frente. Boa. Logo agora que tinha conseguido por o raio dos travoes a travar bem e sem barulho. Sigo viagem, e faco a descida pela segunda vez. Agora a suspensao parece ainda pior, como se nao tivesse rebound damping. Chego la abaixo vou mexer nela... oleo a escorrer dos botoes de compressao ate ao fundo da perna. O damper tinha rebentado outra vez. Tendo em conta que o trilho nao tem saltos, e que eu o faco um pouquinho mais rapido com a minha Trek 8000 que tem uma Reba ha 2 anos...

Dou o dia por acabado err estragado, e vou para a loja. Pelo caminho ouco um tick tick. Outro dos problemas habituais da Lyric. A ligacao entre a coroa e as bainhas faz barulho e pode, no limite, levar a uma separacao catastrofica. Ja tinha ouvido esse barulho ha 2 meses (os uppers eram os mesmos de origem), mas como e dificil de identificar a origem dos barulhos, nao associei a suspensao. Depois de 2 meses a andar com a Solo Air que nao fazia barulho, tornou-se evidente de onde vinha o barulho.

Chego a loja, as 5 horas da tarde, 4 horas e 5km de trilhos depois de a ter levantado, e la a deixo. O meu mecanico foi de fim de semana. Ja ia de saida, lembro-me de ver se a suspensao tinha folga. Antes de ir para os trilhos nao tinha. Mas ja nao era a primeira vez (a Solo Air fez isso) que nao tinha folga em nova, mas ganhou folga na primeira volta. Fui entao testar e bem, tinha a mario folga das 4 (que foram todas) que tinham ganho folga.

Posto isto, a solucao vai ser a Trek trocar-me a Lyric por uma Fox 36 Vanilla, e eles que se entendam com a Rock Shox. Vamos ver como o processo se desenrola. Se assim nao for, entrego a bicicleta e peco devolucao do dinheiro.


Analise a performance

Agora vem a parte chata. Juntando a minha experiencia que relatei acima, as experiencias de outras pessoas que li na mtbr, esta visto (pelo menos para mim) que a fiabilidade desta suspensao e 0. Se a performance, quando esta a funcionar a 100%, fosse do mesmo nivel, nao me custava deixa-la ir embora. SO que nao, so para chatear a performance e bastante boa, pelo menos para quem nao experimentou nada da concorrencia.

Os ajustamentos de compressao parecem nao fazer nada quando estamos parados. Esta e uma suspensao que precisa mesmo de ser afinada a andar. E ai nota-se bem a diferenca. Para os trilhos em que ando, nao encontrei grande utilidade no high speed compression (HSC). Nota-se bem que faz alguma coisa, porque se puser um bocado naqueles buracos pequenos e repetidos nota-se que ela fica dura. Nos saltos, nao parece fazer grande diferenca. Tambem, se aquilo e um high speed compression no verdadeiro sentido da palavra, a aterragem de um salto nunca e um impacto de alta velocidade, portanto nao deveria activar esse circuito.

Quanto ao ajuste de curso, na minha sinceramente opiniao e inutil. E claro que isto vai depender muito da bicicleta em que esta montada, do terreno, e principalmente do piloto. O problema para mim e que a reducao para 115mm e muito grande. Acho que alguma coisa entre 130 e 140 seria muito mais util. O facto de baixar muito a frente faz com que o angulo do selim e do tubo do selim se alterem radicalmente, o que causa uma grande confusao e uma sensacao de cair para a frente. A excepcao e naquelas raras subidas quase a pique, tipo missao impossivel. Como andei 2 meses com a Solo Air que nao tem ajuste de curso, posso dizer que nunca senti lhe senti a falta. Pode ser pelo facto de a Remedy ter uma geometria bastante equilibrada, ou de eu movimentar bem o peso na bicicleta, mas o que e facto e que a subir a 15/20% e com raizes, a roda da frente continuava no chao, mesmo a 160mm. Portanto, pelo peso adicional (300g ou assim), preco (mais 100) e sobretudo pelos problemas, nao aconselho (bem, eu nao aconselho a Lyric, ponto final, mas muito menos a 2-Step).

A versao 2-Step tem uma camara mais pequena em relacao a Solo Air, em virtude do espaco ocupado pelo sistema 2-Step. O resultado e que a 2-Step tem uma actuacao mais progressiva, ficando os ultimos 25mm reservados para impactos realmente grandes. A Solo Air tem uma actuacao muito perto de linear. E facil usar o curso todo, mas nunca senti a bater quando o faco. So sei pelas marcas do po. Gostei mais da Solo Air do que da 2-Step, mas isso tambem pode ter sido pelo facto de ter feito muitos mais km com a Solo Air e te-la muito bem afinadinha.


Conclusao

Problemas ocasionais todos os produtos tem. E a alguem tem que calhar a fava. Mas quando se ouvem tantos problemas, e nos toca a nos, fica-se com a pulga atras da orelha. Quando os mesmos problemas ocorrem uma vez e outra connosco (4x folga nos bushings, 2x perda de curso, 2x damper rebentado, 1x coroa a fazer barulho), entao realmente algo se passa. Nao e so azar.

Esta a uma suspensao em que e preciso ter sorte para arranjar uma que funcione. Pelo preco que pedem por ela, nao compensa entrar no jogo. Boa performance mas fiabilidade zero.

Parafraseando um mecanico que respondeu a um topico meu no mtbr: "Depois da minha experienca com as Lyrics aqui na loja, uma delas minha, so a consideraria se custassem $200.. e viessem aos pares".

Nao digam que nao foram avisados.
 

jonypaul

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Wow, isso é que é azar.

Sim, porque conheço três pessoas com Lyriks, todas 2-Step, e todas funcionam bem! Performance perfeita. E creio que o unico problema que têm é o facto de não descer até aos 115mm, falta-lhe um pouco, mas isto passados alguns meses de abuso.
Porque é que não "pediste" logo uma totalmente nova, tendo em conta os vários problemas? Estando na garantia, e tendo tantos problemas em todo o lado, eles só tinham de a substituir.

Esta história toda assusta-me um pouco, porque eu espero vir a ter uma Lyrik numa bike futura... mas talvez até lá a RS corrija todos estes problemas.
 

jmrgb

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Bem, quanto a darem-me uma nova, nao vale a pena. A Solo Air que me enviaram de emprestimo era novinha em folha. Desenvolveu folga nos bushings logo na primeira volta. E agora, passados 2 meses e 500km, esta a comecar a pingar oleo do damper cada vez que mexo nos botoes da compressao. Dado o historial, ja sei que esta para rebentar mais dia menos dia. Para alem disso, a unica coisa que nao era nova eram os uppers. Eles nao os trocaram porque eu nao me queixei que faziam barulho (porque nao tinha a certeza que eram dali que vinha) e, face aos problemas que tem tido com os uppers, decidiram continuar, e na minha opiniao bem, com uns que sabiam que funcionavam. So que eu nao me queixei porque nao andei tempo suficiente com ela para identificar a origem do tick tick.

Sim, ha muito azar, mas alguma coisa esta muito mal. Azar e a suspensao fazer isto ao inicio e depois ser arranjada. Calhou-nos a fava. Mas o problema dos bushings e so a quarta vez. Quando as coisas vao para a arranjar, nos vemos que levou pecas novas, e passado um pouco fica na mesma, deixa de ser so azar.

Obviamente que nao dao todas problemas (mas como dizes as dos teus amigos ja estao a dar problemas com o 2-step, se bem que com esse vivia eu bem). E penso que a maioria nao dara tantos problemas. Agora temos que ver que 2008 foi o segundo ano de producao das Lyric. Suspostamente o 2-step que puseram agora e de 2009. E o resultado esta a vista. Ha simplesmente coisas que foram mal desenhadas, e que nao ha volta a dar.

Tu estas exactamente na mesma posicao que eu estive em Junho quando decidi arriscar com a Lyric. Ja tinha lido casos, e nao era so 1, de pessoas no mtbr que tinham tido problemas sucessivos. Isso devia-me ter levantado a lebre. Essas pessoas tinham comprado a suspensao a parte, e ao terceiro ou quarto problema, venderam a suspensao nova que receberam da Rock Shox e partiram para outra. Como estava, e estou, super contente com a Reba, como a Pike e um portento de fiabilidade, pensei que era apenas um caso isolado de azar ou abuso, e tambem problemas derivados da juventude da suspensao, que seriam rectificados no segundo ano. Agora, olhando para tras, parece que estava a ser um pouco optimista. O meu odio de estimacao a Fox pagou-se caro, porque podia ter pedido para trocar por uma Fox 36 a borla.

A unica coisa menos ma no meio disto tudo, e que o servico de apoio ao cliente da Rock Shox aqui nos EUA e muito bom. Darem-me uma suspensao nova de emprestimo, foi porreiro. Mas sinceramente no ultimos tempos ja se notava que estava a piorar. Este ano tem tido uma vaga de problemas com muitos outros modelos que antes nao davam problemas (tipo a gama toda a pingar oleo do botao do rebound, a juntar aos problemas cronicos da Lyric e Totem que nao foram resolvidos).

Se queres mesmo a Lyric, boa sorte. Se e so porque vem na bicicleta, tenta negociar a troca por uma Fox Van 36, e pede logo para lhe mudarem o oleo. O unico problema reportado com as Fox 36 e que algumas vem com pouco oleo no semi bath ou mesmo nenhum, e depois os bushings vao logo a vida. De resto, nao tenho lido problemas nenhuns que me parecem consistentes. Obviamente, ha o problema ocasional, mas que costuma ficar resolvido de vez na primeira intervencao.

Nao quero assustar ninguem, nao estou numa cruzada contra a Rock Shox, apenas estou a contar as coisas como foram. Cabe agora a cada um integrar esta informacao no seu processo de decisao de compra de uma destas suspensoes.
 

jmrgb

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So uma coisa, nao sei se cheguei a dizer ou se disse e passou despercebido.

Isto tudo passou-se tudo exclusivamente nos EUA e as reparacoes foram feitas pela casa mae.

A Ciclocoimbroes nao tem nada a ver com o assunto.

E Josant, obrigado. A paciencia nao sei de onde tem vindo.

A minha namorada tambem esta a ver um lado positivo nesta saga. Que e eu ganhar paciencia (eu que tenho tendencia a explodir com pouco).
 
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