Boas Malta, o presente tópico servirá para dar a conhecer - dentro do possível - a minha nova companheira! A mudança não se adivinhava tão significativa quando fiz a troca de quadro (ex-Focus Super Bub 2008), mas tenho a dizer que foi mesmo radical... do dia pra noite!!
Vamos por partes: 8)
Vamos por partes: 8)
COMPONENTES:
QUADRO Mission Carbon/A66-Disc + Carbon S/S
SUSPENSÃO FOX 32 F RL
AMORTECEDOR DT SWISS LRS Lite RL
APERTO SELIM KCNC
APERTO RODAS KCNC
AVANÇO Thomsom X4 (Kit Parafusos TI)
ANILHAS DIRECÇÃO FSA Carbon
CAIXA DE DIRECÇÃO FSA Carbon
TAMPA DA CX DIRECÇÃO KCNC
GUIADOR RITCHEY XC Flat – 580mm
PUNHOS RITCHEY Wcs Ergo
CABOS JAGWIRE
RODAS MAVIC Crossride
KIT TUBLESS No Tubes
PNEUS WTB Weirwolf 2.1 Tubeless
TRAVÕES MAGURA Louise
DISCOS HOPE Disc Mono 6 Saw 160mm
ESPIGÃO KCNC TI Pro Lite
SELIM SELLE Yutaak
DESVIADOR FRENTE SHIMANO Deore LX
DESVIADOR TRASEIRO SHIMANO Deore XT Shadow c/ Roldanas KCNC 11D
CASSETE SHIMANO XT 11-34 – CS M770
CORRENTE SHIMANO XTR – CN 7701
MANIPULOS SHIMANO Deore LX (S/visor)
PEDALEIRO SHIMANO LX – 44/32/22 c/Parafusos TISO
EIXO PEDALEIRO Integrado
PEDAIS SHIMANO Deore XT – PD M770
CONTA KM SIGMA Wireless
Conforme comentário inicial, a troca do quadro foi uma oportunidade de negócio que não pude deixar de aproveitar. Contudo, confesso que por vários motivos não criei grandes expectativas para esta mudança até porque estava bastante satisfeito com o conjunto Focus. Ainda assim, esta montagem veio se revelar um verdadeiro canhão! A bicicleta demonstra-se desde o inicio muito equilibrada, sendo que sobe tão bem quanto se desce! Isto transmite uma enorme confiança para tirar todo o partido do material e por consequência abusarmos da montada!
A rolar (10/10) - No inicio, tal a diferença de peso e sobretudo de maneabilidade, a ideia que transmitia era que levava sempre uma mudança a menos… É fácil manter ritmos e cadências com este conjunto e quando chega a hora de acelerar, a Merida fá-lo muitíssimo bem… para isso muito contribui o amortecedor DT SWISS que “fecha” a bicicleta por completo… aqui, ao contrário da Focus, não há lugar a bombeio e a pedalada é aproveitada na integra!
A subir (8/10) – Ainda estou na fase de experiências relativamente a melhor pressão a utilizar. Na maioria das vezes rolo com o amortecedor bloqueado para melhor aproveitamento da pedalada, contudo, em secções mais técnicas noto algumas perdas de tracção pois como o material não cede, leva a bicicleta a levantar um pouco a roda traseira… algo a rever com melhor afinação do rebound e/ou alteração da pressão utilizada.
A descer (10/10) – Aqui meus amigos, foi a completa surpresa! Quem conhece o quadro Focus, Super Bud, considerando o link de suspensão traseiro e olhando / comparando com o Merida, nunca imagina que esta geometria fosse tão favorável a descer! Esta bike mostrou-se muito digna destas andanças… super fácil de conduzir e sobretudo fácil de ultrapassar qualquer tipo de obstáculo, e depois, ágil, muito ágil… tornando o conjunto super rápido! Apesar de rolar apenas com 100mm de curso frontal, o que na minha opinião chega perfeitamente, a junção dos WTB ajuda muito neste capítulo, sendo uns pneus que primam pela tracção e detrimento da capacidade rolante! Sem dúvida alguma, um canhão a descer!
Por agora e em jeito de conclusão, a troca de quadro foi um grande surpresa pelos novos comportamentos e sobretudo pela mais valia que se revelou todo o conjunto! Prometo de futuro ir actualizando aqui o tópico com mais e nova informação!
Agora aquilo que todos gostam… as fotos…
A rolar (10/10) - No inicio, tal a diferença de peso e sobretudo de maneabilidade, a ideia que transmitia era que levava sempre uma mudança a menos… É fácil manter ritmos e cadências com este conjunto e quando chega a hora de acelerar, a Merida fá-lo muitíssimo bem… para isso muito contribui o amortecedor DT SWISS que “fecha” a bicicleta por completo… aqui, ao contrário da Focus, não há lugar a bombeio e a pedalada é aproveitada na integra!
A subir (8/10) – Ainda estou na fase de experiências relativamente a melhor pressão a utilizar. Na maioria das vezes rolo com o amortecedor bloqueado para melhor aproveitamento da pedalada, contudo, em secções mais técnicas noto algumas perdas de tracção pois como o material não cede, leva a bicicleta a levantar um pouco a roda traseira… algo a rever com melhor afinação do rebound e/ou alteração da pressão utilizada.
A descer (10/10) – Aqui meus amigos, foi a completa surpresa! Quem conhece o quadro Focus, Super Bud, considerando o link de suspensão traseiro e olhando / comparando com o Merida, nunca imagina que esta geometria fosse tão favorável a descer! Esta bike mostrou-se muito digna destas andanças… super fácil de conduzir e sobretudo fácil de ultrapassar qualquer tipo de obstáculo, e depois, ágil, muito ágil… tornando o conjunto super rápido! Apesar de rolar apenas com 100mm de curso frontal, o que na minha opinião chega perfeitamente, a junção dos WTB ajuda muito neste capítulo, sendo uns pneus que primam pela tracção e detrimento da capacidade rolante! Sem dúvida alguma, um canhão a descer!
Por agora e em jeito de conclusão, a troca de quadro foi um grande surpresa pelos novos comportamentos e sobretudo pela mais valia que se revelou todo o conjunto! Prometo de futuro ir actualizando aqui o tópico com mais e nova informação!
Agora aquilo que todos gostam… as fotos…
P.S. Um agradecimento ao IdFrancis pelos autocolantes personalizados FOX.
Grande abraço.
Jalabai