Boas, resolvi mostrar por aqui a minha Zenith e escrever um pouco sobre ela, uma vez que não me parece que seja um modelo com muita saída no mundo virtual...
Tenho-a há mês e meio e comprei-a após um interregno de bikes desportivas de cerca de um ano. Apaixonei-me pelo BTT com uma BH Supra 200, de 96. Era uma bike modesta, mas nunca me deu problemas de maior, mesmo tendo uma utilização nada meiga e uma manutenção pouco cuidadosa. Andou comigo durante uns 12 anos, com pausas, e desfiz-me dela em 2008. Só nessa altura reparei que a pedaleira, de origem, tinha 3 dentes em falta na talega e 2 em falta no prato do meio... Seguiu-se uma KTM Ultra Fun e em 2010 uma Mondraker Factor XC. Pelo meio uma Specialized Allez, de estrada. Em 2009 foi-me diagnosticada uma doença reumática crónica, que me afecta as grandes articulações e nervos e que foi baixando a minha vontade e disposição para andar de bike desportivamente...
Mas, no final deste verão achei que estar "parado" não era solução e fui em busca de uma nova companheira de duas rodas a pedal. Estabeleci os 1000€ como "barreira psicologica" para a escolha e equacionei várias marcas e modelos. Como pontos fundamentais: qualidade, leveza, estética, posicionamento na gama e actualidade do quadro. Os componentes, embora importantes, não eram a minha maior preocupação, excepção apenas à suspensão. Assim, após considerar KTM Ultra Sport, Cannondale SL1, Mérida 900, BH Zenith 7.6 e as Canyon,estava para encomendar uma Canyon, mas a previsão era para o inicio de 2012. Assim optei pela BH pelo seguinte:
- Quadro moderno, com um peso anúnciado de 1380g em tamanho S, muito actual com apoios de disco post mount, press fit, direcção cónica;
- Quadro posicionado no topo dos rigidos de aluminio da marca, ao invés de uma montagem já no "limite" do quadro;
- Suspenção a ar;
- Transmissão 10V;
Apresento então a minha Zenith 7.6:
O apoio PostMount, bonito e eficaz!
Sr Suntour Raidon X1, 100mm tapered
A beleza das soldaduras polidas, a fazer lembrar carbono
O principal upgrade até agora, espigão de carbono
Vista do cockpit, com o velocimetro Btwin Count4
As rodas, cubos Shimano RM66 e aros DT Swiss 445D
Os punhos, um bocado rijos de mais. A sustituir brevemente
Quanto à descrição dos componentes:
- Quadro BH Zenith, tamanho S;
- Sr Suntour Raidon X1 100mm, tapered;
- Rodas Shimano RM66 + DT445D, centerlock;
- Pedaleiro Shimano M552 3x10 (42/32/24);
- Travões Shimano M446 160mm;
- Desviadores Deore/SLX;
- Cassete Deore 10V 11-36;
- Manipulos Deore 10V;
- Avanço Titan Lite 80mm;
- Guiador Titan Lite Rizer;
- Espigão de selim Titan Lite 31,6 400mm; Hylix Carbon 31,6 400mm
- Selim Titan Lite;
- Pneus Continental Explorer 2.1;
- Punhos Titan clamp;
- Pedais Shimano M520;
- Velocimetro Btwin Count4.
Por enquanto só lhe fiz umas alterções simples, nomeadamente a conversão para tubeless, com camara 20'', e troquei o espigão de selim de origem (360g) por um de carbono (180g). Falta-me converter a roda da frente...
O peso anunciado da bike é de 11,70 Kg sem pedais, mas acusou 12,30Kg, com os M520. Portanto o peso anunciado tem um desvio de 200g... Não me espanta, porque o peso anunciado dos componentes Titan é um pouco optimista...
Actualmente está nos 12,18Kg, pronta a rolar
Estou bastante satisfeito com a bike, e quanto mais ando mais satisfeito fico. É muito rápida e agil, nervosa e reactiva com boas acelerações. Não sinto grandes percas de tracção na resposta. A coluna de direcção tapered torna a direcção muito sólida, mas ao mesmo tempo muito directa. A nível de componentes também estou satisfeito, tendo obviamente a noção que não são topo de gama, mas funcionam na perfeição.
Brevemente penso trocar de rodas, mas ainda não estou certo disso. É que estas rodas, embora pesadotas (assim por alto tavez uns 2100g) são muito rolantes... Certo é que com a troca de rodas consigo tirar uns 600g.
Bom, vou actualizando o tópico conforme se justifique
Tenho-a há mês e meio e comprei-a após um interregno de bikes desportivas de cerca de um ano. Apaixonei-me pelo BTT com uma BH Supra 200, de 96. Era uma bike modesta, mas nunca me deu problemas de maior, mesmo tendo uma utilização nada meiga e uma manutenção pouco cuidadosa. Andou comigo durante uns 12 anos, com pausas, e desfiz-me dela em 2008. Só nessa altura reparei que a pedaleira, de origem, tinha 3 dentes em falta na talega e 2 em falta no prato do meio... Seguiu-se uma KTM Ultra Fun e em 2010 uma Mondraker Factor XC. Pelo meio uma Specialized Allez, de estrada. Em 2009 foi-me diagnosticada uma doença reumática crónica, que me afecta as grandes articulações e nervos e que foi baixando a minha vontade e disposição para andar de bike desportivamente...
Mas, no final deste verão achei que estar "parado" não era solução e fui em busca de uma nova companheira de duas rodas a pedal. Estabeleci os 1000€ como "barreira psicologica" para a escolha e equacionei várias marcas e modelos. Como pontos fundamentais: qualidade, leveza, estética, posicionamento na gama e actualidade do quadro. Os componentes, embora importantes, não eram a minha maior preocupação, excepção apenas à suspensão. Assim, após considerar KTM Ultra Sport, Cannondale SL1, Mérida 900, BH Zenith 7.6 e as Canyon,estava para encomendar uma Canyon, mas a previsão era para o inicio de 2012. Assim optei pela BH pelo seguinte:
- Quadro moderno, com um peso anúnciado de 1380g em tamanho S, muito actual com apoios de disco post mount, press fit, direcção cónica;
- Quadro posicionado no topo dos rigidos de aluminio da marca, ao invés de uma montagem já no "limite" do quadro;
- Suspenção a ar;
- Transmissão 10V;
Apresento então a minha Zenith 7.6:
O apoio PostMount, bonito e eficaz!
Sr Suntour Raidon X1, 100mm tapered
A beleza das soldaduras polidas, a fazer lembrar carbono
O principal upgrade até agora, espigão de carbono
Vista do cockpit, com o velocimetro Btwin Count4
As rodas, cubos Shimano RM66 e aros DT Swiss 445D
Os punhos, um bocado rijos de mais. A sustituir brevemente
Quanto à descrição dos componentes:
- Quadro BH Zenith, tamanho S;
- Sr Suntour Raidon X1 100mm, tapered;
- Rodas Shimano RM66 + DT445D, centerlock;
- Pedaleiro Shimano M552 3x10 (42/32/24);
- Travões Shimano M446 160mm;
- Desviadores Deore/SLX;
- Cassete Deore 10V 11-36;
- Manipulos Deore 10V;
- Avanço Titan Lite 80mm;
- Guiador Titan Lite Rizer;
- Espigão de selim Titan Lite 31,6 400mm; Hylix Carbon 31,6 400mm
- Selim Titan Lite;
- Pneus Continental Explorer 2.1;
- Punhos Titan clamp;
- Pedais Shimano M520;
- Velocimetro Btwin Count4.
Por enquanto só lhe fiz umas alterções simples, nomeadamente a conversão para tubeless, com camara 20'', e troquei o espigão de selim de origem (360g) por um de carbono (180g). Falta-me converter a roda da frente...
O peso anunciado da bike é de 11,70 Kg sem pedais, mas acusou 12,30Kg, com os M520. Portanto o peso anunciado tem um desvio de 200g... Não me espanta, porque o peso anunciado dos componentes Titan é um pouco optimista...
Actualmente está nos 12,18Kg, pronta a rolar
Estou bastante satisfeito com a bike, e quanto mais ando mais satisfeito fico. É muito rápida e agil, nervosa e reactiva com boas acelerações. Não sinto grandes percas de tracção na resposta. A coluna de direcção tapered torna a direcção muito sólida, mas ao mesmo tempo muito directa. A nível de componentes também estou satisfeito, tendo obviamente a noção que não são topo de gama, mas funcionam na perfeição.
Brevemente penso trocar de rodas, mas ainda não estou certo disso. É que estas rodas, embora pesadotas (assim por alto tavez uns 2100g) são muito rolantes... Certo é que com a troca de rodas consigo tirar uns 600g.
Bom, vou actualizando o tópico conforme se justifique