[ANÁLISE / TESTE] Decathlon Rockrider 9.1 2006

psilva

New Member
Após muita leitura feita, na sua maior parte aqui no fórum, e depois de inicialmente estar inclinado para uma Specialized Rockhopper Pro Disc acabei por optar por esta. "Porquê ?" estarão estupefactos alguns a perguntar ... :mrgreen: Eu explico:

- Em primeiro lugar, não fazia a mínima ideia dos preços actuais das bicicletas, e andei apenas a ler opiniões e testes por essa net fora ... e quando os vi ... :shock:
- Em segundo, porque após alguma leitura e também conversa com alguma malta já batida, todos me aconselharam ir para uma FS ... que o rabinho agradeceria ... :lol:
- Em terceiro, porque me apercebi que as únicas coisa que distinguiam esta das ditas de marca, é o quadro ... e o preço ...

:eek:fftopic:
Uma outra razão, que embora para muitos não seja válida, é para mim ... que é o facto de quando vou comprar algo, não suporte que me digam ... ah e tal só mandei vir 2 pois não sei se se vende ... já vendi ... e agora só mando vir mais se tiver mais de x encomendas ... bem sei que a vida custa a todos, mas não entendo que quem tenha um negócio, não assuma alguns riscos e só manda vir o que sabe que vende. Não me levem a mal, mas é por essa razão que gosto de comprar nas grandes superficíes ... a mim dá-me gosto ir por exemplo a um MediaMarkt (passo a publicidade) e ter em exposição mais de 100 modelos de televisões e poder tocar-lhes e ver a estética e o aspecto ... quando vou a uma loja, tenho 2 ou 3 modelos dos mais baratinhos e depois mostram-me o catálogo ... :wtf: ... para isso compro na net que até fica mais barato ...
:back2topic:

... mas voltando à análise, eis a dita cuja:
911404.jpg


Características:

Quadro: Alumínio 6061 + Sistema de suspensão N.E.U.F com 2,8 kg
Suspensão: Rock Shox Tora Motion Control 100 mm com bloqueio e anti-bombeio
Pedaleira: Truvativ Blaze Power Spline 22 x 32x 44
Desviador dianteiro: Shimano Deore front derailleur
Desviador traseiro: Shimano LX rear derailleur
Cassete: SRAM ESP 5.0 11 x 32 9 velocidades
Avanço: Rockrider Sport 600/640mm sobreelevado
Guiador: Rockrider 6° de JD
Espigão: Rockrider 29.8mm de JD
Selim: Fi’zik Nisene Sport
Pedais: Wellgo 823 WPD automáticos
Rodas: Rockrider disc 32 buracos da Rigida
Pneus: Hutchinson Bulldog 2.10
Cubos: JT D041/D142
Raios: Mach1 2mm aço inoxidável
Travões: Hayes disco hidráulicos HFX Nine 160mm
Peso: 13,9 kg (tamanho L)

Vista esquerda:
ecfda540.jpg


Vista direita:
ecfda488.jpg


Vista frontal:
ecfda4c4.jpg


Suspensão dianteira:
ecfda526.jpg


Desviador traseiro:
ecfda517.jpg


Pedaleira:
ecfda505.jpg


Suspensão do quadro:
ecfda4f2.jpg


Selim (já não é o original ... :mrgreen:):
ecfda4d9.jpg


Sistema N.E.U.F., pedaleira e desviador dianteiro:
ecfda4b1.jpg


Manetes, guiador, avanço:
ecfda49a.jpg


Agora os meus comentários ... antes de mais sou um completo maçarico no que respeita a BTT. Andei muito de bicicleta em míudo e era meio maluco, mas já à alguns anos que não andava. Esta análise baseia-se em +- 120 km feitos com a malta do bicicletando.com nas zonas de Sintra, Guincho, Praia Grande, Praia das Maças, Janas, Lourel, Lagoa Azul, Barragem da Mula. Sou sempre o último a chegar nas súbidas :mrgreen: ... já nas descidas nem por isso ... talvez ande um pouco sem medo por não ter caído ainda ... :rotfl:
Assim sendo esta análise, embora pouco valha para os prós, (vale o que vale) poderá ter algum valor para quem como eu se está a (re)iniciar na modalidade.

Quanto à dita cuja, já tem duas alterações feitas e que foram:
- Pedi para me montarem uns pedais de plataforma pois além de não ter sapatos para os automáticos, não tenho de certeza a prática necessária para começar já nuns automáticos. Quando os montar e comprar os sapatos. faço o update. Meti também uns ganchos que me ajudaram à performance.
- O selim está (provisóriamente) reformado (não se deu muito bem com o rabinho e como tive que optar ... :rotfl:)

Comecemos então:

Quadro e respectiva suspensão
Até ver, nada a apontar. Parece estável e tem aguentado alguns embates, pois não sou muito prudente nas descidas e de vez em quando lá vem um pancada mais forte. O sistema NEUF é de facto muito eficiente e quando sentado, mesmo a subir não bombeia nada ... já experimentei inclusivé na mudança mais leve (pedaleira pequena + última cassete) e impecável. Torna também as descidas de piso mais irregular muito confortáveis. A suspensão do quadro também parece muito boa e precisa. Mesmo a levar pancada ainda só foi a 80% do seu curso ... isto sem qualquer tipo de afinação ... gostei.

Suspensão dianteira
Simplesmente espectacular. É por isso que não travo muito nas descidas. Acho que pode melhorar, pois nao me parece estar a usar o curso todo .. talvez ande pelos 65 %. Se calhar pode afinar-se. Também não foi mexida. Não experimentei o bloqueio e o anti-bombeio ainda ... aliás ... nem sei como se faz ... :mrgreen:

Pedaleira
Assim à primeira vista, parece um pouco frágil ... vamos ver como se aguenta ...

Desviador dianteiro
Grande desilusão aqui ... nem quero imaginar como será a gama inferior, pouco preciso a mudar ... às vezes é preciso dar mais um toque no manípulo, especialmente quando se passa dos carretos menores para os maiores. Já no inverso funciona um pouco melhor. Não sei ... se calhar sou eu que sou azelha, mas como o traseiro funciona bem ...

Desviador traseiro
Este sim ... cinco estrelas ... às vezes nem ouço a passagem ... só sei que passei porque a cadência muda ... :mrgreen: ... muito bom ... gostei muito.

Cassete
Parece boa e precisa, mas fico com a sensação que não vai durar muitos kms ... parece algo gasta com apenas cento e poucos kms ... ou então é o azelha que não sabe usá-la ... :rotfl: ... vamos ver ...

Avanço e guiador
Aspecto sólido apesar da leveza. Algum desconforto nas mãos ao fim de 40 km ... não sei se estará na melhor posição ... a ver ...

Espigão
Sou pesadito e aquilo ainda tá no mesmo sítio portanto deve de ser bom ... :lol:

Selim
Acho que é o pior da bicicleta ... aliás ... só fez alguns kms e foi trocado pelo SMP. Bem sei que ainda não "o tenho calejado", mas assim que mudei para o SMP, foi logo outra coisa portanto acho que é mesmo do bicho ...

Pedais
Ainda não experimentei ... mas os que tenho (Decatlhon alumínio pretos) gosto bastante.

Rodas e raios
Parecem-me bastante resistentes pois à pancada que têm apanhado ...

Cubos
Não sei ... mas o da frente tem assim uma chiadeirazita quando se anda muito ... muito devagar ... coisa pouca ... mas como eu sou um grande desleixado ... é verdade ainda não a limpei nem lubrifiquei nem nada ... :oops:

Pneus
Muito bons em terrenos muito irregulares tipo pedras e trilhos de terra rijos, raizes e folhagem seca, já em gravilha ou terra mais solta deixam-me algo apreensivo quanto à velocidade. No alcatrão dão-te cabo da "caixa", pois fazem puxar muito pela perninha... :lol:

Travões
É de facto, quanto a mim, o melhor da bicicleta ... muito precisos, com uma travagem fortíssima (é preciso ter cuidado com o da frente especialmente porque aquilo trava mas trava) num curto espaço ... consegue-se ir quase parado naquelas descidas que alguns só fazem desmontados ... excelentes ... só fazem por vezes um pouco de barulho quando se trava fraco, mas penso que talvez seja uma questão de afinação, pois a travagem é sempre muito boa. Cinco estrelas ... fiquei surpreendido !!! :shock:

Peso
Bom ... se uma Specialized HT pesa mais ... o que querem que eu diga ... :yeah:

Conclusão:
Acho que é uma excelente bicicleta, e pelo preço ...
 

José Martins

Administrator
Tens outro tópico, aqui em "Análises e testes" sobre a Rockrider 9.1.
De qualquer forma, ficas certamente bem servido com esse teu modelo.

Boas pedaladas.
 

psilva

New Member
cristovao martins said:
Tens outro tópico, aqui em "Análises e testes" sobre a Rockrider 9.1.
De qualquer forma, ficas certamente bem servido com esse teu modelo.

Boas pedaladas.

Boas,

Esse tópico é sobre a de 2005 ... no entanto se os Srs. Administradores acharem que deve de ir pr´ó referido tópico ... faz favor ... :mrgreen:

Cumprimentos,
 
psilva said:
- Em primeiro lugar, não fazia a mínima ideia dos preços actuais das bicicletas, e andei apenas a ler opiniões e testes por essa net fora ... e quando os vi ... :shock:

Isso foi mais ou menos o que me aconteçeu...
E lia as coisas mas como não percebia quase nada daquilo, acabei por estabeleçer um limite de preço e comprei uma Decathlon.

Quanto à RockHopper que referes, a alternativa da Decathlon é a 8.2 ( rígida e pesa 11,7 Kg ) e custa apenas menos 395 €.
Quase 80 contos a menos. :shock: :evil:

Mas tens ai uma muito boa bicicleta, agora é andar.
E não é por ter uma que digo isto. :mrgreen:

No amorteçedor trazeiro colocas, ou retiras, ar para ficar mais ou menos duro. A Suspensão da frente não tenho a certeza se é a ar ou não. :?:

Quanto ao desviador da frente, fica lá com o dedo a empurrar até a mudança entrar, que assim elas entram bem melhor.
 

psilva

New Member
António13_PT said:
No amorteçedor trazeiro colocas, ou retiras, ar para ficar mais ou menos duro. A Suspensão da frente não tenho a certeza se é a ar ou não. :?:

Quanto ao desviador da frente, fica lá com o dedo a empurrar até a mudança entrar, que assim elas entram bem melhor.

Não me parece necessário mexer no amortecedor traseiro ... acho que está bom assim. Quanto ao dianteiro, sim é a ar também, mas como disse ainda não lhe mexi, aliás nem tenho bomba ... :wink:

Quanto ao desviador, já me tinha apercebido desse truque, no entanto acho que não deveria de ser necessário, se para "descer" não é, para "subir" também não deveria ser ... :wtf:
 

José Martins

Administrator
Eu também tive esse problema na minha bicicleta, na altura o meu desviador da frente era um Deore.
Por vezes, pode ser uma questão de afinação, mas no meu caso tive constantemente esse problema, até o trocar por um XT e a mudança foi do dia para a noite.
Aquela brincadeira passou a ter uma precisão como eu ainda não tinha experimentado.
Mas pede na loja para o verificarem.

Boas pedaladas.
 

psilva

New Member
Bom ... já lá vão 250 km e está na altura de um update ... :mrgreen:

O desviador da frente continuava cada vez pior ... a ponto de me começar a saltar a corrente por vezes ... :wtf:
Agarrei-me ao manual e lá fiz uns "tunningzitos" ... aquilo de facto melhorou, mas ainda continuo a não gostar muito do funcionamento ... quando faço as passagens sem tracção funciona razoavelmente bem, mas com tracção ... :greg:

Bom ... já agora espero pela revisão dos 3 meses, e depois logo vejo se era afinação que faltava ...

Quando ao resto tudo está a portar-se bem ... já andei com lama e os pneus portam-se muito bem ...

No amortecedor da frente tenho o que aparenta vestígios de lubrificação (o pó agarra lá) muito leves na parte de cima ... também hei-de perguntar se aquilo é normal pois quanto ao funcionamento continua a portar-se muito bem.

O amortecedor do meio ... e após uns saltozitos de prái de 20 ... 30 cm :mrgreen: continua sem aumentar o curso utilizado acima dos 65% ... será que está muito dura ? É que eu até peso um bocadito (84 km) e quanto me ponho de pé com mudanças leves aquilo bombeia um bocadito, não muito é certo, mas um bocadito.

E pronto ... por ora é tudo ... quando chegar aos 500 actualizo ... :mrgreen:
 

Latinhas

New Member
:mrgreen:

Bem a comunidade Decathlon parece não parar de aumentar. (A crise rconómica tb não!!)
O que acham de iniciar um tópico exclusivo das bikes de supermercado??

:D
 

pratoni

Active Member
Essa questão do desviador dianteiro deve ser mera afinação...

Para além de mexeres nos parafusos do High e Low experimenta puxar mais um bocado o cabo para lhe dar mais tensão e colocar o desviador na posição correcta.

Digo isto porque quando mudei o eixo pedaleiro notei que o desviador dianteiro ficou bem desafinado (a pedaleira não deve ter ficado, por alguma razão, alinhada no mesmo sitio) cheguei a ir à loja reclamar, o gajo andou lá a mexer mas ficou quase na mesma e começou a dizer, "sabes o desviador já não é novo, a mola já não tem a mesma força de nova, etc e tal..."

Queria era ver se vendia um novo... :s :wink: :wink:

Como não me apetecia andar a gastar €€ em algo que eu tinha a certeza que estava bom, decidi por as mãos na massa, investigar um bocado na net e em livros de bikes e lá me pus a afinar aquilo...

Por mais que mexesse nos parafusos era tipo a história do cobertor, ora ficava bom a subir a mudança e mau a descer, ora vice-versa...

Até que vi que a folga que estava na mola (se ficasse com o dedo a carregar a mudança entrava mais cedo ou mais tarde) podia ser colmatada se desse mais tensão no cabo, ou seja puxá-lo.

Após várias tentativas, só lá para a terceira é que ficou bom, estou com o desviador a funcionar como dantes, daí dizer que deve ser questão de afinação.

Para mais o teu desviador é novo e não tem mais de 2 anos como o meu... :wink:

Não vás é na cantiga "ah e tal um LX ou um XT novinho e vê logo a diferença..." :wink:
 

psilva

New Member
Boas,

Depois de ter esticado um pouco o cabo ficou bastante melhor ... e se fizer as mudanças sem tensão na corrente funciona 5 estrelas ... só com tensão é que deve de precisar de mais uma afinaçãozita ... mas como já falta pouco para a revisão e uma vez que já não me salta a corrente, vou esperar e depois queixo-me lá na Decathlon para eles afinarem ... :mrgreen:
 

maddog

Member
Re: [ANÁLISE / TESTE] Decathlon 9.1 2006

Ora boas tardes pessoal. :wink:
Pois é mais um que foi aliciado pelo preço/qualidade das Rockrider :p :p, acabo te ter a confirmação de um pedido que fiz junto da Decathlon, que era o seguinte: adquirir uma Decathlon 9.1 2006 alterando logo parte dos componetes para os da 8.2 ou seja, mudança trazeira passa a ser XT, desviador Deore Lx rodas passam a ser as Mavic X317 disc com cubos selados :twisted:, com estas alterações pagarei cerca de mais 50€, claro que aproveitei logo para lançar a escada ao tipo...e ja agora mudo a pedaleira para uma firex..sao mais uns troquitos, mas no final sao menos umas grms :mrgreen:
Agora so tenho que aguardar (anciosamente) que mandem vir o material para ser montado :twisted: na menina :mrgreen: :mrgreen:
estimo que no total (bike+componentes) fique a rondar os 1075 €
 

maddog

Member
António13_PT said:
Aproveita e muda a suspensão da frente se puderes.
O funcionamento global é melhor alem de ser bem mais leve.

Boas, pois por acaso tambem ja me tinha passado pela cabeça :roll:, fazer mais essa alteraçao...mas repara se a fizer.. vou ter de bater ai mais uns 100 a 150 eunones :evil:, o que ja se começa a aproximar mto do preço da 9.2 e continuo a ter o curso de 90mm na trazeira e mtos componentes da 9.1...por isso por agora julgo que fique por aqui, alem do mais tenho uma tora 302 solo air na minha actual bike (sintesi halle boop) e digo te..tem levado mta porrada e ta optima estou mto contente com ela :wink:, claro que compara-la com a reba.. nao tem nada a ver..mas tambem sao mais de 200€ de dif, por isso julgo que vou gastar a tora 318 que vem de origem. :D :mrgreen:
mto obrigado pelo post.
 

imendes

New Member
Re: [ANÁLISE / TESTE] Decathlon Rockrider 9.1 2006

Boas gostei da tua critica! Em relação à RR 9.1 so digo ao pessoal, experimentem e depois digam o que têm a dizer (se tiverem).

Em relação ao desviador dianteiro, não noto mau funcionamento, parece-me bom!

O Selim, de facto não é o melhor, mas habituaste! Eu já vou com 330kms num mês e estou adorar a bicicleta, tinha uma TOP SIRLA Serra Leoa de '97 com shimano sis, ok ja chega...... agora sinto-me num ferrari, enquanto antes andava num mini!

Os travões, ainda chiam e parece nao passar a "goma" mas travão muito bem!

Em conclusão: Abike tem um rendimento brutal, nas subidas nem se nota a susp traseira 5*, o que é que eu posso dizer mais, pedalar e pedalar e pedalar, mais e mais! Abraço a todos
 

psilva

New Member
Ora viva de novo ... :mrgreen:

Cá estou, após ~ 530 km a fazer o balanço ...

Como resumo antes dos comentários:

Tipo de utilização:
Mais ou menos metade em tempo seco e quente e a outra metade e tempo húmido com chuva, lama e "derivados" ... :mrgreen:

Cuidados:
No tempo seco, absolutamente nada. No tempo molhado, passar por água depois das voltas, lubrificar antes das mesmas.

Quedas :D
4 sem qualquer gravidade, três por azelhice do condutor daquelas em que se vai mesmo devagar e 1 que posso considerar 50/50. Parte por ter os pneus completamente cheios de lama e a outra parte por ter travado mais forte onde não devia. Como resultado a roda derrapou na lama que tinha agarrada a ela própria.

Problemas:
Furos: 0
Pedaleira: Desapertou-se o pedal por duas vezes. Com o último aperto que levou, já não voltou a desapertar ... :mrgreen:
Esticador: Quando com muita lama em cima, não estica convenientemente a corrente o que provoca por vezes a prisão da corrente na escora, no entanto basta passar por água para voltar ao normal
Carreto: Quando está molhado, faz saltar a corrente em algumas das mudanças, quando seca fica bom
Pneus: com muita lama, ficam algo perigosos a curvar, derrapando por vezes

De resto, continua nas minhas espectativas, relativamente a uma bicicleta desta classe. De facto, e embora tenha melhorado depois de afinado, a única coisa que me desilude é o raio do desviador dianteiro ... talvez seja a (única) evolução a fazer.
Ainda uma palavra de ênfase para os travões, que mesmo carregadinhos de lama, continuam a travar espectacularmente bem e para os pneus, que nunca pensei que conseguisse chegar a esta altura sem furos ... já se nota algum desgaste, mas pelo andar, terei que os trocar talvez mais depressa pelo desgaste que pelos furos ...

Foi à revisão na Decathlon e gostei do atendimento. Só não a lavaram (estava um bocadito suja ... :mrgreen: ), mas veio muito bem lubrificada ...
 
Só um piqueno aparte, para lama, usando pneus acima de 1.95 é sempre natural derrapagens e pouca tracção. Ainda em relação aos Hayes, alguém falava em afinação, não teem, autoafinam-se.
 

MarioVieira

New Member
Comprei uma em 2ª mão com uns 300kms a unica coisa que não é de origem é o desviador da frente que é um XT e um dos manipulos de travão é de carbono da hayes em breve vai levar outro desviador traseiro novo q tenho aqui em casa invertido e curto, tem uma excelente posição, sobe extremamente bem practicamente a mesma coisa que numa rigida, no entanto amorteçe o ideal de modo a não ter a preocupaçao constante de ver por onde se vai a subir e a manter a roda traseira com tracção no meio de pedras e covas, a desçer dá bastante confiança, os pneus tambem ajudam são uns bull dog 2.10 q no entanto sendo macios gastamse depressa, de resto posso dizer que tem um equipamento equilibrado. Pesei-a antes de comprar acusou 14kg´s certos com 1 camara de ar anti furo, impressionantemente era pa ter comprado uma bike rigida com uma susp rox shox dark travoes disco shimano hidraulicos e equipado com deore LX acusava os mm 14kg´s :|
 
Top