Amortecedor traseiro e agora?

Bruno212

Member
Boas ao pessoal
Após aturada investigação (talvez não muita) aqui no forum deparo-me com a seguinte dúvida.
Comprei um quadro de suspensão total (Rock Machine Wildfire) e este tem como referencia um amortecedor de 165mm. Ora a questão é sendo aconselhado um de 165mm não posso meter um de 190mm certo?
Bem sei que é uma pergunta de palmatória mas necessito confirmar.
Obrigado
e desculpem se não investiguei bem.

Bons trilhos
 

Marco Nunes

Active Member
Boas.
Já diz o ditado que: "cada coisa para a sua coisa". Visto esse quadro ser projectado para XC/Maratona, uma amortecedor de 165 mm (entre olhais) vai servir na perfeição. Lembra-te que a posição em que está montado e o respectivo "link" entre escora e amortecedor são peças influêntes no curso traseiro.

Diverte-te
 

ivosilva83

New Member
Já agora aproveito para perguntar quais as vantagens e desvantagens de um amortecedor de 165 e outro de 200 ou mais entre olhais?

E relativamente a quadros de dupla suspensão o que significa por exemplo "quadro de dupla suspensão com 120 mm de curso" ?
 

jmdcfigueiredo

New Member
Tem mais curso, portanto absorve mais a porrada!

Quanto à segunda questão quadro de dupla suspensão é um quadro com suspensão total, ou seja, dois elementos de amortecimento(suspensão e amortecedor).
Há outra coisa que se chama dupla coroa, não quererias dizer antes isto!?
 

Marco Nunes

Active Member
Boas.
ivosilva83, não querendo dizer nenhuma asneira, "quadro de dupla suspensão com 120 mm de curso" significa que, todo o conjunto traseiro (link + escoras) permitem um movimento máximo de retrocesso da roda traseira de 120mm. Isto é possivél devido ao conjunto de: amortecedor/link/escoras e no mercado encontras várias geometrias disponiveis. O amortecedor tem influência neste ponto, mas não trabalha sozinho. Toda a geometria traseira tem um papel muito importante. Em relação ao tamanho de amortecedores disponiveis no mercado (165mm, 190mm, 200mm (entre olhais/apoios), quanto maior for o amortecedor maior curso proporcionará, mas não esquecer que o sistema traseiro também tem influência. Normalmente os de 190mm ou 200mm são mais utilizados quando se requer mais curso para a vertente de btt que praticamos (ex: All Mountain, Freeride, Downhill)Espero ter-me explicado bem.

Fica bem.
 
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ivosilva83

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viva!

Obrigado pelos esclarecimentos, fiquei elucidado.

jmdcfigueiredo --> eu por hábito ás vezes chamo às suspensões totais, duplas suspensão.

De momento ando de baixo de olho numa suspensão total, mas os preços neste tipo de bicicletas estão bastante inflacionados.

já agora aproveito para perguntar para uma utilização variada desde estrada a enduro exceptuando downhill que medida de amortecedor e quadro aconselhavam?
 

Marco Nunes

Active Member
Boas.
Estrada e enduro são duas utilizações muito, muito, muito opostas. Uma vantagem é teres um amortecedor com bloqueio (para que em estrada não bombeie). O melhor que te consigo ajudar é um quadro para Maratonas com amortecedor de 190mm (máximo) e com curso traseiro de 120mm. Acho que tens a coisa dificultada ao quereres fazer dois tipos de prática desportiva (com a mesma bike) completamente diferentes.

Fica bem.
 

Marco Nunes

Active Member
Boas.
Estrada e enduro são duas utilizações muito, muito, muito opostas. Uma vantagem é teres um amortecedor com bloqueio (para que em estrada não bombeie). O melhor que te consigo ajudar é um quadro para Maratonas com amortecedor de 190mm (máximo) e com curso traseiro de 120mm. Acho que tens a coisa dificultada ao quereres fazer dois tipos de prática desportiva (com a mesma bike) completamente diferentes.

Fica bem.
 

ivosilva83

New Member
viva!

expressei-me mal quando me referia a enduro, será sim de vez em quando, alguns trilhos com muita pedra e buracos.

120 de curso traseiro e um amortecedor de 165 mm entre olhais penso que será o ideal.
 

jmdcfigueiredo

New Member
A não ser que eu esteja a perceber mal estás a pensar comprar um amortecedor com 120 mm de curso e 165mm entre olhais!!!!!????
Isso não existe!!!!!!!!

Isto dos amortecedores e suspensões não é à vontade do freguês, depende da geometria que o quadro tenha...

Lê este TÓPICO para dissipares algumas duvidas que me parecem existir...
 
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