Amortecedor Rockshox Monarch RT3

Lentini

New Member
Boas pessoal,

Gostaria de saber se este amortecedor faz o bloqueio total ou se é o meu que está estragado.
Para além de não bloquear, ultimamente tenho sentido um bombear excessivo quando pedalo, tenho verificado a pressão de ar e continua a bombear.
Ainda não foi submetido a nenhuma revisão e já fez cerca de 3.500 km, será recomendado fazer uma revisão?
Alguém tem um igual que me possa esclarecer estas duvidas?

Obg.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Na minha opinião já estás com a manutenção em atraso.

Acho que uma manutenção a sério no amortecedor te resolve os problemas.

Um abraço

ny12xx
 

José Martins

Administrator
Com 3.500 kms já deverias ter feito uma revisão, sem duvida.
Em relação ao resto, deve fazer o bloqueio total, que é uma das posições, tal como o aberto e a posição intermédia, que funciona como o sistema Propedal da Fox.
Tenho um que nunca me deu problemas, mas ainda não leva tantos quilómetros efectuados, nem de longe.
 

andrextr

Active Member
Assim sem o ver, parece-me que entrou ar no hidraulico, e portanto ele perde o rebound e fica a ressaltar tipo "poggo stick". Quando isso acontece o ajuste do rebound deixa de fazer efeito e ele continua sempre rapido a recuperar.

--> Revisão e substituição dos orings.
 

Lentini

New Member
Boas pessoal,

Grato pelas opiniões e ajudas, hoje levei o amortecedor a uma oficina e disseram-me que estava avariado, fuga de óleo, "arrebentou", como ainda está na garantia vai ser enviado para a SRAM, agora vou esperar se é reparado ou se é substituido por um novo.
Já alguém teve este problema?
Obg.
 

ElGamal

Member
eu acho que esse não faz bloqueio total! eu tive um e não fazia. e segundo o vendedor, era suposto não fazer. depois tive um dt swiss e esse de facto ficava "firme e hirto". no monarch, uma pancada seca era absorvida.
 

Lentini

New Member
No passado dia 17 o amortecedor chegou à rockshox portugal, depois de analisado concluiram que o problema é acionado pela garantia total, substituição por um novo, no entanto disseram-me que só para depois do dia 15 janeiro, não tinham para entrega imediata.Alguém já passou por uma experiencia destas? Tanto tempo à espera? Obg.
 
Está quase... não desesperes, nem sempre é facil ter stock de tudo e de todos os tamanhos.

Tem em conta que o amortecedor novo que vais receber terá mais 2 anos de garantia! ;)

VT
 

Lentini

New Member
Agradeço toda a atenção e compreensão dispensada, mas como deve imaginar estar 1 mês sem bicicleta não é nada fácil, é que não tenho mais nenhuma para andar, é muito tempo parado...:(
Mas vou tentar não desesperar...segundo diz, está quase quase...
Obg mais uma vez pela sua colaboração.
 

Lentini

New Member
Boas pessoal,

Já tenho a minha bicla com o meu novo amortecedor, devidamente autorizado, veio um XX em substituição do RT3, amanhã já vou experimentá-lo.
 

jmcdpereira

Utilizador Banido
Boas
Venho "desenterrar" o tópico, pois tenho umas dúvidas sobre este amortecedor.
Tenho este amortecedor montado numa Scott Spark 40.
Já li o manual que refere que o amortecedor tem 3 posições, tal como foi referido.
Acontece que no meu só se nota alguma alteração no amortecimento caso o rebound esteja no máximo, se estiver um pouco antes do máximo não se nota nada qd se altera a posição do "gatilho".
Tal como referido:
Finalmente la posición de Bloqueo, es decir, sin que el amortiguador trabaje. Para los sprints y ataques, o bien para las zonas de asfalto llanas. No obstante en caso de contar con un fuerte impacto imprevisto, el amortiguador lo absorberá, evitando que se rompa.
Mesmo na posição de rebound máximo e com o "gatilho" na posição de bloqueio, o amortecedor continua a trabalhar, NUNCA bloqueia.
No manual vê-se perfeitamente um cadeado numa das posições.
Gostava então que alguém me esclarecesse, bloqueia ou não ?
Se não bloqueia devia bloquear certo ?
E o rebound ?
É para funcionar só no maximo ?
No amortecedor da S-Works que tinha o rebound funcionava mesmo, até prendia, deixando subir lentamente, será que aqui é assim tão diferente ? só funcionando no no máximo ?

obrigado pela ajuda ;)
 
Olá,

O RT3, como o nome indica, não tem bloqueio, tem R - Rebound e T - Treshold (gate), o cadeado é a nossa maior luta, porque o pessoal do marketing da SRAM diz que faz vender, mas os técnicos dizem que é absurdo se de facto não bloqueia...

O teu Rebound não parece estar muito saudável, quanto tempo tem o amortecedor?

VT
 

jmcdpereira

Utilizador Banido
Segundo as características do amortecedor tem bloqueio:
https://www.sram.com/rockshox/products/monarch-rt3#specs
Não vejo lógica nenhuma em "vender" o produto como tendo bloqueio e na realidade não bloquear, no caso concreto o antigo dono da bicicleta e do amortecedor também afirma que ele dantes bloqueava.
Alem de que é suposto bloquear e se levar uma pancada desbloqueia, para não estragar... supostamente não ?
Mas até posso dar isso de "barato", a questão é que nem bloqueia, nem de longe nem de perto... não se nota qq diferença entre a posição de gate e de suposto bloqueio.

Quanto ao rebound ainda hj vinha a 2 clicks do máximo e com o "gatilho" no meio até que o amortecedor nem trabalhava (fazia o seu papel de amortecer as pedaladas), isso a rolar devagar, mas depois numa zona mais rápida na mesma posição aquilo bombava que nem gente grande, mesmo com o rebound no máximo vinha sempre a bombar.
Resumindo o amortecedor só funciona minimamente se o rebound estiver no máximo ou quase e mesmo assim trabalha pouco (trabalha mal na minha opinião).
Se fizer força em cima do selim para forçar o amortecedor a trabalhar pouca é a diferença mexendo no rebound ou no "gatilho", nota-se diferença, mas mt pouca.

Venho de uma bicicleta diferente, com amortecedor diferente com mais curso e sei perfeitamente como funciona o rebound na outra bicicleta após uma revisão e ao fim de 2 anos... este parece ter 2 ou 3 anos de uso.

Tal como foi dito na pagina anterior (post 8, 9 e 10) não bloqueia a 100%, absorvendo os impactos, se os houver, mas no meu caso ele bombeia sempre...

Quando ao tempo de vida do amortecedor ele chegou daí a meio de julho e foi imediatamente devolvido devido a estes "problemas", voltou à dias na mesma, com relatório de estar a funcionar correctamente e não ser suposto bloquear.
Hoje testei no campo e não me parece que esteja nas melhores condições.

Desculpa amigo, mas não me parece que aquilo esteja a 100% :(


Desculpa o testamento, lol
 
Olá,

Não há "daí" porque eu aqui não sou a ciclocoimbrões... apenas estou aqui para ajudar.

Se achas que não está bom, pede à loja para o enviar de volta com esse relatório.

Obrigado,

VT
 

jmcdpereira

Utilizador Banido
Eu sei que não é "daí" foi um pouco forçado, mas entendeste.
Eu agradeço a tua ajuda (e mt tens ajudado, refiro-me principalmente ao outro tópico) e agradeço principalmente a tua opinião.
O que aconteceu é que já foi uma vez para trás e voltou na mesma, pelo que se entende do último relatório nem sequer foi mexido, foi apenas testado, e diz que está bom.
Mas não está...
E segundo entendo foste tu que fizeste a revisão e escreveste este e o anterior relatório da reparação.
Diz-me então que sugeres ?
Peço para enviar de novo o amortecedor ?
 
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