Alimentação antes,durante e após o treino

nneves

New Member
Correto, eu perguntei que geis estava a falar porque por exemplos os geis da SIS devem ser tomados de 30 em 30 min devido à sua composição.

O que costumo fazer é gel - barra - gel depois barras, isto sempre de hora a hora
 

Carnivore

New Member
imagino o carreiro de formigas em direção à cama.....:cool: mas pronto, cada um sabe se si. Para mim é um gel diluído em água de hora a hora. Por vezes (especialmente na estrada) gosto de comer qq coisa mais sólida.
Os há diferentes tipos de geis e em porções diferentes. Por isso acredito que os haja que tenham de ser tomados mais próximos.
Os que uso (Sponser e nutrixxion) são tomados de hora em hora.
 

Eduardojsg

New Member
Andar acima do limiar anaeróbio é a frequência cardíaca acima do qual o nosso organismo começa a produzir ácido láctico, andar e a uma itensidade acima deste limiar durante x tempo, leva o organismo a exaustão e pouco tempo (depende do treino de cada um).

Claro que não é um gel inteiro, é aos poucos.

Cafeina??? Então e aqueles que bebem 3 cafés por dia, não faz mal???

Quando se leva as corridas a sério, se tem patrocínio é assim...

Para verificar se as coisas vão bem encaminhadas existem electricardiogramas, análises e provas de esforço 1 ou 2 vezes/ano.
 

viriatodasilva

New Member
Bom dia a todos

realmente esta é uma questão muito importante. Quem julga que só com água no pote consegue fazer treinos de 2h ou mais 3x semana, logo vai esgotar as reservas de energia do corpo e sentir-se muito cansado, para além de ter uma recuperação mais lenta.

nós, no FAtima BTT club, comosomos temos desconto de equipa pela Suplementos24, distribuidora da Nutrend e que tem o David Rosa como figura de cartaz, levamos a nutrição a sério.

Antes da uma treino superior a 2h, tomo sempre um batido de protaínas de absorcão lenta. O bidon, leva bebida isótonica. Depois, após os primeiros 20km +\-, vou intervalando entre metade de um gel de absorção rápida e uma trinca numa barra de absorção lenta a cada 10km ou antes se me sentir a ficar com fome. Cada gel dá para 2 tomas e a barra para 3. Desta forma, num treino, consigo dosear. Numa prova, onde o esforço anda no red line, o corpo precisa mais de açcares rápidos, pelo antes tomar açucares de absorção lenta, e durante intervalar entre lentos e rápidos.

quedas suaves,

Ricardo Silva
 

Eduardojsg

New Member
Simplesmente respondi ao que me perguntaram, mas se quisesse podia estar calado, nem partilhava da minha experiência, isto aqui é um sítio livre em que todos podem dar a sua opinião.
Não sou um excelente atleta, mas reconheço a minha dedicação todos os dias nos treinos e deixo tudo nas pistas de xco ou maratonas!
 

jopedru

New Member
1º O corpo começa a produzir acido latico bastante abaixo do limiar anaerobio, mas quanto a isso ha muita informação mesmo aqui neste forum, basta perder um pouco de tempo a ganhar "cultura" e desculpa-me EduardoJSG, para estudante de desporto, agarra-te mais aos livros.

E voltando ao tópico, "Alimentação antes, durante e após o treino", somos todos atletas mais amadores que profissionais, mesmo o nivel competitivo de quem procura informaçao aqui é relativamente baixo e maioritáriamente de competição recreativa, por isso concentrem-se mais na vossa alimentaçao diária.

De nada adianta carregar nos fritos, nas carnes gordas, nos refrigerantes e outros que tais á semana e dar forte e feio em suplementos para se "prepararem" para as provas, o pouco que irão usufruir será ao nivel psicológico, porque com as quantidades que falam só vão deitar o corpo abaixo com quantidades de açucares, cafeinas e outros que o corpo não está habituado a metabolizar, acabando por responder de forma negativa.

Dou-vos um exemplo: em vez de tomarem proteina, após um treino de 2h bebam 500 a 600 ml de leite magro com 4 colheres de açucar, o resultado é quase o mesmo com ganhos para o leite, até porque o corpo reconhece facilmente este alimento e assimila-o rápida e fácilmente. Querem grandes quantidades de hidratos de carbono para as provas e durante as mesmas (substituindo os geis), já se deram ao trabalho de ver o valor nutritivo do comum mel de abelha???? Faz inveja ao redbull e mais uma vez, o nosso corpo recolhece o alimento, nao o rejetitando e assimilando rápidamente tudo o que precisamos.

Não vão em cantigas com suplementação comercial, a nossa alimentaçao diária (infelizmente) está carregada de excessos. O desporto de lazer deve ser para nos ajudar a melhorar a condiçao fisica e psicologica, porque quando falamos de competiçao, mas competiçao a sério e não a feijões, nao falamos de saúde.

Usem a cabeça, para as pernas andarem bem.

Abraço e cuidem-se.
 

JoaoPeixe

New Member
Eu tambem me acontecia após as provas andar muito agitado, e tomava apenas 1 gel com cafeína nas maratonas, o que fiz foi simples tudo o que tem cafeína deixei de ingerir (barras, géis, etc)!!!Até o cafezito deixei de beber!!
Com o coração não se brinca, percam um bocado de tempo a ler os rótulos e os ingredientes dessas substâncias, falo do Pré-workout (é mais psicológico que outra coisa) e semelhantes, já viram a quantidade de cafeína que uma dose tem?e os ingredientes?leiam e pesquisem na net os nomes para se "assustarem" um bocadinho!É só estimulantes do sistema nervoso central...Não acreditem em tudo!!Pesquisem...
Não estraguem a "bomba"!!!

Abraços
 

Eduardojsg

New Member
O pré-workout não é nada psicológico, é verdade sim que tem esses ingredientes todos, mas aparentemente pode parecer psicológico mas só experimentado e eu experimentei e posso dizer que tem um efeito semelhante ao do red bull, ou seja não temos fome tão depressa quando se treina repondo os níveis de energia.
 

Eduardojsg

New Member
Jopedru
Enquanto você lê este texto o seu corpo está a produzir lactato. Porém, quando a atividade física aumenta em intensidade, também aumenta a produção de piruvato de forma rápida. Devido a sua rápida produção, nem toda a quantidade de piruvato pode ser utilizada para energia aeróbia. O excesso de piruvato então transforma-se em lactato. Está é uma das razões porque lactato é um importante indicador de treino. Quando lactato é produzido, isto é uma indicação de que a energia aeróbia está sendo limitada durante a atividade. Quanto mais intensa for a atividade, maior será a produção de lactato. Um maior número de fibras musculares são recrutadas. A maioria dessas fibras não são utilizadas durante repouso ou atividade física leve. Muitas dessas fibras também são fibras de contrações rápidas que não tem a capacidade de utilizar piruvato a mesma proporção que o mesmo é produzido e, portanto, grande quantidade de piruvato acaba sendo transformado
em lactato. O limiar de lactato serve de referência em situação de prova. Acho que quem não se agarrou aos livros na altura foi você ja que é tão culto nesta área.

E mais:

"Uso de cafeina após o exercicio...

Em leitura de texto, um belo texto, ( na revista ciclismo a fundo), referenciado a hidratação após o exercicio ,verifiquei ter sido nomeada ,a cafeina, como elemento a excluir devido ao seu efeito diurético.
É medicamente consensual que o poder diurético da cafeina é despresivel assim como dizer-se que não poder,o diabético, tomar charopes ( o açucar cintido em 5,10,15 ml de charope é também despresivel e inócuo...) devido ao açucar...

O café,para além de poderoso antioxidante é também broncodilatador,previne a diabetes,atrasa aparecimento de Alzheimer, contraria o surgimento de alguns cancros nomeadamente figado e não é facilitador de eventos cardiovasculares.Contudo á pessoas que não toleram como outras não toleram ovos, leite....

Mais importante!....estudos publicados a partir de 2008 verificaram que a ingestão de café após exercicios intensos ou extensos facilita a captação de glicogéneo pelos musculos observando-se uma recarga muscular de +- 60% quatro horas após a recuperação na dose de 8 mg7kg/peso.
Tem esta observação a intensão de informar e nada mais."

Texto de Benjamim Carvalho (Médico na Unidade Local de Saúde do Alto Minho e Treinador de Ciclismo)
 
Last edited:

BikeTrepaTudo

New Member
Marketing e publicidade podem ter um poder enorme e, muitas vezes, criam necessidades aos consumidores onde elas na realidade não existiam.
Se bem que os suplementos alimentares possam fazer alguma diferença em desporto da alta competição, já o mesmo não me parece quando se trata de desporto recreativo.
Quer-me parecer que a malta que aqui escreve (eu incluído) não faz parte do grupo dos ditos pros. Mas pros de verdade e não de trazer por casa.Daí que se devam guardar sérias reservas acerca do que é escrito (incluam esta minha opinião, se quiserem).
 

viriatodasilva

New Member
Boas

sei que já vi este video em algum lado, aqui no forum. Dá uma perpectiva muito interessante sobre os beneficios de bebidas como a "Powerade". Cada um tire as suas conclusões.

Há algo que, para mim, nunca pode existir, quer num treino, quer em prova: sensação de fome e de sede. Nessa fase, o corpo vai buscar a energia que precisa diretamente ao musculo.

Quedas Suaves,

Ricardo Silva
 
Q

querbtt

Guest
Boas;

Vejam um site que encontrei que tem uma secção de BTT , com montes de produtos proteinas, bedidas isotónicas, barras etc também têm um blog muito interessante

www. gosuper.com

Abraço
 

cayto

New Member
jopedru, um daqueles comentários de valor esse.

Por vezes os atletas recorrem a suplementos que a nossa máquina em nada agradece, mas como os resultados que se vêm no imediato não são esses, são sim aqueles que o atleta, como atleta, pretende atingir, e continua a ingeri-los. Não nos devemos de esquecer que antes de atletas o nosso corpo tem necessidades básicas para um bom funcionamento, e que o normal não são os episódios de treino pois grande parte do dia não solicitamos do nosso corpo uma grande atividade física. Ora, se fornecemos ao nosso corpo suplementos de uma forma não mediada, os excessos em nada vão ter efeitos positivos.

É possivel com alimentos do "nosso dia-a-dia" fornecer a quantidade correta de nutrientes ao nosso corpo, assim como manter o balanço hidrico do nosso organismo!

Bons treinos a todos :cool:
 

Ricasmetx

New Member
Olhem eu é sempre:
Sande de marmelada, quer antes do treino, e a meio da volta, paramos sempre para tomar a bucha ehehehe
 
Top