Alforges

JoaoAM

Member
alternativa é uma boa mochila.. isso não dá jeito nenhum a manusear a bike.. mas se for para passeio por estrada sim dá, como eu nunca resisto em saltar o passeio e tudo que aparecer à frente, vai tudo numa mochila sempre para as grandes "trips"
 

NemSei

New Member
Uma boa solução (desde que não precises de levar a casa) é comprares um porta bagagens daqueles que se colocam no espigão (o meu tinha um limite de 8 kgs). Depois pões as coisas numa mochila, a mochila no porta bagens e prendes com 4 esticadores. Bem alinhado e nem mexe. Quando fiz Tróia-Lagos (3 etapas), em BTT, pela rota Vicentina, foi essa a solução. Nos primeiros kms notas que a bike está um pouco diferente, porém depois esqueces que tens a bagagem. E, olha que essa viagem teve algumas coisas técnicas e valentes descidas. Não te podes é esquecer de põr mais pressão no amortecedor.
Quando fui a Santiago levei os tipicos alforges, e esses sim, incomodam um pouco a condução da bike.
 

JoaoAM

Member
eu pra s tiago arrangei uma evoc 30l, mas é pesada e muito cara, eu uso também para enduro..
tens muitas, ve naquele site que te disse da evans :)
 

caf_btt

New Member
Eu não quero comprar atrelado, mas entre porta-bagagem, alforges e mochila não sei o que comprar.

A ideia é usar em passeios por etapas. Uma coisa que reparei nas revistas é que eles ( os editores das revistas ) usam sempre mochilas. Nunca usam outra coisa.

Qual a vossa opinião.

JoãoAM
A evoc é muito engraçada. Não incomoda aos fim de uns 60 km ? Não seria melhor usar alforges ??
 

Ismas

Member
Pela experiência que tenho entre alforges e mochila escolho os alforges sem duvida nenhuma.

Mais vale o peso ir na bicicleta do que nas nossas costas, em voltas superiores a 2 dias desaconselho o uso de mochilas/camelback
 

JoaoAM

Member
a mim não me incomoda..
alforges depende do teu tipo de rider, eu não consigo usar disso.. nem posso brincar com a bike, portanto está automaticamente fora de questão..
se fores num passeio por etapas tipo peregrinação costumam ir com alforges, mas isso não é para mim.. informa-te com quem anda.. eu como sou bastante novo e ainda não tenho dores, mochila sempre..
e já fiz etapas de 80 km a levar saco cama, e roupa para dois dias tudo numa.. não incomoda.. so no inicio :)
 

juba

Member
Boas,

Eu não troco os meus alforges Topeak por nada, não noto diferença no comportamento da bike e é muito mais confortável do que levar mochila.

SDC12224.JPG
 

JoaoAM

Member
caf, depende o teu andamento.. eu tenho bike de enduro, faço este tipo de caminhos para me divertir e não para fazer kilometros, dizer que os alforges não comprometem o manuseamento da bike é que eu não acredito simplesmente.. a traseira fica mais pesada logo está logo a comprometer.. numa salto por muito pequeno que seja, já há diferença :)
 

caf_btt

New Member
A todos e visto que temos aqui duas tendências ...

Há a mais alguém a usar mochila em percursos com 4 a 5 dias ?

juba
Belos alforges.
Pergunta : Já vi que os tens presos no espigão, mas também têm algum apoio/suporte na escora ou no eixo da roda ?

Alguém usa alforges numa suspensão total ? Se sim qual o modelo que usam ?
 
Last edited:

caf_btt

New Member
Olá João...
XC - A minha deia é dar uns passeios.

Ninguém usa os alforges da Thule ?

E quem tem suspensão total como faz ?
 

tony1

New Member
vou dar o meu contributo, embora já o tenha feito em outro tópico. Acabo de fazer os " Caminõ de Santigo" foram cerca de 270km pelo caminho português. O ano passado fiz o mesmo percurso e como era a minha 1ª vez, tive de ler e reler várias opiniões e verificar qual seria a que se adaptava melhor a mim. Uma vez que seria 3 dias sem carro de apoio, teria de levar apenas o essencial, mas o essencial numa mochila seria peso a mais e o alforge ( segundo relatos ) destabilizavam a condução da bicicleta. Dai ter optado por levar um mix, uma mochila com as coisa mais leves e de valor e inventei um alforge ( cadeira de criança) para levar apenas uma pequena mochila em cima sem as bolsas de lado. Sei que a topek tem um parecido com uma mala que tem um sistema de encaixe. Mas como não queria gastar muitos € optei por ir assim. Resultado, portou-se muito bem, mesmo com um acidente que tive, não tive problemas. A única coisa que senti foi o facto de sentir o alforge a saltar sempre que passava por um desnível, por isso este ano resolvi arranjar um suporte de aperto ao quadro o que tornou mais estável e seguro. Na minha opinião deve-se repartir o peso entre as costas e o alforge e o alforge não deve ter as bolsas laterais, porque acabamos por encher com coisas que não nos fazem falta.
 

caf_btt

New Member
tony1

Obrigado pelas dicas ...
Parece ser um boa ideia. Uma mochila uma pequena bagageira sem ser com alforge.
Para além disso funciona com bicicleta de suspensão e podemos gastar pouco dinheiro na tal bagageira pois há baratas ...

 

jaffo

New Member
Olá juba!

Ando a ver uns alforges dessa marca para adquirir. No próximo mês vou fazer León - Santiago (em 3 dias) e estou a analisar a possibilidade de comprar uns alforges.

Gostava de saber a tua opinião sobre o material da fotografia.

Qual é o tamanho da tua bike? Optaste pelo MTX Beamrack type V...certo? E o saco...Trunkbag EXP? Na fotografia não dá para ter a certeza. Tens o side frame montado (para evitar contacto entre saco e roda)?

Quanto tempo/km's tem esse equipamento? Têm aguentado bem? Podes dizer que travessias já fizeste com equipamento?

Boas pedaladas!
 

tony1

New Member
Caf_btt, não precisas de agradecer. Este fórum serve para isso mesmo, ajudar. No meu caso, poderei fazer centenas ou milhares de kms que optarei sempre por esta modalidade. Vejo os meu companheiros que vão com mochilas pesadas ás costas que se tornam desagradáveis com o acumular das horas e kms e por outro lado um colega que foi com alforges que caiu 3 ou 4 vezes e na Labruja desesperou pois não podia pegar na bicicleta tal era o peso. Cada cabeça sua sentença. Uma outra dica que dou é o facto de levarem uma bolsa no guiador, revelou-se muito prática, tanto na alimentação bem como ter á mão a credencial, carteira, telemóvel etc. Comprei a minha na loja da deca...tlon por 12€. O ano passado não levei e sempre que queria alimentar-me tinha que parar e tirar a mochila e o mesmo se passava com a credencial. É óbvio que no 1º ano cometi algumas asneiras que tentei corrigir no 2º ano. Sou um pouco perfeccionista, e prefiro me stressar antes para que durante a viagem a provabilidade de faltar algo ou correr mal, seja a menor possível. Já chegam os imprevistos imponderáveis....
 

NemSei

New Member
Solução adotada num percurso BTT (3 dias em autonomia) entre Tróia e Lagos em BTT pela rota Vicentina. E que trilhos...
Debaixo da mochila ainda ia um pneu e um estojo com algumas ferramentas. Não oscilava,
DSC_0013.jpg
.

Cumps
 

JoaoAM

Member
desconhecia deste tipo de sistema.. sempre parece melhor que os "típicos" alforges.. parece porreiro, mas mesmo assim, nada como fazer a lista de levar SÓ o essencial e levar as costas.. já ouvi pessoal a dizer dizer q foi a s tiago com mochilas de 14l, sem carro de apoio.. se uns conseguem, outros também :)
 

gteles

Member
Fui a Santiago a 2 semanas atras, como tenho um quadro de carbono decidi comprar uns Topeak iguais aos acima citados. A viagem correu bem, mas sempre cheio de receio de partir o espigao do selim (que é em aluminio), nas descidas é preciso ter MUITO cuidado. Quando cheguei de Santiago vendi logo.

Em Santiago reparei que existem uns suportes da Thule para quadros de carbono que apoiam nas escoras que oferecem muito mais segurança.

Ps: Da proxima vez que for a Santiago vai ser de mochila!
 
Top