Alforges e compatibilidades !!!!

essence_s

New Member
Boas, não sou nenhum expert na matéria mas como também ando a seguir este tópico(pois também vou fazer o caminho daqui por pouco tempo);
a mochila, desde que bem acondicionada e conjugada com um suporte decente acho que resolve bem o problema do transporte.Tenho a ideia que é preciso ter mais atenção ao colocar as tralhas nos alforges, de modo a conseguir dividir e equilibrar bem o peso, de maneira a ficar estavel.
Na mochila,em principio leva-se menos tralha desnecessária pois também não convem que esta seja muito grande.Especial atenção as fitas da mochila devidamente apertadas e longe dos raios...
 

shelltox

Super Moderador
- no alforge, onde vai a tenda?
No meu caso, não ia em nenhum lado porque não levei,mas quando levar será por cima dos alforges

- para uma vaigem de 4 dias, o que levariam no alforge, e aproximadamente, qual o acréscimo de peso?
Depende, se vais em autonomia é uma coisa, se vais a pensar fazer umas refeições, eu no meu caso fiz uma vez 5 dias e outra 11,as diferenças não foram muitas a nivel do que levar:
2 mudas completas de roupa bike+ impermeavel(da sempre,sempre jeito)
1 muda roupa á civil(calçado=chinelo de dedo)
produtos de higene pessoal+toalha
saco-cama, colchonete
Kit primeiros socorros,algo completo com pomadas,protectores e afins
variado material e ferramentas para bike, camara de ar,remendos,cabos,drop out,elos,pastilhas,muitas braçadeiras,fita americana,pneu,desviador tras
extras para eventualidades, molas roupa, corda, agulha e linha de cozer,
no meu caso, alguns 'tacho', prato, caneca, talher, para refeição fora de albergues ou dentro
1 ficha tripla,carregadores,etc
andar sempre! com algo que sirva para matar a fome e atestar de água em qualquer oportunidade
(isto é assim por alto, pois a lista detalhada até seria extensa, mas muita coisa é o trivial no meu caso ex:ferramentas)

- monetariamente, uma mochila, é mais favorável, logo, quais as vantagens do alforge relativamente à mochila?
Acho que passa muito por uma questão de gosto pessoal, eu prefiro aliviar as costas e os ombros, não alterar o meu peso corporal e acho mais pratico. Com o acrescimo de peso total qualquer subida se torna penosa, andar a pé de costas carregadas...embora arrastar a bike pesadona também não é facil (mas a bike pesada a descer por trilhos é um espectaculo)

Minha bike em condições normais acusa 12kg,na versão expedição completa acusou 22kg !! As diferenças de peso nos alforges, nunca notei muito, notei sim que é muito mais estavel a bike carregada com suporte o mais junto á roda possivel e ter tambem peso á frente(da primeira vez tinha suporte sobre no espigão o que obriga a deixarmos o curso traseiro livre,subir o peso e sera peso extra no quadro. Com o suporte unicamente na suspensão traseira, está independente do quadro,logo bem junto á roda, visto que o alforge fica solidário com a roda traseira e não com o quadro)
Gostaria de experimentar o extrawheel,mas para o uso que lhe daria seria demasiado investimento.
 

visiense

Member
Obrigado pelas respostas. A mochila talvez seja mais prática pois não implica suportes e é menos caro, mas vou optar pelo alforge, com suporte de espigão, pelas mesmas razões do shelltox: as costinhas... O meu suporte permite o peso max de 15 kg, mas pelo que percebi pelo texto atrás, mesmo que adicione uma tenda daquelas pequeninas, não chegará a esse peso, ou pelo menos, não ultrapassará. O peso à frente é que logo se vê, se há dinheiro para mais aquisições. :)

Mais uma vez, obrigado pelas respostas.

Boas pedaladas!
 

shelltox

Super Moderador
A tenda na melhor das hipóteses tem 2kg, aconselho a por no guiador. Reafirmo o pior dos suportes de espigão é mesmo a tendência em rodar lateralmente e o alto centro de gravidade que implicam, alem de ser necessário ser próprio para levar alforges (os afastar da roda).. claro que a andar em alcatrão não dás por nada..mas se fizeres umas descidas despreocupadas.. lembra que um pequeno salto potencia em muito o peso no suporte.
No site bicigrino existe um tópico com muitas soluções de compra e caseiras, foi aí que me inspirei para o meu transformado.
 

visiense

Member
O suporte que vou adquirir, de fixar no espigão, tem umas peças para colocar, para impedir que o alforge toque nas rodas. Mas claro que o peso extra terá que ser sempre tido em conta quando estamos a pedalar.
 

speedy03

New Member
Ainda estou indeciso quanto a levar o suporte de espigão ou comprar um suporte para a minha bicicleta de suspensão total.
Alguém me sabe dizer onde comprar (de preferência na Europa) o Axiom Odyssee Full Suspension Rear Rack?
É que além deste modelo só vi os OldMountain ou Tubus que sirvam para suspensão total mas, os preços são elevados.

Obrigado
Speddy
 

clarelio

New Member
ola antes demais quero agradecer ao llopes pelo post da primeira pagina onde esta o link para alguns sites de venda de racks onde num deles eu comprei a rack da freeload tambem eu andava á procura de uma suloçao para a bicla nao para fazer o caminho de santiago mas para ir á praça comprar couves e ao super mercado acabei por perder amor a 90€ e mandar vir a rack da novazelaia depois de 15 dias de espera chegou é um espetaculo nao tem nada a ver com as normais de ferro foleiras e nem afecta o comportamento do amortecedor como as de prender no espigao para alem de poderem suportar mais peso posso dizer que esta rack é mesmo a melhor suloçao embora nada barata aqui deixo as fotos e um obrigado ao Lopes por descobrir isto la atras do sol posto.





 
Last edited:

nfh

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Será que a escora está preparada para suportar o peso nessa direcção?

PS: o suporte tem pinta, parece que tens agora uma bike com 2 lugares :)
 

clarelio

New Member
por acaso nao tinha pensado nisso da escora mas a bike tem garantia vitalicia no quadro,
e para alé de servir para ir ás couves esta rack é bacana para passear a filhota comigo tambem tinha pensado nisso.
 

speedy03

New Member
Ao estar colocado um pouco mais à frente daquilo que me parece normal em relação aos outros suportes, quando se põem os alforges, não estará muito perto ou até a tocar nas sapatilhas?

Speedy
 

proque

Member
extrawheeltrailer-600x365.jpg


Comprei um Extrawheel classic recentemente ("a bon marché" já que o modelo foi, entretanto descontinuado). A "coisa" parece excelente (a crítica é muito favorável) mas há algumas coisa que poderiam ser melhoradas como o facto da roda fornecida se de aperto de porcas.

Há apenas duas dúvidas que gostaria que me pudessem esclarecer:

1. É possível, na roda fornecida (jante 26', com aperto de porcas e pneu MTB) trocar por um aperto rápido?
2. É conveniente encher bem o pneu do reboque (por forma e prevenir furos e reduzir o atrito) ou é má política?
 

fitibomba

New Member
Boas malta!

Tenho uma questão:

Tenho uma bike com quadro rígido com a típica furação junto ao disco para apoiar os suportes para alforges mas (e agora algo que me espantou), não tem a furação que prende o suporte ali na zona da escora junto ao aperto do espigão. Não sei se interessa saber mas o quadro em questão é um rcz.

E agora como me safo disto? Experimentei um suporte dos "universais" e ainda pus umas braçadeiras para ver se conseguia fixar de algum modo o suporte na zona em que terminam as escoras e começa o espigão mas não fica bem seguro e tenho receio de levar isto assim para santiago.

Outra coisa que também não pretendia era levar um suporte que unicamente tenha apoio no espigão porque acho que ia andar a roçar o limite máximo que o espigão aguentaria (Rider+suporte+alforges carregados iriam andar próximo dos 85kg que é o peso máximo recomendado).

Haverá algum suporte com apoio no espigão e fixação na zona junto aos discos?

Espero ter conseguido ser explícito o suficiente senão deixo umas fotos para ser mais fácil visualizar o problema

Abraços
 

jsoares919

New Member
Boas fitibomba,

Tive o mesmo prob que tu quando comprei a 8XC, mas é facil resolver, nas escoras coloquei umas braçadeiras daquelas com parafuso de fixação ( corta-se o parafuso claro :) ), coloquei um bocado de camara de ar para não estragar no sitio do aperto e no espigão comprei outro aperto de espigão que apertasse directamente no espigão, no sitio do parafuso coloquei um bocado de varão roscado com 2 porcas para apertar et voila.

Não deu problemas nenhuns a fazera Via Francigena.

Espero ter ajudado, se precisares de alguma dica mais não hesites.

Boas pedaladas,
 

fitibomba

New Member
Ai se eu tivesse isto lido mais cedo...é que escusava de ter comprado os adaptadores!

é que a ideia está muito boa jsoares919

Obrigado na mesma!

Abraço
 
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