Ajuste de Pré-carga vs Compressão

studer

New Member
A minha suspensão (Marzo Z1 light ETA) tem a possibilidade de ajustar a pré-carga através de uma bomba e na base de uma das pernas tem um botão que permite alterar a compressão.

Qual a diferença entre os dois? A mim parece-me igual. Ambos, a meu ver, tornam a suspensão mais "rija" ou mais "mole". O botão é apenas uma alternativa para n se ter de andar a passear com uma bomba?

Obrigado.

S
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

A pré carga, é a força que exerces na mola para que ela tenha força para descer e voltar a subir. A pré carga regula apenas a tensão na mola.

A compressão, é a velocidade com que a suspensão amortece os impactos. Quanto mais aberta estiver, mais facilmente é atavessada pelo óleo, logo absorve menos. A compressão actua sobre o óleo (sistema de amortecimento).

São duas regulações distintas.

Jepas
 

studer

New Member
Obrigado Jepas. Só mais uma questão: deverei então começar por acertar a pré-carga em função do meu peso por forma a ter o SAG pretendido; a compressão fica para o tipo de terreno? Será isso?

A compressão não influencia em nada o SAG então? Compressão é então algo mais parecido com o rebound (mas no sentido contrário)... Corrige-me se estou errado.

Gracias
 

Jepas

Super Moderador
Sim, 1º ajustas a pré carga em função do peso e do SAG pretendido, nunca mais precisa de ser regulado.

A compressão fica para o tipo de terreno e sim, é exactamente o mesmo que o rebound em sentido contrário (não influencia o SAG)

Jepas
 

prasquete

New Member
Ora viva, nao é discordar do jepas, mas se a pré-carga da tua suspensao é feita por ar, de vez em qd deves verificar se o ajuste q pretendes continua correcto. O ar é mt complicado, por mais estanque q uma camara seja, ha sempre perdas de ar minimas e de vez em qd tem q se verificar! a maioria das perdas de ar das camaras de pré-carga das suspensoes dão-se pelas valvulas. E reforçando o q ja foi dito, a compressão regula-te a velocidade com q a suspensao absorve o rebound regula-te o contrario, a velocidade com a tua suspensao recupera! estas regulacoes dependem mt do tipo de terreno
abraço
 
Top