Ajustamento do "Sag" em Fox RP3

#1
Olá pessoal! Há muito tempo que não escrevia qualquer coisita, mas tenho andado ocupado com muitas coisas ao mesmo tempo... mal tempo tenho para dar umas pedaladas na minha nova bike. Pois é, sempre compreia a KTM Speed RC 1.0 e só vos tenho a dizer que é uma maravilha!

Mas preciso de saber um pouco mais sobre o funcionamento do Fox Float RP3, nomeadamente como se define o chamado (em inglês) "sag", ou seja, aquela dsitância que o amortecedor encolhe quando nos sentamos em cima da bike. Gostaria que um dos "camaradas" mais experientes me pudesse dar uma dicas.

Obrigado.
Luis Portugal :D
 
#2
Ola,

Normalmente o sag é regulado pela pressão (psi) na camara de ar positiva.

Que achas desse amortecedor?
Notas diferenças nas diferentes posições de Propedal?
 
#3
Boas,

No manual da Fox tens uma tabela c/ os Sags para os RP3´s de diferentes tamanhos.
Para o de 165mm o sag é de cerca de 9.5mm
Se nao o tiveres podes sempre fazer download a partir do site.

Eu pessoalmente nao acho as difernças entre as posicoes mto assinalaveis, notando-se mais do "+aberto" para o meio do que do meio para o "+fechado", penso que nos de 2006 as diferenças serão maiores.

Abraço

Brunio
 
#4
Caros,
Tenho" FOX FLOAT RP3 AVA" numa JAMIS DAKAR e a melhor maneira para encontrares o SAG é colocares uma pressão + elevada, por volta dos 160/170 psi - isto para os 75/80 Kg e depois coloca-te em cima da bicla com os pés nos pedais e as mãos no guiador e de preferência todo equipado com camelbag, obviamente pede ajuda a alguém - menos à mulher ou namorada, elas têm ciúmes das biclas?!! - E bem quieto deverás pedir para que meçam o afundamento do pistão no corpo do amortecedor que deverá ser +/- 9,5mm para XC e rebound + lento ou para maratona 10,5mm e rebound + rápido... isto na minha opinião.

Para não pensares muito no assunto coloca a alavanca do propedal no meio. Activar + o Propedal só se justifica em subidas suícidas. Para 2006 a Fox vai revêr o sistema, as 3 posições vão ficar mais diferenciadas.

Já agora alguém conhece o sistema AVA nos amortecedores da FOX, qual a vossa opinião?

Saudações BTTistas
PL
 
#5
RP3 2006

Ola amigos,

fica aqui o relato sobre as primeiras experiencias com o FOX RP3.
as posições do Propedal são facilmente ajustadas com a pequena alavanca azul, sendo q é perceptivel em qual delas se encontra.
nao me parece q aquilo mexa com os solavancos, mas até ver...
quanto ao rebound, acho-o um pouco lento quando comparado com o 5th element air (o unico q consigo usar como comparação)

de resto funciona bem, foi facil de ajustar e tem uma particularidade que penso qaue nao existe nos modelos de 2005...
é um pequeno grafico que mostra o setting interno de propedal (isto tem a ver com o quadro em q vem montado o amort).
Assim no Blur, devido ao proprio sistema VPP anti-bombeio, eles usaram o Propedal mais "leve"!
Deixem que vos diga... aquilo NÃO bombeia mesmo!

:)

Have fun!