[Ajuda] Vag Shtealth B2 de 2007

Hugoriba

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Viva!
Estou em vias de adquirir uma VAG Shtealth B2 em troca da Berg Country S1 105 da minha namorada.
A bicicleta em questão tem 2 anos e pouco e pertence a um amigo meu que lhe fez cerca de 180kms, estando parada a maior parte do tempo por motivos profissionais.
A compra já está feita, só tenho de a ir buscar a casa dele mas estou na dúvida sobre os componentes desta bicicleta e a minha busca sobre esse assunto trouxe-me a este forum no qual pretendo participar na medida do possível.
O que eu gostaria de saber era quais os componentes que a mesma trás de origem, se é um bom modelo, agilidade, durabilidade e robustez do material.
Sei de antemão que a dele tem travões de disco hidraulicos e desviador traseiro Deore, é preta, o resto é que gostaria de saber... pelo que pesquisei, existem vários níveis de equipamento para este modelo.
Sei também que a dele custou cerca de 700€ (eu vou comprar por 400 dado o pouquissimo uso que tem..).
Desde já os meus agradecimentos. Assim que a for buscar logo direi o que achei dela.

Eu possuo uma Scott á uns aninhos que muitas alegrias me tem dado, nem penso em me desfazer dela.

Abraço.
 

xbiker

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Boas!
Eu sou dono duma Vag também e quanto a componentes nada posso dizer pois existem várias gamas, mas eu penso, que pelos 700 euros que essa é a bike que está no site da marca.
Ora bem, quanto ao quadro só posso dizer que é um autêntico tanque de guerra! É um quadro robusto, pesado (até demais) e nas pequenas irregularidades esqueçe, porque ele não vai absorver nada.
Mas é assim, acho que para quem se está a iniciar na modalidade, será um bom começo, mas senão for o caso, vai sentir que secalhar não foi uma compra tão acertada.
Mas repito, este quadro é um autentico tanque de guerra, o meu já levou com muita pedra e nunca se ressentiu...
 

STIG_73

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Olá Hugoriba!

Tenho uma bike dessas já com 1700 Km feitos e digo-te, é um grande avião.
É uma marca nacional e é cada vez mais raro ver marcas nacionais por esses montes fora.
Claro, sou suspeito para te dizer isto e também sei das limitações da mesma, mas em termos de quadro, resiste a tudo, apesar de ser um pouco pesado. Na minha óptica é bastante apelativo em termos visuais (o meu também é preto).
Essa sendo de 2007 e pelo preço que referes deve vir com transmição SLX, suspenção Suntour Raidon e travões de disco hidraúlicos o que já é muito bom, digo isto prque tenho um familiar que comprou uma por essa altura e era o que vinha.
Se tem os quilometros que dizes e se tiver as especificações que referi é um bom negócio, agora se tiver transmição alivio/deore e suspenção do tipo XCM/XCR, aí já é um pouco cara.
Mas acredita que te vais sentir muito feliz em cima dela e se tiveres pernas vais deixar muitas XPTO para trás, e nem imaginas o gozo que dá vê-los montados nas suas grandes máquinas a desunharem-se todos para nos acompanharem.

Abraço
 
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Hugoriba

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Viva!
Hoje fui buscar a bicicleta ao meu colega.
Uns riscos e algum desgaste mas nada do outro mundo, na viagem de volta comprei-lhe logo uns mimos novos (selim, punhos, liquido de limpeza) e depois andei de volta dela.
Relativamente ao equipamento, ambos os desviadores Deore, manetes idem, suspenção XCR, cubos das rodas Deore (aquela parte do centro, acho que é assim que se chamam), aros Rodi e raios não faço a mínima...
Os travões hidráulicos Deore são bons, ele disse-me que aquilo não se afina, apenas se trocam as pastilhas pelo que deve estar a necessitar de serem mudadas.
Estava um bocado suja, sobretudo a corrente, e com alguns pontos de corrosão (ele mora perto do mar).

Já fiz algumas alterações, substitui guiador e avanço pelos da Berg que irei vender, os que trazia pareciam saídos de uma BMX... :rolleyes:
Cortei um pouco o espigão da suspensão em cima e baixei o guiador, não gosto dele demasiado alto e afastado da roda. Coloquei espaçadores de carbono.
A fazer ainda, falta trocar o espigão do selim (não o fiz ainda por não ser compatível com o da Berg) e trocar os tubos dos cabos mecânicos que estão alguns arranhados.

Relativamente ao peso, não acho pesada, comparada com a Berg é bem mais ligeira mas a minha Scott consegue pesar ainda menos.
Logo que possa eu coloco fotos para verem como está a nova menina cá de casa.
 

Hugoriba

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Estou com um problema no travão traseiro, retirei ambas as rodas para mudar os pneus e quando vou a colocar a de trás o disco simplesmente não entrava nas pinças do travão.
Depois de retirar os calços, reparei que ao travar as pinças não se movem e uma está totalmente saída e a outra recolhida no interior.
Amanhã já a levo ao mecânico para substituir todos os calços e afinar as mudanças mas podem dar-me uma opinião do que se possa tratar?? Falta de óleo? Antes de retirar a roda funcionava normalmente... E um calço está com o dobro da espessura do outro, é normal?

Outra coisa que me deixa intrigado é o facto do desviador traseiro bater (com uma espécie de cotovelo) no quadro da bicicleta quando selecciono mudanças mais altas (carretos pequenos de trás), e bate consoante os sobressaltos do terreno.

Agradecia a vossa ajuda. Abraço.
 

STIG_73

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Olá Hugo!

Antes de mais parabéns pela compra, é sempre bom saber que há mais uma bike de montagem tuga por esses montes fora.

Relativamente às questões mecânicas não te poderei ajudar muito, já que sou um pouco leigo na matéria, mas ainda assim acho que os travões deverão ter alguma peça colada devido precisamente à falta de uso. Em relação ao desviador, poderá estar empenado ou, de algum modo, desalinhado.
Aconcelho-te a procurares ajuda especializada, sob pena de vires a danificar outras partes da bike.

Uma sugestão: quando poderes troca de suspenção, já que esse é, talvez, o componente mais fraco e muuuuito pesado do conjunto.

Diverte-te com ela e põe fotos para o pessoal apreciar o produto made in Portugal.
 

Hugoriba

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Eu também pouco entendo de mecânica neste patamar, nunca usei travões hidráulicos mas deve ser o que tu dizes.
O desviador não deve estar empenado, deve precisar de ser esticado pois a primeira roldana chega a tocar nos primeiros carretos, está com muita folga aquela mola. E eu não sei como resolver isso.
Amanhã, mecânico com ela!!

Realmente é bom saber que é nacional, mas quase me mijei a rir quando soube o verdadeiro significado do nome VAG.... Soa bem, mas por favor....
O fundador devia ter imensa auto-estima!!! :D
 

xbiker

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Boas!
Bem, quanto aos travões não posso ajudar, não pesco nada disso.
Quanto ao Desviador, dizes que roça "numa espécie de cotovelo". Será o mundialmente famoso Drop-out?
É provável que este esteja empenado, e por isso tens de o trocar...
 
Boas! Quanto ao desviador pode ser varias coisas, pode sero parafuso q o desviador tem q esta encostado ao quadro q tenha de ser mais apertado para puxar o desviador mais para tras, ou pode ate ser a corrente q seja grande e o desviador ande muito pra cima. Pode também ser o dropout torto, mas normalmente ñ é isso q faz bater mais no quadro.
Quanto aos travoes se antes de tirares as rodas e quando andaste nela eles estavam a travar normalmente, pode ter sido q apertaste a manete do travão com a roda fora ou tenha se encostado nalgum lado e as pastilhas foram mais para dentro do q deviam, pois quando se trava sem o disco, ou seja quando ñ ha nada para as pastilhas encostarem elas vão para dentro, o q causa ñ se conseguir por a roda ou roçar no disco e o travar na manete seja mais em cima do q o normal.
Se for esse o caso a resolução é simples, é pegar numa chave de fendas ou algo do genero e fazer um pouco de força para as pastilhas se afastarem, depois disso coloca-se de novo a roda e aperta-se varias vezes a manete para ver como esta.
 

Hugoriba

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Epá, vocês já me estão a assustar... Eu não vejo nada empenado, aquilo devia estar a esticar mais a corrente para estar mais afastado dos carretos e consequentemente do quadro, mas não está.
Aliás, a corrente bamboleia muito e bate no quadro, deve ter de ficar mais esticada mas não sei ainda como o fazer.
Amanhã vai para a oficina! Depois dou novidades.
 

Hugoriba

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Obrigado bansheeCMS, hoje já não tenho tempo para experimentar o que disseste nos travões mas amanhã já vou tirar todas as dúvidas e digo o resultado aqui.
Abraço.
 

Hugoriba

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Diagnóstico feito, o travão estava a perder óleo quando virei a bicicleta ao contrário, e o desviador, pelo que me disseram é normal ele bater no quadro nas relações mais altas, a mola já não deve estar nos seus melhores dias...

É possível resolver isso sem ter de comprar um novo, colocando uma nova mola?

Vai levar calços novos, bichas de transmissão novas e uma afinação geral. Vamos ver como fica amanhã!
 
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