Ajuda - Pulsação BPM demasiado alta

zykon

Super Moderador
...Pois se o zykon o conhece para dizer que anda há um mês, então ainda tem muito que dar ...
:

Eu não o conheço, ele é que disse que mediu os valores FCM à um mês, dai eu PERGUNTAR se ele só treinava à um mês.

Já agora, tenham calma com vocês...

é óbvio que se o user não se sentir bem deve de ir ao médico, e também ninguém no seu perfeito juízo deve tomar opniões "médicas" deixadas num forum como verdadeiras.
 

ruialexis

Elos Rápidos
O meu contributo para a "discussão", porque este é sem duvida um tema fundamental para todos nós e nem sempre prestamos a divida atenção...

Qualquer indivíduo que pretenda iniciar um tipo de exercício físico com alguma regularidade deve realizar entre outros exames, um ECG.
Caso tenha mais de 35 anos esse ECG deve ser feito em conjunto com a prova de esforço.

É apenas a minha opinião, baseada em muitas outras opiniões de especialistas e inclusive nos requisitos necessários para que qualquer atleta federado possa obter a licença desportiva.

Boas voltas,
RA
 

joao27

New Member
Tenham calma, não é necessário se chatearem por causa de um tema que toda a gente deve ter duvidas.

Ando de BTT á ± 1 ano atrás, e fiquei parado 6 meses devido a lesão.
Em Dezembro iniciei um treino aqui postado, o via simples, começar com 70% 1 h e ir evoluindo 1% BPM e 5min semana, vou na sexta semana de treino.
Em rolos faz-se muito bem os 70.. 71 ...72 ... etc % , no entanto quando vou para a estrada ou BTT a pulsação não baixa do 80%, para nadar a 75% por exemplo vou quase parado, a 15 klm/h.

Mais importante, não se esqueçam que isto é um fórum de partilha de conhecimentos e não para chatices.
 

Joseelias

Well-Known Member
Tenham calma, não é necessário se chatearem por causa de um tema que toda a gente deve ter duvidas.

Ando de BTT á ± 1 ano atrás, e fiquei parado 6 meses devido a lesão.
Em Dezembro iniciei um treino aqui postado, o via simples, começar com 70% 1 h e ir evoluindo 1% BPM e 5min semana, vou na sexta semana de treino.
Em rolos faz-se muito bem os 70.. 71 ...72 ... etc % , no entanto quando vou para a estrada ou BTT a pulsação não baixa do 80%, para nadar a 75% por exemplo vou quase parado, a 15 klm/h.

Mais importante, não se esqueçam que isto é um fórum de partilha de conhecimentos e não para chatices.

Volto ao tópico apenas para te responder. As tuas dúvidas e incertezas são do tipo que apenas um médico munido de uma prova de esforço e um ECG te pode dar tranquilidade.

Eu não digo que tenhas qualquer tipo de problema. Apenas te estou a aconselhar neste sentido pois percebe-se que tens dúvidas sobre o funcionamento do teu coração e entende-se que há de facto uma preocupação e estranheza pelo funcionamento deste aí por trás. E como os custos destas provas através do médico de família são muito baixos e são rápidos, ficas logo com uma tranquilidade que pareces precisar e com a certeza que podes treinar à vontade para melhorar a forma física. Com 15 ou 20€ resolves tudo.

Eu respondo-te neste sentido desde o inicio pois as tuas questões não são sobre treinos (apesar de a origem delas surgirem daí) como por exemplo que percentagem alvo deves atingir para queimar calorias, ou fazer treino de endurance ou potência, ou com que antecedência deves treinar para um objectivo, etc. Isso eram questões de treino. As tuas questões e dúvidas são sobre o funcionamento e comportamento de um órgão vital.

De qualquer forma, dizer que atinges os 75% a 15km/h é um pouco vago pois não sabemos se isto é em plano e em recta, se esses valores foram obtidos com vento de frente, muito frio, a que altitude. A mim parece-me um pouco alto se as condições em que foi atingido foram óptimas, mas pode ser por simples má forma.

Faz o que eu e outros colegas te disseram. Tira as tuas dúvidas com um médico e com exames e ficarás muito mais descansado para depois te aplicares nos treinos sem estares com esse receio por trás. Não é por acaso que em muitos desportos, especialmente de endurance, actualmente o verdadeiro treinador físico é o médico. O Treinador está lá apenas para a técnica e motivação.
 

Joseelias

Well-Known Member
Acrescento ainda ao que disse agora, um link para um cálculo da Frequência Cardíaca Máxima através do método Karvonen considerado actualmente o standard "de ouro".

O método Karvonen é considerado mais rigoroso que a fórmula genérica (220-idade do atleta) que pelo que leio é agora considerada pouco rigorosa, pois introduz a forma física da própria pessoa já que leva em consideração a Frequência Cardiaca em Repouso.

E com base nesta personalização ajusta as percentagens, o que significa que dois atletas com a mesma idade vão ter percentagens diferentes se tiverem frequências cardíacas em repouso diferente. Por exemplo:

Método (220-idade do atleta): 129bpm - 70%

Método Karvonen:
Atleta 36 anos - 48 bpm em repouso - 70%: 143 bpm
Atleta 36 anos - 55 bpm em repouso - 70%: 145 bpm
Atleta 36 anos - 60 bpm em repouso - 70%: 147 bpm

Tens uma calculadora aqui: http://www.briancalkins.com/HeartRate.htm

Há mais sites com informação sobre isto pela net e podes consultar vários só para verificares que os cálculos batem certo em todos.

Podes calcular a tua frequência cardiaca em repouso usando o monitor de frequência cardíaca. Deita-te durante 15 minutos, relaxando e evitando movimentos e vai olhando para o monitor para veres qual é a frequência cardíaca mais baixa que consegues ver. Isto feito antes de te levantar de manhã é melhor. Repete três vezes e faz a média. Esta será a tua frequência cardíaca em repouso.

Podes ir repetindo de vez em quando, especialmente se andares a treinar pois a tua frequência cardíaca em repouso irá baixar já que o coração ficará em forma e isso altera os resultados.

De qualquer forma consulta com um médico sobre isto, ou tenta mandar um mail à Faculdade de Motricidade Humana e pode ser que alguém te esclareça melhor sobre este ou outro método de cálculo das percentagens da frequência cardíaca.
 

j_Fe

Member
Acabo de ler este tópico todo, e realmente fiquei interessado em algumas coisas que por aqui se dizem.
De facto tenho 24 anos, e nunca me preocupei e controlar os bpm ou as FC, como lhe quiserem chamar.

Mas há outra coisa que me aborrece, que é, já ter constatado em muitos outros tópicos daqui do forum (ou deveria chamar discutórium?)...
A malta tem de se controlar, e ainda por cima, num tópico relacionado com o coração... estão a dar cabo do vosso.

Já reparei e muitos outros tópicos, que há certos indivíduos que parece que buscam o debate, o confronto, a discussão...
Porque não, canalizar toda essa fúria/angústia ou ansiedade para os cranks e "dar cabo" dos trilhos?

Se estiverem chateados, aborrecidos, ou stressados, não descarreguem aqui, pedalem ;)

:back2topic:

Acho muito importante o controlo da condição física, e além do mais, se o user não se sente bem e está desconfortável, deve consultar um médico.
Mas não só nos temas do coração, tanto seja numa dor muscular, ou numa comichão.
Quando de acha que algo não está bem, mais vale perceber o que se passa.
Mas isto não deixam de ser os meus 50 cêntimos :)
 

Joseelias

Well-Known Member
Tens ainda aqui um site com vários métodos de calculo das percentagens da FCM em que a página que ligo calcula de forma mais fácil tudo e dá-te variações de outros dois métodos. O Karvonen está no meio.

http://www.digifit.com/heartratezones/training-zones.asp?MaxHR=177&Age=41

Toma como base o cálculo da FCM a fórmula: 205.8−[0.685 × Age]

É dito que este cálculo, apesar de ter uma margem de desvio relativa, é considerada fiável e adequada para treinos com base em percentagens de FCM.

Nesta pagina tens 7 métodos de cálculo da FCM inclusive para mulheres. O do link acima é a equação nº 5. Se clicares em "Related Training Zones" passas para a página acima:
http://www.digifit.com/heartratezones/maximum-heart-rate.asp?Age=41#table
 

qmark

New Member
Se te cansas muito, abranda :p.

O batimento cardíaco só por si não é sintoma de nada, varia de pessoa para pessoa. Para ficares de descansado vai ao médico e faz os exames recomendados.

Entretanto para ficares mais descansado mede a tensão arterial, essa sim, digna de preocupação quando está fora dos parâmetros.
 

CarlosBerg

New Member
Eu nunca fiz nenhum teste de esforço, sei que teoricamente a minha FC Max=189, no entanto quando chegar aos 172bpm (88% da FC Max teórica) tenho logo que abrandar o ritmo, nem sempre as “Zonas Base” estimadas com a percentagem da FCmáx. são as Zonas treino de actividades como Ciclismo/BTT e corrida, os 88%da FC Max que equivale a Zona 4, na realidade estou na Zona 5a a fazer btt.

Dêem uma vista de olhos em Performance Management Chart a ver se ajuda alguma coisa.
 
Last edited:

Joseelias

Well-Known Member
@ CarlosBerg

E como calculas a tua FCM? É que pelo que tenho lido em todo o lado o método tradicional (220-idade) tem uma margem de erro muito grande e hoje utilizam-se outros métodos que embora dêem valores gerais têm uma margem mais curta. Pus uns links acima - http://www.digifit.com/heartratezone...p?Age=41#table - onde mostram vários métodos sendo o considerado mais aconselhável: 205.8−[0.685 × Idade]

Tens algum método diferente do tradicional, e se sim e o escolheste entre outros métodos que motivos levaram a fazê-lo? Com tantos métodos acaba por se gerar alguma dúvida.
 

miguelcarromeu

Active Member
Desculpem-me a frontalidade, mas é impressionante a quantidade de porcaria que se escreve por esta internet fora. É por essas e por outras que, de quando em vez, fica todo o mundo muito transtornado porque um BTTista de fim-de-semana, ou um atleta bem treinado, cai para o lado com um acidente vascular fulminante.

Não queiram saber ao pormenor o quão eficaz é vossa máquina e a quantidade de "porrada" que aguenta e depois admirem-se.
 

Nilson76

Member
Boas companheiros,

Realmente existe uma grande diferença entre os vários métodos de calculo do FCM. Qual é então o mais fiável para um iniciante em BTT?

Boas pedaladas
 

Jocas22

Active Member
mais um que gostava de perceber mais do tema, mas fica desiludido porque não consigo perceber um fio de raciocionio no topico.
 

Joseelias

Well-Known Member
Para quem não está a perceber parte da discussão iniciada agora (a questão original está respondida e é: ir ao médico), acho que tudo se resume sobre saber qual é a formula menos falível para calcular a Frequência Cardíaca Máxima (FCM).

E digo menos falivel pois só exames médicos regulares podem determinar qual a verdadeira FCM de cada pessoa. As formulas podem dar uma base para evitar exageros (ou causá-los :( ) mas têm sempre uma margem de erro e dão valores generalizados.

Dito isto, o cálculo da FCM é que é o verdadeiro busílis da questão, pois as percentagens-alvo para perca de peso, endurance, potência, etc. acabam por ser feitas com base na FCM e o valor das percentagens não sofrem grandes alterações. 60% ou 80%, seja qual for a forma de calculo da FCM, é apontada como tendo o mesmo objectivo em todos os métodos. Novamente... mas qual é a FCM e o método a usar?

E depois temos ainda a diferença entre desportos, só para baralhar mais... E são raros os locais que mencionam os valores alvo para o ciclismo. Normalmente apontam valores gerais.

Só para terem uma noção, dependendo de vários métodos a minha FCM vai dos 189bpm (numa variação da fórmula original) até aos 177bpm na formula considerada menos questionável (de acordo com o site). E todas ela têm uma margem de erro...

Neste site têm 7 fórmulas, das quais duas para mulheres, e a que é mencionada como a menos questionável é a Equação 5:
http://www.digifit.com/heartratezones/maximum-heart-rate.asp?Age=41#table

Ora, no meu caso é-me dado um valor de 177bpm como FCM o que não é mau pois é bastante contida. Se clicar em "Related training zones" vamos para uma página onde posso inserir a minha frequência cardiaca em repouso depois de clicar em "Submit" surgem os valores de cada método. O do meio do primeiro quadro é o método Karvonen modificado que pelo que tenho lido é considerado a regra de "ouro". Pessoalmente é aquele que estou mais inclinado a usar simplesmente pelo que tenho lido. Mas não sou médico, nem especialista e esta é apenas um opinião pessoal e aberta a discussão.

Para baixo temos outros cálculos que incluem corrida e até ciclismo. Ora a parte que nos interessa é a do ciclismo (que apesar de tudo é de estrada).

O cálculo apresentado é o da Association of British Cycling Coaches / British Cycling Federation ( Associação de Treinadores de Ciclismo do Reino Unido / Federação de Ciclismo do Reino Unido), o que por si só terá alguma credibilidade, acho eu...

Mas neste caso a minha FCM já é de 189 o que até pode estar certo mas pode-me colocar a treinar acima da minha real capacidade...

O site seguinte é a base dos cálculos usados no site acima para o ciclismo, e nele têm mais opções como escolher o sexo, ou colocar uma FCM personalizada se souberem qual é a real, por exemplo depois de fazerem testes.

http://www.machinehead-software.co.uk/bike/heart_rate/heart_rate_zone_calculator_abcc_bcf.html

Espero que isto ajude clarificar, apesar de a questão de calcular a FCM se manter em aberto sem se recorrer a testes e exames.

Em caso de dúvida optem pela opção mais moderada. Como o colega miguelcarromeu disse acima há por aí muitos casos de mortes súbitas, até de atletas profissionais com acompanhamento médico de topo. O ideal será tentarem ter uma consulta de medicina do desporto.
 
Last edited:

Joseelias

Well-Known Member
@ joao27

Para quem não é médico esses gráficos podem ser difíceis de interpretar com rigor e gerar mais confusão ainda.

Até pode nem ser nada, mas já reparaste que no fim da descida as +-41:40 tiveste um pico que te levou perto dos 100%? A menos que um veado se tenha atravessado à tua frente quando ias a 50km/h, porque motivo houve aquele pico se já ias a descer à algum tempo e em principio não irias a pedalar muito? Ou tiveste um episódio de fibrilação auricular (completamente especulativo)?

Ou às 1:15:00 tiveste uma quebra brutal na pulsação quando estavas no fim de uma subida ou acabado de sair dela?

Será que isso é normal? Ou não? Quem daqui te pode responder a uma coisa dessas sem te estar a levar ao engano?

Quantos de nós estamos treinados para ler registos cardíacos? E o teu Monitor de Frequência Cardíaca é fiável? Não terias linhas de alta tensão perto? É que o meu às vezes até perde sinal nestes casos... E o registo de altitude é feito com um altímetro barométrico como nos GPS de melhor qualidade ou é por estimativa e os dados da altitude não batem certo com o registo cardíaco? Entendes o que eu quero dizer?

Nos meus testes Holter e de Provas de Esforço houve coisas que a mim me pareceram estranhas e que até comentei com o cardiologista e ele disse que era normal e não era preocupante. Assim como apontou coisas nos gráficos como sinal de problemas que eu olhava para lá e diria que estava tudo bem...

Qualquer pessoa que aqui comente esses gráficos corre o sério risco de te estar a enganar e dar informações erradas.
 

KLUCA

New Member
joseelia vou ter de me meter no tópico outra vez pois andas no "desvairio" outra vez companheiro :)

compara lá bem os gráficos e vez que numa altura tem um topo e na outra altura o user tinha acabado uma subida e é claro, cansadito de certeza abrandou, ou talvez para ver a vista

deixa lá isso dos médicos man :)
 

meloy

New Member
lol

A mim "que não sou especialista nem médico" cabe-me dizer que me parece algo perfeitamente normal esse teu "cardiograma" não mantens muito tempo em ritmos cardíacos altos e recuperas bem a PPM.

Só tens de ter em atenção que no minuto 20 até ao 35 tens uma PPM constantemente acima dos 96% da FC máx.

Continua!

ps: não sou responsáveis por aneurismas, AVCs nem enfartes
 

Joseelias

Well-Known Member
joseelia vou ter de me meter no tópico outra vez pois andas no "desvairio" outra vez companheiro :)

compara lá bem os gráficos e vez que numa altura tem um topo e na outra altura o user tinha acabado uma subida e é claro, cansadito de certeza abrandou, ou talvez para ver a vista

deixa lá isso dos médicos man :)

Aos 41:40 o joão27 termina uma descida dos+-320m para os +-150m de altitude, no entanto o coração que tinha vindo a descer de bpm desde o momento em que atinge o topo e começa a descer, tem um pico para os 180/190 perto do fim.

Isto é normal? Se calhar é, mas nem eu nem ninguém aqui consegue afirmar nada pois nem os dados são fiáveis nem as condições são controladas nem nós sabemos o que se passou pelo percurso. Mas isto é totalmente irrelevante.

Parece que me tenho que repetir: se o joao27 tem dúvidas ao ponto de vir colocar estas questões num fórum, então as únicas pessoas capazes de o tranquilizar são os médicos. Possivelemnte até lhe podem dizer para estar descansado e que é tudo normal. Querem melhor que isto? Se ele não se preocupasse era uma coisa, mas se ele demonstra preocupação então é algo totalmente diferente. É irresponsável estar a fazer diagnósticos cardiacos com base em ZERO conhecimentos não só de cardiologia, como de medicina desportiva, medicina geral, e até de treino desportivo a um nível avançado.

Estes gráficos em termos médicos têm valor zero. Os médicos não olham para eles por mais que 5 segundos e apenas por cortesia se for preciso. Não entendo que contrariedade é que isto pode provocar.

Bom, desta é que me vou desta discussão. Já contribui com a minha opinião e conselhos e com alguns links para quem quiser calcular a FCM e as zonas de treino. Só não entende quem não quer.
 
Last edited:

gacomosi

Member
Boa tarde!

Agradeço desde já a todos aqui pelas vossas exposições e conselhos.
Sou também novo nisto dos "cardios" apesar de usar uma banda+relógio "feirex" só para ir controlando a pulsação.
Agora que comprei um Edge810 vou mais a fundo neste campo!
E já agora deixo o meu conselho...uma consulta ao médico com realização de testes de esforço não faz mal a ninguém, a não ser que o médico vos proíba de praticar BTT :p !
Boas pedaladas!
 
Top