Ajuda - Perder gordura mais eficasmente

andrextr

Active Member
Boas,

Já me disseram se passando um certo número de batimentos cardíacos começo a queimar massa muscular em vez de gordura, e que se for mais encasacado suo mais e por conseguinte perco mais gordura. O problema é que não sei se nenhuma destas é verdade.

Cumprimentos

Ina pá, isto lê-se com cada barbaridade que até faz doer a vista eheheh :D

Transpirar mais NÃO faz perder gordura!! A unica coisa que faz é perder água e desidratar mais rapidamente!!!....

Tal como num carro, a gasolina que metes lá dentro é queimada e sai pelo escape em forma de dioxido de carbono (valores proximos das 100g de CO2 / km). Ora o nosso corpo também faz isso, cada vez que respiramos, libertamos dioxido de carbono (que apesar de ser um gás, tem peso, e resulta maioritariamente da combustão das nossas gorduras).

Como sabem, um dos princípios mais importantes da fisica diz que "nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Portanto a solução para perder peso é ingerir menos calorias por um lado, e respirar mais (eheh mas agora nao comecem a respirar mais de proposito senao ainda entram em hiperventilação :lol:)! Ora bem, como é que se respira mais? FAZENDO EXERCICIO FISICO! Não interessa se é a cavar uma pista de downhill, a nadar, ou a correr, tudo o que faça a pessoa ficar ofegante, a transpirar, já está a contribuir para a perda de gorduras. Mas ficar demasiado ofegante também não é bom, andar no redline durante muito tempo rebenta o motor. Aqui o factor chave é mais a duraçao do exercicio! Quanto mais tempo, maior os gastos energéticos, e maior a perda de gordura.

Relativamente aos pseudo-nutricionistas, isso é um pouco tanga para gastar dinheiro. Basta a pessoa pesquisar em sitios crediveis, informar-se, e tentar compreender o assunto sem acreditar em mitos, para ser autonoma ela propria.

Relativamente à alimentação, aprende a ler os rotulos dos alimentos e escolhe os de menor teor em "Lipidos/Gorduras" !! Corta o mais que puderes nestes alimentos e derivados: Oleos de fritar, maionesse, manteiga, azeite, molhos, etc. É tudo rico em gordura e alto em calorias! O azeite é 100% gordura, e pode ser usado como combustivel para uma lamparina, e portanto, dá para perceber que é algo bastante calórico e energético.
 

Dadupe

New Member
Bem. Eu sempre consegui perder peso quando quis até agora. Basta estar motivado e saber algumas regras básicas sobre alimentação e sobre exercício físico.
Existem muitos mitos, muito gente a dizer coisas certas e outras errados, por isso o melhor é mesmo consultares livros sobre a especialidade.
Por exemplo eu sou completamente contra essa regra de cortar nas gorduras. Não se deve cortar um dos grupos essenciais de alimentos só porque se está a tentar perder peso. Existem determinadas vitaminas que são lipossolúveis. O que significa que estão dissolvidas em lípidos /gorduras. O azeite (virgem nunca refinado) acima mencionado por exemplo é o tipo de alimento que deve ser incluido TODOS os dias na alimentação cru. Nunca cozinhado. Em sopas deve ser colocado só no final da sopa estar cozinhado. Deste modo preservas todos as propriedades que o azeite tem.
Existem outras fontes de lípidos bastante saudáveis, como por exemplo frutos secos. O cuidado que se tem de ter com este grupo de alimentos é a quantidade a ingerir. Muito pouco porque como foi dito é um tipo de nutriente muito calórico. 3 vezes mais calórico por grama do que hidratos ou proteinas.
Outra coisa muito importante que deves ter em conta é a quantidade de musculo que tens, ou seja a percentagem de gordura corporal. É também importante conseguires ganhar algum músculo, porque se tiveres em conta que cada kg de músculo te vai fazer consumir mais 50kcal diárias, isso significa que mais músculo te vai ajudar a consumir mais calorias. É claro que o músculo pesa e podes por vezes pensar que não perdeste peso, mas no entanto podes ter ganho massa muscular.
Tem cuidado com a balança e não fiques obsecado por ela. Vai construindo metas que não sejam impossíveis e quando lá chegares estabelece novos objectivos.
 
Eu isso da massa muscular sei, porque já andei no ginásio e poucos kg emagrecia, mas ganhava muita massa muscular. Sempre tive facilidade em ganhar massa muscular não sei bem porquê e ainda por cima a minha estrutura óssea é algo larga para a minha altura e idade. O problema não estará aqui, mas sim a perder gordura.

andrextr, tens a certeza que é pela respiração? É que pelo que sei 10% do nosso suor é composto por gordura e os resto da gordura perdida sai pelas fezes e pela urina...Tens a certeza que o que dizes está correcto? É que eu posso estar errado.
 

andrextr

Active Member
Boas Jorge. Não sou especialista na área, mas sou formado em Bioquimica, e presentemente estou a tirar doutoramento e faço investigação cientifica em neurociencias. Gosto bastante do desporto, e gosto de estar informado nestas areas da nutrição/saude, e também gosto de saber dos mitos/burlas/charlatanices que envolvem esta áreas. Portanto, a minha opinião vale o que vale :)

Sim tenho a certeza que é pela respiração. Aliás não é preciso acreditar, basta PENSAR. Tal como no carro, a gasolina do deposito não desaparece do nada. Ela é queimada, e sai pelo escape na forma de dioxido de carbono (CO2) e água também. Num carro típico, por cada 100km, sai pelo escape +- 10 kg de dióxido de carbono. Essa massa provém da gasolina que foi queimada.

No nosso corpo acontece o mesmo. Ingerimos os alimentos, estes são "queimados" na presença do oxigénio que respiramos (termo correcto é "oxidados"), e através da respiração libertamos o dioxido de carbono e água provenientes desta combustão! (Tal e qual como no carro).

Portanto, se praticares exercicios que acelerem o ritmo cardiaco e a respiração, estás a queimar gorduras e a eliminar essa massa pela respiração. Quanto maior for a duração do exercicio, mais respiras, e mais massa perdes. (Tal como no carro, uma viagem de 4h dá cabo do deposito).



Eu isso da massa muscular sei, porque já andei no ginásio e poucos kg emagrecia, mas ganhava muita massa muscular.


Tens a certeza que ganhavas muita massa muscular? São raros aqueles que conseguem ganhar 3kg de músculo por ano, com treinos regulares intensivos de pesos, sem usar esteróides!!! Não será que estavas a ganhar antes um pneuzito ;)



É que pelo que sei 10% do nosso suor é composto por gordura e os resto da gordura perdida sai pelas fezes e pela urina...


O nosso suor é apenas água com sais (também chamado de electrolitos). (Lê aqui este artigozito (clica aqui))


A gordura NUNCA, mas NUNCA, é eliminada pela Urina! Nem a gordura, nem proteínas, nem açucares, nem sangue!! No dia em que aparecer uma destas quatro coisas na urina em quantidades apreciáveis, é porque sofres de uma nefropatia grave!! Dito de outro modo, os teus rins foram à vida e deixarem de conseguir filtrar o sangue devidamente!

A única coisa que a Urina contém, são sais e metabolitos (produtos libertados pelas células..."lixo" celular). Devido ao fenomeno de osmose também contém água obviamente, senão mijava-mos em pó!

Esse mito da gordura na urina, é devido a CHARLATÃES que "invetaram" novos produtos que "prometem dissolver a gordura no sangue, e esta é eliminada pela urina". Como exemplo, temos a moda recente de tratamentos de infra-vermelhos, que a única coisa que fazem é fazer transpirar e perder peso através da perda de água / desidratação. Ah! E também fazem perder massa em notas de 50€! Vê aqui esta Notícia (Clica AQUI)



PORTANTO:

:arrow: Se queres perder peso, não há milagres nem facilidades! Tira todos esses mitos da cabeça e vai correr! Quanto mais exercicio praticares mais perdes gordura! Podes alternar entre exercicios com pesos (um par de halteres em casa), corridas, BTT, etc! Mas mexe-te! Quanto mais melhor!

:arrow: Reduz o mais que puderes as gorduras (lipidos) da tua alimentação. Substitui por exemplo as manteigas pelo queijo magro. Usa leite magro. Habitua-te a comer a comida mais enxuta e não a nadar em molho ou azeite. Gelados e afins são ricos em gordura. Não os comas! Os fritos são ricos em oleo de fritar (100% gordura vegetal). Troca as batatas fritas por batatas cozidas, ou por arroz. Aprende a ler os rotulos dos alimentos, e escolhe os que têm menos gordura (tipicamente um produto com mais de 10g de lípidos / 100g de produto, deve ser consumido com moderação!)
 
Last edited:

stuka666

Member
Nunca estejas muito tempo sem comer, ter cuidado com a alimentação é comer várias vezes ao dia mas sempre correctamente. Se não comeres direito, vais prejudicar a tua saúde e até corres o risco de não emagrecer tanto como devias.

Podes arranjar umas tabelas na net acerca dos valores calóricos da maior parte dos alimentos e com a ajuda de uma balança vais tendo noção das calorias que ingeres. Acho preferivel aprenderes aos poucos como te alimentares, do que andar a seguir cegamente o que os nutricionistas te dizem.. corres o sério risco de não fazer as coisas direito.

Ah, e vê biggest loser para ganhares motivação :p
 

agirão

New Member
Bom artigo do André (como é habitual!).

O post seguint, deve ser analisado com cuidado, pois não podemos sobrepor a net, em termos de informação, aos nuticionistas que tiveram de provar os seus conhecimentos.

Isto é incorrer em informação não sustentada.
 

stuka666

Member
Quem diz net, diz informação, livros, etc.

O que quis dizer, é que convém saber sobre o assunto (minimamente que seja) ao invés de acreditar em alguém cegamente só porque tirou um curso.

Todos nós sabemos que um diploma não é um atestado de competência.

Digo isto, mesmo depois de com 17 anos ter recorrido a um nutricionista e ter emagrecido 30 kilos. Há que ter um minimo de conhecimento para ter completa noção que alguém sabe mais do que nós.
 

agirão

New Member
stuka
Há algo de contraditório nas suas afirmações!
Um livro tem um autor devidamente identificado e terá que prestar prova de conhecimento para ver editado o que escreve.

Tirar um curso significa trabalho de aquisição de conhecimentos e prova dos mesmos! Negar as competências adquiridas pela aquisição de um diploma / conclusão de curso é perigoso! É assumir o estado de fora-de-lei por quem o afirma. Pois, se o curso está legislado e credenciado pelos ministérios da tutela, estamos a negar a legitimidade institucional! E, isto é grave! Há leis que regem este país e apagá-las, se nos convém, é merecedor de reflexão! Afinal quem regulamenta? Quem tem competência, ou você, porque lhe apetece?

É preciso pensar, antes de escrever afirmações graves!
 

andrextr

Active Member
Nao quero tirar o mérito aos nutricionistas, apesar de achar que se trata de uma espécie de pseudo-ciência de última hora. Mas a ideia que quero deixar passar, é que com algum conhecimento, leitura, e mente activa no processamento de informação (nao mente passiva onde se engole todos os mitos sem reflectir), não é necessário recorrer a um nutricionista para ter uma alimentação e vida saudavel.

Na minha opinião, a maioria das pessoas que recorrem a um nutricionista, ou são pessoas com problemas graves de obesidade e/ou são pessoas pouco informadas sobre o assunto, que julgam que ir a uma simples consulta faz milagres.

Emagrecer exige muita autodisciplina, sacrificio e força de vontade, e não é um nutricionista que vai resolver isso. Pode ajudar e dar uns concelhos, mas a verdade é que é preciso ser algo que parta dentro de nós. É preciso ser forte de cabeça para não só fazer exercicio regularmente, mas também para tentar perceber as verdades e mitos (muitos deles promovidos por agentes comerciais) por detrás das alimentações.

A coisa boa, é que o desporto é um vicio como o tabaco. Custa começar, mas a motivação e o bem estar que dá, torna-se díficil de o largar.
 
O q o andrextr disse é verdade, toda a gente sabe mais ou menos o q comer e quando comer hoje em dia, a disciplina e o esforço são essenciais, e as locuras q ás vezes q o pessoal faz, so são prejudiciais, exercício físico acima de tudo com uma boa intensidade e regularmente são meio caminho andado. E ñ se esqueçam q o descando também é importante, exerçício físico todos os dias da semana é um erro! Bebam também chá verde, é bom para ajudar a dispersar a gordura!
 

andrextr

Active Member
Oh banshee explica-me lá o que é essa coisa do "dispersar a gordura"... :D eheh não me leves a mal, mas isso parece-me tão pouco cientifico para acreditar.

Não existe nenhum alimento que por si só faça emagrecer. A definição de alimento por si só supõem que é um composto que fornece energia ao corpo. Existem é alimentos com mais calorias que outros (exemplo: gorduras). A única coisa na dieta que não tem calorias é a água e as vitaminas.

A parte do descanço tudo bem, faz parte do senso comum :) Mas sim, eu diria que 20-30min de exercicio aerobio, umas 3 ou 4 vezes por semana, ajuda bastante ao fim de um ano.

EDIT: banshee lê aqui esta noticia sobre o chá verde :)
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI24913-15257,00-CHA+VERDE+EMAGRECE.html

Como podes ver, há muita gente (pseudo-nutricionistas) que afirma que ajuda a emagrecer, mas provas cientificas não há, e portanto, não passa disso, duma especulação, e não pode ser generalizada. Provavelmente não passará de outro mito criado por quem vende saquetas de chá, como de costume :) Não existem compostos milagrosos, é preciso correr :)

eheheh é preciso desconfiar sempre da informação que ouvimos :D


Relativamente à noticia que te mandei, gosto particularmente dos comentários:
tenho uma filha de 4 meses e foi cesaria ,mais ate agora minha barriga não some . tem algum metodo para a perda dessa barriga sem ser academia ???

A resposta é simples.... NÃO! TENS MESMO DE LEVANTAR A BUNDA DO SOFÁ E IR CORRER !!! :D ahahah imagino as litradas de chá que esta gente foi beber para emagrecer, e devem tar gordas na mesma :D
 
Last edited:
"dispersar a gordura" foi uma maneira de dizer, o q queria dizer é q o cha verde ajuda a potenciar a perda de cgordura e a retenção das mesmas, e ñ disse q so beber o cha q faz emagrecer tem q ser o conjunto do exerçicio+alimentação.
Vi um estudo q foi feito com cha verde durante alguns meses, em q os resultados foram um pouco melhores no grupo q tomava o cha do q o q ñ tomava. È claro q ñ existe nehum alimento q por si so faça emagrecer, mas ha alguns q são melhores q outros para ajudar nisso.
 
andrextr, quando falo em muita massa muscular, o muito é relativo claro! O que é muito para mim pode ser pouco para ti. Eu lembro-me que passei dos 96 kg para os 85kg e comecei a fazer ginasio, com a mesma dieta e notou-se mesmo diferença nos kg que perdia. Notei muita diferença na massa muscular a nivel do tronco, quer braços, quer na zona abdominal, nos trapézios e nas costas mais ainda.

Por exemplo desde que comecei a fazer XC, há uns 4/5 meses já notei uma diferença na massa muscular das pernas brutal e já fazia Downhill e Freeride há uns 5/6 anos. Por isso digo que tenho uma certa facilidade em ganhar massa muscular e, pela lógica, também devo ter a perder. Quando me refiro a facilidade tenho em conta colegas meus que andam no ginásio há mais de um ano e que se veem à rasca para ganhar massa muscular.

Quanto ao assunto do desgaste de gorduras pela respiração nunca tinha pensado dessa forma, mas realmente tem lógica.

No que toca a nutricionistas, tenho uma opinião diferente da tua. As pessoas só vão lá quando não sabem fazer uma alimentação saudável, ou seja não sabem o que faz bem e mal e o que não devem ou devem ingerir e por isso reorrem a alguém que perceba mais do assunto.

Obrigado pela tua ajuda e dos restantes também.

Cumprimentos,
jOrGe.mRnh
 

LDmartins

New Member
stuka
Há algo de contraditório nas suas afirmações!
Um livro tem um autor devidamente identificado e terá que prestar prova de conhecimento para ver editado o que escreve.

Tirar um curso significa trabalho de aquisição de conhecimentos e prova dos mesmos! Negar as competências adquiridas pela aquisição de um diploma / conclusão de curso é perigoso! É assumir o estado de fora-de-lei por quem o afirma. Pois, se o curso está legislado e credenciado pelos ministérios da tutela, estamos a negar a legitimidade institucional! E, isto é grave! Há leis que regem este país e apagá-las, se nos convém, é merecedor de reflexão! Afinal quem regulamenta? Quem tem competência, ou você, porque lhe apetece?

É preciso pensar, antes de escrever afirmações graves!

Desculpe o reparo, mas há aqui contradições ou até mesmo ingenuidade neste seu post...
Hoje em dia qualquer um vira cantor ou escritor... e as fundamentações nem sempre lá estão, e quanto a falta de competências por parte de licenciados, pffff, é o pão nosso de cada dia neste país....Então nos estabelecimentos de ensino, até mete dó, mas como até a ministra da educação quer terminar com os chumbos, enfim.(desculpem o off-topic).
Ah, perdoe também a minha ignorância, mas no post que escreveu anteriormente ao supra citado, o sr. disse que recorrer a internet não é aconselhável(ou algo do gênero), assim sendo, porque se dá ao trabalho de fazer posts na referida net????
Isto sim é contraditório.
 

rucaf3

New Member
Vi aqui num post uma referência a "não juntar dois hidratos de carbono"... Ora aqui é k fica a minha dúvida pois alguns Nutricionistas defendem esta ideia mas, (agora pergunto) como é k o organismo destingue hidratos?? Qual a diferença de Pão, batata ou arroz ?? Hidrato não é Hidrato ??? É como dizer... "comer laranja de noite faz mal" claro k é mito... O estômago sabe lá se é de noite ou de dia :D...
Esta dos dois Hidratos não me convence...
 

JorgeSantos

New Member
Tópico limpo do Off-Topic que continha em relação ao pretendido.

Agradeço que não repitam o ocorrido.

Josant.


ps: Não respondo a futuras Mps relacionadas com este tópico e a este procedimento.
 

tiago ferreira

New Member
Vi aqui num post uma referência a "não juntar dois hidratos de carbono"... Ora aqui é k fica a minha dúvida pois alguns Nutricionistas defendem esta ideia mas, (agora pergunto) como é k o organismo destingue hidratos?? Qual a diferença de Pão, batata ou arroz ?? Hidrato não é Hidrato ??? É como dizer... "comer laranja de noite faz mal" claro k é mito... O estômago sabe lá se é de noite ou de dia :D...
Esta dos dois Hidratos não me convence...

Existem dois tipos de hidratos de carbono: os monossacarídeos e os polissacarídeos, esta diferença está relacionada com a composição molecular.

Os hidratos de carbono monossacarídeos são fontes de energia rápida e de curto prazo, portanto, são ideais para serem consumidos durante o exercício.
Os hidratos de carbono monossacarídeos podem ser encontrados nos seguintes alimentos:

Na fruta (excepto a banana se estiver pouco madura);
No açúcar;
No mel;
Em compotas e doces;
Nas bebidas energéticas.

Os hidratos de carbono polissacarídeos são caracterizados por serem absorvidos lentamente e de forma gradual, portanto são bons para se consumirem antes da prática de um exercício de média/longa duração.
Os hidratos de carbono polissacarídeos podem ser encontrados nos seguintes alimentos:

Nos cereais de pequeno-almoço;
No pão;
No arroz;
Na massa;
Nas leguminosas (feijão, grão, favas);
Nas batatas.

Basicamente são estas as diferenças entre os dois tipos de hidratos de carbono, ou hidrocarbonetos.
 

andrextr

Active Member
andrextr, quando falo em muita massa muscular, o muito é relativo claro! O que é muito para mim pode ser pouco para ti. Eu lembro-me que passei dos 96 kg para os 85kg e comecei a fazer ginasio, com a mesma dieta e notou-se mesmo diferença nos kg que perdia. Notei muita diferença na massa muscular a nivel do tronco, quer braços, quer na zona abdominal, nos trapézios e nas costas mais ainda.

Tu não ganhaste massa muscular !! O que aconteceu foi que tiraste a camada de banha que tinhas em cima, e isso faz com os musculos fiquem mais visiveis!!!!
Para se ter o chamado 6-pack abs (abdominais em forma de 6 tabletes) não precisas de fazer 3000 mil abdominais por dia! Basta reduzires a massa gorda corporal para valores muito baixos, que estes musculos ficam visiveis!! Hás de reparar que nunca viste um gorducho com abdominais!! Mas se for um puto esquelético infezado, já tem abdominais visiveis...e ossos também :D

Ganhar musculo é um processo muitoooooo lento. As diferenças só começam a ser visiveis após 2 anos de treinos regulares com pesos!!

No que toca a nutricionistas, tenho uma opinião diferente da tua. As pessoas só vão lá quando não sabem fazer uma alimentação saudável, ou seja não sabem o que faz bem e mal e o que não devem ou devem ingerir e por isso reorrem a alguém que perceba mais do assunto.

Foi o que eu acabei também por disser. E acrescentei que basta perder um tempo a ler a informar-se que não é preciso ir a um nutricionista. Com os concelhos que te dei, tens muito ponto de partida para começar a investigar. E se os seguires, vais ver que não precisas de nutricionistas....

O problema é que há muita informação dispersa nesse mundo fora, muita coisa superfulas sem grandes importancia, e pior ainda, informação errada.
Por exemplo, para quem quer emagrecer de nada lhe interessa saber se existem polisacaridos complexos ou simples!!.... Epá, basta apenas reduzir a gordura na alimentação e ponto final. Comam lá as batatas e o arroz à vontade (desde que não sejam fritas por causa da gordura do oleo de fritar).

:)
 
Boas

Vou só contar o que me aconteceu nos últimos meses

Em meados de Abril de 2009 estava com 98Kg e achei que era demais e fui consultar uma nutricionista homeopata e comecei a fazer um regime alimentar com algumas das regras por ai referidas mas que para já não interessam, no dia 07-11-09 já pesava eu 83kg quando tive um acidente a praticar BTT e parti a Tíbia Tarsica onde ganhei o prémio 2 meses de gesso e mais 2 sem conseguir andar a não ser com muletas, resultado em Março ja pesava 105Kg e nem com a fisioterapia diária de 4 horas eu mantive minimamente o meu peso.

Conclusão tomem cuidado como fazem as dietas para não acabarem como eu, pois um fim abrupto vai dar tudo a perder se o corpo/organismo não tiver habituado ao novo peso.

Boas Pedaladas
Adilson Fernandes

PS: hoje ainda peso 101Kg, mas assim que me livrar das operações volto a fazer um regime alimentar mais controlado ;)
 

andrextr

Active Member
Os nutricionistas por si só já têm algumas ideias algo duvidosas, então se juntarmos a homeopatia, é a desgraça total !! :lol:
 
Top