Ajuda na escolha de suspensão

Ismas

Member
Ola malta, estou indeciso na escolha de uma suspensão.

É para uma utilização em BTT mas nada de agressivo, para v-brake e para fazer menos de 40 klms semanais.

A primeira opção é uma Marzocchi Bomber MX Pro, que apesar de ser a ar não tem bloqueio no guiador.

A segunda é uma ROCKSHOX XC 32 TK 100mm, com bloqueio no guiador mas a molas.


Tendo em consideração os poucos klms semanais qual delas me aconselham?

Sabem me dizer valores anuais para a manutenção das mesmas?


Abraço
 
Ou mais um pouco tipo 190€ arranja uma Recon Silver Tk ou por 220€ uma Reba que é muitooo boa, eu comprei a Recon porque me aconselharam e estou um pouco arrependido pois a Reba agora está a um preço muitoooo bom mesmo!!
 

demorider

Active Member
A marzocchi é usada certo? E a rock shox é nova ou usada?

Se forem as 2 usadas e a marzocchi não for de 2008/2009 recomendava a marzocchi por ser mais suave e por ser uma suspensão para montar e esquecer que esta ali uma coisa que precisa de manutenção.. Já tive varias marzocchi e so a ultima (uma 888 de dh) em 3 anos só lhe mudei o oleo uma vez e sempre trabalhou impecavel.. Mas é mais facil arranjares peças para a rock shox mas tambem é uma suspensão que para durar e trabalhar sempre a 100% gasta muitas mais revisões..

Uma reba seria o ideal mas não tem apoios para v-brake (acho eu)..
 

Mr Wolf

New Member
Tambem estou a pensar em comprar uma suspensão, por isso se o autor deste tópico não se importar, gostava de o usar para esclarecer umas dúvidas, para eu não ter de estar a abrir outro.

Bem, eu tenho uma rockrider 5.3 equipada com uma suntour XCR. Acontece que a suspensão. Acontece que a suspensão é muito desconfortável, basta um trilho mais acidentado e fico logo com os punhos à rasca. Falta de calo não será de certeza.

Agora com as promoções de inverno, surgiu a hipótese de comprar uma reba por 230€. Vou notar a bicicleta mais confortável, certo? Além da reba, há mais alguma alternativa a ter em conta? Pensei na epicon, mas penso que a reba seja superior, e a diferença de preço (30€), penso que não compense ir para a suntour.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Na minha opinião, com essa diferença de preço, optava pela Reba.

Com uma suspensão a ar, consegues afinar a mola (pressão de ar) para que se torne mais ou menos confortável (entre outras afinações).

Um abraço

ny12xx
 

Angliru

Member
o wolf, nao faças isso pá!
:p :p

ja viste se te habituas ao que é bom??

obrigado pelo bold pois nao tinha reparado na parte dos v brakes
 

Ismas

Member
Boas,

O problema é que suspensões novas com V-Brake são cada vez mais raras.
Dessas duas que vos falei são ambas novas, o que acham delas?

Obrigado
 
Estou com o mesmo dilema que tu Ismas. tenho um set deore de v-brake com o qual estou super satisfeito, e não encontro suspensões até aos 120€ para v brale.

Seria possivel adaptar o deore para disco?
 

SeteGu

Active Member
Acho que as ultimas (de gama equivalente) a serem vendidas com v-brake são as Epicon. No entanto, como desde há muito também há a opção de comprar apenas para disco pode ser complicado encontrar. A minha é de Dezembro de 2010 (salvo erro) já das ultimas SF9 e tem apoios para v-brake. A gama que veio a seguir da Epicon creio que já não tinha essa opção (v-brake).
 

Mr Wolf

New Member
Companheiro

Na minha opinião, com essa diferença de preço, optava pela Reba.

Com uma suspensão a ar, consegues afinar a mola (pressão de ar) para que se torne mais ou menos confortável (entre outras afinações).

Um abraço

ny12xx

Obrigado pela opinião.

E a nível de montagem, é algo que se faça bem em casa, ou é melhor levar a uma oficina?
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Necessitas de cortar o tubo da suspensão, de resto, fazes o inverso da desmontagem.

Tens que retirar a "pista" do rolamento inferior (da suspensão antiga - fica no fundo do tubo junto à coroa) para o colocares na nova.

Desmontagem: retiras a roda + travões + sensor do conta kms + retiras o avanço e anilhas + retiras a suspensão (com cuidado para as esferas da cx de direcção não caírem) + retiras a pista do rolamento.

Para montares: instalas a pista do rolamento (podes ajustar a pista na perfeição com a ajuda de uma das anilhas do avanço) + instalas a suspensão + ...

Existem ferramentas específicas para cortar os tubos, mas com um serrote de metal, consegues fazer a mesma coisa.

Podes contar com uns 20/30 minutos para a operação.

Um abraço

ny12xx
 

Mr Wolf

New Member
Parece me relativamente simples.

Tenho de comprar também uma 'aranha' nova não é?

E a regulação do ar, pode ser feita com um compressor?

E mais uma vez obrigado pela ajuda.
 

commendatore

New Member
Deves evitar o compressor... Há bombas específicas para o efeito que te permitem regular a pressão pouco a pouco. O compressor exerce muita pressão. Eu não me meteria nisso. Em teoria dá, mas... é muita "jarda" de uma vez.
 

SeteGu

Active Member
Existem bombas especificas (parecidas com as de encher os pneus, no entanto com um funcionamento um pouco diferente) para o efeito.
São capazes de lidar com grandes pressões e mandam menos ar a cada bombada. O compressor provavelmente terá um grande caudal e envia o ar a muita pressão o que poderá danificar a suspensão.
 

Mr Wolf

New Member
Obrigado a todos.

Realmente faz sentido, o compressor para uma coisa que leva tão pouco ar, não é o instrumento mais indicado. Sendo assim, como não me aptece estar a gastar mais 23€ por uma bomba que mal vou usar, vou levar a bike a uma oficina, e por 10€ fazem logo lá a verificação.

Entretanto hoje durante o meio passeio de btt, relembrei me o porquê de realmente precisar de uma suspensão melhor. Basta um troço mais violento, ou feito a mais velocidade, e fico logo as mãos todas doridas. Impactos maiores a suspensão até absorve bem, já os mais pequenos é tudo absorvido pelas mãos.

Entrentanto já vem aí a caminho, quando chegar depois deixo a opinião no tópico da minha Rockrider.
 
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