Ajuda - Manutenção eixo pedaleiro

arcturus

New Member
Ola, tenho um eixo pedaleiro shimano XTR FCM970 montado à cerca de 3 anos. Apesar de nunca ter dado qualquer tipo de problemas, resolvi desmontar tudo e limpar com um pano. Existe algum tipo de manutenção que deva fazer (agora que tenho tudo desmontado ), nomeadamente nos rolamentos do eixo pedaleiro? Basta limpar por fora? é necessário lubrificar?
O que me aconselham os entendidos?
 

carrixo

New Member
Boas

Os rolamentos do eixo são selados, logo não será nesseçario qualquer tipo de manutenção!
Mas...alguem que se prenuncie!!

Boas pedaladas
 

Jepas

Super Moderador
Supostamente não existe nada a fazer, mas é possível abrir (com cuidado) o eixo.

Não é necessário retirar o movimento do quadro, basta desmontar a pedaleira.

008.jpg


1º retira-se a pedaleira

2º retiram-se com muito cuidado as tampas de plástico dos rolamentos
002.jpg


3º retira-se a protecção de plástico do rolamento
005.jpg


4º limpa-se bem o rolamento

5º lubrifica-se o rolamento
009.jpg


6º coloca-se novamente a protecção de plástico e as tampas
010.jpg


Normalmente o eixo dura uma vida, mas se por acaso for imerso em água e ela lá ficar depositada é necessário fazer este procedimento para "salvar" os rolamentos.
Este procedimento não é aprovado pela Shimano.

Imagens retiradas do site: http://rothar.com/words/?page_id=279
 

carrixo

New Member
"Este procedimento não é aprovado pela Shimano."

Nem tal podia ser aprovado pois é muito facil danificar uma tampa ao tentar retirar, elas são/vem "vulcanizadas" já para esse efeito ou seja não ser nesseçario manutenção no interior do rolamento daí se chamarem "rolamentos selados"

arcturus
Na minha opnião se não estao estragados nem fazem barulho, não faças nada, deixa andar e limpa bem somente por fora..

Boas pedaladas
 

carrixo

New Member
"Quando fizerem barulho já pode ser tarde demais..."


Nem sempre...
mas eu só dei a minha opnião, conta o que conta...
 

2stupid

Member
Viva!

Eu num Deore fiz o que o Jepas indicou, mas apenas o fiz quando começou a fazer barulho.
Como estava em mais mau estado... abri, inundei com desengordurante, deixei descansar de um dia para o outro, limpei com compressor, voltei a encher com desengordurante e no dia seguinte voltei a limpar, como já rodava normalmente, lubrifiquei, e já lá vão quase 2 anos a rodar.

Como violei o selo, de vez em quando ouço-o com mais atenção.

No outro lado, não notei nada, continua selado.

Peace
2stupid
 

abelha2

Active Member
Se fosse eu, só fazia o procedimento que o Jepas indicou quando fizessem barulho. Ou seja quando tivessem a caminho da sucata, se fosse possivel prolongar-lhes a vida muito bem, se não, tambem só se perdia a massa e o tempo.
 

Duarte86Dias

New Member
Boas.

O Jepas deu a explicação do que eu tenho feito até agora, e o truque consiste em não danificar o vedante do rolamento, pois se por acaso a parte metálica que está dentro da borracha que veda as esferas do rolamento ficar torcida perde a sua função principal (não deixar sair a massa, nem entrar água e sujidade)
Eu até agora nunca tive qualquer problema, faço bastantes km's e os rolamentos duram e duram....
 

PCortesao

New Member
No meu caso eu noto uma folga no eixo pedaleiro, será que está no fim de vida?? O que faço deixo anda assim????

Abraço
 

BlueSkies

New Member
Boas,
Aguém me poder dar uma dica do que poderá ser a causa de o meu pedaleiro estar imensamente " pesado", i.e. Custa a rodar, para a frente e para trás, está perro!
A última vez que andei foi há 15 dias e levou um grande tratamento de lama, lavei-a e desde aí nao lhe toquei e hoje fui ver e está quase presa!
Há alguma coisa que possa fazer para amanhã poder ir andar menos "carregado" ?
 

Atomic22

New Member
O melhor será desmontares o pedaleiro e o eixo, visto que deve ter ficado lama nos rolamentos. Caso não tenham gripado ainda, retira tudo do quadro e lava com gasoleo ou petroleo da lavagem, lubrifica e monta tudo de novo. Se gripou os rolamentos/eixo terás de substituir.
 

rop12770

Member
Boas

Desculpem o desenterranço, mas hoje foi necessário substituir o eixo da minha SLX. Tem cerca de 2000kms.
Já na minha anterior Rockrider levou um eixo pedaleiro Deore também com cerca de 2000kms.
A pergunta é: isto é normal? Como prevenir/evitar problemas no eixo?
Obrigado
 

piranha

Member
O Eixo ou os rolamentos???
Se for os rolamentos, sim, a duração depende de onde se anda e como é tratada em termos de manutenção
Se for o eixo não, nem estou a ver o porquê
 

jb72

New Member
Amigo BlueSkies a minha opinião pode vir um pouco tarde mas a mim ja me aconteceu do mesmo. a shimano diz para não abrir mas eu como curioso o que fiz foi contrariar e pensei (perdido por perdido) vou tentar abrir limpar e lubrificar a ver no que dá! então e não é que fez mais uns muitos bons km. ja levou mais rolamentos e fim de uns 3 ou 4 mil km ( tambem depende da agua que apanha) abro e faço o mesmo.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Normalmente o q gripa são os rolamentos.... têm de substituir oBottom Brackets, por exemplo o BB51 (DEORE e abaixo) custa cerca de 9€, o BB71 ( SLX; e XT, mas também serve para o DEORE e abaixo - Quaqlquer hollowtech 2), custa cercade 16€ e tem melhores rolamentos.

Esta semana o meu foi para o "galheiro"... mudei tudo porque já estava a pensar no assunto. Senão era só o BB.
Olha vê lá aqui:
http://www.forumbtt.net/showthread.php?55376-Revis%E3o-a-bike&p=1057663&viewfull=1#post1057663
 

rop12770

Member
Boas

O meu nao sei qual foi o modelo colocado, mas custou 34€...
No talão diz que é da FC-M970.
Mas a questão nem é essa. É mais como evitar isto? Alguma coisa a prevenir?
Como há por aqui pessoal que disse que nunca trocou....
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Se a tua pedaleira é XTR... o BB é o BB91, 92 ou 93.. dependendo do tipo de quadro... custam entre 20 a 30€. Por esse valor concerteza não te mudaram a pedaleira (custa entre 300 a 400€ ;)
Abraço.
 

TLouro

Member
Boas,

Tenho um pedaleiro deore com o BB51 e a experiência com este último não é das melhores... O de origem começou a ter folga com menos de 2000km. Abri, limpei e lubrifiquei e aguentei-o até aos 2200km, mas a folga não passou. O segundo BB51 tem cerca de 1800km e já começou com uma pequena folga... Vou voltar a abrir, limpar e lubrificar, mas já sei que quanto à folga não há nada a fazer. Pelos vistos, o BB51 tem que ser encarado como material de desgaste.

Qual é a vossa experiência com os BB de gamas superiores?

Cumps
 
Top