Afinar Travões de Disco

shuumi

New Member
Ora bem, os meus 5 cêntimos.
O que eu costumo fazer é o seguinte.
1º Como não tenho um suporte para pendurar a bicicleta no ar (ainda) ponho-a com as "patinhas no ar" (Balas e bolinhos style!)
2º Desaperto os parafusos que apertam as pinças
3º Coloco a roda a girar no sentido devido
4º Escuto.

Se as pastilhas efectivamente roçarem, é altura para começar a testar posições com a mão na pinça, tendo o cuidado de não nos entalarmos nos raios e afins, rapidamente nos apercebemos que há certos movimentos que fazem mais ruído e outros que o corrigem. As anilhas que prendem a pinça ao suporte geralmente são oblíquas permitindo ajustar ligeiramente a distância das pinças ao disco.
Desta forma quando se encontra uma posição em que o disco não "cante" deve apertar-se cautelosamente os parafusos de forma a não perder a afinação.
Claro que das primeiras vezes fica difícil mas lá se acaba por acertar.

Uma afinação correcta não quer dizer que no meio de um trilho não possamos ouvir o roçar das pastilhas, como já disseram a roda da frente sofre torção, e as próprias diferenças de temperatura do disco ao dilatar podem alterar a afinação, isto aliado às sujidades que vão surgindo.

Actualmente uso um set:
Travões: Shimano XT 2012 m785 pastilhas com ventilação.
Discos: Shimano XT Disc Rotor Ice Tec RT86 180ft/160tr
 
C

chantas

Guest
Boas! Talvez me consigam ajudar nas seguintes questões relativamente aos meus discos mecânicos:

1- É suposto o travão da frente ter um poder de travagem bastante inferior ao de trás?
2- Como posso ajustar os travões de modo a que não seja necessário apertar tanto a manete? Gostava de apertar o menos possivel para ter uma resposta mais rápida.

Obg :)
 

demorider

Active Member
Boas,

É suposto que os 2 travões tenham a mesma potencia mas normalmente sente-se mais a potencia no travão da frente..

Para por o travão a "pegar" mais cedo podes ajustar as pastilhas para que fiquem mais próximas do disco..

Um video muito foleiro mas que pode ajudar no ajuste das pastilhas:
[video=youtube;bGE9T4NlKeA]http://www.youtube.com/watch?v=bGE9T4NlKeA[/video]
 
R

RuiSousa

Guest
Boa tarde!

Sou muito verde nisto de mecânica de bikes e tenho uma duvida que se prende com travões de disco mecânicos. Adquiri uma bike à dois dias e fui dar uma volta para ver como ela se comporta e constatei que ao travar, tanto na dianteira como na traseira tenho de apertar ao máximo, ou seja, até trás. Esta situação é normal ou os travões não estão devidamente afinados?

Agradecia imenso a vossa ajuda, obrigado.

Cumprimentos! ;)
 

pbotto

Member
Ótimo,

estou ou exatamente com o mesmo problema. A diferença é que o meu começou quando tirei a roda da frente, para transportar a bike, e a voltei a colocar. Ficou com um calço a roçar no disco da frente.

vou tentar resolver e tentar desapertar e apertar as peças certas!!!!!!!:(

desculpem n dominar a terminologia mas sóntenho a bike à quatro dias

abraço,
pedro
 

trgoncalves

New Member
Isso pode ser da roda mal colocada. Para meter a roda coloca-a sempre com a bike de patas para o ar! e antes de apertar verificar se roça!
O meu problema era esse :)
 

pbotto

Member
Obrigada trgoncalves,

Se calhar é mesmo isso! Na minha primeira "volta" notei uma grande folga ao travar com o travão da frente, então tirei a roda tentei apertar mais um pouco os "parafusos", deixei de ter folga mas fiquei com o calço a roçar no disco!!

Vou fazer o que dizes!!
 

pbotto

Member
Tá feito!

Lá andei de volta da roda, com a bike de patinhas para o ar, aperta mais um bocado, menos um bocadinho e aparentemente as pastilhas deixaram de roçar no disco.

(Só espero n ter apertado em demasia a roda)

cumprimentos,
Pedro
 

pbotto

Member
Bom dia,

Afinal o problema era mais grave!! Na minha bike tinha 3 folgas, uma na caixa de direção, uma nos travões e a outra já não me lembro do nome técnico.

Ficou nas boxes da Prociclar!! Excelente assistência!!!
 
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