Afinar Rebound

magrof

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Boas,

Já fiz o trabalho de casa, li o manual e pesquisei o fórum. Encontrei no fórum algo que parece ser um bom método, descer um lancil devagar, e ver (sentir) se não oscila mais que uma vez. A amortecedor em causa é um fox ctd evolution 165x38, assumo que o teste é feito com este no modo "Descend", tal como o SAG???
O SAG também não está fácil, porque para verificar sozinho não é fácil, mas também não parece muito mal, meço 10mm que seria mais ou menos 26%, o manual online falar em algo entre 15%-20% (5,7mm-7,6mm). Os 10mm até ser capazes de ser menos já que sozinho a bicicleta sempre bombeia um pouca mais quando me coloco em cima dela para verificar o SAG.
Obg
 
Boas,

Quanto ao rebound, não percebo muito bem disso, sei que ele é o que controla o ressalto ou seja a velocidade com que a suspensão retoma o seu curso... Se puser um reboundo rápido a suspensão sobe mais depressa quando previamente comprimida. O Rebound depende muito do sitio porque onde vamos... o tipo de terreno, inclinação, buracos, pedras obstáculos depende de muitos aspectos.
O Sag, eu uso sempre a 20% ou seja no caso de uma suspensão de 100mm, eu ao sentar-me em cima da bike (em posição normal atenção, com os pés nos pedais, como se fosse a andar) ela desace 20mm ou seja 2 cm. Para usar um Sag de 20% para uma suspensão com outro curso basta multiplicar 0,2xcurso da suspensão Ou seja uma suspensão de 140mm deve-se para um Sag de 20% fazer 0,2x140 = 28mm logo ao sentar em cima da bike ela tem de baixar 28mm. Se for SAG a 15% é 0,15x140 = 21mm. Acho que essa parte está compreendida e explicita. Quanto á afinação, esta deve ser feita com uma bomba própria para a suspensão (no caso da suspensão ser a ar). Deve-se ir enchendo ou retirando ar conforme o limite. Se a suspensão for abaixo de mais para o Sag escolhido deve-se colocar mais ar até chegar ao nivel. Se a suspensão nao baixar tanto como devia ou seja devia baixar (por exemplo) 20mm e so baixa 15mm, deve-se retirar algum ar da suspensão. Está a dizer que mede 10mm e para um sag de 26%, acho esses valores muito estranhos... Use como escrevi em cima. Multiplique o valor do curso pelo valor da percentagem de sag mas atenção que a percentagem vai de 1 (100%) a 0 (0%). Tipo 20% =0,20; 50%=0,5 nestas contas...

Mais alguma questão é so colocar ;)
Espero que consiga arranjar isso. E espero que alguem explique melhor o Rebound.

Abraço
 

magrof

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O amortecedor tem um curso de 38,1mm, logo, se meço 10mm do o-Ring até ao "limpa pó" corresponde grosso modo a um SAG de 26%. Paa ter um SAG de 20% teria que medir 7,6mm.
O caso é que o amortecedor é customizado plena marca, cube, será que se aplica o valores do manual da fox!
O rebound afinei hoje com a técnica do passeio, no "descend", comecei no mais rápido, e acabou quando oscilava uma única vez, ficou no oitavo click de 12.
 
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malagueta

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Boas
ele esta a falar de um amortecedor traseiro nao de uma suspensao por isso os 10 mm é um valor aceitavel.
Qd tiveres a ver o sag depois de estares em cima da bicicleta nao te esquecas de encostar o ring ao amortecedor e assim fica mais correcto pq eliminas o "bombeio" inicial.
 

malagueta

Member
O que é costumizado pela marca do quadro é os tunings, rebound tune e velocity tune. O sag é ao teu gosto tentando ficar dentro dos 15 a 25% e evitar que o amortecedor esgote o curso mas ficando nessas percentagens em principio nao acontece
 
Boas,
My bad... Pensei que estava a falara de suspensão foi lapso meu. Realmente em cima diz amortecedor :fpalm: Peço desculpa... Mas a explicação que dei em cima é como eu disse (para calcular)... E se tiver um o-ring ainda mais fácil é para medir. Isso de aplicar o manual da fox... Eu não sei qual é o amortecedor em questão mas penso que se soubermos o curso e o sag que devemos dar, basta calcular... Tal como o malagueta disse e bem, mete o sag a 15/25% entre isso. Eu prefiro o 20% meio termo ;) Peço mesmo desculpa pelo meu lapso estava a pensar na suspensão nao em amortecedor, tanto que fiz as contas e realmente estava-me a dar 38mm de curso, por isso é que estava a achar estranho. Penso que agora está tudo explicado... Quantidade de Sag, como medir do sag, ajustar o mesmo. Tem ai tudo basta agora colocar em prática

Abraço,
Boas pedaladas
 

Jorge Gomes

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malagueta:

O SAG muitas vezes também é recomendado pela marca do quadro.
Há quadros que são desenhados para ter o equilíbrio de forças ideal quando o SAG é um determinado valor.
Muito afastado desse valor e pode aumentar o bombear ou perder sensibilidade.

Portanto, se querem ver qual o SAG ideal, procurem junto da marca do quadro, não junto da marca do amortecedor.
 

malagueta

Member
boas,

olha não sabia disso! Estamos sp aprender, eu sp ajustei o meu sag de modo a usar o máximo possível do curso do amortecedor sem este ir a batentes , se o curso está la é para ser utilizado e normalmente fica nos 20% no fox e a 25% na Magura, mais coisa menos coisa, isto nos percursos que normalmente faço. Não sabia que as marcas dos quadros também recomendavam valores de sag.
 

magrof

New Member
Precisamente.... A questão é o tal SAG da marca! Colocar xx% de SAG, com maior ou menor dificuldade vou conseguir, posso é ficar muito longe do ideal, e depois sem referência ando ao papéis.
 

magrof

New Member
É como disse o malagueta.

Resposta da marca:

"Todos os amortecedores da Fox para a Cube vêm com um ajuste de fabrica que não pode ser alterado, mas isso nada afeta a regulação que pretenda em termos de compressão ou na velocidade do rebound."
 

magrof

New Member
Bem, só para encerrar a coisa, e para partilhar a minha experiência, para que possa servir para outros.

Rider 85kg
Amortecedor FOX float evolution 165x38,
SAG 20% +-7mm, 160psi
Rebound: para o lado do lento 8 clicks de 12 ( no sentido dos ponteiros do relógio, de mias rápido para lento)
Suspensão Reba RL 29 100mm
SAG 20% +-20mm, 100psi (longe do intervalo recomendado na tabela de 120-135, mas foi assim que me pareceu bem)
Rebound: para o lado do lento 2,5 voltas de 4 ( no sentido dos ponteiros do relógio, de mais rápido para lento)
 

ruisas

Member
Aprendi há uns uns anos com um utilizador aqui do fórum, o Arny, numa bicicleta de suspensão total o rebound optimo é quando se deixa cair a bicicleta de 0,5 m de altura e os pneus não resaltam.
Tenho usado assim e parece-me bastante bem.
 

andrextr

Active Member
Ruisas, isso que falas é outra coisa!! Esse teste serve só para avaliar a sensibilidade do amortecedor, não serve para afinar o rebound !! Ve no topico do tinric.

Para afinar o rebound o melhor é usar a tecnica do passeio como o user deste topico fez. Está lá no topico do tinric. Basicamente é descer o lancil muito devagar sem travar e com o rabo sentado. O amortecedor deve comprimir 1 vez e regressar à posição inicial sem oscilar mais nenhuma vez.
 

ruisas

Member
Pois, até pode ser, mas se fizeres o teste e meteres o rebound no mínimo ou no máximo vais concerteza notar diferenças, e não regulas-te a sensibilidade.
 

andrextr

Active Member
Boas Ruisas,

Eu já fiz esse teste varias vezes. A minha bike cola sempre a roda com o rebound no super-lento, ou no super-rapido. A diferença é a velocidade que retoma a posição original, mas mesmo no super-rapido não oscila nem ressalta a roda, portanto não vejo como isto pode ser usado para afinar o rebound! E em baixo tens um video a comparar duas bikes semelhantes, com a mesma velocidade de rebound, uma cola e outra não. Neste video que fiz, a razão pela qual a Enduro ressalta é simplesmente porque o amortecedor não é sensivel o sufeciente e não chega sequer a comprimir no impacto (basta ver no video com atenção), pelo que não absorve a energia do impacto e ressalta a roda como se de uma hardtail se tratasse (se não chega sequer a comprimir, também não chega sequer a recuperar, portanto o rebound não entra aqui em jogo).
http://www.youtube.com/watch?v=PQDCUa-KIyw

Mas fiquei interessado com o que dizes. Seria possível fazeres um vídeo disso?? O teu amortecedor comprime neste teste independentemente do ajuste do rebound, ou só comprime quando está no mais rapido? Obrigado.
 
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