Adeus Carregueira, até sempre...

Olhando a esse mapa é praticamente impossível fazer uma volta sem se passar dentro da reserva.

Eu nunca fui abordado por militares, mas já há uns 2 meses que lá não passo.
 

gcaetano

Member
Também me parece Márcio, a "reserva militar" impede que se liguem as duas zonas da Carregueira. Mas é como disse, o que me parece é que existem zonas em que a nossa presença é mais tolerada e outras em que não nos devem querer por lá... É uma questão de tentar perceber quais, para ver que soluções existem tendo em conta essas limitações. Isto partindo do princípio que realmente há zonas "interditas", que acho que de facto existem e compreendo que estejam interditadas, agora "interditar" todo o espaço já me parece demais... Just my 2 cents. ;)
 

gcaetano

Member
Boas pessoal,

Mais algumas novidades relativamente a este assunto. Durante mais um habitual passeio pela Carregueira, deparei-me com uma nova placa, de fundo branco com letras pretas, bem visíveis, indicando: “ÁREA MILITAR PROIBIDA A ENTRADA”
Esta placa encontra-se (cruzei-me com ela na 6ª feira, dia 22, salvo erro), no local indicado pelo seguinte link

https://www.google.pt/maps/dir//38.7980791,-9.2959084/@38.7985521,-9.2971305,884m/data=!3m1!1e3!4m4!4m3!1m0!1m0!3e1?hl=pt-PT


Aproveito para acrescentar que, durante o dia de ontem, numa volta de fim de tarde (a acabar já em modo noturno), avistámos ao largo, eu e o MiGuEl_82, o que seria, aparentemente, um acampamento de exercícios militares, junto à prisão. Cruzámo-nos até com um camião do exército, que terá ignorado a nossa presença. Para além disso, encontrámos várias folhas espalhadas por vários locais da Carregueira relacionados com exercícios militares que irão ter lugar amanhã, 4ª feira, dia 3 de Setembro. Talvez não seja má ideia evitar circular por ali durante esta semana.

Mais ninguém tem novidades relativas a este assunto?
 

BenTT

New Member
Numa das ultimas voltas, com passagem pela Carregueira, cruzamos com um Major (XIN, foi mesmo este nome) que nos disse ser ele o responsável pelas autorizações de passagem. Disse-nos que deveríamos fazer uma lista com os nossos nomes e BI e entregar na porta de armas, que de futuro apenas teríamos que o indicar caso fossemos barrados.
Assim fizemos, mas até hoje não voltei a ser barrado. (Confesso que achei um pouco estranho não ser sequer necessário entrar pela porta de armas, para eles saberem quem anda no perímetro, mas posso ter entendido mal)
 

gcaetano

Member
BenTT essa é uma informação importante!

E quando deixaram a lista de nomes e BI, quem vos recebeu sabia do que se tratava? É que a ideia que tenho é que não há uma regra comum, o que nos deixa sujeitos à arbitrariedade dos militares que por ali podemos encontrar. Isto é, tanto há quem nos mande embora, como há quem simplesmente nos ignore.
 

BenTT

New Member
Quando deixamos a lista, procuramos pelo Major Xi (Não estava) e quem a aceitou sabia quem era e do que se tratava. Como disse atrás não voltamos a ter encontros, mas concordo que se devia ter um feedback sobre as praticas a adoptar, para circular no local. Por norma apenas utilizo o local como passagem para a Venda Seca (Entro pela Tala e ou saio em direcção ao Telhal, ou subo até ao Moinho e vou direito a prisão, Golfe e subo para Venda Seca) evito passar junto aos campos de tiro e cruzar os acessos de alcatrão internos. É muito raro cruzar com patrulhas, mas quando acontecer vamos ver se o Major é realmente assim tão importante.
Uns post's atrás mencionei que não havia um critério de autorizações para circular dentro da área, tendo sido na altura "praxado" na porta de armas.
Na minha opinião apenas devia ser autorizada a passagem nas zonas circundantes (até porque não vejo nenhuma mais valia para quem anda de BTT, circular junto aos campos de tiro ou edifícios guardados)
Cheguei a mandar um email dirigido ao Comando a pedir esclarecimentos acerca de procedimentos a adoptar, mas sem resposta até hoje. (para a morada disponível na net)
 

MiGuEl_82

Active Member
Sendo assim tb vou optar por indicar o meu nome e BI para evitar problemas. Sempre é uma forma de nos salvaguardarmos.

Vou alertar a malta que conheço e que frequenta a zona para que também eles façam o mesmo.

Obg pela partilha ;)
 

gcaetano

Member
Miguel, quando lá fores diz algo, que passo lá também contigo.

Concordo que não há grande utilidade em circular por perto dos campos de tiro ou dos edifícios de interesse militar. Por norma os percursos que por ali faço até costumam contornar essas zonas, a questão é que, aparentemente, esses caminhos estão precisamente no limite da zona proibida. O ideal seria eles indicarem “daqui para aqui e nestes locais é proibido circular sob qualquer circunstância” ponto. Assim acabavam-se as dúvidas e não havia lugar a interpretações dúbias como tantas vezes acontece, alimentadas pelo “diz que disse”.
 

Xinabike

New Member
Olá a todos.
Há novidades sobre este tópico?
Em princípio vou-me mudar para a zona de belas, pelo que prevejo aproveitar bastante para pegar na bike e passear por esta zona.
Já fui para 2 ou 3 vezes em tempos (há uns 2 anos) e na altura não me apercebi de nenhuma interdição, por isso, pelo que percebi é uma situação intermitente..ou mal esclarecida.
Vi o mapa que um utilizador "link"ou num post e pergunto se isso será actual? Alguém foi lá falar com os responsáveis? há indicações precisas de onde se pode /ou não transitar?

Cumprimentos,
 

gcaetano

Member
Xinabike, a Carregueira e Belas no Inverno são sítios complicados por causa da acumulação de água e lama. Das últimas vezes que rodei por lá (noturnos) a situação mantém-se. Isto é, na Carregueira, as zonas vedadas continuam vedadas e a indefinição relativamente à frequência do espaço continua. Se por lá quiseres andar, consegues fazê-lo sem saltar ou "violar" qualquer barreira ou portão. De modo que continua a depender do estado de espírito da pessoa com quem te cruzas o que te possam vir a dizer. A nós já nos disseram "bom dia" muita vez, e já nos mandaram sair 1 vez. Portanto, está tudo igual. Talvez apareça por aí alguém com novidades!
 
Top