Adaptadores de roda 15-9mm

Boas pessoal das pedaladas :D

Queria saber se existem adaptadores para que suspensões rock shox com eixo de 15mm sejam compativeis com 9mm?


Cumps :mrgreen::mrgreen:
 

demorider

Active Member
Boas,

Tenho a ideia que não há adaptadores para as suspensões, deve ser mais facil arranjares adaptador para transformares o eixo da roda em eixo 15mm.. Normalmente as marcas costumam disponibilizar esses kits, depende da marca dos cubos..
 

Jepas

Super Moderador
Quase de certeza que essa alteração não é possível. As suspensões de 15mm são fechadas em baixo, como é que a roda entrava nos dropouts? Tal como foi dito, a esperança será mesmo adaptar as rodas para 15mm se for possível.
 

Hardskin

Well-Known Member
Aquilo que penso o bruno_rockrider_6.3 pretender, é "encabar" uma suspensão com aperto de 15mm, numas rodas de 9mm, e que não permitem ser adaptadas para 15mm sem que isso passe pela mudança do cubo.
Partilhando de opinião com o Jepas, não estou a ver como é fisicamente possível a solução passar pela suspensão, tenho dito.
 

demorider

Active Member
A uns tempos tinha visto aqui pelo fórum umas "pecinhas" engraçadas que supostamente fariam o efeito pretendido:


Mas sinceramente parecem-me um trabalho "homemade" visto não se encontrar a venda em lado nenhum e tenho as minhas dúvidas que funcione pois se não estou em erro a largura total de um eixo de 9 e de 15 é a mesma, logo o eixo não ia assar nos drop outs da suspensão.. Continuo a achar que o melhor é procurares junto da marca dos teus cubos se será possível converte-los em 15mm, seria pelo menos mais seguro..
 

demorider

Active Member
Já não fui a tempo de editar..

Após uma pequena pesquisa encontrei mais informação sobre as "pecinhas" do post anterior e parece que são para eixos de 20mm, neste caso já acredito que pode-se funcionar visto que um eixo de 20 tem uma lagura de 110mm e um de 9mm é de 100 (salvo erro são estas as medidas), assim já haveria espaço para o eixo passar nos drop out da suspensão..
 

Hardskin

Well-Known Member
Antes de contribuir com o post acima, o mesmo seria de encontro á última solução apresenta pelo Demorider, pois tinha uma memória pouco defenida de a ter visto em qualquer lado. Em boa hora fui comparar duas suspenções que tenho cá por casa, uma FOX 15mmm e outra Rockshock 9mm, tendo ambas a mesma medida. No caso de uma Fox e certamente numa Rockshock de 15mm, esta solução é fisicamente impossivel, e diria que pela imagem mais parece ser uma forqueta rígida para aperto de 15mm ou aproximado, do que quaquer tipo de suspenção. Fica a dúvida.
 

demorider

Active Member
A imagem que postei acima é de uma suspensão, a society xeno (desconheço totalmente) com eixo de 20mm e pela imagem a baixo parece que os adatadores já v~em incluidos na suspensão :confused:



Mas em eixos de 15mm será teoricamente impossível de usar algo deste género visto as medidas em largura serem ambas (eixo de 15 e eixo de 9) iguais, no caso dos eixos de 20mm como são mais "largos" já seria possível..
 
Top