Actualizar uma peça de museu (kona Coiler)

RRSAND

New Member
Pois é, depois de mais de 15 anos parado, decidi-me a voltar a pedalar... E o que é que me veio parar às mãos? Uma Kona Coiler de 2006, como nova (os pneus são os de origem e mesmo o de trás ainda tem 3/4 do piso).
É um animal pesado, mas como quando parei usava uma grisley nimbus,nem noto grande diferença...
Acho que o quadro é um bocado grande para mim, uma vez que em pé, com ambos os pés no chão, acabo por ficar com um dos "zezinhos" de cada lado do tubo horizontal, mas a verdade é que me parece que se o quadro fosse mais "curto" era capaz de me sentir um pouco "acanhado"...

A questão é: o bicho traz uma Marzocchi Drop Off IV. Já li tanta coisa má acerca da mesma, que gostaria de saber o que pensam da mesma, e se seria um upgrade prioritário... Ainda não a usei muito, mas nem me pareceu muito mal (mas isto vem de alguém que pertence à "era dos elastomeros", um passado distante)...

No caso de ser aconselhável uma alternativa, o que sugerem? Não estou com muita vontade de gastar muito nesta bike, aliás, se comprar alguma coisa até deve ser usada...
 
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tinric

Super Moderador
Ponto 1, ver se ainda justifica mandar essa suspa a uma revisão, DPX racing, Nuno "moca" Duarte, ou outros... ver se têm "material" para revisão e quanto custará.

Ponto 2, parece-me eixo de 20 essa suspa e roda da frente (se não estou enganado). Há que ver na suspensão a comprar o eixo, pois pela "idade" da coisa não sei se isso tem peças redutoras/adaptadoras para o cubo da frente passar de 20 a 15mm (se for o caso)

Depois, próximo "problema"... coluna 1 1/8 da suspensão... em 140 a 160 mm tens as antigas pikes (que por vezes se encontram baratas) ou alguns achados de uma ou outra fox 32 ou revelation mas já nos mandamos para 200/250/300 €... ou as muito boas Fox36 que com sorte já são eixo de 20 é só mesmo trocar a suspa... mas encontrá-las e a bom preço...

Para mim, dado o "não investimento" pretendido... seria ver se ela merece uma revisão e o preço da mesma...(para não haver surpresas)



Quanto à altura "aparente" da bike, desmontado com os pés no chão é diferente de depois em cima dela com 25 ou 30% de sag nas "molas" que isso baixa logo não sei quantos cms... o que interessa é em cima dela "encaixar" bem... e não ficar nem muito em cima do guiador (que se ande a bater lá com os joelhos) nem muito afastado que se tenha que ir deitado em cima do quadro para lhe chegar.
 

xmeiro

Member
Antes de gastares dinheiro a trocar a suspensão seria melhor pelo menos a suspensão ser sujeita a uma manutenção simples - tirar as pernas, limpar, montar de novo, colocar óleo novo, etc. - já que pode ter alguma sujidade ou o óleo poderá já não estar ao nível ou deteriorado.

Se depois disso sentires que a performance da suspensão está a ser um entrave à tua performance, então troca.
Se daqui a uns meses mudares de ideia e quiseres dedicar-te mais ao xc ou simplesmente considerares que vale a pena investires numa montada mais moderna e do mesmo tipo da Coiler será difícil recuperares o que gastares agora.
 

RRSAND

New Member
Por acaso acho que a suspensão até foi revista uns tempos antes de comprar a bike, depois ficou encostada mais uns dois anos...
A verdade é que o comportamento não me parece mau (para o que é) , mas li más reviews acerca da mesma,e chateia-me um bocado a dificuldade de ajuste, não tem qualquer ajuste externo, e para o rebound, é preciso desmontar meia suspensão...
Também não perde ar nem óleo (só tem uns ligeiros resíduos nas válvulas, de vez em quando, mas parece que é normal...

Obrigado, já tinha visto essa talas, estou a pensar contactar o vendedor
 

tinric

Super Moderador
Se a bike custou os 400 ou 500€ que as vemos a vender... meter uma suspa de 300 ou 400€ pode parecer meio descabido"... se a suspa que lá está trabalha bem... pelo preço não podemos esperar salmão quando pagamos sardinha :D (e sardinha dizem que está cara :D ) ... mas fora brincadeiras... se trabalha bem é dar uso... o resto é conversa.

O rebound depois de afinado não mexemos mais... se tiver que se "desmontar" meia suspensão 1x ou 2 e ficar feito... tá bom. Siga para os trilhos...
 

xmeiro

Member
@tinric
Atenção que essa não é uma talas, é uma vanila, logo de mola helicoidal, mais pesada e com menos regulação.


Correcção - nas fotos tem autocolantes com escrito Talas, o anunciante diz que é uma van, que raio?
 
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RRSAND

New Member
Pois, foi mais ou menos por esses valores, só tive que investir nuns travões (slx), porque devido a ter estado parada tanto tempo o óleo dot4 acabou por corroer os vedantes do dianteiro...
Por isso mesmo, apesar de gostar muito do quadro (é um tanque), não estaria mesmo disposto a gastar mais de 200€ numa suspensão...
Quanto ao tamanho do quadro, a verdade é que só me preocupa fazer "ketchup" num desmonte de emergência (mas isso é questão de desenvolver uma técnica para o evitar) , porque de resto até me parece adequado, não me curvo demasiado, e acho que se fosse mais pequeno ficaria demasiado "apertado"...

Mas ninguém por aqui usou uma Drop Off IV que possa dar feedback?
 

DriveMe

Active Member
Boas.

Tenho a ideia que a Drop Off 4 era a mais básica dentro da gama FR (Drop OFF e Z1), mas o funcionamento a Ar/Mola/Oleo não era mau.
Simples mas funcionava, mas não podias esperar muito mais. Eu apostava no ajuste da mesma e/ou numa manutenção. Vê se a mola é adequada ao teu peso.

Coloca umas fotos.
Se estiver de origem, as características devem ser estas. Como disseste, é algo pesadona. A menos que vá ser usada em grande parte para descidas (os Minion são excelentes), talvez apostasse nuns pneus mais rolantes e/ou mais leves.
 
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