ACP quer seguro obrigatório para bicicletas!

flemos

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Eu acho que não deve ser obrigatório o seguro para velocípedes sem motor.
Mas no meu caso, provavelmente faria o seguro pelo menos para andar descansado, já quem não tem depois sujeita-se no caso de um acidente com culpa a arcar com as despesas e com todas as responsabilidades que dai advêm e todos sabem que os valores podem ser bem astronómicos.
Mas o utilizador de bicicleta, não devia ser "obrigado" a ter o seguro.
Cumps
 

Manchanegra

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Atenção que eu não defendo a obrigatoriedade do seguro para velocipedes.
Não faz sentido em certas situações que o seguro seja obrigatório.
Mas, por uma questão de bom senso, todos os que usam a bicicleta na via publica (e não estou a dizer a criancinha que dá umas voltas no jardim e nas ruas lá do bairro pois esses estão na sua maioria vigiados pelos pais) deviam ter seguro.
Quem circula diariamente em cidade facilmente avista ciclistas a pedalar pelo meio dos carros, nos passeios, no meio das pessoas etc..., muitas vezes sem ter cuidado nenhum e a arriscar bastante. Nestas circunstancias é bastante facil ocorrer um acidente até porque a bicicleta não se ouve.
Muitos de nós fazemos percursos urbanos (seja porque ao fim do dia não temos tempo para ir mais longe ou, mesmo quando vamos mais longe preferimos sair de casa a pedalar para não levar o carro ou por qualquer outra razão) onde a probabilidade de ocorrencia de um acidente é muito maior.
Eu já por algumas vezes tive que travar a fundo por causa de criancinhas que mudam rapidamente de direcção, e, uma vez quase que embati em cheio numa fulana que numa ciclovia, com os fones nos ouvidos se atravessou á minha frente sem olhar e sem ouvir o berro que lhe mandei :fpalm:.
Uma batida num carro é chapa. Pode ser mais barato ou mais caro mas, tem um custo. Um atropelamento pode ser simplesmente uma conta do hospital, mas, se tivermos o azar de incapacitar alguem a coisa pode correr muito mal em termos de €€€.
Fiquem bem , sem acidentes.
 

Jamer196

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Sou sócio da federação de cicloturismo e utilizadores de bicicleta, que alem de estar segurado ajudo quem tem feito tanto pelos utilizadores de bicicletas em Portugal.

É apenas bom senso ter seguro, mas como há tanta gente com falta dele concordo que seja obrigatório.

Se estão com problemas dos lobbies então que sejam sócios da FPCUB.

Mesmo não pisando o asfalto o seguro irá dar jeito quando a queda obrigar a cuidados médicos ;)

Já agora fica o link: http://www.fpcub.pt/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=38&Itemid=38
 

balkaum

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Porque teimamos em querer ser mais que os melhores? Copiem os sistemas de saúde, educação, justiça, fiscalidade e segurança social dos países nórdicos e parem de inventar mais trapalhadas.
 

Manchanegra

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balkaum said:
Vejo aqui darem exemplos em que a culpa seria de terceiros, em que ajudava ter seguro?

O seguro de responsabilidade civil cobre os danos causados pelo próprio a terceiros. No meu caso, se eu embater em alguem e causar danos, o seguro cobrirá os danos causados por mim a essa pessoa (terceiro).
No caso de danos causados por outra pessoa a mim e/ou á minha bicicleta (partindo do principio que é um carro), funcionará o seguro desse carro.
A situação funcionaria exactamente como num acidente automovel. Se não houver seguro válido será o próprio a responder pelos danos.
 

flemos

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A meu ver o seguro obrigatório é uma medida complicada de se aplicar, por ser injusta. No meu caso que faço BTT e ando 99% por caminhos sem alcatrão, sem sinais, passadeiras, ou qualquer tipo de trafego automóvel. Deveria ser obrigado a ter seguro? Acho que não. Em todo o caso posso ter um acidente com culpa minha, é verdade. Ai tenho assumir as responsabilidades.
Para um utilizador da bicicleta constante da via publica, ai devia de prevalecer o bom senso e devia de fazer um seguro, como é obvio.
Mas o problema é que como é que se distinguem os dois casos para fazer um seguro obrigatório? No meu ponto de vista acho injusto um utilizador de bicicleta como eu e como a maior parte do pessoal deste fórum ter de pagar um seguro. Não sei por exemplo o caso de veículos de tração animal, são obrigados a ter seguro?
Em todo o caso se a medida for para a frente e o seguro for obrigatório, ai claro, lá terá de ser. Mas acho injusto.
Cumps
 

zoidberg

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Eu achava correto esta medida nas bicicletas eletricas

agora nas bicicletas normais nunca

acho muito bem haver a opçao de ter seguro ou nao
mas obrigaçao em ter o seguro?
mais um esquema pra alimentar quem já é gordo?

voces falam que acham bem a medida que sentiam se mais seguros etc

mas tambem é preciso ver de quem foi a culpa desses acidentes

porque eu quase boto as maos do fogo quando digo que mais ou menos 45% dos acidentes foi culpa dos automobilistas e outros 45% de ciclistas negligentes
mas apenas 10% serem algum tipo de descuido algum problema que ouve na bike ou no carro etc

(atençao valores completamente especulativos mas que tenho a certeza que nao ad de fugir muito a isso)

e saindo esta lei

acham que esses 45% de ciclistas negligentes que vao a atrasar o transito ou passam no vermelho ou nao olham a ver se vem algum carro etc... acham que esta percentagem de ciclistas que vai arranjar um seguro?
a maior parte deles adem de ter biclas com dezenas de anos que nem 50€ valem e vao tar a fazer um seguro de 30€ ano para andar na estrada?
mesmo que tem boas bicicletas se eles nao tem consciencia a andar na estrada acham que eles vao ter consciencia para fazer um seguro?
acreditam mesmo que esta medida ia ser bem sucedida?

maior parte de voces tem biclas que valem 300 400 500 1000 2000 5000€€€€

mas agora imaginem que apenas andam de bicla na vossa santa terrinha ou viagens mais pequenas so mesmo por ser mais pratico
compraram umas biclas por 50 anos ou tem umas arrumadas em casa cheias de pó

vao mesmo fazer a porcaria dum seguro pra dar umas voltas?



atençao assim como disse em cima eu nao tou a dizer que nao hajam descuidos claro que há
daí eu apoiar que o seguro deveria de ser meramente opcional
 

TiagoMAIAC

New Member
Eu faço um seguro para andar de bicicleta quando deixar de ouvir historias de ciclistas atropelados por automobilistas que se puseram em fuga.
Numa coisa a ACP tem razão nesse texto, com as novas regras impostas os acidentes envolvendo ciclistas vão de certeza aumentar. Mas não vão aumentar o numero de automobilistas lesados em acidentes do gênero, os ciclistas é que vão.

Outra coisa é compararem estradas Portuguesas às restantes Europeias, acho errado. Não, nos não vivemos em cidades com milhões de pessoas a utilizar bicicleta, a maior parte dos automobilistas não respeitam limites de velocidade, ou outros veículos na estrada quanto mais bicicletas. Conheço pessoas que pegam no carro para andar 100m até ao café. Com isto tudo quero dizer que embora se aprovem leis até benéficas à evolução das maneiras como nos deslocamos, nós ainda vivemos num país que continua nível muito alto de acidentes fatais anuais.

Posto isto quero virar o bico ao prego, acho que não deviam ser os ciclistas a serem obrigados a fazer um seguro para encher os bolsos a mais um lobby podre em Portugal, mas sim os automobilistas a adicionar clausulas mais abrangentes aos seus próprios seguros obrigatórios a quando envolvidos em acidentes com ciclistas.

FYI: Sou tanto automobilista com ciclista.

cumpz
E boas pedaladas
 

huppy

Member
Vamos la ver duas coisas:
- eu acho que a malta que anda regularmente deve ter, mas isso depende de cada um...
- agora que aquele senhor não está aqui para nos ajudar isso é que não mesmo, afinal de contas a estrada é dos carros...

E parece-me me a mim que no dia em que o seguro for obrigatório os preços iriam disparar e ai alguém ia lucrar e não éramos nós!
 

balkaum

Member
Com a nossa cultura havia de ser bonito, olha tenho um risco na porta do carro, deixa-me encostar aquele ciclista para o seguro dele me pagar a pintura da porta...

Há coisa em que não se pode dar uma mão, se dermos a confiança, começam-nos a cortar os cotovelos por norma.
 

Manchanegra

New Member
TiagoMAIAC said:
Eu faço um seguro para andar de bicicleta quando deixar de ouvir historias de ciclistas atropelados por automobilistas que se puseram em fuga.
Numa coisa a ACP tem razão nesse texto, com as novas regras impostas os acidentes envolvendo ciclistas vão de certeza aumentar. Mas não vão aumentar o numero de automobilistas lesados em acidentes do gênero, os ciclistas é que vão.

Bons e maus automobilistas há em todo o lado assim como há bons e maus Motards, Ciclistas e mesmo Peões.
Pasmem-se :shock:, mas, estando de carro, parado num semaforo eu já fui abalroado por um peão que me conseguiu acertar entre as duas portas do lado do pendura :wtf:. Isto foi em plena tarde, e, não aparentava ir bebado :fpalm: .
Tambem já fui abalroado por uma bike. Ia na minha mão, numa rua com pouco transito, parei ao entrar noutra rua para olhar para a esquerda, e, quando olho para a direito só vi um ciclista prai com uns 14/15 anos, completamente largado, fora de mão a virar para a rua de onde eu vinha. Bateu no "mata-vacas" do jipe e veio aterrar de cara em cima do capot. Antes que eu tivesse tempo de reagir :shock:, levantou-se, gritou meia duzia de palavrões :barafustar:, montou-se na bike e pirou-se. Ainda fui atrás dele, mas, eles tinham mais mobilidade que eu. Se o tivesse apanhado acho que levava um grande "enxerto de porrada" :cadeirada:. O meu consolo é que aquilo ainda lhe deve ter ficado a doer durante uma semana :twisted:. A marca da cara dele ficou no capot até há cerca de 1 mês quando decidi pintar o carro todo e arranjar algumas mossas. Como foi uma reparação mais alargada e a preços de amigo não sei exactamente o valor, mas não era menos de 250/300 €, e, foi á minha conta :barafustar:.
Como podes ver, não são só os automobilistas que batem e fogem. O Bom senso "é uma cena que não assiste" a toda a gente por isso, maus comportamentos vão existir sempre. Condicionar a subscrição de um seguro que me pode evitar vários problemas ao bom comportamento de outros que se sabe á partida não irá acontecer, não me parece uma boa politica, mas, como já disse, cada um sabe de si (enquanto não for obrigatório "tá-se bem" :D).
Numa coisa tens razão, aumentando o numero de bikes na estrada aumentarão os acidentes entre elas e os carros. Tb acredito que a maioria da responsabilidade tenderá a pender para o lado dos automobilistas por vários factores dos quais destaco:
-o comportamento - Como automobilistas estamos habituados a determinados comportamentos (a estrada é nossa) que teremos dificuldade em abandonar.
-o tamanho - o carro é maior que a bike e temos tendencia a ser mais descuidados no carro em relação a uma bike que circula no mesmo espaço. Já enquanto ciclistas, como somos mais fracos temos tendencia a ter mais cuidado para nos protegermos.
-o numero - mesmo aumentando o numero de bikes, o numero de carros é superior por isso a probabilidade de a culpa ser deles é maior (digo eu sem qualquer fundamento cientifico).

huppy said:
- eu acho que a malta que anda regularmente deve ter, mas isso depende de cada um...
- agora que aquele senhor não está aqui para nos ajudar isso é que não mesmo, afinal de contas a estrada é dos carros...

E parece-me me a mim que no dia em que o seguro for obrigatório os preços iriam disparar e ai alguém ia lucrar e não éramos nós!

Lá está, bom senso.
Claro que o senhor não está aqui para nos ajudar. Afinal ele é do ACP :mrgreen:
Já a obrigatoriedade fazer aumentar os preços acho exactamente o contrário. Sendo obrigatório a oferta aumenta, e, a tendencia será baixar se quiserem apostar no negócio. Isso acontece nos carros.

balkaum said:
Com a nossa cultura havia de ser bonito, olha tenho um risco na porta do carro, deixa-me encostar aquele ciclista para o seguro dele me pagar a pintura da porta...

A nossa cultura é complicada, mas, as seguradoras sabem disso, e, os peritos sabem distinguir um risco feito num carro de um embate numa bike. Um risco é uma coisa continua. Se embateres numa bike não consegues fazer um risco continuo ao longo do carro.
Não é por ai.
 

ernez

Active Member
Já estou a ver as bicicletas todas com matriculas, aquelas quadradas grandes amarelas dos motociclos, eheheheehehehehehehehehehe, não tem logica por onde se pegar, mas não tem mesmo.
 

ernez

Active Member
Mais essa, ehehehe, e se lhes dá na mona, ainda temos que enxer o quadro com gazolina, hehehehe, ou meter um peso minimo, ehehehe, e o tuning e xuning, deixa de ser legal, e começamos a ser multados por tudo e mais alguma invensão na hora.
 

blackshark

New Member
Boa tarde, eu sou a favor que todos nós tenhamos seguro para nossa segurança, mas um seguro que nos proteja e não para encher os cofres do estado e das companhias de seguros.
 

jonasdh

New Member
Além da matricula vamos ter de andar com um saquinho para ter os papeis do seguro, não vá a policia mandar parar......
Deviam de aconselhar e tentar que as pessoas façam seguros, agora obrigar.... muita gente só para não ter de estar a fazer seguros arruma a bike. E os preços dos seguros ainda iam aumentar, porque nem é obrigatório o uso do capacete, e os seguros iam pegar por ai e muitos outros aspetos para aumentar o preço dos seguros.
 
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