TiagoMAIAC said:
Eu faço um seguro para andar de bicicleta quando deixar de ouvir historias de ciclistas atropelados por automobilistas que se puseram em fuga.
Numa coisa a ACP tem razão nesse texto, com as novas regras impostas os acidentes envolvendo ciclistas vão de certeza aumentar. Mas não vão aumentar o numero de automobilistas lesados em acidentes do gênero, os ciclistas é que vão.
Bons e maus automobilistas há em todo o lado assim como há bons e maus Motards, Ciclistas e mesmo Peões.
Pasmem-se :shock:, mas, estando de carro, parado num semaforo eu já fui abalroado por um peão que me conseguiu acertar entre as duas portas do lado do pendura :wtf:. Isto foi em plena tarde, e, não aparentava ir bebado :fpalm: .
Tambem já fui abalroado por uma bike. Ia na minha mão, numa rua com pouco transito, parei ao entrar noutra rua para olhar para a esquerda, e, quando olho para a direito só vi um ciclista prai com uns 14/15 anos, completamente largado, fora de mão a virar para a rua de onde eu vinha. Bateu no "mata-vacas" do jipe e veio aterrar de cara em cima do capot. Antes que eu tivesse tempo de reagir :shock:, levantou-se, gritou meia duzia de palavrões :barafustar:, montou-se na bike e pirou-se. Ainda fui atrás dele, mas, eles tinham mais mobilidade que eu. Se o tivesse apanhado acho que levava um grande "enxerto de porrada" :cadeirada:. O meu consolo é que aquilo ainda lhe deve ter ficado a doer durante uma semana :twisted:. A marca da cara dele ficou no capot até há cerca de 1 mês quando decidi pintar o carro todo e arranjar algumas mossas. Como foi uma reparação mais alargada e a preços de amigo não sei exactamente o valor, mas não era menos de 250/300 €, e, foi á minha conta :barafustar:.
Como podes ver, não são só os automobilistas que batem e fogem. O Bom senso "é uma cena que não assiste" a toda a gente por isso, maus comportamentos vão existir sempre. Condicionar a subscrição de um seguro que me pode evitar vários problemas ao bom comportamento de outros que se sabe á partida não irá acontecer, não me parece uma boa politica, mas, como já disse, cada um sabe de si (enquanto não for obrigatório "tá-se bem"
).
Numa coisa tens razão, aumentando o numero de bikes na estrada aumentarão os acidentes entre elas e os carros. Tb acredito que a maioria da responsabilidade tenderá a pender para o lado dos automobilistas por vários factores dos quais destaco:
-o comportamento - Como automobilistas estamos habituados a determinados comportamentos (a estrada é nossa) que teremos dificuldade em abandonar.
-o tamanho - o carro é maior que a bike e temos tendencia a ser mais descuidados no carro em relação a uma bike que circula no mesmo espaço. Já enquanto ciclistas, como somos mais fracos temos tendencia a ter mais cuidado para nos protegermos.
-o numero - mesmo aumentando o numero de bikes, o numero de carros é superior por isso a probabilidade de a culpa ser deles é maior (digo eu sem qualquer fundamento cientifico).
huppy said:
- eu acho que a malta que anda regularmente deve ter, mas isso depende de cada um...
- agora que aquele senhor não está aqui para nos ajudar isso é que não mesmo, afinal de contas a estrada é dos carros...
E parece-me me a mim que no dia em que o seguro for obrigatório os preços iriam disparar e ai alguém ia lucrar e não éramos nós!
Lá está, bom senso.
Claro que o senhor não está aqui para nos ajudar. Afinal ele é do
ACP :mrgreen:
Já a obrigatoriedade fazer aumentar os preços acho exactamente o contrário. Sendo obrigatório a oferta aumenta, e, a tendencia será baixar se quiserem apostar no negócio. Isso acontece nos carros.
balkaum said:
Com a nossa cultura havia de ser bonito, olha tenho um risco na porta do carro, deixa-me encostar aquele ciclista para o seguro dele me pagar a pintura da porta...
A nossa cultura é complicada, mas, as seguradoras sabem disso, e, os peritos sabem distinguir um risco feito num carro de um embate numa bike. Um risco é uma coisa continua. Se embateres numa bike não consegues fazer um risco continuo ao longo do carro.
Não é por ai.