acesso de Cabanas à Serra do Louro, Palmela

heliommm

Member
Alguém fechou este fabuloso acesso à serra, colocando um portão.
Penso que não podem fazer isto. O trilho passa entre 2 propriedades e existe há anos -- pode-se fechar assim um acesso público?
Alguém tem mais pormenores sobre isto?
Alguém sabe confirmar se estamos perante uma ilegalidade?

O trilho tem cerca de 2Km e é do mais lindo que já vi.

Proponho uma acção concertada junto das autoridades para chamar o indivíduo que fez isto à razão.
 

Jocas22

Active Member
tem dono, fecharam, é a vida. É ir por outro lado, aquilo era tudo menos um acesso público, era um trilho criado dentro de uma propriedade. Penso que falas do trilho do tronco.
 

miguelcarromeu

Active Member
Chamar o indivíduo (dono ou donos) à razão? :D

Está certo....

A obrigatoridade de dar "risca" (como se chama na zona) entre propriedades, há muitos anos que acabou. Essa aberação pós-25 de Abril, em que cada proprietário era obrigado a deixar 50 cms da extrema do terreno para acesso, acabou. Cada proprietário é livre de "encostar" a sua propriedade ao terreno vizinho. Na zona de Palmela, no entanto, por cortesia dos proprietários, ainda há muitas "riscas". Como se vê, ainda são entendidas, por muitos, como uma "regalia", ao invés de um direito. Como tal, cada vez mais, fartos de abusos, os proprietários fecham acessos.
 

Jocas22

Active Member
das ultimas vezes que por lá passei encontrei por lá um homem com cara de poucos amigos, especulo que não gostou da ideia e fechou aquilo. Confesso que não fui lá, disseram-me que estava fechado e para mim acabou-se nem fui verificar.
Não sei me mesmo falando resolvia o problema porque o trilho serpenteava mesmo junto das casas, digamos que se alguém quer usar aquilo o trilho está condenado. Pode é ser como no moinho do cuco, fecharam aquilo mas não fizeram nada com o terreno e passado pouco tempo já estava ciclável de novo ;)
 

NC0sta

Member
Companheiros, pena estes proprietários fecharem os acessos todos das suas propriedades que nada tem tirando árvores e ar puro... Nada temos a fazer, só lhes desejo quando houver incêndios, que comprem chuva para os apagar, uma vez que cortam os trilhos todos. Com os ciclistas a passar acho que eles só beneficiam, uma vez que se alguém detectar alguma coisa anormal, lançara o alerta, isto faz me lembrar os Surfistas, nas praias não vigiadas, se não fossem eles, muita gente lá ficava.
Temos de nos aguentar e andar por outros lados. Nas propriedades fechadas, se detectar algum fumo, faço-me cego. Eles que paguem a vigilantes. (e não lhes estou a desejar mal nenhum)
Comprimentos.
 

heliommm

Member
Sim, falo do trilho do tronco.

Como os meus colegas bttistas com certeza repararam, a minha abertura de tópico foi mais emocional do que racional. De facto, fiquei (e ainda estou) bastante frustrado com a situação depois de ontem ter tomado conhecimento deste assunto. Ainda mais porque parece-me que apenas aquela parte final (da chegada a Cabanas) pertence ao dono do portão.

Estes trilhos da Serra -- que servem tanto os pedestres, como os ciclistas -- são PATRIMÓNIO.

Vários têm fechado e a tendência é para continuarem a fechar. Este, como disse, era particularmente belo. Qual será o seguinte?
Num país moderno haveria quem defendesse este património. Imagino Câmaras Municipais a fazer um levantamento e proteção destes percursos; a falarem com proprietários, a darem um qq tipo de incentivo e, porque não, até formação.

Olha, não sei se foi também fechado da parte de cima, mas resta-me descer e voltar a subir.

cumprimentos bttistas
 

miguelcarromeu

Active Member
Num país moderno não haveria quem aproveitasse os trilhos para ir dar uma "berlaitada" à noite para deixar o chão cheio de lenços e borrachas usadas.
Num país moderno não haveria quem aproveitasse os trilhos para ir despejar o entulho.

É preciso saber olhar para os dois lados da contenda.

Claro que o problema não são os ciclistas nem os pedestres. Mas para resolver as situações que referi acima, qual é a solução mais simples? Claro que é fechar.
 

yetke

New Member
Tive o previlégio de ter conhecido o antigo dono (uma vez que me disseram que tinha sido comprada a propriedade) aquando da colocação da rampa. Mostrou-se uma pessoa bastante simples, humilde e bastante amigável. Não levantou qualquer problema em se colocar a rampa. No entanto, demonstrou algum desagrado em relação a já ter apanhado "malta da bicicleta" a espiolhar, vandalizar, forçar portas e furtar a fruta que acompanha a calçada. Disse saber que nem todos eram filhos da mesma mãe mas que a continuar assim, não hesitaria em fechar a propriedade.

Por isso prefiro acreditar que tenha sido vendida do que "passar a vergonha" de ser colocado no mesmo saco da "malta da bicicleta"...

Mas mesmo assim, independentemente de ter sido ou não vendida, as pessoas estão no seu direito! Todos nós reclamamos quando chegamos a casa e temos o carro do vizinho no sitio onde costumamos deixar o nosso quanto mais ser fosse malta desconhecida a atravessar um terreno...
 

Jocas22

Active Member
sim também foi fechado da parte de cima.

Outros trilhos aparecerão ainda que na Arrábida a coisa vá ficando mais difícil a cada dia que passa. Mas é como o Miguel diz, e ainda há o pessoal das motos que agora se anda a meter nos trilhos e que são bem destrutivos principalmente no inverno e já para não falar em barulhentos. Isto quando são singles, porque se forem mais largos até jipes e moto4 se aventuram e dão cabo daquilo tudo.

Não tendo nem 1/10 da piada/beleza existe outra maneira de descer a Cabanas praticamente no mesmo sitio, um pouco mais em direcção a Palmela, uma questão de 50 metros ou coisa que o valha. Não é bem um single mas tambem não é um estradão. Posso deixar o track se quiserem.
 

heliommm

Member
obrigado, camaradas, já me sinto mais conformado! :D

Jocas: sim, penso que sei qual é a "entrada alternativa" (aquela onde ficam os gaiteiros na prova de Pinhal Novo?). Agora, se fecharem esta também, acabou-se.
 
Sim, é esse.
Pouco tempo antes de fechar mostrei esse trilho a uns amigos do pedal que ficaram maravilhados.
Já tinha conhecimento que estava fechado em ambos os lados, à pessoas que não respeitam nada e ninguem.:(
 
Top