"O painel de comissários e os organizadores tomaram a decisão de adjudicar o primeiro dos três equipas em questão o tempo ganhando mais 10 minutos, a segunda equipe recebeu um intervalo de 10 minutos e 1 segundo e o terceiro time recebeu um intervalo de 10 minutos e 2 segundos. Esta decisão foi baseada na diferença de tempo entre os líderes do grupo e perseguindo de Multivan Merida, Bulls e Bulls 2 no ponto em que as equipas tomaram o caminho errado, e adicionando o tempo estimado que teria levado o grupo perseguindo a perceber seu erro e voltar, se não tivessem encontrado sinalização da rota de amanhã
Geralmente, se uma equipe toma um rumo incorreto e passeios fora de curso, a equipe já não ver marcas de rota mais nada. Eles devem, então, perceber, a poucas centenas de metros, que eles deixaram a rota marcada. O tempo estimado adicionado ao intervalo de tempo foi calculado sobre a quantidade de tempo que pode ser razoável presumir que uma equipe seria necessário para virar e voltar para a rota marcada.
O tempo só será ajustado em GC, mas não sobre os resultados da fase - por isso o pódio para a fase 4 permanece inalterado.
A equipe é obrigada a assumir a responsabilidade razoável para navegar o curso. As motos são para garantir o curso da marcação é corretamente no lugar e para assegurar que o curso é livre de obstáculos. Eles são instruídos a permanecer fora da vista dos pilotos que levam em todos os momentos para garantir que todos os pilotos são obrigados a navegar e nenhuma equipe receberá uma vantagem injusta por apenas seguindo uma moto.
Os comissários foram obrigados a exercer intervenção discricionária com o caso de hoje, distinguir a diferença entre o incidente de ontem, envolvendo equipe Burry Stander - Songo e hoje, com equipes Multivan Merida, Bulls e Bullls 2. Incidente de ontem foi abordado por normas que fornece para as equipes que saem da rota marcada, hoje é necessário uma decisão dos comissários, como os pilotos ainda estavam seguindo os marcadores de rota oficiais, embora para a etapa do dia seguinte. Em ambos os casos, a equipe de rota marcação retornou ao local dos incidentes em questão e ficaram satisfeitos de que o curso foi suficientemente marcado.
Benno Willeit, gerente da equipe de Burry Stander - Songo, diz: "Nosso pessoal mostrou novamente que é o mais forte lá fora. Hoje tudo foi suave e no ponto de água passado, tivemos um intervalo de cinco minutos, eu acho. Mas hoje eles (Bulls) tiveram azar como nossos caras ontem, indo fora da pista. Eles, como nós fizemos ontem, tomou o caminho errado. A poucos metros depois que eles viram um sinal de que não é diferente de todas as marcas da Epic - parecia o mesmo e eles apenas seguiram. No momento em que eles perceberam que estavam errados, eles tinham que andar todo o caminho de volta e, no processo perdeu 20 minutos. Isto não é como nós gostaríamos de ganhar a corrida embora. Esta manhã, nós não pensamos sobre a liderança e agora temos uma vantagem de 1 minuto. É o suficiente para levar para casa o amarelo. "
Friedeman Schmude, gerente da equipe dos Bulls, acrescenta: "A decisão foi tomada pela UCI. É um negócio feito que parece. Todas as equipes têm uma diferença de opinião, obviamente. E é uma situação difícil para a equipe"
http://www.cape-epic.com/news.php?news_id=471&title=/Statement_on_Stage_4_Race_Protest/