A melhor ferramenta para lavar a bike

Jorge S

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Há diferentes tipos de óleo, mas qualquer um deles dilui com o aumento de temperatura. É por isso que existem as designações SAE, ex 10/30, 15/40 etc. O segundo número refere-se à resposta ás altas temperaturas, enquanto o primeiro refere-se ás baixas.
Claro que não se desintegra por lhe aumentar uns 20 ou 30 graus, mas ajuda e muito.
Quando tiveres as mão sujas de óleo lava-as com água fria, vê como ficam, e depois experimenta com água quente;)
 

tart@ruga

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O grande problema do elefante azul é que a pressão por vezes faz saltar os autocolantes e até a tinta por isso eu prefiro a mangueira com pouca pressão e o pincel, mas primeiro lavo a cassete e desviadores com um pincel e petróleo depois leva com a agua em cima com pouca pressão e fica impec é tudo feito na calminha na minha garagem meia hora chega para ficar a brilhar.
 

gibasbike

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Boas!!! Penso que não será boa ideia discutir aqui a propriedade dos oleos, até porque a coisa é muito mais complexa, para não falarmos de viscosidades, mas por essa ordem de ideias a que temperaturas lavas a tua bike para que consigas tirar todo o oleo sujo ou massa......acho que nem com maquina de lavar a 90ºc conseguias tirar tudo...daí a escolha acertada num bom desengordurante...e aí sim um pouco de àgua quente ajuda...mas se o desengurdurante for bom até a àgua fria chega---
Quanto ao famoso elefante azul de facto é pena não termos a possibilidade de regular a pressão da agulheta, mas eu costumo afastar um pouco o jacto para não arrancar tinta nem autocolantes...abraços
 
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gibasbike

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:cheers:Boas pedaladas, boas lavagens, muitas lubrificações não só para as bikes...não desidratem.....abraços
 
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Jorge S

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...daí a escolha acertada num bom desengordurante...e aí sim um pouco de àgua quente ajuda...

Parece que estamos de acordo. E não me viste dizer que lavo a bike apenas com água, mas sim com detergente automóvel. Já agora, a temperatura da água anda pelos 60 graus.
 

Jorge S

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Tenham cuidado com a secagem a ar comprimido: Pode empurrar a água que ficou junto aos vedantes dos rolamentos para dentro destes.
 

cconst

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pois eu sou mais um dos que lava com pressão.

Até ao momento problemas derivados da pressão = 0. Ainda à pouco tempo fui fazer uma revisão à minha tora 318, e o mecanico diz que o oleo (que trocou) estava impecavel, sem residuos de sugidade ou de água. Esta é uma zona sensivel, e pelos vistos é possivel lavar com pressão sem danificar.

Já os restantes componentes, sou eu o responsável pela manutenção... cubos, caixa de direcção... Até ao momento, nunca tive a necessidade de repor a massa consistente por esta estar detriorada, ou já não estar lá. Troco apenas por manutenção preventiva.

A corrente... é lavada à pressão... a cassete: à pressão... o angulo certo, à distância certa...

Até ver, neste momento é a minha receita ganhadora. Apesar de não ser nenhum avião, a ausencia de ruidos na minha bike envergonha algumas outras!!!

Aqueles que preferem não arriscar estão certos. Os que arriscam, é por conta deles (como eu) e se não se dão mal, continuem!

Abraços
 

bakano

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pois eu sou mais um dos que lava com pressão.

Até ao momento problemas derivados da pressão = 0. Ainda à pouco tempo fui fazer uma revisão à minha tora 318, e o mecanico diz que o oleo (que trocou) estava impecavel, sem residuos de sugidade ou de água. Esta é uma zona sensivel, e pelos vistos é possivel lavar com pressão sem danificar.

Já os restantes componentes, sou eu o responsável pela manutenção... cubos, caixa de direcção... Até ao momento, nunca tive a necessidade de repor a massa consistente por esta estar detriorada, ou já não estar lá. Troco apenas por manutenção preventiva.

A corrente... é lavada à pressão... a cassete: à pressão... o angulo certo, à distância certa...

Até ver, neste momento é a minha receita ganhadora. Apesar de não ser nenhum avião, a ausencia de ruidos na minha bike envergonha algumas outras!!!

Aqueles que preferem não arriscar estão certos. Os que arriscam, é por conta deles (como eu) e se não se dão mal, continuem!

Abraços

Pois... eu vou mais pela tua opinião. Tb lavo sempre com pressão e até agora zero problemas.

Agora tenho uma questão:

Para lubrificar corrente e cassete o que usam??
 

gibasbike

New Member
Boas Bakano !!! Não sei se é o mais indicado, mas como outras coisas que faço não são as certas para muitos...enfim. Eu uso massa consistente em spray "não é barata, mas protege muito quanto à fricção! tem a particularidade de não escorrer, e quando é dada na corrente entra com "pressão" nos roletos da corrente depois ao fim de uns segundos começa a ganhar a sua consistência. Na minha simples opinião a lama, terra e agua têm mais dificuldade de entrar na corrente. Quando vejo que a corrente já está suja....lá vai mais uma lavagemzita,....um abraço
 

m.costa

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lavagem da bike

boa noite
gostava de um concelho sobre a lavagem da bike

saber como fazem e qual os produtos que usam para elas ficarem novinhas e a brilhar se usam algum produto especial

para bike em geral e para cassete + corrente

sem outro assunto o meu obrigado

boas pedaladas

m.costa
 

rui_migas

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Boa noite...

Para a lavagem da burra uso apenas a mangueira, um pano seco e wd-40 para a transmissão e nas baínhas (mas apenas ao fim de 24h de uso).

Das pessoas que conheço que colocam produtos usam produtos motorex e só dizem maravilhas deles

Cumprimentos...
 

petiagos

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Os produtos da Motorex são muito bons:

1 - Bike Clean para a limpeza geral do quadro - aplicar ... esperar 5 minutos e mangueirada;
2 - Easy Clean para a limpeza da transmissão - é um desengordurante muito bom que não afeta os componentes. Aplicar ... esperar uns 5 minutos e mangueirada. Se estiver com muita porraria agarrada ... podes tirar a porcaria com uma escova própria para a limpeza da transmissão e depois mangueirada.


Mangueirada a baixas pressões ... se fizeres corretamente não vais ter problemas.


Cumps
 

H.Vicente

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Nas minhas bikes, tanto de estrada como BTT, uso o shampo do carro para a zona do quadro, para as zonas da transmissão coloco um pouco de petroleo e detergente da loiça :p , e passo a transmissão com um pincel..depois agua corrente para cima ( sem muita pressão)..

Para terminar limpo o quadro com um pano seco e a transmissão é soprada com o compressor..

E fica que nem um mimo para as próximas voltinhas..
 

zadkziel

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Eu uso fenwicks (comprei online) puro para a transmissão e diluído 10/1 para o resto da bike. O produto aplica-se deixa-se actuar um bocado (não é preciso muito), depois esfregar com escova ou esponja e no final mangueirada e a bike fica impecável.

Este produto até tipo óleo que já empastou por estar para à muito tempo.
 

pauloreis

New Member
Boas: são poucas as vezes que a minha matrafona vê água..quando vê!! é detergente da louça, por todo o lado. Quanto à transmissão, uso daquelas caixas estanques, com várias roldanas/ escovas, meto petroleo e a corrente fica nova, depois tenho um spray desengordorante, para a cassete e desviadores "botija preta (não tem rótulo, compro na loja de bikes caro pa caraças mas dura e vale a pena)"..água para cima. No fim..coloco a roda da frente para cima, travo a roda de traz e ponho a burra a "pinxar" para tirar o máximo água..A lubrificação faço antes das voltas..
 
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