A III Castanha Arcos de Valdevez

fontao

New Member
Já li algumas respostas de outros participantes e cheguei a algumas conclusões:

- As pessoas que reclamam das dificuldades, de certeza não conhecem a região, não se poderia esperar outra coisa. Ou como já foi dito sabiamente " estávamos mal preparados".

- O abastecimento foi cedo de mais? Talvez, mas para alguns que vi se regalarem com o que estava disponível, acho que estava no ponto certo. Ai! Se tivesse mais uns dois pelo caminho fazia sempre jeito.:D

- Em relação ao atraso, insignificante diga-se de passagem, estas coisas acontecem. Mas em compensação tinha um excelente mesa para quem quisesse comer uns bolinhos e tomar um cafezito " a pala". Olha que já fiz alguns passeios e não vi nada disto.

- Dos banhos: ja reparei que, ou se da banho as bikes ou aos bikers, pois a água dos chuveiros fica muito fraca.

- E as castanhas: Não foram muitas mas eu comi e estavam bem boas.

Bem, o melhor que tenho a fazer é eu ir treinar mais. :fpalm:

Xau e parabéns.
 

marcioferreira

New Member
Boa Tarde!


Fica a minha opinião.


(+) quanto à pontualidade nada posso apontar, sou um daqueles que às 9h20 estava a levantar o dorsal e aquando da partida ainda estávamos a montar na bike, isto apesar de tb gostar de pontualidade; se a partida fosse dada à hora certa ainda com pessoal a levantar dorsais não seria de todo injusto e tinhamos que compreender pois há pessoal que se levanta bem cedo para chegar a horas, e esses sim temos que respeitá-los.


(+) reforço 5 estrelas, se calhar justificava-se um mini reforço (tipo umas barritas ou fruta) antes das últimas e fatais subidas.(eu tb levei algo para trincar na mochila, mas no fim já faltava qualquer coisa, imagino o pessoal que ia a contar só com o reforço).


(+) o trilho era espectacular, a paisagem acho que também... nas zonas mais altas estava nevoeiro e não dava para ver nada, era mais um factor para aumentar a adrenalina nas descidas ;-) quanto à dureza... 1700m de acumulado são 1700m de acumulado... sem dúvida que as últimas subidas foram duras... mas era o que havia. Eu demorei pouco mais de 5h da partida à chegada... venha a próxima.

(+) a marcação estava OK, só me enganei uma vez mas foi por falta de atenção. Tb acho que em mais um ou dois pontos do percurso a indicação de perigo dava jeito... um dos casos foi uma curva à direita cujo lado esquerdo era um lameiro cerca de 4m abaixo.... diga-se que passou ao lado.

(+/-) na minha opinião faltou algum tipo de controlo à chegada, nada de mais apenas para podermos um termo de comparação...


(-) o almoço; não gostei... por dois motivos, tanto pelo tempo de espera como pela comida em si, demorámos quase 40min para ser servidos; reconheço o esforço de alguém na organização que tentava receber os pedidos para despachar.


(-) o horário: julgo que num trajecto destes em que suponho que ninguém fez em menos de 3h30m (se alguém fez em menos tempo q diga e quantos foram), começar às 9h30 é tarde o que significa começar a almoçar só às 13h30, supondo só 30 min para lavar a bike, tomar banho e ir para o restaurante... para mim significou começar a almoçar depois das à 16h, e houve muitos assim...


nota final: se houver 4ª castanhada tenciono participar... mas sem almoço, irei optar por almoçar num dos restaurantes típicos aí dos arcos ;-)


Abraços
Márcio
 

escaxe

New Member
Boa tarde a todos.
Depois de ler os comentários anteriores tenho a dizer que concordo com uns e discordo com outros, aqui vai a minha opinião:

- na recepção dos participantes só acho que demorou muito tempo na entrega dos dorsais, esperei 30m pelo meu. Também gosto de pontualidade mas o pequeno atraso acaba por ser irrelevante;

- A primeira parte do percurso, até ao reforço, sinceramente não gostei nada, muito alcatrão, e se gostamos de BTT a única coisa que não queremos é alcatrão;

- O reforço estava bom, tinha tudo que era necessário e com quantidades que chegam e sobram para os participante, mas sinceramente não acho que tenha sido fora de serie como já alguém o disse. Pela extensão do percurso acho que deveria ser mais a meio, ou então haver um outro mais à frente; Ainda em relação ao abastecimento acho que foi bastante mau os pontos de agua, o primeiro só apareceu 4km antes do reforço, e os restantes, nem os vi!! também não acho muito ajustado pontos de agua em copos de plástico!!

- O percurso depois do reforço, muito porreiro, até ao ponto de vigia umas subidas muito porreiras e depois umas descidas também muito boas. Aquelas passagens pelo meio das arvores, agua etc.. como alguém que já aqui o disse, felizmente aqui no norte já temos a noção que "é o normal" :D!! Quanto as subidas finais, pah já sabíamos que era um passeio nível 4 de 5!! outro ponto negativo foi a quilometragem, então no dia anterior (acho eu) foi divulgado no site que eram 48KM e no fim foram 55KM, não é pelo que foi a mais, nem pelas subidas, mas sinceramente acho que fica um bocadinho "mal" dizer que são 48 e no fim são 55... As paisagens, o normal, não achei nada fora de série.

- As marcações eram "suficientes", tudo bem indicado, mas se houvesse mais não era pior. Nos cruzamentos quando havia pessoal da organização é um ponto muito positivo, mas sinceramente acho que no meio do percurso (no meio do monte) deveria haver pessoal da organização para qualquer imprevisto que pudesse acontecer e mesmo em alguns pontos mais críticos que também aqui já foram referidos.

- O banho das biclas também o normal.. O banho para os bttistas tinham umas condições muito boas, só os chuveiros é que "deitavam" pouca agua, claro que sei perfeitamente que a organização não podia controlar muito bem este aspecto.

- O almoço, também o normal.. não foi o meu caso, mas vi pessoal esperar muito tempo pela comida, e a queixar-se da quantidade.

Todos os aspectos que abordei, foi tudo em comparação com outros passeios que já fiz, e claro que são tudo criticas/elogios para que possam melhorar. Sinceramente fui ao vosso passeio pelas criticas que li dos anos anteriores, e fiquem bastante desiludido, no geral não foi um passeio com nota negativa, mas andou lá perto.. Acredito que a minha opinião se deva ao facto de ter umas expectativas muito altas (pelo que li), o que não se verificou. Também pelos passeios que participei, que não foram muitos, mas foram "fora de série".
E quem não foi ao vosso passeio, e se ler o que está para traz (neste tópico) vai ficar com a mesma ideia que eu fiquei antes.. e sinceramente, na minha opinião, não é assim...

Por ultimo, parabéns a todos que prepararam este passeio, porque sei que o vosso objectivo foi fazer o melhor. E já agora também digo que o contacto que tive com os elementos da organização só tenho a dizer que foram todos 5 estrelas, sempre dispostos a ajudar e sempre a tentarem fazer tudo para proporcionar o nosso bem estar, desde a chegada como até mesmo no restaurante..

Abraços e boas pedaladas para todos
 
Last edited:

rubenbtt

New Member
Obrigado por as criticas/elogios .
Em relaçãoao almoço realmente houve demora, mas Atenção a comida foi toda efectuada na hora, não houve comida aquecida, em relação a ser pouca era uma questão de mais uns minutos, pois comida foi o que não faltou, e tudo a descrição desde comida sobremesas, vinho, cerveja,,,etc,,,(ponto a rever para as proximas edições.
Em relação ao certo BTTistas acharem os trilhos excecionais, é como alguns acharam o percurso Muito Duro e Outros inclusivé o Sr Gonçalves de terras do Bouro com cerca de 55 anos confessou me que o esforço fisico dele foi relativo, e comoo primeiro atleta a chegar a meta Foi o Ruben que demorou 3 Horas e o último cerca de 6 horas.
Como podem ver há sempre Grandes diferenças de andamento, Por isso o que para uns é facil , para outro é um verdadeiro Cape Epic :)
A maior parte não se apercebeu mas tinhamo gente do Club a meio e no final a fechar o percurso de Bike,,,, Há trabalho que não se vê, mas acreditem que está no terreno.
Cumprimentos.
E mais uma vez venho a dizer, quem vem para um passeio de nível de dificuldade 5 com aprox 1700 mts de Ac não pode dizer que não estavam avisados da dificuldade do mesmo.
Atenção acho que aconteceu o seguinte.... Alguns BTTtistas quando olharam para o gráfico do Ac acho que devem ter visto uma pirâmide, pruimeiro só a subir e chegado ao topo , sempre a descer..... (penso eu que deve ter acontecido com alguns atletas, se estou enganado digam )

ass Nuno Araújo
 

JORGE RITA

New Member
" A Castanhada "

Boas Noites a todos,

Depois de +- 1300km (digo bem 1300km) de viagem, cá vai a minha modesta opinião.

Foi dispendioso.......
Foi muito cansativo........
...............MAS VALEU A PENA!!!!!!!!!!!!
Valeu a pena por vários motivos:
1º. aproveitei para passear nessa zona linda - Ponte de Lina - Ponte da barca - Arcos de Valdevez. (há mais de 30 anos que não ia aí).

2º. foi o passeio que vi trilhos mais espectaculares..... sem palavras.

3º. uma motivação pessoal, de apesar da idade (mais de 50) e do peso (100kg) ter chegado bem ao fim, cumprido todo o percurso.

4º. o convívio salutar e amigável com as gentes do minho.

Só estas razões, já seriam mais do que suficientes para ter gostado de aí ter ido.

Quanto ao rescaldo propriamente dito:

Espaço da concentração - óptimo

P. almoço - não tomei, não comento

Entrega de dorsais - a melhorar (poderiam aproveitar melhor o espaço existente, pondo mais 2 mesas, já dava maior despacho.

Partida - atraso não é nada significativo, aliás estavamos numa de descontração

Percurso - ESPECTACULAR

Abastecimento - óptimo

Apoio durante a prova - muito boa

Marcações - suficientes, mas com grande margem de progressão para melhorar. Por exemplo as marcas pintadas no chão eram pequenas e viam-se mal. Elas efectivamente estavam lá, mas passavam despercebidas.
Sugestão arranjar umas placas em acrilico amarelo e a seta preta estampada. Vê-se a léguas. Peçam apoio à Câmara Municipal para patrocinar. não é caro e dá para N passeios. Se a org. quizer, posso enviar uma para verem como é.

Banhos: participantes - óptimos
bikes - bom

Almoço - Bom

ORGANIZAÇÃO: esteve muito bem, atenta a tudo e em cima do acontecimento.
No meu caso pessoal, o meu MUITO OBRIGADO, pale forma simpatiquissima como me receberam.

O rescaldo já vai longo, por agora não os maço mais.

Um grande abraço,

Jorge Rita
 

rubenbtt

New Member
Amigo Jorge Rita
Permita me lhe chamar Assim....sim porque apenas falamos algumas vezes via telem e falamos no dia do passeio,mas senti uma empatia por a sua simpatia e disponibilidade em ter efectuado tantos km s.Costuma se dizer que é um "feeling" Foi um Enorme Previlégio Recebe lo no Minho Passado todos esses Anos.
Achei o seu post, fantástico, Curto e disse praticamente Tudo.
Bem Haja
Fico á espera de um convite para um desafio BTT no Algarve.
Programado com antecedência sou "Menino" para lhe fazer uma Visita.

ass Nuno Araújo
 
Realmente só faltava dizer que não sabemos ver um gráfico ..... já fiz muito BTT e apesar dos meus 40 anos nunca desisti e muito menos deixei de dar a minha opinião, mas nunca para simplesmente criticar, mas sim para poder ajudar pois tenciono que as criticas sejam construtivas.
Como já disse anteriormente fiz o trajecto todo em 4 horas e 10 minutos e para meu espanto vi pessoal que já tinha chegado e não tinham passado por mim.
Será má preparação?? não me parece.
Agora sobre a organização mais uma vez digo que o pessoal foi 5 estrelas e acredito que tiveram muito trabalho para que tudo corresse bem, e correu.
Agora sobre as subidas não há duvida que foram descomunais, mas o que é certo é que eu fiz e na melhor das hipóteses quem tanto diz que não era nada de especial ATALHOU, digo eu.
Em relação a zona ser do norte ... eu sou do norte e conheço corno de bico muito bem pois já desci o trilho mais de uma dúzia de vezes.
Vá pessoal mais uma vez agradeço o vosso empenho pois sei o trabalho que da a organização deste evento de BTT e podem ter a certeza que para o ano estarei presente, para pedalar, opinar e criticar se for o caso.
Abraço a todos e até breve, quem sabe por aí num trilho qualquer.
 

rubenbtt

New Member
A iii castanhada

Realmente só faltava dizer que não sabemos ver um gráfico ..... já fiz muito BTT e apesar dos meus 40 anos nunca desisti e muito menos deixei de dar a minha opinião, mas nunca para simplesmente criticar, mas sim para poder ajudar pois tenciono que as criticas sejam construtivas.
Como já disse anteriormente fiz o trajecto todo em 4 horas e 10 minutos e para meu espanto vi pessoal que já tinha chegado e não tinham passado por mim.
Será má preparação?? não me parece.
Agora sobre a organização mais uma vez digo que o pessoal foi 5 estrelas e acredito que tiveram muito trabalho para que tudo corresse bem, e correu.
Agora sobre as subidas não há duvida que foram descomunais, mas o que é certo é que eu fiz e na melhor das hipóteses quem tanto diz que não era nada de especial ATALHOU, digo eu.
Em relação a zona ser do norte ... eu sou do norte e conheço corno de bico muito bem pois já desci o trilho mais de uma dúzia de vezes.
Vá pessoal mais uma vez agradeço o vosso empenho pois sei o trabalho que da a organização deste evento de BTT e podem ter a certeza que para o ano estarei presente, para pedalar, opinar e criticar se for o caso.
Abraço a todos e até breve, quem sabe por aí num trilho qualquer.

oBRIGADO
BEM HAJAM.....
 

RCC_T_BOURO

New Member
Boas...
Já quase tudo foi (bem ou mal) dito...
Antes de mais parabéns a todos os que se envolveram neste evento, desde organização até aos participantes, não esquecendo os acompanhantes, que se calhar sofreram mais ainda à espera que os "maluquinhos" chegassem.
Para mim o ponto negativo e que já alguém referiu, foi a hora de partida, em minha opinião deveria ser mais cedo, pois a chegada de grande parte dos participantes chegou tarde devido ás características do percurso.
Os pontos positivos foram todos os outros, principalmente aquela descida fantástica após o posto de vigia se não estou em erro. (Parecia um bosque encantado, lindo, lindo)
Espero que a organização mantenha pelo menos este nível pois teve quanto a mim muita qualidade, mantenham a qualidade e excluam a quantidade, pois muitos mais participantes farão com que diminua a qualidade. (muita gente/confusão, não, obrigado)
A quem se magoou as rápidas melhoras.
..................Do melhor................ Obrigado...............Até para o ano...............
 

PenduluM

New Member
Boas.

Concordo que se diga que o percurso era difícil fisicamente. Porem a altimetria assim como o nível de dificuldade estavam disponíveis à priori. Cada um sabe naquilo que se mete, digo eu...

Cheguei ao fim estoirado, se tivesse mais uma subida como a ultima não aguentava, porem impus um ritmo que me permitisse chegar ao fim rapido mas sem rebentar. Muita gente passou por mim à partida e fui vendo muitas pessoas a ficarem pelo caminho com caibras.

O percurso estava bem marcado, as pessoas eram super simpaticas, nao almocei nem parei no reforço por isso nao posso falar das refeições. Ao contrario de maioria do pessoal nao gostei muito das descidas, achei que havia muita pedra solta, muita raiz, muitos paus, um perigo. Mas nada de mal aconteceu comigo e espero que nao tenha acontecido com ninguem.

Quanto ao tempo do percurso, fi-lo em 3:20h e não fui o primeiro a chegar...

No próximo ano estarei de novo na castanhada se tudo correr bem.

Venham as fotos!

Cumprimentos e boas pedaladas a todos.
 

LGP

New Member
Boas

Concordo com o RCC T BOURO
Todos os passeios deviam ser limitados quanto ao numero de participante...
250 - 300 é um bom numero.
Quanto ao passeio... bem, foi uma big castanhada, o ano passado foi inesquecível devido a chuva e este ano devido a aquelas montanhas finais :D e claro as descidas muito boas..
Eu como adoro subir e descer, adorei!

Um abraço e se Deus quiser até para o ano. :D
CCM
 

Canossa

New Member
Olá a todos.
Antes de mais, gostaria de agradecer a todos os que deslocaram a Arcos de Valdevez para participar neste passeio.

Eu sou um dos “malucos” deste clube que apoia os passeios duros! Alguém aqui se lembra de um passeio fácil, com poucos quilómetros ou pouca altimetria que tenha feito no passado?
Os difíceis é que nos ficam na memória, esses são os que nos marcam! Daqui a uns anos ainda se lembram da Castanhada ;)
Nos Arcos de Valdevez não há passeios fáceis, aqui sobe para todo o lado, isto é um vale!
Em relação aos trilhos, eu já andei por muitos lados, e não conheço nada como isto.
O GRANDE Ruben que acabou na frente, no fim disse-me que este passeio foi do melhor que já fez, e este atleta já fez muitas provas, e por todo o País!!!
O nosso lema é a melhoria constante de passeio para passeio. Agradeço todas as criticas, desde que sejam construtivas ;)
Todos os que queiram se juntar a nós, podem aparecer nos domingos ás 8:30h…

As fotos só cá estão as minhas, em breve colocarei as dos restantes fotógrafos de serviço no dia ;) Espero que gostem.

http://www.bttterrasdovez.com/3a-edicao-a-castanhada/fotografiasdacastanhada2010

Abraços
 

Lee

New Member
A reportagem ontem não passou, mas está confirmado que passa hoje.
Infelizmente, não participei mas fiquei cheia de inveja com os relatos de quem participou. Todos com quem falei estavam contentes e quem achou este duro é porque não foi à Peneda:rolleyes:
Os passeios duros são os melhores porque ficam na memória;)
 

rubenbtt

New Member
E a Reportagem do Porto Canal.
Alguem viu? Se é que deu....

Bom dia
realmente ao contrario do que me tinham informado não Passou ontem a reportagem.
Após contacto telefónico com a directora do PORTO CANAL Hoje Irá passar a Reportagem No Porto Canal a partir das 21 Horas no Telédiario. Confirmado Oficialmente.

Ao Dispor de mais alguma Duvida......
 

rubenbtt

New Member
dsc0012k.jpg
 
Top