A ganância nas partidas !!!!!

J

joaopmrt

Guest
Boas

- Aqui vai a minha opinião;
Uma maratona o nome explica tudo, penso que o problema esta na falta de respeito e ética dos atletas uns pelos outros.
Toda a gente tem o direito de se divertir ou competir, seja com peso a menos ou a mais. Já vi atletas que vão para competir e não conseguirem porque o da frente não se arrasta e nem sai da frente, porque estes tiveram de arrancar da
partida um pouco atrás.
Cabe a cada atleta reflectir antes da prova o que vai fazer, competição ou passeio.
Meus amigos maratonas a todos os fins de semana chega para todos, respeitem se querem ser respeitados.
 

fitty77

New Member
Bem, também vou dar a minha opinião. Temos que entender que as maratonas são competição, porque senão, chamavam-se passeios, ou então excusávamos de gastar o dinheiro da inscrição e faziamos outra coisa qualquer que envolvesse o BTT e com uma bela almoçarada pelo meio. Pode custar muito admitir isto, mas é a verdade, e não precisa de se ser federado para o fazer, porque em todos os desportos existem competições amadoras, como serão com certeza as maratonas de BTT. Muitos de nós, se formos jogar à sueca, sem haver dinheiro em jogo nem nada, por muito saudável que isso seja, acaba por ser competição. Até mesmo na Playstation isso acontece. Claro que existem pessoas mais competitivas que outras, ou que têm diferentes objectivos e/ou desafios. Mas qual é o mal disso? Não podemos considerar por competição apenas aquilo que se passa no mundo dos federados, porque mesmo muitos deles (para ser politicamente correcto e não dizer quase todos) não fazem disto uma profissão nem nada do género. Eles competem entre si, e os que também não são federados, também competem entre si e isso é saudável. Quem quiser ir numa de passeio, que assim seja, mas respeite quem leva outros objectivos. E claro, quem leva objectivos de competir, também deve respeitar quem não os leva.

Dito isto, também digo que sim, que é verdade que muitas vezes há malta que se esquece da ética, civismo e respeito pelo próximo e acha-se acima da malta da "sapatilha", numa de arrogancia que muitas vezes não se confirma depois naquilo que andam e depois lá vem a questão dos furos e tal como já alguém disse. Mas também é verdade que muitos dos que se queixam da malta que leva objectivos de competir, são aqueles que muitas vezes sentem algum azedume por eles próprios não conseguirem andar o que pretendiam para poderem competir, e muitas vezes são aqueles que são capazes de ir a pé numa zona técnica (por ex.) e nem sequer se desvia para os outros poderem passar, porque vão numa de competir, ou até mesmo numa de se divertir. Já não é a primeira vez que se ouvem bocas por a malta ir a andar demasiado depressa... e começo a ver mais situações destas, do que propriamente o contrário.... Se cada um se meter na sua vida, acho que faz melhor trabalho e respeita assim as escolhas e andamentos de cada um. Seja como for, será algo que nunca vai desaparecer e devemos viver com isso.

Em relação às partidas, em primeiro lugar acho que quem chega primeiro, tem o seu lugar e ponto final. Se no entanto quiserem optar por ceder a sua posição a quem conhecem e sabem que anda mais, muito bem, se não.... muito bem na mesma e temos que respeitar. Querem partir mais à frente, cheguem mais cedo... Contudo, ainda nos primórdios das minhas andanças bttistas, participei numa prova na Promoção em que quem chegava mais cedo, sai mais à frente (no caso, era o Norte Alentejano). Saí da primeira linha e só não provoquei um acidente porque não calhou, e ao meu lado estava um senhor de idade que apenas fez uma volta ao percurso (e que respeito muito, porque não é normal e é de louvar que em provas deste tipo se veja uma pessoa nos seus 60 e tais anos montado numa semi-pasteleira a fazer uma prova de XC) que ele até estava com medo lá na frente e foi completamente engolido na partida. Isto para dizer que quem vai para o passeio, também deve ponderar o que está a fazer lá na frente e já que vão para passear, não há problema nenhum de entrarem mais tarde para a grelha de partida, pois podem aleijar-se ou aleijar alguém. Seja por falta de velocidade, ou (acima de tudo) falta de experiencia. Mas claro, estão no seu direito se optarem por não o fazer. E interessa respeitar isso. Acima de tudo, respeitar o próximo é o que interessa.
 

Espigão

New Member
:bompost::bompost::bompost:

Também ía dar a minha opinião mas depois de ler o post do fitty77, é escusado!

Opinião lógica e com muito bom senso à mistura!:yeah:

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 

bttpc

New Member
:teclar: pois pois e tudo muito bonito mas ha menino todo equipado xpto que vai a frente não faz o percurso todo chega em primeiro e ainda goza :hahaha: com os outros

é claro que estou a falar de passeios parece que não sabem o que isso é passeios:tungas:


boas pedaladas para todos
 
Last edited:

MSoares

Member
Eu já tinhas escrito neste tópico há perto de 3 meses e agora que este tópico voltou à tona resolvi vir até aqui ver o que há de novo. Li os últimos posts e o que vejo? Posts que retractam a realidade tal como ela é e pelo meio um longo e excelente post. Parabéns ao fitty77. Todo o post está coberto de veracidade desde a 1ª até a ultima linha.

É verdade que há sempre competição mesmo que a corrida não seja oficial. Uma competição que se quer saudável dentro dos limites do bom senso e sem colocarmos em perigo a nossa integridade física. Se não houvesse esta competição cada prova/passeio (ou como lhe quiserem chamar) tornaria-se uma autêntica peregrinação ao monte.
 

agirão

New Member
Meus Amigos!

Eu teria muito a dizer sobre este assunto! Tenho quase quarenta anos de competição a doer! E muitos Amigos, com os quais travei épicas batalhas no Atletismo!

Prometo aqui vir um dia dar uma seca das maiores sobre este assunto!

Mas, convém não esquecer que um caminho é formado pelo seu INÍCIO, pelo seu MEIO e, pelo seu FIM..!!

A competição também! E mais..!! É formada pela componente FÍSICA, PSICOLOÓGICA e SOCIAL!

Quer queiramos, quer não, passear numa maratona, todos o podemos fazer, competir, só alguns! E, devemos ter consciência disso!

Podemos é preparar-mo-nos para competir!Quando estivermos preparados, vamos à luta!

Virei aqui desenvolver este tema que se prende bastante com o status quo do nosso país, quiçá do mundo! Somos todos iguais, para usufruir! Para produzir é que não!

Se eu quero competir...TREINO!

Se vou para curtir, coloco-me no meu lugar!

Gostaria que me respondessem a esta questão que me assusta: " SE VOU PARA CURTIR, PARA QUE QUERO EU ESTAR LÁ À FRENTE!?" Será que é para ser o primeiro a curtir..!!

Atentem nas palavras sábias do Amigo Fitty77..!!

Já fomos adversários numa prova de 24 horas..!! Aqui não dormir é importante..!!

Sabem que me ofereceu o café..!!??

Foi o FITTY77..!!

A luta, começou depois da partida e acabou na chegada..!! Um abraço FITTY..!!

O imediatismo estragou este país e impede-nos de sermos felizes! Até nos impede de felicitar o adversário e de o incentivar! De o admirar..!! E, de dizer ao mais lento:"Força! Para a próxima conseguirás melhor..!!"

Força, Amigos! Pedalemos...com força!
 

JFNeves

Member
Citação desnecessária - Consultar Regras!

Mais nada... está tudo dito aqui neste poste do orof. Girão

Cump.

Jorge Neves
 
Last edited by a moderator:

victor68

New Member
Boas,

fitty77, tu não és PRO blemático, tu és PRO ficiente.........:sabichao: :clap:

" Acima de tudo, respeitar o próximo é o que interessa."....Mai Nada !

Um Abraço

Victor F.
 

rmor

New Member
Facam as partidas em rampas de 2 ou 3 kms que a escolha entre os pros e os menos pros fica feita:D.
 

pedrole

New Member
Olá

Acho que está tudo dito, só a titulo de exemplo na última Laac-Lacaar em Aguada de Cima, que está agora a fazer um ano, o Ruben arrancou em último porque chegou em cima da hora, no entanto foi mais que suficiente para chegar em primeiro nos +-50km de prova!!

É tudo uma questão de pernas! Quanto mais longa for a maratona mais diluida fica a questão das partidas.

Por todos os motivos, acho eu, que a questão das partidas deve ser encarada como inicio da aventura, sem stresses e sem riscos.

um abraço

Pedro Lé
 

cgomes

New Member
Se duvidas houvesse basta ver a reportagem da BTT TV sobre o Portalegre 2010, o pobre do homem que abriu o portão do Km 0 nem teve tempo de respirar, e a ganância é tanta que se perde a noção do perigo, o portão do lado direito por sorte ficou aberto porque se ele bate em alguma coisa e volta a posição de fechado tinham lá ficado uns quantos.
 

pjds

New Member
...Não para falar muito "do respeito ou falta dele" nas partidas...embora observe por vezes situações absurdas,implicando a nossa própria segurança....adiante

...Para evitar "essa ganância" vai um palpite(já conhecido)...cada organização anuncia o passeio/prova,lança as incrições ...tal e tal.....assim que os participantes se inscrevessem e efectuassem o pagamento é atribuido placa de dorsal(nº)....no dia do evento,fazer o que ainda mt poucos fazem e não dá stress a ninguém...BOXES....a logistica implica pouca coisa,grades , fita,placard a informar o local do inscrito na grelha...0-30...etc...150 ao 180(exemplo)...para os "chico-espertos" que não respeitassem a boxe colocá-lo na ultima boxe,ou não ser classificado....expliquei-me bem?

....Para quem organiza,possivelmente faria uma melhor estimativa do total de participantes mais cedo....o pessoal que "anda mais",desde que se inscrevesse "a tempo e horas" poderia aquecer devidamente,quase todos ficariam um bocadinho mais na cama,em vez de quase madrugar....e acima de tudo a dita "ganância" que chateia quase todos,penso que desaparecia...

....P.S....não li o tópico todo...possivelmente a sugestão já terá sido feita...se foi,sou mais um em seu favor.
 
Last edited:

telmo zt

New Member
boas .
a ganancia no inicio . bem vou dar a minha opinião , fiz uma prova como organizador , era uma prova caseira onde havia muitos que ião só pelo convívio , e outros para competir e outros que queriam competir e não tinham pernas , andei uns dias a pensar quando for na partida vai tudo ao monte e vai haver quedas ou toques , visto que podia haver a tal ganancia , felizmente não ove . e o pessoal que ia para ganhar ate ficou para ultimo , bem nos primeiros 5 km já se via quem ia para ganhar , isto para disser , não vale a pena ir para o monte logo no inicio , claro tamos a falar de , passeios , nos campeonatos isso sim acho que tem de haver um controlo para isso. boas pedaladas e domingo mais convívio ´
 

fernanrei

Member
Ora não sei se existem mais pessoas com a mesma duvida que eu.........
Porque raio se assiste, cada vez mais a uma ganância , na partida das maratonas pelo país fora ???????
Já não existe respeiteito por quem realmente vai disputar um resultado de destaque ????
Eu , não tendo as pernas de outros tempos , logo á partida sei que não vou la ganhar nada , dou sempre prioridade a quem realmente vai lá para andar .
Das poucas provas da dita "fitinha pendurada na arvore " , maratonas .......que fui este ano , continuo a passar pessoal com o belo de ténis de outro desporto que não o ciclismo, pessoal com uns kilinhos a mais e num esforço tal que nem têm a noção que podem cair para o lado ,isto ao fim de varios km´m , normalmente já vão com a lingua pendurada e ainda a prova nem vai a meio........
Agora pergunto eu , vão ganhar alguma coisa em ir ali na frente a atrapalhar o pessoal mais rapido, nos primeiros km´s ??? Ou vão para ganhar e ao fim de 10 km viram que afinal não vai dar e tem de treinar mais um bocadinho para aguentar o ritmo ????
Será por isto que se chegarmos a Portalegre as 8 h da matina já lá estão uma "carrada" de futuros vencedores desta prova ???
Já assisti varias vezes o pessoal a ir dormir para a partida passar com a bike as costa a dizer a velha frase " com licença , só um jeitinho" e depois não andam nada ......
Existe algum prize money para os primeiros 50 a passar no km........... 500metros ?????
Fica a questão ............

Não é ganância é exactamente o mesmo que te faz tecer este comentário, ou não estarias tão preocupado com o assunto! Faz como eu, parte do lugar que arranjares e faz uma boa gestão do esforço,verás que muitos dos que partiram à tua frente ficam bem atrás de ti,a não ser que sejas pró e também queiras um prémio,o que não tem mal algum.Pelo contrário, se tiveres condições para ganhar os meus votos de sucesso.Eu não tenho condições para vencer uma prova,mas não é isso que me demove e muito menos obriga a partir mais à frente.
 

fernanrei

Member
Exelente comentário pedrole!
Olá

Acho que está tudo dito, só a titulo de exemplo na última Laac-Lacaar em Aguada de Cima, que está agora a fazer um ano, o Ruben arrancou em último porque chegou em cima da hora, no entanto foi mais que suficiente para chegar em primeiro nos +-50km de prova!!

É tudo uma questão de pernas! Quanto mais longa for a maratona mais diluida fica a questão das partidas.

Por todos os motivos, acho eu, que a questão das partidas deve ser encarada como inicio da aventura, sem stresses e sem riscos.

um abraço

Pedro Lé
 

fernanrei

Member
Exelente comentário pedrole!
Olá

Acho que está tudo dito, só a titulo de exemplo na última Laac-Lacaar em Aguada de Cima, que está agora a fazer um ano, o Ruben arrancou em último porque chegou em cima da hora, no entanto foi mais que suficiente para chegar em primeiro nos +-50km de prova!!

É tudo uma questão de pernas! Quanto mais longa for a maratona mais diluida fica a questão das partidas.

Por todos os motivos, acho eu, que a questão das partidas deve ser encarada como inicio da aventura, sem stresses e sem riscos.

um abraço

Pedro Lé
 
Top