A experiência da minha WDR Race comprada no Jumbo

wdr-race

Member
(Se este não for local correcto para este post, pf mudem)

Viva!

Recentemente (no dia 10 do presente mês) comprei uma Esmaltina WDR Race no Jumbo (de Aveiro). Sai de lá convencido que tinha feito uma compra razoável e com a bike pronta a rolar.

Qual o meu espanto quando vou experimentar a bike e: as mudanças entravam mal que se fartavam (as que entravam), ao meter a tripla, a corrente saltou para o lado dos pedais e partiu a protecção plástica (que evita que suje a roupa), os travões (Shimano BR-M415, disco mecânicos) abrandavam. Ao fim de meia dúzia de voltas, deixei de conseguir meter a tripla. Já na minha garagem apercebi-me que o cabo estava todo roído junto ao aperto do desviador (talvez demasiada força no aperto), ficou mais laço e por isso a tripla não entrava. Depois deesticar mais o cabo, apercebo-me que os pedais (foleiros, de aluminio) estalavam por todos os lados. Estavam desapertados... Enfim, como se não bastasse, a suspensão (Suntour SF9-XCM-V2-D-HLO-26-100) parece que baba óleo, eu limpo-a mas está sempre com marcas de óleo a aparecer. Acrescenta à lista o facto de não conseguir ajustar o selim (não em altura, mas em inclinação. As peças de ajuste estão praticamente coladas).

Decidi que deveria ir onde a comprei reclamar. Aconselharam-me a deixar a bika na segunda, porque é o dia em que o técnico da Esmaltina passa. Quando fui buscar a minha bike, além de esperar uma hora, notei que tinham trocado a protecção plástica da pedaleira por uma usada, afinar as mudanças mas não mudaram o cabo roído do desviador frontal, trocaram os pedais por uns com miolo de plástico e os travões... bem, cada vez que trava à frente, o disco torce uns 3 mm para dentro (tenho a impressão que o a pastilha de fora ficou demasiado perto do disco e força-o para dentro)... Nas restantes questões nem mexeram...

O pior é que estou convencido que não me adianta lá ir voltar a reclamar. Tenho de andar com a bike para a frente e para trás, perco tempo, o responsável da parte de desporto está-se a marimbar e descarta-se para o técnico da Esmaltina... e eu a ferver.

Será que foi muito azar, ou uma falha crassa do Apoio a Clientes?
 
R

racm

Guest
Quanto custou a bicicleta, se não é indiscrição?
Pelo que dizem no fórum, essa bicicleta não vem tão bem equipada como a que custava em promoção +/- 330€, com travões hidráulicos,...
Essa é que era a verdadeira, mas mesmo assim alguns componentes têm que ser mudados...
 

wdr-race

Member
Viva!

239€ com (estes dados foram retirados por mim, creio estarem correctos):

Quadro: Esmaltina WDR Race
Guiador: Promax
Suspensão: Suntour SF9-XCM-V2-D-HLO-26-100
Discos: Shimano SM-RT53 com bloqueio central
Travões: Shimano BR-M415
Pastilhas: Shimano M08 [Resina]
Desviador Frente: Shimano 42t
Desviador Traseiro: Shimano Alivio
Cassete: CS-HG40-aw
Cubo: HB/FH-M495A
Rodas: Henli 6061/T6
Selim: Wader


Já reparei que a outra era melhor compra, mas o €€ não estica.... :)
 
R

racm

Guest
Já reparei que a outra era melhor compra, mas o €€ não estica....
esse é o defeito que aparece mais vezes em todas as binas :)

À dias vi também no jumbo umas WDR Race a 199€, mas só me lembro que tinham travões v-brakes. Não sei se estas também chegaram a estar em promoção.
Quanto ao teu problema, há pessoal por aqui que tem a mesma bina que tu. Se eles não tiverem problemas, o assunto é mesmo afinação.
Cumps
 

wdr-race

Member
Liguei directamente para a Esmaltina e fiquei de lá deixar a bike para eles verem.

Pelo menos assim é um tira teimas, e fico logo a saber se é nabice minha ou não.

Uma pergunta: não é suposto afinarem uma bicicleta quando se compra? E é normal os discos "torcerem" ao travar (especialmente o da frente)?
 

vildor

New Member
Tambem tenho uma WDR, mas a versão acima, de 330€.
A questão da suspensão babar oleo... é em cima, na bainha, certo? Isso é normal. Quer dizer que tens a suspensão lubrificada...
Os discos como são mecanicos tens uma pastilha que é estática, não mexe. O facto de o disco "empenar" tambem poderá ser da pinça não estar centrada...
O cabo também podes facilmente trocar, mas se só está desfiado na ponta, provavelmente dá para ainda aproveitar esse, mais a mais se o tives-te que esticar...
Mas se a bina vai para a esmaltina, depois de ela vir de lá logo vês o que é melhor...


EDIT: Se ainda não conheces, já hà um topico bem grande a falar das bichas... http://www.forumbtt.net/index.php/topic,63861.0.html
 

wdr-race

Member
Obrigado! Sim, já li e reli esse tópico.

Na verdade, depois de ler fiquei mais que arrependido de não ter comprado o modelo acima, com travões hidráulicos e equipamento Deore (aqui em Aveiro o desviador traseiro é um SLX).
Infelizmente, no Jumbo nem sequer aceitam devoluções de bicicletas. Eu tentei pagar a diferença para trazer essa e nada, não aceitam.

No meu caso, ainda uso a bike para "ir ao pão", mas este fds fiz um pequeno trilho de btt e gostei bastante. Agora já só quero que a deixem em condições, depois disso tenciono passar a levar a bike a um mecânico que possa ir afinando e trocando umas pecitas... a pedaleira, por exemplo (e os pedais vou ver se os troco já esta semana).

Em todo o caso, fica aqui a minha frustação... pode servir de aviso a outros!
 

vildor

New Member
Se o quadro for o mesmo, já não é mau... Troca é a pedaleira e os pedais ASAP. Depois o resto, olha... vai trocando!
 

wdr-race

Member
Obrigado pelos conselhos!

Os pedais já troquei, pq sentia um barulho esquisito tipo clác, clác e pensei que posse dos pedais. Comprei ontem uns Wellgo em alumínio (pretos, condizem muito bem com a bike) e quando os montei percebi logo que o clác, clác vinha mesmo da pedaleira (talvez do eixo, não sei).

Agora na segunda vou levá-la à Esmaltina para ver se me resolvem isto. Caso não façam nada, será que me podiam aconselhar uma pedaleira (60€ máximo)?

Obrigado novamente!
 

Leco

New Member
Na minha, o modelo dos 300 e tal euros, a barulho da pedaleira passou depois de a levar aqui ao mecânico. é a lubrificação no interior da mesma.
Tive alguns problemas, mas no meu caso o tipo do Jumbo era impecável!
 

wdr-race

Member
Vildor:
E a pedaleira Deore dará na minha? É que tenho uma cassete de 8 e creio que a largura da corrente é diferente das de 9 (Pelo que me pareceu, Deore tem "sempre" 9 mudanças na cassete, certo?). A minha dúvida é se tenho de mudar pedaleira, cassete, corrente e manípulos de mudanças.

Leco:
Mas a tua tem uma pedaleira Deore, certo? É que na minha, acho que nem sequer é a pedaleira Alivio... nem encontro nenhuma referência na pedaleira à Shimano ou a qualquer outra marca.
 

Leco

New Member
A ninha pedaleira tb é meia reles... :)
Diz shimano mas não será a Deore de certeza...
Até alguns dentes são "curtos" mas depois de vista por algum que percebe, ficou impecável e as mudanças agora funcionam ás mil maravilhas, depois de afinadas como deve ser
 

spoky

New Member
isto é o que eu chamo de uma comprita precipitada e ainda a bike tem pouco tempo e ja se esta a investir. se calhar na altura da compra deveriamos ponderar o material que a bike tras mas isso agora nao importa.

estive a ler e parece que a bike tem o diabo no corpo, sao barulhos atras de barulhos. nao se esqueçam que pelo menos 2 anos de garantia as peças tem em ter. claro nao esta incluido o desgaste das mesmas na garantia. se forem defeitos e nao mau uso entao ta ao abrigo da garantia.

boas pedaladas
 

Leco

New Member
Bem, eu podia ter levado a minha para afinar lá no Jumbo (Alverca), o rapaz faz o que não interferir com a garantia á borla.
Abrir a suspensão para lubrificar ou mesmo a pedaleira, isso não. Passa a esmaltina e leva a bike... eu é que não quis. Aproveitei para conhecer a oficina do Sr Pina e observar os serviços... não troquei a pedaleira... foi abrir e lubrificar.
Acho mesmo que fiz uma boa compra mas é sempre relativo. Um colega comprou uma Specialized e quando chegou a casa viu que o quadro estava com a pintura danificada junto do aperto da roda de trás, levou para reclamar a garantia vitalícia do quadro e a resposta é que aquilo é normal... !!!
Por isso, eu sabia que algum do material não era topo de gama e sempre pensei em leva-la directamente do Jumbo para a oficina, para lubrificar e afinar e apertar e afins... + 50 euros?!? Não ficava cara na mesma!
 

vildor

New Member
A pedaleira tanto dá para 8 como para 9v... Cassete\desviador\shifters\corrente e que tem de ser trocados(no caso de trocares de 8v para 9v)...

Mas realmente... tinhas juntado mais um bocado de €€ e tinhas comprado a outra WDR ou uma RR5.3...
 

wdr-race

Member
Sim Vildor, pois tinha :(

Sé descobri o forum depois de comprar a bike... reconheço que a diferença de preço fazia toda a diferença!

Obrigado por me esclarecerem!
 

Leco

New Member
Mas não é razão para dasanimar!!!
Há um ano comprei a primeira bike, uma RR1 de aço e os 1500Km em alguns meses que fiz com ela deram-me muito gozo!!!
 

vildor

New Member
Desde que vás tendo cuidado, isso precisa é de km's. Ganhas pernas, vês o que precisas mesmo de trocar(aquilo em que nao tens tanta confiança) e siga...
 
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