A bela da GT Zaskar Comp 2011

E no início foi isto: http://www.forumbtt.net/showthread.php?36649-GT-Aggressor-1-0 E foi enquanto pôde, mas chegou a altura de mudar para algo melhor até porque surgiu um bom negócio nos “saldos”, e não podia desperdiçar a oportunidade!

Agora apresento-vos a nova menina dos meus olhos, a bela da GT Zaskar Comp 2011:


Quadro: Hydroformed 6061-T6 Aluminium, Triple triangle design hardtail
Suspensão: Rockshox Recon silver TK SOLO air 100mm
Pedaleira: Shimano FC-M521, Octalink 44/32/22T.
Pedais: Shimano M-520
Desviador Dianteiro: Simano Alivio
Desviador Traseiro: Shimano XT
Manípulos: Shimano Deore
Cassete: Shimano CS-HG50 9v, 11-34T
Corrente: Shimano HG53
Aros: Alex TD24, 32H
Pneus: Maxxis Aspen 2.1
Travões: Avid Elixir 3, Discos 165mm
Caixa de direcção: FSA Integrada, 1 1/8th
Periféricos: GT (selim, espigão, avanço, guiador, punhos)


A marca anuncia um peso de 12,8kg, mas já levou com os pedais de encaixe e grade de bidão.
O selim não é nada confortável, é pior do que tinha na minha anterior GT que também era o original e de gama inferior. Será mudado de certeza assim que possa, ando a pensar no Selle Italia SL XC, não queria gastar nada superior a 50€:
Como já podem ter reparado, veio com os cubos, chavetas, aperto de espigão, guiador e tampa da direcção a condizer num belo azul claro brilhante, que me fez pensar duas vezes antes de comprar!


Os punhos vão ser trocados por uns KCNC EVA ou uns RICHTEY WCS, ou ainda ESI GRIPS. À parte os Richtey, os outros têm várias cores disponíveis. Sugestões? Os originais como podem ver são amarelos. Já agora, pedia também a vossa opinião sobre estas camaras de ar:
http://tinyurl.com/86bd6l9

Comparando com a minha antiga GT, só vos posso dizer que para além de ambas terem pedais, tudo o resto é diferente, para MUITO melhor como não podia deixar de ser. A estreia foi no Trilho dos Moinhos e foi o delírio, cheguei ao fim com a sensação que fiz o melhor investimento da minha vida. Digo com segurança que superei em muito as minhas expectativas em boa parte graças a esta máquina. Entretanto já lá vão uns 150km e a opinião mantém-se.
A diferença nota-se sobretudo nos travões e na suspensão. Passar de 8v para 9v nota-se, sobretudo para mim que ainda sou dos fraquinhos, mas de facto o amortecimento e a travagem são dois dos factores que a mim mais me agradaram nesta mudança de montada.


Digam coisas, opiniões e sugestões são bem-vindas! :)


 
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pauloreis

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Boas: a bike está Top..o pormenor do guiador a azul está brutal..Em termos de componentes só substituía o desviador dianteiro por um deore xt, para acompanhar o desviador traseiro. Conseguirias uma maior precisão e a passagem é mais suave e rápida. Depois invertia o avanço, para dar um ar mais racing a bike.. é dar calor e monte para cima :)
 
joaocs, o quadro é diferente, partilha os mesmo traços do triplo triângulo, mas tem uma "geometria" (não sei se dá para aplicar bem este termo aqui, mas é o que me ocorre) muito diferente....

pauloreis, essa de inverter o avanço já me ocorreu... mas quais são as reais vantagens para além da estética? Tenho algum receio de perder o conforto...
 

pauloreis

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Boas: o avanço invertido não dá desconforto..pelo contrário!! Na altura que o fiz, andava com algumas dores na costas, o mecânico aconselhou-me a inverter, dizendo que a coluna como fica ligeiramente para a frente, faz com que os elos da coluna fiquem "mais à vontade" e exista um espaçamento!! O que é certo é que nunca mais tive dores de costas!!
 
pauloreis, acho que acabaste de me convencer quanto a isso!

Quanto ao desviador dianteiro, é um caso a pensar mas não é prioritário. Para já é mesmo o selim e os punhos, gostava de umas opiniões quanto a isso. Na Aggressor tinha os KCNC e gostei deles, no entanto estou aberto a mais opiniões.
 

essence_s

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Bela Gt, fez-me regressar aos primeiros passos de btt há uns anos atras.
Em relação aos punhos os kcnc têm uma relação peso/preço/qualidade excelente.
Têm varias cores, mas nessa bike os que ficariam melhor seriam mesmo os pretos, que têm a vantagem de n ficarem encardidos!
Não invertas o avanço, com o guiador sobreelevado que tens fica horrivel!
 
essence_s, o guiador não é bem sobreelevado.... tem uma ligeiríssima inclinação, mas parece-me mais recto do que elevado... Por acaso nas fotos dá a ideia de ser mais alto do que realmente é, vou tentar amanha colocar umas fotos que se consigam perceber melhor. Sobreelevado mesmo é como tinha na antiga GT...
 

essence_s

New Member
O termo certo para o teu guiador é lowrise, mas continuo a dizer que fica mal se inverteres o avanço.
O que poderias tentar mudar era o avanço e o espigão por uns em preto;ficava mais homogenea a bike.
 
Sim, também pensei nessa questão das cores, aliás hesitei antes de comprar por isso mesmo e essas mudanças de espigão e avanço provavelmente virão com o tempo. Para já as prioridades são os punhos e o selim. Se inverto ou não o avanço... vamos ver, posso experimentar para ver se me agrada esteticamente e funcionalmente.

Sugestões para o selim? Ou a a minha sugestão do SL XC na gama de preços dos 50€ é indicada?
 
Pessoal, estou a pensar trocar o avanço por um mais curto, de 90mm ou 80mm, mas gostaria de vos pedir opinião sobre a cor do mesmo... preto, branco...? Já agora a mesma sugestão estética para o espigão :)

Entretanto já mudei o selim e punhos, e encomendei uns mimos para as rodas:



O selim, encontrei um negócio nos usados aqui no fórum por este Selle Italia Max Flite Gel Flow. Uns 200km depois e tenho a dizer que é muito confortável, adeus dores no traseiro!

Como os KCNC EVA estavam esgotados, fiquei com uns Richtey WCS que também são muito bons. Só que as tampinhas do guiador já se perderam... já vos aconteceu? Não é que me importe de andar sem elas, mas numa queda posso estragar o guiador, ou espetar com aquilo numa perna...



Os autocolantes nas rodas sempre dão outro aspecto, eram completamente pretas. E até ao momento resistiram muito bem à lama.
 
Em breve novidades.

Vou colocar um espigão e um avanço em preto, não gosto daquele "prateado". O guiador azul também será para trocar futuramente quando houver disponibilidade.
Quando trocar actualizo as fotos.

Estou também a pensar em converter as rodas a tubeless, mas estou com dúvidas quanto aos pneus... Se escolher uns, por exemplo, Rocket Ron versão Performance, o que me dizem? Boa escolha?
 

Mini_Boy

Member
Parabéns pela bike, esta muito fixe ;)

Qual o comprimento do guiador?

Onde compraste os autocolantes para as rodas?


boas pedaladas. Abraço ;)
 
Obrigado Mini_Boy,

Já tem algumas alterações (espigão, selim, avanço), tenho de as mostrar aqui. Em princípio no próximo fim de semana vou converter as rodas a tubeless para experimentar :)


O guiador vinha de origem com uns generosos 700mm, cortei para 640mm (ainda será alvo de troca quando encontrar um negócio porreiro).

Os autocolantes, não se se posso fazer publicidade por aqui, mas de qualquer maneira envio-te por MP. Estão impecáveis, muita lama, pó, água, e resistem a tudo.
 

brunofssa

New Member
E então esses upgrades?
Já entrou nessa GT tanto material novo... Esse tubeless que entretanto montaste? Tem aguentado a porrada? ;)
 
Tem aguentado a porrada muito bem! :D Troquei para os Michelin tubeless ready:

Frente: Wild Grip'R 2.10 (anunciavam 610g acusou 620g)
Trás: Wild Race'R 2.00 (anunciavam 495g acusou 510g)

Já testei no Trilho dos Moinhos e este fim de semana num trilho cheio de pedra na Franqueira e foram 5 estrelas!

Quanto ao resto do material trocado:

Grade bidon - BBB 65g - Elite 41g
Avanço - GT prateado 90mm 145g - FSA preto 100mm 155g
Espigão - GT prateado 280g - Fun Works 190g
Selim - Selle Italia Max Flite 300g - Essax Flame 190g

(alguns pesos são aproximados porque estou a escrever de memória, mais tarde ponho fotos)

Ah! De referir que com a conversão das rodas saltaram foram uma camara de ar normal e outra de gel e foram ao ar cerca de 400g que podiam ser mais com uns pneus mais leves
 
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