6 furos ou Centerlock?

umbigo

New Member
Pessoal, tou a pensar em comprar travões XT para a minha bicla, frente e trás (kit completo: manetes, discos e pinças) e, juntamente, umas rodas MAVIC 2010 CROSSRIDE Black 010. A minha dúvida é se devo comprar Centerlock ou normal, de 6 furos. O preço das rodas é exactamente o mesmo, sendo um ou outro modelo. O vendedor diz que a melhor opção é centerlock. Conselhos?
 

ze_zaskar

New Member
Já experimentei ambos, e sem duvida os 6 furos são superiores. Torna-se mais fácil mudar de discos e realizar manutenção, a oferta de rotores é muito superior e são mais baratos geralmente.
Lembra-te, podes sempre levar contigo uma chave sextavada para o trilho, mas uma chave de cassetes já não dá muito jeito :lol:
Também é fácil colocar espaçadores nos 6 parafusos, caso seja necessário.
E caso aconteça algo, os parafusos dos discos podem ser usados como parafusos de cleats de emergência.
;)
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

nunca andei com discos CenterLock, só com 6 furos. Os argumentos que te iria dar já foram todos ditos.
Atenção que as rodas Centerlock podem usar discos de 6 furos através de adaptadores, o contrário não é possível.

Jepas
 

alexb

Member
Tenho centerlock à mais de um ano e nenhum problema até agora mas se pudesse escolher ia para 6 furos. Os rotores são mais leves, mais baratos e há mais ofertas.
 

peanuts

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Os discos sao mais leves é certo!! mas será que os cubos center lock nao sao mais leves que os 6 furos?? e no final de contas é poupar de um lado e gastar do outro?
 

Peixinhus

Active Member
Para o vendedor sem duvida o melhor é centerlock ( este sistema caiu no desuso e quer-te empurrar os obsoletos) para ti o melhor é 6 furos, 6x melhores opções para ti no minimo.

Abraços
 

ze_zaskar

New Member
peanuts, estamos a falar duma questão de "meia dúzia" de gramas. Mas mesmo que não fossem tão poucas, quando se metem pelo meio questões de ordem pratica importantes, preciosismos com o peso não devem ser considerados.

Uma diferença de 50 gramas nas rodas não vais notar. Um disco empenado e nenhuma chave no monte para o tirar já vais.
;)
 

LDmartins

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Boas, eu já usei ambos os sistemas, e na m,inha humilde opinião o de 6 furos é de longe superior, para além de ter discos mais leves, não estás sujeito ás folgas que com o monta e desmonta o estriado ganha entre trocas e limpezas ;)
já para não falar que há tunning bolts para esses discos.
mas é só a minha opinião, já rolei com os 2 tipos de crossride e actualmente tenho umas SLR de 6 furos,ah e por algum motivo elas esgotam mais fácilmente na versão de 6 furos :)!!!!
 

peanuts

New Member
Eu andava com v-brakes, so tenho discos a duas ou tres semanas!! São center lock, assim o que devo fazer? meter uns adaptadores para 6 furos, ou arranjar uns trocos e trocar as rodas?
 

ANTTEI

New Member
Bom post

Sempre tive os tradicionais discos de 6 furos, mas smepre me interroguei acerca do centerlock
Acho que realmente ter de andar com uma chave (e que chave) atrás para desmontar um disco centerlock não faz sentido
 

klaser

Well-Known Member
Falando assim parece que o centerlock é o diabo na terra...Eu acho o centerlock prático,moderno...é rapidíssimo para meter e tirar o disco...nunca ganhei nenhuma folga,aquilo fica sempre na posição certa,nunca desapertou
nada...(já vi um monte de 6 furos com supercola nos mesmos pra não sair)
Se não fosse patenteado pela shimano,acho que já estaria muito mais difundido,mesmo assim vejo rodas hoje como as Fulcrum,Mavic,a vir com opção centerlock...se fosse assim tão mau,porque eles iriam sequer se
chatear a por isso no mercado ? A opção e variedade de rotores disponíveis em centerlock é sem dúvida muito mais pequena que os 6 furos,isso não há contestação...
Se fosse comprar uma rodas e discos novos,talvez optasse por 6 furos,agora ficar preocupado desta maneira por ter rodas centerlock é que é absurdo...
 
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ze_zaskar

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É absurdo ficar em pânico por se aperceber que tem rodas centerlock, o aqui perguntado foi simplesmente que sistema era superior. Não é por usarmos esse sistema que a bicicleta nos vais explodir de repente ou nos vai tentar matar de noite.

Se o Centerlock não fosse patenteado pela Shimano então nem a difusão que tem hoje existia, já que esta foi a única promotora do sistema, ao lança-lo integrado em todos os seus grupos. As marcas lançam rodas com esses cubos para satisfazer os consumidores de grupos Shimano. Ninguem disse que é a pior coisa do mundo, mas se fossemos a ver a quantidade de maus designs que usamos de forma frequente, iamo-nos assustar. Um bom conceito nem sempre é adoptado, bem como o contrario.

Quanto à cola, deve-se aplicar Loctite azul (242) em todos os parafusos de relevância estrutural, portanto é normal estar nos discos.
 

rucaf3

New Member
Tudo isto são pontos de vista bem vistos, mas para mim continuo a preferir centerlock, tenho umas rodas XT e quando a manutenção tem de ser feita é muito simples de desmontar e montar não tenho de perder tempos e tempos a apertar parafuso a parafuso que com o minimo deslize pode moer o parafuso e depois é mais cargas de trabalhos, quantos aos rotores, para mim mais grama menos grama não afecta e como os discos k tenho só os troco por outros XT ou XTR, folgas até agora népia, e já desmontei várias vezes...
 

LDmartins

New Member
Boas, eu acho que primeiro deves avaliar o estado dos discos e do estriado dos cubos onde os discos encaixam... não tens necessariamente que fazer a troca, apenas tens que estar atento a eventuais folgas... eu andei com center lock mais de um ano como já referi em cima e aquilo aguentou-se bem...
mas se arranjares um bom negócio tipo troca por troca ou por poucos mais € aproveita. XD
 

LDmartins

New Member
Tudo isto são pontos de vista bem vistos, mas para mim continuo a preferir centerlock, tenho umas rodas XT e quando a manutenção tem de ser feita é muito simples de desmontar e montar não tenho de perder tempos e tempos a apertar parafuso a parafuso que com o minimo deslize pode moer o parafuso e depois é mais cargas de trabalhos, quantos aos rotores, para mim mais grama menos grama não afecta e como os discos k tenho só os troco por outros XT ou XTR, folgas até agora népia, e já desmontei várias vezes...

Desculpe desapontar a sua pessoa mas como nos tempos livres já que não percebo nada de bicicletas, faço assistência mecânica numa loja porque gosto mesmo disto, e já tive que reclamar alguns pares de discos XTR!!!!!!! porque os cravos ganham imensa folga e causam barulhos estranhos tipo estalidos na travagem...
mas isto é só a minha opinião claro...
não quero com isto ser mal educado nem causar desânimo a ninguém, mas há uma coisa que não posso deixar de dizer... não se iludam tanto com Shimano.....
abraço e boas pedaladas
 
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PedroSoares

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e ja agora quanto aos pesos, para quem acha importante:

os cubos têm praticamente o mesmo peso - 10 a 20 gramas de diferença (CL sao mais leves)
uns parafusos normais pesam 20 gramas. (12 parafusos)
nos discos é q a diferença é enorme.
um disco centerlock XT pesa 150 gramas. por metade do preço pode-se comprar uns ashima de 6 furos com 85 gramas.
o que quer dizer que com discos de baixo custo poupa-se mais de 130 gramas
 
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