5 Cumes 2013

jcfc78

New Member
É impressionante que ainda existem pessoas que adoram adulterar a verdade desportiva! estive numa passagem antes do 2º cume (chavão) e vi dois participantes a cortarem caminho...
pelos comentários dos populares eram conhecidos da zona, quer dizer que conheciam bem a zona e provavelmente o percurso.
Se conhecem e atalham para que pagar uma inscrição quando não são capazes de fazer o percurso na integra??
Enfim....

Boas pedaladas a todos!
 

super.byke

New Member
Jcfc78, não posso deixar de concordar a 100% com o seu comentário, contudo o track GPS era público.

Sobre a prova, sem querer alongar muito, acho muito mau o que fizeram aos prós...
Colocaram um motard a abrir o percurso que se enganou e levou todo pelotão a entrar numa mata sem saída (por volta do km 5)... quando deram por isso, quem estava mais para traz no pelotão conseguiu seguir bem, contudo todos os atletas que entretanto entraram no caminho sem saída (e foram bem mais de 100) tiveram que aguardar que se fizesse "marcha atrás" e ao voltar ao percurso correto tinham centenas de atletas na sua frente.
Alguns tinham GPS e o track mas ninguém questionou pois podia ser uma alteração de última hora... e o motard tinha de saber o que estava a fazer!!!
Sobre esta peripécia, ninguém me contou, pois vivi isto na 1ª pessoa (mas não sou pró, pelo que a classificação da promoção é de menor importância, pois não afeta campeonatos).

Imaginem o tempo que foi perdido neste "erro" e todo o tempo que se perdeu a ultrapassar todo pelotão da promoção... do meu ponto de vista as classificações finais não respeitam a "verdade desportiva"...

Tirando este peque GRANDE problema, o percurso tinha de tudo, estradas, caminhos rápidos, menos rápidos, singletracks, subidas bem íngremes, menos íngremes, descidas, enfim, tinha tudo para todos os gostos, o percurso estava bem marcado, bem limpo e existia bastante pessoal nos cruzamentos a dar indicações.

Apenas o muito muito pó (natural, pois não chove à muito), que por vezes fazia com que não se conseguisse ver a pista... era seguir o atleta da frente e rezar para que tudo corresse bem...
Visto o tempo estar como estava e devido ao pó, o nº de abastecimentos de água deveria ter sido aumentado em nº (pelo menos uns 4)

De resto, gostei de ver o aumento do nº de mangueiras para lavagens face ao ano passado, os balneários estavam 5* e não gostei de ver os vários "chico espertos" que chegaram tarde e instalaram a bike nas primeiras filas da promoção. É lamentável que alguém que chega às 9h00 coloque a bike à frente de quem chegou às 07h30/08h00... neste caso a organização poderia ter destacado algum elemento para impedir estes comportamentos... pois alguns chegaram ao cúmulo de se instalarem na box que existia à frente da promoção... neste aspeto à que melhorar...
 
Last edited:

zé biclas

New Member
Boa tarde,

Participei na prova e estou completamente desapontado com o que se passou hoje.
Levantei-me às 5.45 da manhã para chegar cedo e guardar um bom lugar na partida, estive aproximadamente 1h e 30m na seca e deparei-me com inumeros chicos espertos a passar as bikes por cima do gradeamento e a ficarem à minha frente e à frente de dezenas de pessoas que também se levantaram cedo. Esses artistas são uma vergonha para a modalidade. Acho que a organização devia controlar melhor esses imbecis:mad:
A prova começou com uma descida em alcatrão e o clima de guerra civil estava instaurado! Ultrapassagens completamente despropositadas e disparatadas. Estava-se mesmo a vêr que ia dar m*****, e deu:mad: O meu irmão ia à minha frente a rolar a cerca de 50km/h e foi completamente atropelado por uma besta apressada ao Km 1 e teve uma queda muito feia, que o impossibilitou de continuar a prova e de treinar nas próximas semanas (já para não falar nos estragos do material)... e a besta continuou a sua prova sem sequer olhar para trás. Infelizmente não lhe consegui ver o nº de dorsal. Eu por sorte consegui travar a tempo e não lhe passei por cima. O meu irmão passou a tarde no Hospital. Já regressou a casa e está cheio de queimaduras do alcatrão e todo pisado, nem sei como não partiu nada!

Um dia que deveria ter sido bem passado, acabou desta forma, não entendo o que se passa na cabeça destas pessoas! Vou repensar a minha participação neste tipo de eventos, provavelmente, não voltarei a participar nesta prova.

Boas pedaladas
 

Olibrito

New Member
Ainda não sei ao certo o que se passou hoje, só sei que ficamos centenas de atletas enfiados num beco sem saída, ou melhor a única saída era fazer inversão de marcha... sardinhas enlatadas?! Era um imenso mar de cabeças...federados, promoção, femininas, tudo ao molho!

A partir daí, foi um esforço a dobrar para ultrapassar os colegas da promoção que eram aos milhares. Esquerda, direita, meio, dá um jeitinho, viesses mais cedo, passa por cima, vais ganhar a taça, enfim, foi uma luta para todos.

Rescaldo completo e links para vários abúns de fotos aqui:
http://filipebrito.blogspot.pt/
 

Silveira

New Member
Boas

Primeira vez que participei e dou uma nota positiva no geral à prova. Boas marcações, abastecimentos e dificuldade q.b..
Pior mesmo era o pó que por vezes tornava impossível ver o que quer que fosse.

Quanto ao que o zé biclas disse sobre o pessoal passar por cima do gradeamento concordo com ele...aquilo devia ser controlado por alguém da organização.
E alguma falta de civismo por parte de algum pessoal que pensam que a estrada é toda deles...

Algumas coisas a rever mas no geral boa prova.
 

mmfasp

New Member
So tenho a dizer que estava na curva da confusão ao km 5 e a culpa nao foi do motard que esse virou a esquerda e seguiu a estrada... A culpa foi sim de um membro da organização que mandou o pessoal por ali...
 
Boas...

A culpa é sempre de quem organiza, e é certo que ninguém ira fugir as responsabilidades do sucedido, mas uma coisa é certo, a moto que virou no tal beco sem saída não era da organização, nem identificada como tal estava,e já foi identificado o condutor,apenas estamos a tentar compreender o que é que a moto ali estava a fazer,e porque.
Mas isso não faz com a responsabilidade não seja da organização..
Em breve ira ser apurado o porque deste GRANDE ERRO...........
No entanto deixo os meus Parabéns a todos que enfrentaram este grande e duro desafio de BTT, pois as condições climatericas estavam bastante agrestes..

Cumprimentos
 

CALIGULA

New Member
Podia ter sido... mas não foi

Já andava há vários anos para testar esta prova, até porque a organização dos Amigos da Montanha costuma ter selo de qualidade.
Compreendo que é complicado gerir um evento desta magnitude e que nem tudo pode ser perfeito e muito menos agradar a todos.
A situação reportada - engano, por causa da moto - deve ter sido extremamente aborrecida...
Pela minha parte gostei bastante dos trilhos, enquanto os demais itens estiveram ao nível que os Amigos já nos habituaram.:D
A minha maior crítica vai para a quilometragem dos 3 Cumes, que passou os 64 kms. Ora mais quase 10 kms naquelas circunstâncias - muito calor e pó - não são "trocos", pelo que este aspecto será de rever.:mad:
 
Foi a minha 4ª participação da maratona dos 5 cumes. Infelizmente foi a pior edição em que participei... ao inicio tudo indicava mais uma grande festa do BTT organizada pelos amigos da montanha, zona de partida animada e com tudo o que se pode pedir, partida a horas... e ao 5ºkm o tal engano que ja foi referido (não ia para ganhar mais ia para melhorar a prestação obtida no ano passado e com a intensidade dos treinos realizados esperava colher melhores frutos), acontece e aconteceu, os verdadeiros prejudicados foram os atletas federados pois esses têm de justificar os resultados obtidos e lutam pla classificação na taça. Marcações tudo ok. Falha muito grave, num dia de calor pedia-se que houvesse reforços de agua no minimo de 10 em 10km, o primeiro ocorreu + ao - ao km 12 , e o segundo só no reforço do km 25, 14km sem água e um cume pelo meio?!? eu que levo 2 bidões fiquei quase seco, imagino a maioria dos participantes que levam apenas 1 bidão... depois vergonha total na zona de abastecimento dos federados em que estava uma carrinha dos amigos da montanha carregada de agua que apenas fornecia aos elementos das equipas federadas?!?!? pessoal a desidratar a implorar por uma garrafa de água e como resposta recebiam: "apenas para atletas e elementos das equipas federadas" ?!?!? houve indignação até por parte de elementos das equipas federadas que disseram que "agua não se nega a ninguém". Tudo bem que o abastecimento estava a menos de 2km, mas garrafas de agua a 10centimos que tenham de custo, nos 16.50€ que cobraram podiam bem ter um pack de 24garrafas por participante que ainda metiam bastante ao bolso.
Reforço tudo ok.
Agora do km 26, até a passagem na ponte móvel sobre o rio km46, outra vez 20km sem água !?!?! a sério!?! neste ponto pareceu uma organização que estava a fazer isto pela primeira vez, tudo bem que nas ultimas edições água não faltou porque caiu muita do céu... mas enfim....
Ultimo ponto negativo 55km declarados para os 3 cumes não são 62km.... calibrem os vossos objectos de medição.

Gostei do percurso, mas fiquei desiludido pelos pontos referidos anteriormente, pois sinto que este ano houve um decréscimo na qualidade do evento, o que não se refletiu no valor cobrado que subiu. Para o ano ou fazem um valor de inscrição mais baixo que não inclua o jersey, ou serei mais um dos que deixará de participar num dos eventos que mais tinha em conta.

Eduardo Dias
 

Zé Mendes

New Member
Tenho de concordar com os comentários até agora.
Participei a 1a vez o ano passado e a prova foi mto boa apesar do mau tempo.
Este ano, apesar de mais uma vez o trilho ser duro e o pó foi de matar. Mas se no caso da meteorologia e do estado do trilho a organização pouco pode fazer havia alguns pontos em que se podia melhorar.
a meia maratona ter os Kms extra não ajudou ainda por cima com o calor que se fez sentir.
notou-se claramente que a organização não estava preparada para o tempo que esteve o que não se entende já que bastava seguir as noticias que davam aumentos de temperatura até ao final da semana.
No meio disto tudo, agradeço em nome de todos os atletas mais amadores como eu que foram recebendo apoio das pessoas de Barcelos. As regas de mangueira ajudaram e até em alguns pontos pudemos encher os nossos bidões com água fresca, mto melhor do que o chá que já lá estava.

à organização peço apenas que leiam os comentários colocados. criticas ajudam a melhorar.
 

jmmribeiro

New Member
Boa noite ao Fórum,

entre a ZA-2 e a ZA-3 da maratona, um companheiro perguntou-me se eu não tinha uma bomba e eu deitei a mão ao jersey e deixei-lhe a minha Bomba Mini Zéfal prata. Não sei quem é a pessoa nem o seu n.º de dorsal. Pedia-lhe por favor que ma devolvesse, pois é filha única e não está habituada a dormir longe do pai.
Sou atleta da equipa ASC-Bikezone (camisola amarela) dorsal 108.
Obrigado.

José Ribeiro "Power".
 

pjlp75

New Member
Boa noite
A prova que hoje se sucedeu em Barcelos foi uma maratona atipica para a qualidade organizativa dos amigos da montanha. O precurso, a meu ver, muito perigoso... Começando pela partida... descabida, ainda bem que não se deram muitos acidentes...tenho registado no meu conta quilometros, na parte inicial velocidades a rondar os 60m km/h:eek: Completamente desnecessario...até porque os senhores que tem problemas em cumprir horas são os principais causadores de acidentes, para muitas vezes, quando começa a subir caem como tordos... Bastava partir e virar à direita como noutros anos, separavam o trigo do joio, muito simples. Até eu fui brindado com um atroplamento da minha bicicleta por um individuo, mais a sua biciclicleta...e disse "não tenho culpa..." É caso para dizer, há muita falta de civismo e muita gente que não sabe andar de bicicleta com segurança, sem colocar a integridade fisica dos outros atletas em risco. No meu caso foi só a bicicleta que ficou mal tratada... Montou na sua bicleta e apressou-se a arrancar, ficando eu ali com bicicleta muito mal tratada...aperta de um lado, desaperta do outro... roda da frenta completamente empenada (só com aro novo!!!), o aperto da roda da frente dobrou...soltou um parafuso do pedaleiro, que acabou por torcer, até a roda traseira saltou fora...Fiquei F*******!!!!:mad: Para isto, não contem comigo... Para mim e para muitos foi um domingo cinzento apesar do bonito sol que fazia, muito por culpa de outros... Enfim, com dificuldade terminei a meia maratona. Já agora aproveito para desejar as melhoras ao irmão do zé biclas.
Boas pedaladas para todos.
 

el Sniper

New Member
Bom dia amigos!

Sou mais de ler o que por aqui se escreve do que de escrever, mas desta vou escrever.

Primeiro para desejar as melhoras ao irmão do Zé Biclas! A queda foi uns metros ao meu lado e confesso que me incomodou, no momento em que vi a brutalidade da queda do homem até fiquei incomodado. Apeteceu-me encostar na berma e voltar para trás. No entanto pouco mais à frente havia povo a continuar a sacar umas reviengas na roda dos parceiros: há mesmo necessidade disto? Irra!

Depois para dizer que apesar dos contra-tempos de prova, que não me afectaram, pois mal cheguei à zona da confusão virei logo à esquerda - a primeira parte do trilho era practicamente coincidente com o Trilho dos Moinhos 2012 e por isso foi só confirmar no gps e seguir - ainda havia gente boa por lá :)

Aqui deixo o meu obrigado a um "soldado desconhecido" que quando ao kms 30 cortei um pneu e furei, me ajudou a trocar a câmara e perante o meu desalento e vontade de rumar a Barcelos por estrada com medo de furar de novo (o corte tinha uns 2cms) não me deixou voltar à estrada e mandou-me (literalmente) continuar!

O resultado final, para um amador, satisfez! Mas o mais importante de tudo acho que são os registos da camaradagem associados ao prazer de andar de bike. O resto... bem... são contratempos.

Uma nota: 60kms para uma meia-maratona... são um "bocadinho" de mais.
 

lrnaquino

New Member
VIVA...
A 1ª participação nos cumes, o pior problema pra mim foi mesmo o pó e o calor: fato que nada se pode fazer em relação a isso.Pessoalmente nao passei sede,até porque bebo sempre pouco, entendo quem tenha precisado.
O tempo de espera e engarrafamentos tb são complicado, mas em maratonas desta dimensão sabemos como é.
Sobre o sucedido aos federados, fiquei tao para trás (nao fui daquelas que furo as filas), que nem demos conta, só mesmo no final ouvimos os comentários.
Decididamente aqueles incidentes infelizmente acontecem, é muita gente, muita adrenalina junta, muita velocodade, vi o sr logo no inicio do alcatrão já cheio de sangue, o cuidado deveria ser REDOBRADO, mas há sempre aqueles PARVOS(nao têm outro nome) que pensam ser engraçadinhos, e colocam em risco a integridade fisica dos proprios e principalmente dos outros, vi um jovem nos primeiros km, a fazer cavalinhos constantemente, e ia insistindo, aos ESSES....felizmente correu bem, mas achei completamente despropositado.
O pior motivo ontem foi mesmo TERMOS PERDIDO UM GPS, entre +- o km 6 e 10 , voltamos p trás a tentar encontrar, mas era quase como procurar uma agulha num palheiro, TANTA GENTE E TANTO PÓ E O APARELHO É QUASE DA MESMA COR:( SE ALGUEM ENCONTROU, OU VIU ALGUEM A APANHAR UM GPS, POR FAVOR CONTATEM-NOS, FAZ-NOS FALTA (910006295 OU 910007814).muito obrigado e bem haja a todos
 

colemauro

New Member
Foi a minha estreia nesta prova que há muito conhecia de reputação. E realmente não é à toa que é considerada uma das provas de BTT mais difíceis de Portugal. Já agora fiz os 3 cumes.

Reparos à prova:
1 - Zonas de reabastecimento manifestamente insuficientes, face à distância, pó e sobretudo calor. O que nos valeu foram alguns dos habitantes das zonas por onde passamos, que nos cediam água, caso contrário iria ser mesmo catastrófico eu diria. Basta ver a quantidade de camaradas que a partir de dada altura, iam ficando pelo caminho, procurando recuperar folego.

2 - O pó. A organização não tem culpa que tenham estado 35 graus, e não sei que que poderiam ter feito, mas a verdade é que nunca apanhei tanto pó na minha vida. Foi mesmo de loucos, muitas vezes desci completamente às cegas, e assisti a uma ou outra queda.

3 - Eram centenas e centenas de participantes, pelo que por mais ideias que se deem muito dificilmente se chegará a uma solução que agrade a todos, mas realmente os primeiros 25/30 Km foram complicados, atrasos na partida, e bastante tempo parado, sempre que o percurso afulava, ou alguém para à frente. Naturalmente que se queremos evitar isso, temos que tratar de partir mais à frente como outros, mas penso que soluções como ter uma fase inicial com mais estrada e subidas difíceis, e ter partidas não por 2 ou 3 grupos mas por 10 ou mais, talvez ajude.

4 - Por fim destaco a dureza extrema, penso que fruto de várias coisas, o percurso, a distância, o pó e o extremo calor. Lá me fui aguentando relativamente bem, recuperei bastantes posições após partir e ficar para trás, até ao 3º cume onde já ia a acusar bastante desgaste. Quando o 3º cume terminou, suspirei de alivio, pensando que o pior já tinha passado. Como eu estava enganado. Ainda faltavam quase 20 km, e sofri mesmo muito. Dei o berro a 110% e foi muito muito penoso mesmo. A dada altura já tinha a barriga cheia de tanta água que bebi (culpa minha, pois em vez de beber pouco de cada vez, tive ocasiões que foi à golada mesmo). Felizmente e apesar de ter perdido muitas posições nos kms finais, consegui fazer todas as subidas, embora a ritmo mais lento, mas digo-vos terminei em péssima condição, completamente roto. Tiveram que ser amigos a lavar-me a bicicleta e depois arrumar no carro. Dei literalmente 110% de mim.

5 - O magnifico andamento do Top 500, inclusive dos que fizeram a maratona completa, sobretudo os melhores que terminaram a minha frente, apesar de terem feito mais 30km. É verdadeiramente impressionante o andamento que tem. Realço também a prestação do meu amigo Nuno, que conseguiu ficar em 25º lugar na meia maratona, deu-me 1h40 de atesto hi hi, apesar de uma corrente partida.

6 - Apesar de causar alguns problemas, é fantástico participar em provas com tantos atletas, dá gozo, pelo menos enquanto à pernas.

7 - Voltar a participar nesta prova, só se estiver melhor preparado, não me diverti tanto como gosto, por diversos fatores já referidos.

Boas pedaladas
 
Top