3º Raid SóDescidas - Capela, Penafiel

RicaTheButcher

New Member
Ora está aberta a discussão sobre mais um excelente dia de BTT. Novamente a malta do SóDescidas está de parabéns! Pelo terceiro ano consecutivo brindaram os participantes com uma grande organização, com um trajecto outra vez diferente, com várias novidades, com uns reforços de marca registada e com a simpatia de sempre.
À semelhança das edições anteriores, este ano a dureza e exigência física voltou a ser uma constante. Apesar de os singletracks não serem a minha praia, adorei a exigência física das subidas e, principalmente, das descidas.
Este ano viram o trabalho organizativo das edições anteriores ser premiado com a inclusão desta prova no calendário da Taça de Portugal de Btt!
Parabéns, mais uma vez, à malta do SóDescidas e continuem a respirar muito fundo!

Nota: A rever a situação dos banhos. Muito tempo de espera e água escassa, mesmo fria que fosse.
 

cayto

New Member
Vou deixar aqui também o meu rescaldo ;)

Foi a primeira vez que participei numa prova do grupo "Só Descidas", e não podia ter ficado mais contente com a participação nesta prova.

Foi uma prova muito dura, muito single track, bastante técnico que exigia um kit de unhas á maneira! O tempo até que ajudou, mas os estragos dos dias anteriores já tinha deixado o terreno em condições duras e muito perigoso. As descidas que havia, que não eram descidas de ir abrir como se não houvesse amanhã, exigiam concentração e ao mínimo deslize era queda pela certa. O piso escorregadio das fragas características daquele terreno eram afiadas e perigosas.

Na minha opinião, a organização esteve muito bem, sinceramente não consigo encontrar pontos negativos ou menos bons. Para mim estava tudo de feição ;)

Respirei fundo...e vim embora satisfeito!

Do ponto de vista individual podem dar um salto á zona de Análises e Teste no tópico da minha Merida Big Seven 27,5, que também já la deixei o meu rescaldo individual eheh ;)

Já agora, alguém sabe alguma coisa relativo à divulgação das classificações dos atletas de promoção?
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Este ano não deu mesmo para ir. Um fim de semana em cada 8 dias, não dá para tudo. :D
....estive lá o ano passado pela 1ª vez e adorei. Já saquei o track no blog deles, breves dias, sem confusão darei lá um salto (só é pena pq nos irão faltar os magníficos reforços). :p
 
Last edited:
cayto, eu só tenho é a citar as suas palavras!! Foi espetacular, e sim foi duro e que kit de unhas.... Foi bem dificil, muito tecnico.
Foi um dia espetacular
 
Boas pessoal ! quero deixar aqui o rescaldo, em primeiro lugar, quero deixar os parabens a organização :fpalm:, boa marcação do percurso, muito apoio, não faltaram placas com setas, boas zonas de abastecimento, os banhos SUPER QUENTINHOS ( falo pelas mulheres ), e adorei o sistema da lavagem das bicicletas com detergente. Foi a minha a segunda vez que participei ( na primeira não correu nada bem, tive uma bruta queda a 50 mts da meta :(), mas apesar de dura e muito técnica, fiquei com vontade de voltar novamente, parabens parabens :#1:


Deolinda Carracena
 

gteles

Member
Eu fui e gostei muito. Desde o favaios até aos single tracks, passando por um malho e alguns pequenos sustos. Tenho as pernar todas duridas de tantas subidas com pedras escorregadias.
A organizaçao esta de parabens, seguramente irei a eventos futuros!
 

garguladomonte

New Member
participei nos 35 graças a Deus pk se fosse para os 60 saía de lá numa cadeira de rodas
prova mto dura com algumas descidas perigosas e principalmente devido ao tempo que se fez sentir durante a semana mas disso ninguém tem culpa
percurso espetacular quer em termos técnicos quer em termos do que podemos apreciar durante o mesmo
zonas de abastecimento mto boas e agua nos postos de controlo(espetacular).
organização irrepreensível do melhor que já participei
parabens a todos que tornaram isto possivel pois souberam faze-lo mto bem, a campanha de donativos de bens essenciais foi uma ideia mto feliz e ainda bem que o fizeram
o unico reparo vai para os banhos, quando entrei nos balneários havia agua quente mas quando fui ao banho tive de tomar de agua gelada
a lavagem das cabras tb estava de categoria
obrigado por esta manhã tao bem passada e até para o ano:yeah:
 

Vash82

New Member
Sou mais um dos que participou nesta prova, e para minha segunda prova, foi bastante dura. Muita subida, muita descida técnica e perigosa, com o terreno todo desgraçado da chuva nos dias anteriores, aquilo foi... Altamente!

Bom trajecto, bem marcado, reforços bem servidos, boa organização. Há que adorar bifanas, febras e tudo o mais no pão à hora do almoço. Havia cerveja, vinho, favaios a rodos também, embora aqui é naquela. Eu sei que temos de ser conscientes do que bebemos, mas há sempre quem fique um pouco tocado, e ir depois fazer decidas íngremes e exigentes pode dar mau resultado, mas adiante que eu gostei da bebida na mesma. :)

Para um novato como eu, partes houve que era o "SóÀMão 2013", pois era bem exigente o percurso, mas vai-se aprendendo umas coisas. Gostei particularmente da parte dos moinhos para a frente até à subida final para a meta, singletrack com um mix perfeito de exigência técnica e velocidade para o meu kit de unhas de menino.

Como já disseram, acho que o ponto mais importante a rever serão os banhos. Muito tempo de espera, pouca água. No final, fica a vontade de repetir para o ano. Parabéns à organização.
 

nfov

New Member
Estive presente nas anteriores 2 edições, este ano não pude participar no III Sódescidas com mt pena minha, mas pelos comentários foi 5*

Digo sem complexos e de forma sincera que se trata de um dos melhores eventos de BTT nacional para mim é TOP pela ORG e muito também pelos TRILHOS.

Parabéns a todos :)
 

Mesk

New Member
tudo mt bom como ja foi referido... ainda so nao percebi o porque de colgas de equipa tirem ficado classificados quando nem sequer chegaram ao fim.... ficaram nos moinhos (35km) e o resto da malta esforçou-se e ate chegou ao fim... quando nao é o nosso espanto os nosso colegas foram classificados.... 5*..... e pra ai 50 lugares a cima de nós..... espétaculo....... pro ano fico no reforço (k era mesmo mt bom do melhor k ja bi) e ainda fico melhor classificado que eles :D:D:D:D
Nao é que fosse ganhar alguma coisa.... mas é um coto desmotivante pro pessoal que se esforçou para chegar ao fim e depois vê o seu esforço desvalorizado...... Agora ficamos no direito de ficar a pensar.... quantos aconteceu o mesmo e ficaram classificados a nossa frente???

de resto 5* Parabens
 

cayto

New Member
Partilho a mesma frustração do amigo Mesk, ao ver que estão classificados à minha frente colegas que não passaram pelo menos no último posto de controlo. Não é que fosse ganhar alguma coisa nem perto disso, mas gostamos sempre de dar uma olhada na classificação ;)
 

Próspero

New Member
O meu parecer:

Quanto à prova, marcações, apoio, reforços, tudo 5 ou mais estrelas, o piso era duro mas estava bem marcado e com avisos bem visíveis.

Os pontos menos bons:

- Banhos (subdimensionado para a prova);
- Classificações, sendo um evento que conta para o campeonato nacional, sei que a responsabilidade da mesma foi da federação (logo não é responsabilidade directa dos organizadores) mas estiveram muito mal. Existem muitas queixas do pessoal, conforme é relatado aqui e no "face" da prova. Penso que existiu uma diferença de comportamento da federação relativamente ao pessoal da promoção e aos federados. Falo por mim, pois fiz a prova toda com um amigo meu (passamos nos pontos de controle todos), eu tenho tempo e classificação o meu amigo nem aparece na listagem!?

Os federados têm queixas, existem erros nas listagens?

Fica a critica essencialmente à federação.
 

frito30

New Member
Próspero,

Boas,

faço algumas correções só para esclarecer:

- o evento contava para o campeonato regional;
- as classificações pelas quais a associação de ciclismo do POrto deve ser responsável eram apenas dos federados (geralmente é assim);
- ficando as da promoção da responsabilidade da entidade promotora, neste caso o grupo sodescidas;

Quanto ao resto, um evento 5*

Abraço a todos.
 

Próspero

New Member
Obrigado pelo esclarecimento

Bem me parecia! :)

Sendo assim, redireciono as críticas para a organização!


Com água fria e filas para tomar banho, sem classificação, etc. logo que não tirem os reforços, boas marcações, apoio, avisos

Conto lá estar outra vez!
 

frito30

New Member
Sem duvida lol..

Esta maratona distinguiu-se fundamentalmente por 3 aspetos:

- a qualidade das marcações. Achei o percurso (dos 35 km) muito bem marcado;
- o terreno super completo. Tinha de tudo, pedra, single-track, partes mais rápidas, partes mais lentas...;
- e a simpatia das pessoas;

Espero repetir.
 

freerider

New Member
Boas, vou tecer algumas criticas a esta organização até porque os elogios já foram todos feitos e bem mas...em primeiro lugar uma prova diferente, partida e chegada mais almoço.....todos em lugar diferente, deixei o meu carro na partida a conselho de membros da organização...pensando eu que a chegada era no mesmo local......quando chego á final , que faço eu ?...que remedio, sujar os estofos do meu carro, depois ...espera longa para os banhos, com direito a brinde "agua fria", no arranque muita confusão, pra não falar em atletas em cima de degraus, jardins, enfim ......nunca naquele sitio com uma descida daquelas por causa de acidentes que acabaram por acontecer, má contabilização de chegada, colegas meus desistiram e constam na classificação, outros terminaram e não constam, outros reapareceram ao fim de alguns dias....e vão subindo na classificação, com jeito alguns ainda vão ao pódio...enfim , muita falta de maturidade nesta organização, apostam muita na quantidade e pouco na qualidade......valem pelos reforços e simpatia, quanto ao resto foi mais do mesmo.....
 
Top