29er- Rockrider Big RR 5.3

luis biclas

Elos Rápidos
Estive um tempo a pensar como deveria abordar este tópico, em 1º surgiu a inevitável comparação com a minha 26, o que não poderia ser, pois a 26 tem componentes bem superiores á RR pesando apx. 10500gr. contra os 15kg da RR, alem de já haver por ai muitos tópicos com esta comparação. Depois também pensei em abordar um teste por um utilizador mais experiente e que já teve e experimentou algumas bikes, BTT (24, 26 e 29) BMX Cross, ciclicross, estrada, etc…mas depois lembrei-me que quem compra uma maquina destas é porque é provavelmente a sua 1ª bicicleta e tem pouca exigência em termos de comportamentos dinâmicos e essas tretas.
Decidi abri-lo como forma de apresentar uma 29er low cost, do ponto de vista de um simples teste aos componentes e ao comportamento da maquina.
Comprei-a para ser uma 2º bike (pelo menos para já não penso na 29 como substituta da 26), aquela bicicleta que uso para ir ao pão, desde que o caminhos para a padaria sejam corta matos…ehehehehe
Mas o motivo que me levou a compra-la é irrelevante, quero apenas apresentar a bike em si.

Após 100kms, começo por realçar os pontos positivos:
A suspensão suntour XCR numa bike de 400€ é uma agradável surpresa, das bikes de “marca” que andei a ver todas elas tinham XCT´s e XCM´s e eram mais caras.
É o que já se conhece dela, há por ai muitos topicos a falar dela, desde que tive uma na 26 parece que melhorou a filtrar as pequenas irregularidades, mas também pode ser impressão minha por causa da roda 29, deixo nota positiva por ser uma XCR.

A transmissão Sram X5 » 27V (cassete, desviador traseiro, manípulos, corrente e desviador dianteiro) funcionam perfeitamente, são componentes mais “bruscos” a meter mudanças em comparação com a mesma gama Shimano (Alivio), mas menos sujeitos a desafinações, nota positiva, também vi algumas maquinas ditas “de marca” ainda com 24v e também mais caras.

A ultima nota positiva deixo para o selim, cada c* sua sentença e neste momento quem me tira o meu SLR da 26 tira-me tudo, mas este selle royal revelou-se muito confortável em pequenas saídas (a rondar 1h) a ver vamos como se comporta em grandes saídas.


A 1ª e única nota negativa tenho de a deixar para os travões Hayes MX5, em jeito de dica á Decahthlon, uma bike com 15kg e um utilizador com 85kg, para travar, precisam bem mais do que a “espécie” de travões que lhe colocaram, fazem mais barulho do que o que travam, não resistem á fadiga e pior ainda não travam nada.
Tivesse ela uns travões hidráulicos, mesmo de gama baixa, e a comparação preço/equipamento/qualidade era imbatível.

Uma chamada de atenção á pedaleira, estas pedaleiras Octalink metem-me medo, para um utilizador pesado e com pedalada agressiva, como eu, tenho a certeza que não vai durar muitos kms.
Tambem acho que a Decathlon já viu tempo de apresentar, na compra, a opção de pedais de encaixe ou plataforma.



Resumindo, a bike em si é muito aparatosa, é grande, pesada e um pouco desajeitada, é confortável em terrenos pouco acidentados (por ex. paralelo) e passa muito bem drops com altura considerável. Não é uma maquina fácil, é preciso perninhas para puxar por ela, em resumo vale os 400€, como já referi as “de marca” que eu vi eram mais caras e na sua maioria tinha componentes mais fracos, eu com uns descontos que tinha no cartão fica-me por 350€.
O 1º (e para já único) up grade vai ser aos travões, vai levar os meus antigos Deore 2010.
 
Last edited:

luis biclas

Elos Rápidos
2z3w55x.jpg


2dugxvq.jpg


24faa0k.jpg


xfdclc.jpg
 

EZrider

Member
Boas,

Por acaso já estive a ver essas bikes, e não desgosto de todo, até acho que com um guiador um pouco mais largo e o avanço mais curto fica bem apelativa. Claro que por 400 euros não se pode pedir muito em equipamento.

Nessa foto do desviador, parece que o eixo da roda está um pouco para baixo, não sei se me faço entender. No dropout, dá ideia que devia ser reapertada a roda.

Abracitis
 

ernez

Active Member
Parece, é verdade, deveestar torta, tens que ver isso pá! Não sentes as mudanças a ranger sempre que mudas de carreto, ou mesmo quando pedalas!
 

luis biclas

Elos Rápidos
A roda estava realmente mal encaixada.
A maquina esta-se a portar melhor do que o que eu esperava.
Entretanto já meti os Deore.
 

mack1

Active Member
A bicicleta continua com feedback positivo passado agora mais algum tempo? Alguma outra nota especial?
 

luis biclas

Elos Rápidos
Boas

A bike continua com feedback positivo.
Estou a usa-la como 2ª bike, mas a verdade é que já lhe meti, em 2 meses, cerca de 1000kms.
Uso-a em todo o lado, faço dela bike de estrada (na minha ultima saída com ela meti-lhe 100kms só de estrada), btt, "para ir ao pão", etc...
Entretanto já lhe meti uma pedaleira XT que tirei da 26 e tambem anda com o selim BBB emprestado da minha fininha, até lhe comprar um decente.
é pesada pa burro, mas muito confortável.
Apanhar uma maquina destas ai a um preço na casa dos 250-300€ é uma boa compra.
 

Mr Wolf

New Member
Boa análise.

Também tenho uma 5.3, mas é o modelo de roda 26 e concordo com a opinião sobre os travões. A potência de travagem nem é assim muito má, mas 'cansam-se' demasiado depressa. Além disso, é frequente começarem a fazer barulhos estranhos. Entretanto troquei os meus por uns Deore e a diferença é do dia para a noite.

Nota-se muito a diferença da pedaleira de origem para a XT?
 

mack1

Active Member
@ luis biclas

Pois mas elas custam 400€, se fosse por 250-300 já cá morava uma.

Aconselha a compra para alguem que pesa 100kg e mede 1.90m e tem 0 de experiência em bicicletas?
 

mack1

Active Member
Aliás vou deixar a pergunta, entre a Rockrider Big RR e a Berg XC9 com todos os prós e contra e sabendo que a RR custa 400€ e a Berg 300€ qual achaam que é a melhor compra?
 

luis biclas

Elos Rápidos
Acredita que mesmo os 400€ não é mau negocio, a RR tem melhor equipamento do que a Berg.
A Berg tem 24V, a RR tem 27V.
A Berg tem uma Suspensão SR Suntour XCT, a RR tem uma XCR, que é duas gamas acima da XCT.
A unica coisa que eu vejo na Berg melhor são os travões hidraulicos, pois até os pneus na RR são melhores (pelo menos na minha opiião).
Quanto ao aguentar com 100kg, aguenta na boa.

Mr. Wolf, a XT é diferença da noite para o dia comparando com a de origem. Mas atenção, eu só meti a XT porque a tirei da 26 (porque meti uma melhor), porque a de origem ate se estava a aguentar bem á "bronca".
 

mack1

Active Member
Esse quadro das tuas fotos é um L não é?

Ok, obrigado. Apesar da bicicleta não ser das mais bonitas ( o quadro XL ainda não vi ao vivo ) deverá ser mesmo a minha opção. Tenho de arranjar um tempinho para ir ver uma a uma decathlon. Como nunca mais saem as 2014.......
 
Last edited:

madvibes

New Member
Boas,

sou novo no forum... ja li muitos posts mas este é o 1º que escrevo.

Comprei à pouco tempo um 5.3 Big RR, e até ao momento com alguns km's feitos, estrada e off road, estou bastante satisfeito com ela.

Tive apenas um percalço, numa das saídas, a 15 kms do ponto de chegada, dei cabo da pedaleira, e saiu-me um pedal moeu o aperto... nesse mesmo dia (domingo) dirigi-me à decatlhon e consegui usar a garantia para trocar a peça, no entanto dei um adicional e troquei a pedaleira por uma shimano deore (baixei o peso, e fiquei melhor servido), aproveitei e pedi para me afinarem a bicicleta toda, o que realmente foi feito. (aquele desviador da frente, nao é grande coisa, mas a poupar que seja nessas peças).

de momento tenho esse upgrade e coloquei um selle italia, em substituiçao do anterior.

deixo abaixo uma lista de pesos que consegui adquirir depois de muita pesquisa na net, esta a faltar-me algum peso, para chegar ao que diz a decatlhon, se puderem ajudar!

COMPONENTES ORIGINAISPESO
QUADRO2.423
DEVIADOR FRENTE - SHIMANO TOURNEY163
DESVIADOR TRASEIRO - SRAM X5290
SUNTOUR XCM 3021.261
MUDANCAS SRAM X5 SHIFTERS260
CORRENTE SRAM PC951295
CASSETE SRAM 9V324
SUSPENSAO XCR SUNTOUR LO2.125
TRAVOES HAYES MX5345
HUCTHINSON TYRES1430
RIGIDA RIMS3.300
CAMARAS DE AR502
GUIADOR280
AVANÇO150
PEDAIS470
OUTROS
13.618
 

mack1

Active Member
O peso oficial é 14.3 kg sem pedais e em tamanho M. Devem estar a faltar os pesos dos cabos, p.e. Esse peso ainda está muito longe do oficial. Que tamanho é o teu quadro?
 

mack1

Active Member
Tira me uma dúvida, o que achas do aspecto da bike? Qual a tua impressão á medida que o tempo vai passando? Achas mais bonita, ou mais feia?

Tens fotos dela?
 

madvibes

New Member
boas,

Eu continuo a considerar a bike muito porreira, esteticamente gosto bastante... claro que há outras que gosto mais... mas nao custam 400 EUR com este material... é um bocadinho pesada, e a subir custa um bocado, principalmente para quem um perna "fina" (a melhorar) como eu, mas a rolar na estrada papa muitos km's!

Estou muito satisfeito.

para já melhorei o Selim, e fiz um upgrade, embora forçado à pedaleira, e notei logo melhoras, fica mais solta a pedalar!

 

mack1

Active Member
Tenho um bocado de receio que o quadro XL ( tenho 1.90 m ) me desiluda um bocado esteticamente pois na frente do quadro em XL fica mais espaçado...
 

madvibes

New Member
BOAS,

eu considero a estetica uma cena importante, ams para mim nao é o mais importante...

o mais importante é sentires-te bem em cima da burra!

para fim foi excelente... como uma luva! e o preço é muito apetecivel...

andei indeciso tb pela berg... mas optei por esta...

o que aconselho é experimentares as duas e veres a que te fica melhor!
 
Top