29 HT ou 29 FS

Dreamer_Boy

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Boas amigos BTTistas,

Criei este tópico pois estou a precisar de ajuda de quem tenha algum feedback em roda 29.
Tive um problema (quadro partido) com a minha BTT 26 de suspensão total e estou à procura de substituta para a falecida...

Eu quero uma bike que me permita fazer travessias em conforto (3 ou 4 dias seguidos a pedalar) e estou com medo de arriscar numa 29” HT em carbono.
Acham que uma 29 de carbono HT consegue ter um conforto idêntico?
Ou será melhor jogar pelo seguro e optar uma 29 FS (aqui provavelmente iria para o alumínio)?

Aproveitando ainda o mesmo tópico, após ver muita bicicleta, as minhas possíveis opções são:

HT:
- stumpjumper expert carbon 29 (3.200€ - http://www.movefree.pt/pt/catalog/c...zed-stumpjumper-expert-carbon-29#.UhyKatKxeSo)
- Cannondale F29 carbon 3 (2.900€ - http://www.cannondale.com/prt/2013/bikes/mountain/hardtail-29er/f-series-29er/f29-carbon-3)

Se for FS:
- Epic comp ( 2800€ http://www.movefree.pt/pt/catalog/cross-country504/specialized-epic-comp-29)
- Cannondale Scapel 2 carbon ( preço ainda a definir por ser usada, http://www.cannondale.com/prt/2013/...nsion-29er/scalpel-29er/scalpel-29er-carbon-2)
- Cannondale Scapel 3 (2.300€ http://www.cannondale.com/prt/2013/bikes/mountain/full-suspension-29er/scalpel-29er/scalpel-29er-3)

Na eventualidade da escolha cair em FS, será que o carbono compensa, ou só será diferente no peso?
Obrigado desde já pelos vossos conselhos!
 

Polegar

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boas.
eu vim de uma fs 26 carbono e andei 2 épocas com HT29er carbono. e bastante confortável mas não e nenhuma FS. Mas entre uma HT 29 de carbono ou uma FS 29 de alumínio talvez fosse para a HT, porque o peso numa 29 conta e muito. eu vou voltar para uma FS 29 mas de carbono e bastante leve,e so assim ponderei a compra, senão mantinha na HT29. Um conselho, compres o que comprar de preferencia negocei umas rodas leves, abaixo das 1500gramas, pois a diferença e abismal.
 

jol8485

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Um HT não se compara a uma FS, seja 26 ou 29.
Tenho uma Cannondale Scapel 29er 3 e recomendo.
O único contra que lhe encontro é que só dá para levar um bidon de meio litro (tenho o tamanho M não sei se os maiores têm esta "limitação").
 

lmorais

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Boas,

Também tenho uma 26 HT e vou passar para uma 29 FS
Pensei numa HT de carbono mas vou para uma FS pelo conforto e diversão.
 

Medroso#78

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Boas,

Tenho 26 e 29er, ambas FS. Há dias fiz 60km numa HT 29er sem qualquer problema (notei diferença para a FS obviamente), ao fim dos 60km, já sentia falta do amortecedor. Por isso, para o que pretende (travessias de vários dias, com todo tipo de terreno) FS é sem margem de dúvida a melhor opção. Quanto ao peso, veja lá o mais leve possível, como sabe quando os km são muito, tudo conta. ;)
 

synclever

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A minha experiência pessoal é que até aos 80km não tenho necessidade de uma FS, mais do que isso e com algo às costas já é melhor a FS.
Dentro desses preços eu iria para a Canyon nerve Al 29 9.9SL.
 

Dreamer_Boy

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Boas,
Obrigado por todos os vossos esclarecimentos.

Já experimentei a scalpel carbon e adorei a bike! A lefty é qualquer coisa de fenomenal! E a confiança que a roda 29 transmite não tem nada a ver!
Ficou também pré-agendado um test drive a uma HT de carbono para eu me tentar aperceber das diferenças... depois de testar posso

Synclever: obrigado pela dica, mas um dos meus critérios é garantia vitalícia do quadro:)
 

migkubturtle

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Se for para comprares um boa FS, não olhes para trás :D
Eu tenho ht 26 e 29, e fs 26 e 29.......são todas cannondale, por isso a minha opnião só pode ser sobre o quadro, pois no amortecedor não encontro melhor que a lefty.
O que te posso dezer é que de todas a que ne dá mais gozo a conduzir, e sempre que chego a casa tenho vontade de voltar a sair, é a suspensão total 29.......uma cannondale Scalpel Ultimate de 10,100g em tamanho L.
Mas realmente tem um problema é só dar para levar 1 bidom.........AAAAHHHHHH, tem outro defeito o facto de não haver representante da marca em Portugal, assim se tiveres alguma reclamaçao a fazer demoram muito tempo a resolver......comprei a minha em março e ainda estou á espera que me resolvam um problema no desviador
 

Spaceboy

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Na minha opinião não concordo que uma FS seja para voltas depois de 80km.

A escolha prende-se com vários factores, dentre eles o tipo de terreno que se faz habitualmente (descidas técnicas, etc), tipo de condução (passeio, agressivo, etc), objectivo (competição, passeio, etc.).

Tenho uma FS e não a troco por uma HT. Não faço competição e apenas me preocupo em me divertir nas minhas voltas.

Acho a scalpel uma grande escolha Dreamer_Boy!

Cps.
 

synclever

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Tenho/tive 26er HT, 26er FS, 650b FS, 29er HT. Experimentei alumínio, carbono e titânio.
A próxima aquisição será uma 29er FS carbono para longas distâncias.
Spaceboy normalmente a escolha entre uma FS ou HT depende do tipo de terreno mas fazer por exemplo no mês passado fiz 160Km com a minha 29er Titânio e fiquei com as costas e rabo um pouco partidos. Já passei mais tempo em cima de uma de estrada e não fiquei no mesmo estado, o que me leva a crer que uma FS ao absorver mais os ressaltos da roda traseira será melhor.
Estive para comprar a Scalpel mas como o migkubturtle diz, só tem 1 bottle cage, para alem de ser mais complicada transportar caso seja necessário tirar a roda da frente.
Dreamer_Boy das que apresentas se puderes vai para a Scalpel 2 ;)
 

wawando

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Estou neste lreciso momento com esse dilema. No meu caso "Vendi a minha fs 26 e agora?" :)
amanha vou experimentar uma cannondale f29 carbono HT, uma scott spark 930 e uma trek superfly elite sl, todas 29. Vamos ver o resultado!
 

Medroso#78

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Boas,

Passo apenas para reforçar que, para quem faz muitos km, FS é sem margem de dúvida melhor. Tenho um exemplo do fim de semana passado, fiz perto de 200km numa travessia, e meus amigos, mais para o fim, era com o BRAIN totalmente aberto e e e...... se desse para o abrir ainda mais, bem que o teria feito. :D
 

Dreamer_Boy

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Obrigado mais uma vez por todos os comentários:)

Eu acabei por reparar o meu quadro e voltei a montar a bike, portanto, a "pressa" já acalmou... mas a compra mantem-se, pois não tenho muita confiança para ir para "longe de casa" com uma bike reparada (ok, pode ser preconceito, mas prefiro não arriscar)!

wawando: em que loja é que conseguiste fazer test drive dessas bicicletas? Eu queria mesmo testar a F29, apesar de estar bastante inclinado para a scalpel.

Merdoso#78: a tua epic é 29? Eu andei a namorar essas, mas as propostas que tive não foram assim muito aliciantes...
 

Medroso#78

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...sim, a epic é 29er. Quantos mais km faço nela, mais a adoro.... toda a malta deveria ter oportunidade de pedalar numa 29er, FS, na casa do 10kg. É qualquer coisa de espetacular. ;)
 

synclever

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Uma 29 FS à volta dos 10Kg não sai nada barata... Já eu montei uma com 10.5Kg e nem as contas quero fazer...
Só fiz cerca de 30Km na 29er FS que montei (o quadro partiu e foi para a garantia) e pouco me impressionou em relação ao meu actual 29er HT TI. O quadro em questão é um Cube AMS Super HPC com geometria racing e parecia-me bem mais lenta (mesmo sendo mais leve) em recta que a actual HT.
Quando voltar da garantia e arranjar outro quadro HT de carbono (talvez dezembro) faço uma comparação entre Spark 27.5, Cube AMS 29, HT Titânio 29 e Canyon Carbon 29.
 

rmmartins

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Boas, acho que a escolha da bicicleta tem muito a ver com o tipo de voltas e objectivos que tens, eu andei durante um ano com uma epic 29, fiz algumas travessias e algumas voltas com mais de 150 km e não me posso queixar da resposta da bicicleta, desde alguns meses tenho a merida big nine team e também já fiz uma travessia e algumas voltas bem grandes e algumas com bastante pedra e até agora o corpo não se tem queixado muito, acho que para ter uma rígida tens de ter alguns componentes muito bons( Selim, espigão,guiador, e rodas) porque sendo uma bicicleta 29 já vai absorver muita cacetada a bicicleta leva
 
Em relação à questão do bidón podes colocar o segundo no tubo de selim se tiveres espaço, claro que não leva um bidón de 750ml, mas um de 500 ou 600 cabe bem, existem uns adaptadores próprios para o efeito, embora eu use simplesmente uma grade com umas zip ties grandes e nunca tive problemas.

No cape epic deste ano quase todos os q tinha FS usaram este sistema.
 

wawando

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Viva,
O teste correu muito bem.
São 3 animais completamente diferentes.
- HT Cannondale F29 full carbon (rodas e tudo) é uma avião! Leve que nem uma pena. A minha maior surpresa foi a subir em piso muito irregular e a rolar em estradão. A descer que é onde eu esperava encontrar mais diferença é a fundo como na minha FS, no fear e confiança total. A subir (ou em recta) com piso irregular é onde há mais diferença para FS, porque tens que ser mais activo e levantar o rabiorque mais vezes. A rolar em estradão dá uma vontada de dar gás que não há palavras, é power puro!
- FS Trek Superfly 100 Elite SL muito leve e dinâmica. Gostei muito e seria a minha escolha mas a q está disponível é um M
- FS Scott Spark 930 o lock continua a ser uma solução fantástica, mas foi a que me menos me entusiasmou talvez por ser muito semelhante à minha (ex) Scott Spark 35 roda 26. E tb era a pior equipada, acho que se fosse a 900 RC a opinião seria outra ;)
- HT Specialized StumpJumper comp 29er. Mais confortável (suave) do que a f29 (para minha surpresa). Acho que a F29 tinha pressão a mais nos pneus mas não quis mexer não fosse furar ou trilhar os pneu naquele aro de carbono!
O teste foi nos percursos em que costumo andar e em realção à 26 gostei mais em tudo e não notei que fosse mais dificil para subir, aliás achei até bem fácil (as rodas de carbono da F29 são uma ajuda precio$a). Certamente por causa da pica do teste :)

HT ou FS? Questão aparentemente simples mas de muito difícil resposta!!!

Se o orçamento chegar vou para uma FS, mas TEM que ser leve, se não será uma HT.

Abc
 
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