29er 29' até 2600€

Boas pessoal,

Continuo à espera da bike. Disseram-me que possívelmente receberiam uma em tamanho L na próxima semana. Assim espero... Mas já vi que não está fácil!
Entretanto, e por ironia do destino, tenho andado numa Focus Raven 29' de um amigo que foi trabalhar temporariamente para o estrangeiro e que, gentilmente ma emprestou! Curiosamente a era bicicleta que me deixou indeciso aquando da escolha da 29'. Embora não tenha outra como termo de comparação, a não ser a volta que dei na flash, continuo a afirmar que é uma 29' que me surpreendeu bastante pela positiva. Tem uma boa geometria, bom equipamento (melhor que a flash no global), e um preço mais barato com desconto!

No fim de semana em conversa com um amigo veio à baila o assunto da qualidade do carbono. Em que ele defende que os quadros das marcas mais conhecidas (tipo sepecialized, trek, scott, cannondale) tem uma qualidade de carbono melhor que Focus, Cube, KTM, etc... Sinceramente não faço ideia se é verdade ou não! Apesar de andar de bicicleta à alguns anos nunca foi assunto que me despertasse interesse.
A loja que normalmente somos clientes vende Focus e, nestes novos quadros 29', já teve alguns com problemas que tiveram que acionar a garantia... De salientar que a marca sempre se portou 5*. Os casos que tenho conhecimento tiveram quadros novos, no máximo, em 2 semanas.

Gostaria de ouvir algumas opiniões sobre este assunto de diferentes carbonos entre as marcas mais publicitadas e as outras!! Se tiverem conhecimento de causa mandem os vossos "bitaites"...

Cumprimentos,
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Há algumas formas diferentes de fazer um quadro em carbono.
A disposição das fibras pode ser diferente (unidireccional, em malha mais fina, em malha mais grossa, etc.).
Pode ter outras fibras lá pelo meio para divercificar as propriedades, kevlar por exemplo.
Pode ter epoxy em excesso ou em défice entre as camadas, aumentando desnecessariamente o peso ou tornando mais frágil.
Os tipos de molde podem ser diferentes (unidireccionais, bidireccionais), com mais ou menos pressão, mas em principio devem ser todos fechados.
Os métodos para a cura também podem diferir, a diferentes temperaturas, em forno, em autoclave a vácuo...
E o tamanho de cada peça, os tubos e junções podem ser feitos em separado, ou pode conseguir-se fazer os triângulos completos, para depois colar as peças com epoxy.

O quadro da Cannondale tem algo a que chamam Balistec que segundo a marca são fibras contínuas que ligam as escoras superiores ao tubo horizontal, para que os impactos da roda traseira vão mais para o tubo horizontal e menos para o tubo de selim.

O quadro da Canyon utiliza fibras de diferentes disposições em diferentes partes do quadro, para ter maior rigidez na zona do pedaleiro e maior flexibilidade nas escoras superiores. Dizem ainda que cada quadro no fim passa por uma máquina do estilo raio-x para detectar qualquer defeito que possa haver no quadro.

Qualquer grande marca (Cannondale, Scott, Specialized, Canyon, Focus, Merida, BMC, etc.) tem à sua disposição todos os métodos para fazer um excelente quadro (prensas multidireccionais, autoclaves, vários tipos de fibras, etc.)
 
Obrigado pela resposta Ficaçador... Apesar da capacidade de se fazer grandes quadros por parte das grande marcas, efetivamene há diferentes formas de os fazer :)

Boas pedaladas...
 
Top