Deixa-me só responder-te à última parte: pegando num exemplo vulgar, todos os motores "TDI", do grupo vag, têm o sistema "cut-off", que consistem em, motor engranado numa qualquer velocidade, e sem qualquer "acção" do pedal do acelerador, ele gasta efectivamente 0.0L, corta po completo o sistema de injecção de combustível para dentro da câmara de combustão, daí o nome "cut-off". Pesquisa por cut off system tdi, ou algo do género, e verás melhor do que se trata.
Não é só nos TDI, praticamente todos os carros de injecção electrónica (não os de injecção mecânica) já têm esse sistema integrado. Ou seja, numa descida, com uma 5ª engatada, gasta menos que se tiveres ao relanti, mas depois há que ter em conta o factor inércia, que nos permite andar imensos km com o chamado "embalamento", bastante útil no hypermiling.
Há muitas situações que a inércia é mais vantajosa, que engrenar uma velocidade, e há situações em que o contrário é perfeitamente possível, por exemplo, num semáforo que acabou de ficar vermelho, e ainda estamos 200m do sinal, vai-se reduzindo à caixa até as RPM descerem quase ao relanti, e deste modo conseguimos gastar praticamente 0.0L nesse "troço". Isto aplicar todos os dias, em todos os cruzamentos, ganham-se dezenas e dezenas de km!